Programa Alagoas mais peixe realiza despesca!

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Avatar do usuário
Gilson Braga
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2500
Registrado em: Qua Set 15, 2010 7:41 am
Cidade:

Programa Alagoas mais peixe realiza despesca!

Mensagem por Gilson Braga » Qua Nov 16, 2011 9:46 am

Imagem

Na segunda (14) o secretário de pesca, Regis Cavalcante, equipe técnica da secretaria e representantes da secretaria de agricultura, ministério da pesca e SEBRAE, visitaram os projetos integrantes do programa Alagoas Mais Peixe nas comunidades de Lagoa Comprida, no município de São Brás às margens do Rio São Francisco, e Monte Verde em Penedo.


Os projetos que foram iniciados a cerca de 4 anos e custam em torno de 580 mil reais cada, passaram pelas etapas de elaboração, sensibilização das famílias e levantamento de recursos, chegando a fase da despesca com grande êxito, proporcionando as famílias envolvidas o início de uma nova caminhada para geração de renda e oportunidades emprego.


“Hoje estamos realizando a primeira despesca dos projetos e vamos comercializar o primeiro tanque. Para isso é importante começarmos a pensar em como chegar ao mercado sem precisarmos dos atravessadores, mas o mercado exige qualidade e comprometimento, por isso vamos nos organizar”, afirmou Patrícia Carneiro, diretora geral de aquicultura da secretaria de pesca do Estado.


Para o secretário de pesca, Regis Cavalcante, o fortalecimento da atividade pesqueira em Alagoas passa pela criação de cooperativas, que oportunizará as famílias dos projetos a andarem com os próprios pés.


“É preciso estabelecer uma cadeia produtiva dessa atividade e que vocês peguem o lucro e o usem para comprar os insumos necessários a atividade, para reforçar a visão de associativismo, para fazerem cursos que agreguem valor à atividade. O Estado se compromete a manter o fornecimento dos alevinos, mas é preciso que vocês evitem que esse projeto vá por rio abaixo, que mantenham ele ativo. É isso o que o Estado quer e nós vamos estar juntos com vocês”, disse.



Realização de parcerias


Além do pescado, as comunidades pretendem agregar à produção de temperos e hortaliças para ampliar os lucros, mas os desafios são grandes. Antes é necessário resolver questões práticas como a ampliação dos tanques redes e a construção de balsas para evitar o stress dos peixes durante a despesca.


“Hoje em São Brás somente em um tanque-rede conseguimos 51 kg de pescado, o que é mais do que eles conseguem se pescarem por um mês direto no rio, quando os 34 tanques-rede estiverem montados, será em torno de 500 kg de pescado por semana”, afirmou entusiasmado o engenheiro de pesca Manoel Sampaio.


De acordo com o presidente da associação de pescadores de Lagoa Comprida, João de Jesus, a maior dificuldade está na aquisição das balsas necessárias a essa atividade. “Pedimos primeiro a prefeitura e o prefeito nos negou. Temos uma grande dificuldade de pegar o peixe sem a balsa, desse jeito vamos ter um prejuízo muito grande”, afirmou.


Para solucionar o problema, que tem se repetido na maioria dos projetos do programa Alagoas mais peixe, a secretaria de pesca e aquicultura irá realizar uma parceria com o sistema penitenciário para aproveitar a mão de obra dos presos, tanto para a manutenção dos tanques, tanques-rede e cultivo das hortaliças e tempero, quanto para confecção de balsas necessárias aos projetos. “Na verdade isso deveria ser uma contra partida das prefeituras e usinas, mas como a prefeitura de São Brás não chegou junto, vamos procurar essa alternativa”, observou Edson Maruta, engenheiro de pesca da secretaria.


Para a representante do Sebrae coordenadora do APL de pscicultura, Poliana Soares, as ações realizadas até o momento são essenciais ao desenvolvimento dessa atividade e afirmou que o órgão irá entrar nessa parceria. “Vamos colocar vocês no APL para que possam aproveitar os cursos de associativismo e de planejamento financeiro preparando vocês para o mercado, mas antes é preciso que estejam formalizados na associação”, disse.


Já a representante do Ministério da Pesca, a engenheira de pesca Maria do Socorro, colocou o Ministério a disposição dos projetos da comunidade. “O Ministério tem recursos para fortalecer seu trabalho, basta nos levar as propostas”, afirmou.



Verde do sucesso


Na comunidade de Monte Verde, em Penedo, o projeto é formado por pequenos agricultores, que a princípio não possuíam conhecimento sobre a atividade, mas atingiram o sucesso em sua primeira despesca gerando 200kg de pescado que já foi todo comercializado. “Hoje é um dia de comemoração e vocês estão com uma grande oportunidade de aprender fazendo e por serem agricultores, por já terem essa cultura de cultivar e colher, é que esse projeto tem tudo para dar certo”, declarou a representante do Ministério da Pesca, Maria do Socorro.


O projeto em Mote Verde conta com a participação de 15 famílias, que juntas estão avançando no fortalecimento de sua associação, mas que ainda precisam de treinamento e qualificação no manuseio do pescado. “Vamos trabalhar junto com a codEvasp para resgatar a unidade de beneficiamento do pescado, dessa forma agregaremos valor no produto por meio do curtimento do couro do peixe, ampliando o mercado”, afirmou o secretário de pesca Regis Cavalcante.

Fonte: Ascom Sepaq

Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”