Adaptação com o fly fishing

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Mauro Novacki Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:18 am
Cidade:

Adaptação com o fly fishing

Mensagem por Mauro Novacki Neto » Ter Jun 17, 2008 5:33 pm

Olá companheiros mosqueiros...
Estou iniciando na pesca com mosca e como quase todos os outros pescadores de fly, pesquei minha vida inteira com carretilhas e molinetes. Agora que estou pegando a prática (fiz cursos de arremesso com o Beto Vaucher-Curitiba), sei das dificuldades da adaptação dos pescadores de bait com o equipamento de fly... gostaria de saber como foi a mudança de modalidade de pesca de vcs, se conseguiram se adaptar bem as diferentes formas de arremessos e técnicas que a modalidade de fly exige...
Abraços companheiros.
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Ter Jun 17, 2008 6:27 pm

Maurinho,
Fico feliz por mais um mosquero na área! Sou instrutor de fly e pesco com mosca a 28 anos!
Te conto que tu fez algo de maravilhoso pra ti... começaste a pescar com mosca!
Cara fly é pra toda a vida! Cada dia, cada coisa que lemos, cada conversa, cada arremeço estamos aprendendo coisas novas!!! Por isso eu digo que vou morrer aprendendo a pescar com mosca!!! E outra coisa que demoramos a nos dar conta... o fly é especial, por que não existem rolamentos para fazer um arremeço mais longo, não existe tecnoliogia ou equipamentos que por si só trabalhem melhor... Existe sim uma pessoa aprendendo uma atividade mecanica, em que o principal equipamento a ser trabalhado é a real vara de fly... O TEU BRAÇO! Fly é arte pura!
A adaptação algumas vezes é lenta mas o importante é ter noção que é uma técnica diferente, um equipo diferente um princípio diferente!
Aproveita! Curte cada arremeço, mesmo que eles ainda saiam feios... ou desajeitados!
E qualquer duvida manda ver nas perguntas pois tem muita gente aqui que gosta de trocar experiencias, de trocar informação! Isso faz do Fly Fishing um mundo maravilhoso!
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Beto Vaucher
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 303
Registrado em: Ter Set 14, 2004 6:23 pm
Cidade:
Contato:

simplicidade no fly

Mensagem por Beto Vaucher » Qua Jun 18, 2008 3:42 pm

Mauro

Concordo plenamente com o Scottinho. Além de ter muito o que fazer
e aprender na pesca com mosca e no atado de moscas tambem.
É uma atividade interessante, instigante e se for acompanhada de bons amigos é melhor ainda.

A adaptação passa por entender e praticar o que o Scotti falou :
tecnica diferente, com menos tecnologia e com mais tarefas que devem ser
feitas pelo pescador. Desde o arremesso até o trabalho de cada mosca em cada situação diferente.

Entendo que o caminho para etsa adaptação paasa por conhecer e entender as diferenças entre Bait e FLY e não apenas substituir um equipamento pelo outro.

Sucesso e conte comigo!!

Um abraço
Beto Vaucher
Avatar do usuário
Marcelo Longo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Set 19, 2006 8:01 am
Cidade:

Mensagem por Marcelo Longo » Qui Jun 19, 2008 1:17 pm

Maurinho, além de ler, se apaixonar, fazer cursos, ver dvd´s e outras coisas mais, realmente a melhor maneira de fazer a transição do bait para o fly é ... deixar o bait em casa quando for pescar.

Se não fizer assim, constantemente ficará "arrumando" dificuldades e limitações para o fly e sempre optará pelo bait diante da menor dificuldade. Dessa forma nunca "aprenderá" pescar de verdade com mosca.


Abraços,

Marcelo Longo
Avatar do usuário
Ricardo Iglesias
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 11:13 am
Cidade:

Mensagem por Ricardo Iglesias » Qui Jun 19, 2008 4:03 pm

Maurinho, estou iniciando no fly e posso dizer que sigo a filosofia do Scotti, sempre busco aproveitar cada arremesso por mais tosco que ele pareça, assim vou dando um passo de cada vez e se algo dá errado (quase sempre dá, não tem jeito, mas um dua irei rir disso) a cada arremesso vou descobrindo onde estou errando e tento corrigí-los.
Um abraço a Todos
Ricardo Iglesias
Avatar do usuário
Rafael C. Beckert
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 354
Registrado em: Qua Nov 07, 2007 9:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael C. Beckert » Qui Jun 19, 2008 9:23 pm

Concordo plenamente Ricardo, eu tbm tento ver os erros e cresço a cada erro ... ... essa transição é massa qnd pensa que sabe algo sobre pescar pensas puts n sei mais nada, mas estamos aí pra aprender sempre como o Scotti falou, mas uma coisa eu garanto é mto legal pescar de mosca
Avatar do usuário
aguinato
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Dom Mai 27, 2007 7:07 pm
Cidade:

Mensagem por aguinato » Qui Jun 19, 2008 9:46 pm

Além de tudo que ja foi dito acima, a sensação que da quando vc fisga um peixe com uma mosca que vc mesmo atou é demais!
Vc sente que realmente pescou o peixe, e não foi aquela isca importada que custou um absurdo que fez o trabalho por voce.
Pesco com fly desde 95, e cada pescaria é me surpreendo com o tanto que tenho ainda que aprender...
Nao me lembro onde li isso, mas pode acreditar..Fly é um estilo de vida
[]´s
Allan Guinato
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Dom Jun 22, 2008 7:03 pm

Maurinho,fiz o curso de fly em 97 com o pessoal de Caxias do Sul que eram na época represantes da Orvis no Brasil.Acho maravilhoso o fly e gosto muito de pescar com ele.

Não pesco somente com o fly.Pesco de bait,no costão e na praia.Acho fantástico todos estas modalidade,pois cada uma tem um segredo uma técnica diferente que é impressionante e apaixonante.

Todas as modalidades a persistência em querer fazer o melhor é grande dica.Então neste momento persista mais no fly.

Na minha opinião não é preciso deixar o bait para migrar para o fly,mas acrescentar mais uma modalidade na sua carreira de pescador.Lógico que é muito pessoal,mas é a minha opinião.

Faço assim,quando vou pescar na modalidade fly não levo o bait e vice versa.Assim você aprimora a sua técnica.


At.
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jun 23, 2008 10:53 am

Gilson escreveu: Na minha opinião não é preciso deixar o bait para migrar para o fly,mas acrescentar mais uma modalidade na sua carreira de pescador.Lógico que é muito pessoal,mas é a minha opinião.

Faço assim,quando vou pescar na modalidade fly não levo o bait e vice versa.Assim você aprimora a sua técnica.
Gilson
O Gilson disse tudo. Concordo 110% com ele.
Uma última dica, enquanto estiver começando na modalidade, evite pescar embarcado em mais de duas pessoas, senão os enroscos vão ser mais frequentes que o desejado.
E se for mesclar as modalidades bait e fly na mesma embarcação, tenha uma boa sintonia com o seu parceiro para adequar a velocidade da pescaria às duas modalidades.

Abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Mauro Novacki Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:18 am
Cidade:

Valew pelas dicas a todos

Mensagem por Mauro Novacki Neto » Ter Jul 01, 2008 3:19 pm

Valew a todos que postaram suas maneiras de adaptação com o fly fishing, todas estão sendo utilizadas. Qualquer hora posto mais alguns videos das minhas experiencias com a pesca com mosca.

Grande Abraço a todos.
Avatar do usuário
Antonio Wagner
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 115
Registrado em: Qui Mai 01, 2008 11:03 pm
Apelido: wagueira
Cidade: Fortaleza
Estado: CE

Mensagem por Antonio Wagner » Sáb Ago 02, 2008 4:45 pm

Ainda não posso dar minha opinião, sou iniciante tb e ainda estou me adptando ao material.
Eu pedi força...Deus me deu dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi sabedoria...Deus me deu problemas para resolver.
Eu pedi prosperidade...Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar.
Eu pedi coragem...Deus me deu perigos para superar.
Eu não recebi nada do que pedi...Mas eu recebi tudo de que precisava.
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Dom Ago 03, 2008 12:55 am

Caro amigo, eu passei um tempo pescando de fly, mas minha identidade se firmou mesmo foi no bait.
Aqui onde moro, a dificuldade de manejar o equipamento de fly é grande, em razão de fortes ventos consantes nos locais de pesca.
Mas como tudo na vida é um desafio, vá me frente e nunca desista, pois assim poderas compreender todas as dificuldades e vencer todas as barreiras.
Abração!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Luiz Logo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 994
Registrado em: Seg Jun 11, 2007 7:13 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Logo » Dom Ago 03, 2008 9:03 am

na minha modesta opinião de iniciante, as dificuldades de se começar a pescar de fly são muitas, mas nada que seja impossivel de se assimilar.
o material é diferente, a pegada no caniço é outra, o modo de arremessar em nada lembra o bait, o espaço que vc ocupa é muito maior, o trabalho da iscas é outro, o braço dói, rsrsrsrs,
eu tento esquecer que um dia pesquei de bait quando estou com o equipamento de fly na mão...
o mais dificil para mim é me adaptar ao enorme espaço que ocupo em minha volta agora, no bait, a isca na hora do arremeso está na ponta da vara, então vc não precisa se preocupar com o que está atras de vc, ou esperar que seu parceiro termine o arremesso para vc iniciar o seu.
no fly se não ocorrer uma sintonia entre os pescadores, é impossivel não enroscar as linha no ar. embarcado, não há lugar para fominha na pesca com mosca, rsrsrsrs
as vezes me distraio e levanto a linha antes do parceiro deitar a dele, e quase sempre enrosca no ar. mas, diferente do arremesso que se aprimora treinando, esse vicio penso que só se perde pescando mesmo, mais uma ou duas pescarias e perderei ele, para alivio de quem me acompanha, rsrsrsrsrs.

e alem de tudo, o fly tras PAZ....
faz tres meses que comecei a praticar a pesca com mosca...
faz tres meses que não compro uma isca artificial sequer...
tá uma PAZ aqui em casa com a patroa que dá gosto!!!!hauhauhauahuahauhauhauhauauahauhauha
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Seg Ago 04, 2008 12:53 pm

luizlogo escreveu: e alem de tudo, o fly tras PAZ....
faz tres meses que comecei a praticar a pesca com mosca...
faz tres meses que não compro uma isca artificial sequer...
tá uma PAZ aqui em casa com a patroa que dá gosto!!!!hauhauhauahuahauhauhauhauauahauhauha
Comece a atar, com penas voando por todos os lados e aparas de pelos flutuando pela casa, prá ver onde vai essa PAZ :lol: :lol: :P :P

Brincadeira amigo...Pescar com mosca é bom demais...e atar nossas próprias iscas melhor ainda
Avatar do usuário
Mario Eiras Filho
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 20, 2007 8:02 pm
Cidade:

Bem Vindo

Mensagem por Mario Eiras Filho » Seg Ago 04, 2008 1:49 pm

Eu tinha uma carreira profissional promissora, até que descobri o flyfishing.

Bem vindo ao hospicio.

O pincho vem com o tempo, primeiro entenda o que é flyfishing, interesse-se pela natureza estude-a observe o seus ritimos, 90% de ser flyfisherman esta no ato de escolher a mosca da caixa, endenda o que vc esta fazendo e porque, se vc pegar um peixe e não saber porque o fez, vc não esta pescando de fly, mesmo com uma vara de fly na mão.

Felicidades.
Mario (Gardé)

Democracia no terceiro mundo se resume a um bando de idiotas que pensa poder governar melhor do que um ditador cretino e corrupto. O problema é que quando o povo toma o palácio não sabe como dar a descarga.
Avatar do usuário
Luiz Logo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 994
Registrado em: Seg Jun 11, 2007 7:13 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Logo » Seg Ago 04, 2008 2:45 pm

Luiz Pescador escreveu:
luizlogo escreveu: e alem de tudo, o fly tras PAZ....
faz tres meses que comecei a praticar a pesca com mosca...
faz tres meses que não compro uma isca artificial sequer...
tá uma PAZ aqui em casa com a patroa que dá gosto!!!!hauhauhauahuahauhauhauhauauahauhauha
Comece a atar, com penas voando por todos os lados e aparas de pelos flutuando pela casa, prá ver onde vai essa PAZ :lol: :lol: :P :P

Brincadeira amigo...Pescar com mosca é bom demais...e atar nossas próprias iscas melhor ainda

ahahahahaha se não gasta nada ela não liga pra pena em casa não, rsrsrs
que vai se f*** são as galinhas da minha sogra, vão ficar tudo de B**** pelada... rsrsrsrs toda pensa que morre ela guarda as penas pra mim huahauhauhauhaa

ainda não comecei a atar não, começar é dificil, tem que comprar tudo, e como estou com muito trabalho, pouco tempo e nenhum dinheiro, vai ficando pra depois, mas em breve vou estar rascunhando minhas iscas.

abços
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Re: Bem Vindo

Mensagem por Luiz Almeida » Sex Ago 08, 2008 12:29 pm

garde escreveu:Eu tinha uma carreira profissional promissora, até que descobri o flyfishing.

Bem vindo ao hospicio.

O pincho vem com o tempo, primeiro entenda o que é flyfishing, interesse-se pela natureza estude-a observe o seus ritimos, 90% de ser flyfisherman esta no ato de escolher a mosca da caixa, endenda o que vc esta fazendo e porque, se vc pegar um peixe e não saber porque o fez, vc não esta pescando de fly, mesmo com uma vara de fly na mão.

Felicidades.
Garde

Mais uma vez, sábias palavras. Parabéns!

Aproveito para adicionar duas passagens do filme A River Runs Through It( Nada é Para Sempre, na versão em Português ) que se encaixam perfeitamente com suas colocações:

1. If our father had had his say, nobody who did not know how to catch a fish would be allowed to disgrace a fish by catching him. (Norman Maclean)

2. My father was very sure about certain matters pertaining to the universe. To him, all good things - trout as well as eternal salvation - come by grace and grace comes by art and art does not come easy. (Norman Maclean)

Abraços

Luiz
Avatar do usuário
Mario Eiras Filho
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 20, 2007 8:02 pm
Cidade:

Re: Bem Vindo

Mensagem por Mario Eiras Filho » Sex Ago 08, 2008 3:29 pm

Luiz Pescador escreveu:
garde escreveu:Eu tinha uma carreira profissional promissora, até que descobri o flyfishing.

Bem vindo ao hospicio.

O pincho vem com o tempo, primeiro entenda o que é flyfishing, interesse-se pela natureza estude-a observe o seus ritimos, 90% de ser flyfisherman esta no ato de escolher a mosca da caixa, endenda o que vc esta fazendo e porque, se vc pegar um peixe e não saber porque o fez, vc não esta pescando de fly, mesmo com uma vara de fly na mão.

Felicidades.
Garde

Mais uma vez, sábias palavras. Parabéns!

Aproveito para adicionar duas passagens do filme A River Runs Through It( Nada é Para Sempre, na versão em Português ) que se encaixam perfeitamente com suas colocações:

1. If our father had had his say, nobody who did not know how to catch a fish would be allowed to disgrace a fish by catching him. (Norman Maclean)

2. My father was very sure about certain matters pertaining to the universe. To him, all good things - trout as well as eternal salvation - come by grace and grace comes by art and art does not come easy. (Norman Maclean)

Abraços

Luiz
Amigo

É isto ai. Uma passagem que gosto muito no filme. E que sinto não me lembro exatemanete em ingles, mas afirma se não me falha a memória, e o amigo podera me corrigir a vontade é que para o Pai, Cristo e os apostolos eram flyfishermans, mas Pedro só pescava na seca. Era isto ou algo bem semelhante.

Abraços
Mario (Gardé)

Democracia no terceiro mundo se resume a um bando de idiotas que pensa poder governar melhor do que um ditador cretino e corrupto. O problema é que quando o povo toma o palácio não sabe como dar a descarga.
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Re: Bem Vindo

Mensagem por Luiz Almeida » Sex Ago 08, 2008 3:52 pm

garde escreveu:
Luiz Pescador escreveu:
garde escreveu:Eu tinha uma carreira profissional promissora, até que descobri o flyfishing.

Bem vindo ao hospicio.

O pincho vem com o tempo, primeiro entenda o que é flyfishing, interesse-se pela natureza estude-a observe o seus ritimos, 90% de ser flyfisherman esta no ato de escolher a mosca da caixa, endenda o que vc esta fazendo e porque, se vc pegar um peixe e não saber porque o fez, vc não esta pescando de fly, mesmo com uma vara de fly na mão.

Felicidades.
Garde

Mais uma vez, sábias palavras. Parabéns!

Aproveito para adicionar duas passagens do filme A River Runs Through It( Nada é Para Sempre, na versão em Português ) que se encaixam perfeitamente com suas colocações:

1. If our father had had his say, nobody who did not know how to catch a fish would be allowed to disgrace a fish by catching him. (Norman Maclean)

2. My father was very sure about certain matters pertaining to the universe. To him, all good things - trout as well as eternal salvation - come by grace and grace comes by art and art does not come easy. (Norman Maclean)

Abraços

Luiz
Amigo

É isto ai. Uma passagem que gosto muito no filme. E que sinto não me lembro exatemanete em ingles, mas afirma se não me falha a memória, e o amigo podera me corrigir a vontade é que para o Pai, Cristo e os apostolos eram flyfishermans, mas Pedro só pescava na seca. Era isto ou algo bem semelhante.

Abraços

Olá Garde

Eis a passagem:

In our family, there was no clear line between religion and fly fishing. We lived at the junction of great trout rivers in western Montana, and our father was a Presbyterian minister and a fly fisherman who tied his own flies and taught others. He told us about Christ's disciples being fishermen, and we were to assume, as my brother and I did, that all first-class fishermen on the Sea of Galilee were fly fishermen and that John, the favorite, was a dry-fly fisherman.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”