BLACK BASS

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

BLACK BASS

Mensagem por Rafael Durrégui » Qua Fev 20, 2008 3:18 pm

Amigos, desde meu começo no fly ainda não encotrei situação mais difícil que a pesca do famoso Black Bass.
Em certas circunstâncias até sai um ou outro, mas ainda não consegui fazer uma pescaria boa deles na natureza.
Alguém os pesca em ambiente natural ?
Quais iscas ?
Em que momento ?
Estruturas ?
Linha ?
Líder ?

Qualquer dica será muito bem vinda.

Baita abraço.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Fev 20, 2008 3:49 pm

Durrégui
Esse é um dos peixes mais complicados para se pescar com fly. Peguei alguns ao longo dos anos. Veja se essas informações lhe ajudam:

1) na primavera, em dias de temperatura agradável e tempo nublado, de preferência, é possível fazer boas capturas usando hairbugs com weedless sobre estruturas e areas com estruturas alagadas, principalmente no começo da manhã e final da tarde. No meio do dia vou usando iscas mais lastreadas, quando mais alto for a Sol e a luminosidade do dia. E quanto mais fundo, mais escura a isca. Streamers brancos, chart ou pink, com bastante brilho (krystal e flashabou) nas águas mais rasas e linhas intermediate, e bunny leechs pretas e vinho, bem lastreadas, com linhas sinking e sinking tip.

2) no inverno acho meio sacal pescar o bass, mas funciona. Aí eu parto para linhas sinking razão IV e iscas bem lastreadas. Deixo afundar bem e venho arrastando com toques curtos. O bass costuma bater como na minhoca artificial no bait: tum tum.. se não fisgar firme (só na linha, sem usar a vara), já era.

3) no verão funciona bem usar hairbugs bem volumosos com weedless nas áreas alagadas, no final da tarde e comço da manhã. No resto do dia é melhor usar o bait.

4) no outono use técnica parecida com a primavera, apenas aumentando bem o tamanho das moscas. O bass fica seletivo e quer se preparar para comer bastante antes do inverno, atacando apenas presas que valem a pena. Além disso, os forrageiros que nasceram na primavera já estarão maiores. Use Sheepsheds ou outros streamers volumosos. Gosto de usar uma linha intermediate ou sinking tip para imprimir mais velocidade no trabalho da isca. O peixe busca coisa grande e ativa nessa época.

Meu equipamento padrão para Bass é #8 por causa das iscas, que costumam ser bem volumosas.

Abração. Espero que ajude.

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Qua Fev 20, 2008 4:05 pm

Como de costume suas respostas são excelentes Beto.
Muito obrigado.
Sem dúvida ajudarão bastante.
Poderia me dizer que isca é essa ? "bunny leechs"

Mais uma vez obrigado e um BAITA ABRAÇO.
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Qua Fev 20, 2008 6:21 pm

Como disse o amigo Akamine, estamos falando não só de um peixe complicado como também do mais estudado.

Estamos falando de um dos animais com a visão mais apurada entre os ictios e que apesar de grande e truculento, esconde uma impressionante inteligência, aliada a uma notável memória que pode ultrapassar anos.

Se eu for falar sobre o peixe que mais horas passei pescando aqui em Portugal com mosca, certamente irei falar do Achigã, ou Bass como preferir.

http://i37.photobucket.com/albums/e91/gorben/bass1.jpg

Antes de formular qualquer resposta sobre este notável animal, precisamos entender o meio em que ele habita, a estação do ano em que você estará pescando, a cor da água, a transparência, a condição dos ventos, proximidade de vegetações, altura da coluna d'água, os demais habitantes daquele ambiente para tentarmos entender qual a disputa por comida ou postos de caça que existem no local, ou seja, tentar determinar se em determinada hora do dia você estará buscando um peixe que está se deslocando freneticamente em patrulha ou se estará em repouso caçando de emboscada.

Pesco sobretudo este peixe no visual, mas existem lagos ou rios onde tenho que pescar ao sentir, pois não tenho transparência de água... ou seja, tenta-se delinear mentalmente a orografia local para determinar quais os locais mais prováveis de se encontrar o peixe como se estivesse lendo brile e depois vai se explorando cada provável cantinho té encontrar o dito.

Se fores mais específico em sua questão, certamente poderemos te ajudar a encontrar um padrão de pesca no seu local favorito, mas nunca com um “cardápio” pré-definido, pois em uma secção de pesca, poderá encontrar uma centena de variantes e vais ter que interpretar cada uma destas variantes para reencontrar o padrão de fisgadas que desejas.

No mais, lembro-me que me disseram certa vez que este era um peixe especial, e realmente, hoje, depois de dois anos de contacto massivo com este combatente, posso dizer que me tornei aficcionado por ele. Principalmente nas condições de pesca nas margens, a pé e em dias de outono. A época mais fascinante da sua pesca na minha opinião pessoal. Pois na primavera, tens um animal arredio e preocupado basicamente com a prole, e detesto pensar que posso destruir um ninho, pois nos minutos que o Bass leva para se orientar e retornar à sua prole, todos os indivíduos já poderão ter sido devorados por ninfas de odonatas, lamarís, tilápias, piavas, etc... Já no outono o rio ou lago fervilha... existe uma competição mais acirrada nos cursos d’água, pois passa a prevalecer a lei do mais forte, com o inverno batendo a porta, quem não acumular energia morre. E o Bass é mestre em competir pela vida.

Um grande abraço
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Fev 20, 2008 10:50 pm

Caramba, DOIS MESTRES DESSES RESPONDENDO... vou ficar aqui só prá anotar as coisas.

Beto, Grande mestre... Vou até anotar essas dicas...

Rubens tão sumido que estás até a escreveres com detalhes da linha pátria. Estás a fazeres muitas pescarias através do Além mar??

Durrégui...

Imagem
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Telmo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1053
Registrado em: Qua Mai 31, 2006 8:30 am
Cidade:
Contato:

blz !

Mensagem por Telmo » Qui Fev 21, 2008 8:36 am

Fala pessoal só uma pergunta também, e os poppers não são eficientes?
Sei que isso não pode servir de base por ser um pesqueiro e já até saiu da pergunta do Rafael porque ele questionou sobre pescar bass na natureza, mas, na fazenda Kiri os bass atacam bem os poppers, ai fica a minha pergunta sobre usar os poppers.
GOD BLESS YOU ! ! !
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Qui Fev 21, 2008 8:36 am

Eitcha Rubão.
Que ótimo vê-lo por aqui.
Muito obrigado pela explicação.
Realmente preciso dedicar mais tempo a pescá-los.

Obrigado pela mosca aí Diegon.

Baita abraço amigos.
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Re: blz !

Mensagem por Rafael Durrégui » Qui Fev 21, 2008 8:41 am

Telmo escreveu:Fala pessoal só uma pergunta também, e os poppers não são eficientes?
Sei que isso não pode servir de base por ser um pesqueiro e já até saiu da pergunta do Rafael porque ele questionou sobre pescar bass na natureza, mas, na fazenda Kiri os bass atacam bem os poppers, ai fica a minha pergunta sobre usar os poppers.
Olá Telmo.
Cara, se eu te disser que 90% dos blacks que pesquei na natureza até hoje foram em poppers vc acredita ?
Sim, apesar das dicas dos amigos aí serem de meia água e fundo, meu sucesso só ocorreu na superfície.

Falta de habilidade e percepção minha, sem dúvida.

Eles gostam sim de moscas de superfície, mas creio que pra encontrar cardumes de peixes e fazer boas pescarias é necessário esfregar a mosca na cara deles lá no fundo.

Abraço.
Avatar do usuário
ALEX-Aldefly
ANZOL DE OURO
Mensagens: 579
Registrado em: Ter Dez 06, 2005 10:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ALEX-Aldefly » Qui Fev 21, 2008 6:54 pm

Akamine e Rubens respondendo... q honra heim, "Durrégui" ???

abraços a TODOS!


alex-aldefly
www.flyfishingbrasil.net
fórum exclusivo de fly
visite-nos!
Imagem
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Qui Fev 21, 2008 7:27 pm

Diego escreveu:Rubens tão sumido que estás até a escreveres com detalhes da linha pátria. Estás a fazeres muitas pescarias através do Além mar??
Grande Diegon!!!

Saudades velho.

Aqui tenho que me virar para pescar... pois as janelas dos peixes são muito curtas... as trutas por exemplo, são só tres meses, os barbos e escalos, mais uma janela... depois tem no mar (praia e costões) robalos, tainhas e cavalas... mas o frio é tremendo na época boa... De sobra é só o Bass... esse eu pesco basicamente o ano inteiro, menos na primavera, pros bichos terem um pouco de paz e para respeitar a época da desova.

Com sorte um mosqueiro aqui consegue pescar por 6 meses... depois vem mais tres meses de frio (-3, 0, 4 graus, todas as noites e manhãs) e mais tres meses de ventos frios e cortantes, quase tormentas.... daqueles de deitar o cabelo e fazer a água do rio correr ao contrário.

Bão mesmo era aí... podia pescar todos os dias o ano todo e dezenas de espécies diferentes... Defendam bem este chão aí meu povo... os gringos em geral tem muitos planos ambiciosos pro nosso brasil, e não vai ter fatia gorda para nós...

Um grande abraço
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Re: blz !

Mensagem por Rubens Gorben » Qui Fev 21, 2008 7:43 pm

Telmo escreveu:Fala pessoal só uma pergunta também, e os poppers não são eficientes?
Sei que isso não pode servir de base por ser um pesqueiro e já até saiu da pergunta do Rafael porque ele questionou sobre pescar bass na natureza, mas, na fazenda Kiri os bass atacam bem os poppers, ai fica a minha pergunta sobre usar os poppers.
sim, os peppers são eficientes, na época dos poppers...
Infelizmente não dá pra usar o ano todo.

Se pescas o Bass em lagoas pequenas ou só na primavera, use e abuse do popper, mas na natureza a coisa não é bem assim.

Já cheguei a ficar poppando que nem um condenado por semanas, tentando identificar qual o melhor trabalho de isca e sem pegar nenhum bocudo. Aqui as iscas mais eficientes são as de ação extra lenta... iscas de afundamento suave e com materiais que se movimentam sozinhos, como o marabou por exemplo... quando eu pescava exclusivamente superfície chagava a contar mais de 60 capturas por dia, só que 99% eram animais de menos de 15 cm... a medida que fui afundando minhas iscas, o tamanhos dos bichos foi melhorando e a quantidade foi diminuindo.

Mas o popper é uma paixão... pescar a superficie é uma paixão, e se gostas dos poppers, use e abuse deles, mas se gostas de fisgar os bocudos de respeito, afunde suas iscas.

Um grande e forte abraço
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Fev 22, 2008 12:21 am

A única pescaria de bass no fly que fiz foi em um dia que eles estava comendo quase tudo que caia na água. Mas no fly estava pegando somente no fundo. Eu usei uma linha sinking com uma crazy charlie lastreada preta com detalhes vermelhos e alguns brilhos.

Arremessava proximo das árvores e deixava descer... quando chegava proximo dos 2 a 3 metros o ataque na caida ou nos primeiros trabalhos. Foi a única vez que devo ter fisgado uns 5 a 8 bass no fly.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Sandro Hoff
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 12:17 pm
Cidade:

Mensagem por Sandro Hoff » Sex Fev 22, 2008 8:49 am

Rafael du Reggae escreveu:
Telmo escreveu:Fala pessoal só uma pergunta também, e os poppers não são eficientes?
Sei que isso não pode servir de base por ser um pesqueiro e já até saiu da pergunta do Rafael porque ele questionou sobre pescar bass na natureza, mas, na fazenda Kiri os bass atacam bem os poppers, ai fica a minha pergunta sobre usar os poppers.
Olá Telmo.
Cara, se eu te disser que 90% dos blacks que pesquei na natureza até hoje foram em poppers vc acredita ?
Sim, apesar das dicas dos amigos aí serem de meia água e fundo, meu sucesso só ocorreu na superfície.

Falta de habilidade e percepção minha, sem dúvida.

Eles gostam sim de moscas de superfície, mas creio que pra encontrar cardumes de peixes e fazer boas pescarias é necessário esfregar a mosca na cara deles lá no fundo.

Abraço.
Cara, minha experiência com bass no fly é parecida com a tua...
Pesco com fly a pouco tempo, menos de um ano. Adoro pescar bass, mas talvez por ainda estar meio "cru" no fly ainda prefiro pescá-lo de bait. Nas vezes que pesquei bass de fly a época foi primavera e verão, quando ele está mais ativo, e também posso dizer que mais ou menos 90% dos que capturei no fly foram na superfície, com a Chernobyl, uma "aranha" de EVA atada pelo Gregório. Aqui no RS costumo pescar bass em açudes que tem bastante estrututuras e vegetação aquática. Arremesso perto das margens, troncos, vegetação flutuante, juncos, quando a mosca cai na água dou um toquinho e deixo parada por alguns segundos. Se o bass não bater, mais um toquinho, mais alguns segundos de parada e assim vai... Tive também algum sucesso com streamers de bucktail, não muito lastreados porque aqui a maioria dos pesqueiros que frequento são rasos.

Imagem
Abração,
Sandro Hoff
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Sex Fev 22, 2008 9:11 am

Poderia me dizer que isca é essa ? "bunny leechs"
Durrégui, não tenho fotos aqui, mas é basicamente uma tira de pelo de coelho (rabbit strip) de uns 10 cms, presa nas costas de uma anzol de streamer (eu gosto os da daiichi, preto, para salmão, com olho upright), #4 a 1/0, protetor de enrosco de nylon loop 20lbs, e no anzol chenille enrolado com saddle hackle para dar volume. Ah, e lead eyes em formato de halteres tamanho médio para a mosca afundar, pois até o rabbit encharcar e a isca afundar demora um pouco. O movimento é ultra-natural. Usa uma vara #8 para arremessar, pois é uma mosca pesada.
Pois na primavera, tens um animal arredio e preocupado basicamente com a prole, e detesto pensar que posso destruir um ninho, pois nos minutos que o Bass leva para se orientar e retornar à sua prole, todos os indivíduos já poderão ter sido devorados por ninfas de odonatas, lamarís, tilápias, piavas, etc...
Grande Rubão, suas respostas são aulas. E quem melhor que você para demonstrar o amor e respeito ao achigã ao relatar que deixa de pescar o peixe nesses meses para não prejudicá-lo em sua desova? Parabéns pela atitude e exemplo.
Beto, Grande mestre... Vou até anotar essas dicas...
Meste?? Non, non, non.. larga d´eu sô!! (rs). Anota aí e depois venha para fazermos as linhas voarem no Capivari.
A propósito, bela mosca.. você quem atou?
Fala pessoal só uma pergunta também, e os poppers não são eficientes?
Telmo, o Rubão e o Durrégui já responderam. É uma isca bem eficiente sim, mas no lugar dele tenho preferido o hairbug pelos seguintes motivos: textura mais natural, que faz com que o peixe retenha a isca mais tempo na boca, tamanho maior para um mesmo peso relativo em relação ao popper rigido, e consequentemente uma "poppada maior", e a beleza e o desafio de atar esse tipo de isca. Mas é uma isca fantástica sim, muito produtiva nos dias certos.
Akamine e Rubens respondendo... q honra heim, "Durrégui" ???
O Rubão sim, mas eu?? ha ha.. quem sou eu?? ha ha... Grande Alex, agora podemos nos conhecer pessoalmente e fazer as linhas voarem nas águas do sul. Se prepara.. robalos a partir de abril/maio.. um monte de trick nos riozinhos de Guaratuba... vamos?
Arremessava proximo das árvores e deixava descer... quando chegava proximo dos 2 a 3 metros o ataque na caida ou nos primeiros trabalhos. Foi a única vez que devo ter fisgado uns 5 a 8 bass no fly.
Baita pescaria, Zeca!! A melhor pescaria que fiz com fly no fundo até hoje me rendeu 3 bons blacks e só. Já cansei de quebrar a cara com esse peixinho. Por isso que quando decido ir atrás dele no fly, nem levo o bait, senão desisto depois de duas horas. rs.
Clouser minnow é uma excelente isca. Acho que pega tudo esse bichinho. E afunda bem, indo buscar os bocudos lááá embaixo...
Arremesso perto das margens, troncos, vegetação flutuante, juncos, quando a mosca cai na água dou um toquinho e deixo parada por alguns segundos. Se o bass não bater, mais um toquinho, mais alguns segundos de parada e assim vai...
Opa, dica preciosa do Sandro que esqueci de falar. No trabalho no fundo, deve-se ter muita paciência. O trabalho deve ser bem lento, para imitar criaturas que se arrastam no fundo do lago.

Abraços
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
ALEX-Aldefly
ANZOL DE OURO
Mensagens: 579
Registrado em: Ter Dez 06, 2005 10:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ALEX-Aldefly » Sex Fev 22, 2008 7:48 pm

Beto, vamos sim!

devo fazer um curso de arremesso em breve.
para aprender e ver se corrijo vários vícios.

espero lá por abril/maio já estar mais acomodado aqui e
poderei me aventurar mais.
inclusive, vou comprar um caiaque...deve ser um casamento
interessante o caiaque + o FLY.


[]s
alex
www.flyfishingbrasil.net
fórum exclusivo de fly
visite-nos!
Imagem
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Sáb Fev 23, 2008 3:30 am

Nada de me chamarem de "mestre". Por favor.
Sou somente mais um curioso, como todos aqui.

O legal deste espaço é que podemos dividir e somar nossas experiências, não havendo necessariamente respostas absolutamente certas ou erradas, pois além de podermos expor nossos pontos de vista sobre determinados assuntos, temos a oportunidade de discutir livremente estas pautas com dezenas de pessoas que seguem o mesmo ideal. Estudar, pescar e preservar.

Avante mosqueiros, em prol do nosso crescimento pessoal.

Um grande abraço a todos.
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sáb Fev 23, 2008 9:15 am

Rubens Gorben escreveu:Nada de me chamarem de "mestre". Por favor.
Sou somente mais um curioso, como todos aqui.

O legal deste espaço é que podemos dividir e somar nossas experiências, não havendo necessariamente respostas absolutamente certas ou erradas, pois além de podermos expor nossos pontos de vista sobre determinados assuntos, temos a oportunidade de discutir livremente estas pautas com dezenas de pessoas que seguem o mesmo ideal. Estudar, pescar e preservar.

Avante mosqueiros, em prol do nosso crescimento pessoal.

Um grande abraço a todos.
como sempre.. agregando valor bagaráio !!

um P*** abraço !!!
Avatar do usuário
Telmo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1053
Registrado em: Qua Mai 31, 2006 8:30 am
Cidade:
Contato:

Worm

Mensagem por Telmo » Sáb Fev 23, 2008 5:02 pm

E ai pessoal aquelas minhocas para pescar com fly eu tenho uma revista deve ser com o braguinha em uma reportagem falando sobre a pesca do bass com essas worms, e na internet tem várias receitas dessas minhocas, alguém ja usou?
GOD BLESS YOU ! ! !
Avatar do usuário
Paulo Vinicius Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1644
Registrado em: Qui Nov 23, 2006 6:46 pm
Cidade:

Re: Worm

Mensagem por Paulo Vinicius Oliveira » Sáb Fev 23, 2008 5:12 pm

Telmo escreveu:E ai pessoal aquelas minhocas para pescar com fly eu tenho uma revista deve ser com o braguinha em uma reportagem falando sobre a pesca do bass com essas worms, e na internet tem várias receitas dessas minhocas, alguém ja usou?
como que é?

minhoca para fly?
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Sáb Fev 23, 2008 8:48 pm

bão... tenho que abrir a caixa das danadas.

minhas iscas se definem basicamente entre dias claros e dias escuros. Abuso nas cores de alta visualização e dos materiais extra macios que se movimentam sozinhos na água. (o bass é super manhoso e a menor suspeita de perigo ele recusa a isca) tento atrair ele pela curiosidade, não pela fome ou territorialismo.

nas iscas abaixo, excepto os poppres, ele chega, para e fica olhando a isca afundar... então ele faz uma sucção extra rápida e dá umas mastigadinhas... detalhe, faz isso parado no lugar, estático... se vc não estiver vendo, chapéu... tens entre 2 e 4 segundo para ripostar e fisgar o danado e ele leva ainda cerca de 2 segundos para começar a se deslocar, devido ao fato de ter um sistema nervoso quase inexistente na região do lábio. O danado começa a brigar mesmo é na hora que ele sente a pressão da linha.

No caso dos poppers, tem que ser super paciente. Eles chegam bem pertinho, botan a "fuça" na isca, neste momento vc deve deixar a isca completamente estática, geralmente se ela se mexer o danado recusa. Em seguida ele vai focar o popper com sua visão monocular, um lado de cada vez e só então sugar delicadamente. Os ataques mais explosivos que tive, foi quando eles recusavam a iscas e eu começava a reanima-la sem tirar a danada do lugar, só com uma tremidinha na água... era só paulada.

Quanto maior, mais manhoso e delicado na pegada, isso é o que sinto com os bases daqui.

Imagem

simplesmente clássicas...o popper maior é 2/0 fiz por brincadeira para enfeite e acabou por me dar um bom peixe.

Imagem

estas duas receitas, uma é variação da bunny el e a amarela eu chamo de bunnybou, pus muito lastro na zona da cabeça pro trabalho jig ficar bem definido... depois do trabalho de recolha com toques, deixar ela descer um pouco até quase tocar o fundo, daí começar a trabalhar novamente

Imagem

estas foram as iscas que me deram os maiores achigãs da minha vida... são imitações de lagostins... funciona em todas as estações.

Imagem

meus streamers favoritos... é pena que estas moscas assim são muito bem recepcionadas pelos pequenotes... chegar a efervescer a água perto das galhadas quando elas passam.


Imagem


Imagem


para focalizar o detalhamento de duas moscas.

as mais eficientes até hoje foram as de sub-superficie e fundo. Particularmente, não gosto de pescar no fundo, só se a água estiver bem clara e se o fundo for bem plantado e com no máximo 2 metros, assim estas iscas passeiam de forma muito realista por entre as vegetações.

existem outras moscas muito boas que utilizo. Por incrível que pareça são as mais feias e desajeitadas, mas são as que mais pegaram peixes quando nenhuma outra funcionava. Assim que eu atar novas posto-as.

espero ter ajudado.

um grande abraço
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Sáb Fev 23, 2008 9:44 pm

Imagem

Imagem
quem disse que não existe bicho chartreuse numca viu um sapo destes em um dia de sol.

Imagem
este sim foi um dia de popper

Imagem
sempre pesco vendo onde o peixe está... Dá um sabor de caçada a pescaría

Imagem
esta é a última visão de uma isca.

Imagem
comida de achigã... acho que isto explica as moscas coloridas.

Imagem
vida de sapo é mesmo cheia de perigos...

Imagem
cabeçorra.

Imagem
este cavalo me puchou pra dentro da água e quase me custou a câmera. Fiquei molaho até o peito.

Imagem
eu amo este bicho.

Imagem
sem comentários.

Imagem

Um grande e forte abraço.
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Sáb Fev 23, 2008 10:03 pm

Obrigado Rubão.
Agora tenho mais noção do que usar.

Abraço.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Dom Fev 24, 2008 12:20 pm

Colegas,

Gosto muito de pescar black, porém tenho pouca experiência no assunto, porém uma coisa que vem funcionando muito bem para mim tanto em dias escurso, com chuva, ou ainda em dias de calor excessivo são os streamers atados em EP.

Em dias claros de sol mais forte, os streamerszinhos de cores mais claras e com muito material de brilho. Coisas em branco, verde, rosa. com um fio de brilho espesso no linha lateral também.

Agora, para dias escuros e chuvosos, streamers de cores mais escuras, com material de brilho em azul escuro, roxo e verde oliva.

Porém tem um EP 3D que é disparado o melhor que já vi ! É o EP 3D Everglades (uma mistura de verde escuro, com preto, marron e mais alguams cores claras) um streamer ep em everglades com brilho tipo EP sparkle cobre / dourado ou ainda alaranjado é sem sombra de dúvida o streamerzinho mais produtivo que já vi.

Tem também os streammers do tipo Bunny, sempre levo um, mas não gosto muito de pescar com eles por que acho que a pescaria fica meio lenta e etc...

O colega Marcos Gonçalves me passou o site http://www.warmwaterflytyer.com/patterns.asp que tem muitas excelentes idéias de moscas e streamers para bass entre outras.

Como sou bem ruim no atado de popper, tenho investido muito em atar e tentar pescar basses com moscas tipo terrestrial. Até o momento, a mosca que mais pegou peixe é a fatal Madam X. Também tive sucesso com Chernobil Ant e com a fantástica super mosca seca ELK HAIR CADDIS. Com terrestrials, so entrou black bem pequeno até o momento...

até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Fev 26, 2008 9:56 pm

As boas e saudosas lembranças que tenho, quando pescava, á a captura com Woolly Buggers, Montanas e Swannundaze Midge, no Ribeirão Grande, Imbuial e no Capivari. No Zé, em época de revoadas de insetos, ao final do dia May Flies fizeram a festa com os sub 20 ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Mario Eiras Filho
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 20, 2007 8:02 pm
Cidade:

Re: BLACK BASS

Mensagem por Mario Eiras Filho » Qua Fev 27, 2008 12:18 pm

Rafael du Reggae escreveu:Amigos, desde meu começo no fly ainda não encotrei situação mais difícil que a pesca do famoso Black Bass.
Em certas circunstâncias até sai um ou outro, mas ainda não consegui fazer uma pescaria boa deles na natureza.
Alguém os pesca em ambiente natural ?
Quais iscas ?
Em que momento ?
Estruturas ?
Linha ?
Líder ?

Qualquer dica será muito bem vinda.

Baita abraço.

Primeiro o Beto resumiu bem, embora Boas pescarias com fly somente na primavera ou desova, outra época muito difícil. temos que nos acostumar que o Bass é um habitante de águas mais profundas.

Vamos la:

Eqpato: 2 varas #8 ação rápida uma com WFF e outra FS (Full sinking) lider longo 9 pés para WFF e 7 pés para FS

1 - Primavera (Desova) - Fundo de grotas, e Cabeça de Drops ou áreas conhecidas de desova.

Melhor produtividade dias nublados.

Linha WFF + Hard Popper # 10 com pernas de borracha no corpo.
Arremeço preciso, e boa apresentação da mosca.
Trabalho: Pop, pausa, pop, pausa, pop, pop, pausa.

Linha WFF + Chinelinho (Wigle Bug)
Arremeço preciso, e boa apresentação da mosca.
Trabalho: Como Twitch Bait duas ou tres vezes após recolhimento continuo (imitando trabalho de Crank Bait) Ponha a vara debaixo do Braço e puxe continuamente com as duas mãos.

2 - Verão (Pós Desova) (Drops, Estradas e Estruturas)Peixes despersos, femeas exaustas procuram profundezas para descançar. Pouco oxigenio desolvido na superfície forçam o Bass a migrar para o fundo.

Simplesmente não recomendo pescar Bass de Fly. Mas se quiser o Desafio

Linha WFF (Sómente em dias Nublados ou final de tarde)- Wolly Bugers # 6 e # 4 com pernas de borracha na cabeça com cauda bem volumosa cabeça lastreada e escuros.
Trabalho; Toque curto, pausa, Toque Curto

Mais suesso com FS, método count down, com auxilio de sonar fica mais efetivo para descobrir a profundidade de trabalho adequada. Wolly Bugers # 6 e # 4 com pernas de borracha na cabeça com cauda bem volumosa cabeça lastreada e escuros.
Trabalho: Estabilizando a profundidade em que se quer trabalhar, toque,pausa,toque

3 - Outono Probabilidade menor que a primavera e maior que verão.

Linha WFF - Wolly Bugers # 6 e # 4 com pernas de borracha na cabeça com cauda bem volumosa cabeça lastreada e escuros.
Trabalho; Toque curto, pausa, Toque Curto


Linha WFF + Chinelinho (Wigle Bug)
Arremeço preciso, e boa apresentação da mosca.
Trabalho: Como Twitch Bait duas ou tres vezes após recolhimento continuo (imitando trabalho de Crank Bait) Ponha a vara debaixo do Braço e puxe continuamente com as duas mãos.

FS, método count down, com auxilio de sonar fica mais efetivo para descobrir a profundidade de trabalho adequada. Wolly Bugers # 6 e # 4 com pernas de borracha na cabeça com cauda bem volumosa cabeça lastreada e escuros.
Trabalho: Estabilizando a profundidade em que se quer trabalhar, toque,pausa,toque.

4 Inverno

Não pesque de Fly
Mario (Gardé)

Democracia no terceiro mundo se resume a um bando de idiotas que pensa poder governar melhor do que um ditador cretino e corrupto. O problema é que quando o povo toma o palácio não sabe como dar a descarga.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”