VIDEO - ROBALO, ALGUMAS DICAS...

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

VIDEO - ROBALO, ALGUMAS DICAS...

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Dez 23, 2012 6:39 am

Olá Pescadores,

Nestes vídeos, coloquei algumas dicas a respeito da pesca do robalo, e mais algumas capturas, a maioria com a beakster.

Uma característica que notei que faz diferença na produtividade da pesca do robalo com plugs, nos rios de mangue, é a altura da maré.

Nos dias em que a tábua de marés, acusa uma altura máxima de até 1,5m, são os dias que tenho feito as melhores pescarias.

Mas também é preciso que no dia anterior, a maré também não tenha ultrapassado este limite.

A razão desta amplitude máxima, é que nestas condições, o rio não sai da sua calha, evitando assim o acesso do robalo à alimentação que está fartamente disponível, quando a maré invade o mangue.

Quando limitado á alimentação do rio, o robalo torna-se muito mais ativo.

Também observei que após ás 16:00hs, com o declinio da luminosidade, os ataques aumentam bastante, inclusive com as capturas dos maiores exemplares ocorrendo nestes horários.

A somatória da dica da maré, acima, com a do horário, tem me proporcionado pescarias excepcionais.

É importante ressaltar, que a amplitude de 1,5m, como limite da calha dos rios, aplica-se aos rios aqui da minha região, devendo portanto ser ajustada á região em que o pescador se encontra.

Boas pescarias.

<object width="640" height="480"><param name="movie" value="http://www.youtube-nocookie.com/v/9Qz7Y ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube-nocookie.com/v/9Qz7Y ... 3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="640" height="480" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>


<object width="640" height="480"><param name="movie" value="http://www.youtube-nocookie.com/v/j_qJh ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube-nocookie.com/v/j_qJh ... &version=3" type="application/x-shockwave-flash" width="640" height="480" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Dom Dez 23, 2012 6:33 pm

xou de bola Zotto!!!
gostei da observação qnto a altura da maré!
Depois de ler, a gente vê a lógica né...
parabéns pelos vídeos!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qui Dez 27, 2012 11:53 am

Muito legal Marcos! Show de lugar
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
David Vaz de Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por David Vaz de Almeida » Ter Jan 08, 2013 1:17 am

Oi Marcos, que belos robalos você pegou.

Vamos a algumas considerações sobre o primeiro vídeo... percebi vários arremessos com a mesma isca, é costume seu arremessar tantas vezes com a mesmas isca? qual a média de arremessos com a mesma isca em um mesmo lugar para pegar o peixe?

Você estava pescando com uma isca verde-limão em água da cor coca-cola e não pegou, ai colocou uma isca cujo o dorso é quase da mesma cor que a água ai sim pegou... teoricamente a verde é a mais indicada mas a isca mais natural com flashs é a que pegou... eu também notei que os mosquitos começaram a atacar pode ser mudança de pressão ai o robalo fica doido.

Pelo que pude observar qualquer tamanho de robalo esta valendo, eu penso da mesma forma para se apurar a técnica todo robalo esta valendo e quanto mais atividade na pescaria melhor é.

Notei que as garatéias tem farpas, as minhas também tem, pois os robalos escapam com as farpas.... como pude ver no segundo vídeo.... eu tentei pescar sem farpas mas robalo definitivamente não da.... ... se for maior então nem se fala depois que deu uma rasgadinha na boca não precisa nem pular é só nadar no sentido contrário a fisgada que já era o robalo.

Quero agradecer por compartilhar este vídeo e as dicas com a gente, é sempre bom poder ver pescadores que pescam com mais frequencia e são estudiosos do assunto.

Aproveitando quero agradecer pelo tutorial do suporte de câmera, eu fiz e usei na pescaria de tucunaré e traíra.

Valeu!!!

Grande abraço!!!!
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Ter Jan 08, 2013 10:47 am

a questao da cor, é que qnto mais limpa a água, mais natural deve ser a cor da isca. Qnto mais suja a água, mais chamativa deve ser a cor...
mas, isso tudo, tem um dia certo, um local certo...
o interessante, é tentar descobrir o peixe que o robalo está comendo, para tentar achar uma isca bem parecida com a cor...
tem dias, que vc descobre o peixe que o robalo ta comendo, acha uma isca bem parecida, e dá 200 arremessos com a isca, e nao pega...
daí, coloca uma verde limao, ou uma rosa, e pega...
vai entender o tal ROBALO...
é bem complicado... mas... fazer o que!
tem que ter muita diversidade na caixa e disposição pra ficar mudando de isca até achar o que ele tá querendo naquele dia... robalo é assim... fresco! mas, fascinante!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
David Vaz de Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por David Vaz de Almeida » Qui Jan 10, 2013 1:08 am

Oi Thiago, concordo com o que você falou, mas quanto mais iscas você tiver a sua chance de pegar o robalo pode aumentar ou não.

Um exemplo: dois pescadores um com 10 iscas e outro com 5.

O pescador das dez iscas faz cem arremessos, dez com cada isca.... para voltar a 1ª só 101º arremesso, se na hora do peixe ele estiver 5ª e o peixe pegando na 1ª pode ser que ele não pegue o peixe.

O pescador das 5 iscas com os mesmos cem arremessos tem mais chance de ainda pegar algum mesmo estando na 2ª isca e o peixe pegando na primeira.

Pode parecer estranho o que eu estou falando, mas em Ubatuba no rio da cidade se pesca de barranco.... são vários pescadores com iscas variadas em cor ,tamanho e trabalho.... mas tenho percebido que aqueles que conhecem um pouco da pescaria de robalo usam no máximo umas cinco iscas para fazer a pescaria não porque não possuem mais iscas, mas devido a cor da água a hora do dia e a luminosidade vão variando mais ou menos entre 4 e 5 iscas em uma pescaria.
Se o pescador não tiver um conhecimento adquirido em várias pescarias
não adianta aparecer com um caixa cheia de iscas pois só vai aumentar a dúvida de qual isca usar.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Qui Jan 10, 2013 4:19 pm

[quote="
Se o pescador não tiver um conhecimento adquirido em várias pescarias
não adianta aparecer com um caixa cheia de iscas pois só vai aumentar a dúvida de qual isca usar.[/quote]



Pura verdade!!!!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jan 10, 2013 9:43 pm

Fala David, tudo bem por aí ?

Em se tratando de robalo, todos sabemos que não existem regras, nem verdades absolutas, pois o bicho é um eterno mistério.
Ai vão algumas coisas que deram resultados positivos na maioria das minhas pescarias:

- Iscas transparentes são verdadeiros curingas - funcionam em aguas de todas as cores.

- Flat pepper (ou NS Yoshy), são iscas da categoria premium, para a chamadinha.

- Para aguas cor de coca-cola, as melhores cores são: rosa e laranja.

- O melhor tamanho de isca para o robalo é de 6 a 7 cm - excessão feita apenas a Saruna 9 cm.

- Os melhores dias da tábua de marés, são aqueles que a amplitude máxima é de 1.4, sendo que no dia anterior, também não ultrapassou 1.4.
Rio na calha, é certeza de boa pescaria.

- A melhor pressão é a estável - variações de até + 3MB ou -3MB, estão dentro da tolerância, a partir daí, já começa a afetar o comportamento dos peixes.

- Um pescador de robalos não precisa ter mais de 10 plugs (só que particularmente, acho que daí perde a graça)

- Um pescador de robalos não precisa ser um eximio arremessador, mas precisa saber dar vida as iscas.

- As iscas Beakster 70 e Fusion 60 estufada, tem produtividade acima da média.

- A isca que mais dá prazer na captura do robalo é o stick.

- As Rapalas Shad Rap 70 - de balsa tem uma ótima apresentação.

- Cada isca tem o seu trabalho próprio, cabe ao pescador descobrir qual é o trabalho que resulta na melhor apresentação.

- Compreender as dicas que a natureza dá, através da observação dos detalhes, é como desvendar uma linguagem de sinais.
Nossos ancestrais só conseguiram sobreviver, porque entendiam estes sinais.
O mangue é um ambiente selvagem, então liberte o Neanderthal que habita no seu subconciente.

A lista de dicas é longa, acho que daria um livro, se fosse escrever tudo. rs
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qui Jan 10, 2013 10:41 pm

Marcos, vc ja usou aquele caranguejo da DOA?
Acompanhei a "abertura" de robalos uma vez par ver o q tinha no bucho...90% dos robalos tinham pequenos caranguejos...
O maior tinha um mossorongo no estomago...

Esse caranguejo soft pode ser animal e nao sabemos ainda...
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jan 10, 2013 11:13 pm

Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Marcos, vc ja usou aquele caranguejo da DOA?
Acompanhei a "abertura" de robalos uma vez par ver o q tinha no bucho...90% dos robalos tinham pequenos caranguejos...
O maior tinha um mossorongo no estomago...
,
Esse caranguejo soft pode ser animal e nao sabemos ainda...

Olá Fabio, tudo bem ?

Todas as literaturas científicas que tive acesso, classificam o caranguejo como o principal alimento dos robalos. Algo como 70%.
Seguido do camarão com 20%, peixes com 5% e diversos com os 5% finais.
Estes estudos fazem sentido, quando observamos que atualmente as iscas mais produtivas são os camarões que ocupam a casa dos 20%, na estatistica da preferencia alimentar dos robalos.
Imagine então, qual seria o resultado com caranguejos artificiais.
Eu nunca testei os caranguejos DOA, porque sou um plugueiro de carteirinha.
Porém acredito que é um investimento válido, e os resultados devem ser compartilhados aqui no forum, para uma discussão mais ampla.
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Sex Jan 11, 2013 9:40 am

Marcos Zotto escreveu:
Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Marcos, vc ja usou aquele caranguejo da DOA?
Acompanhei a "abertura" de robalos uma vez par ver o q tinha no bucho...90% dos robalos tinham pequenos caranguejos...
O maior tinha um mossorongo no estomago...
,
Esse caranguejo soft pode ser animal e nao sabemos ainda...

Olá Fabio, tudo bem ?

Todas as literaturas científicas que tive acesso, classificam o caranguejo como o principal alimento dos robalos. Algo como 70%.
Seguido do camarão com 20%, peixes com 5% e diversos com os 5% finais.
Estes estudos fazem sentido, quando observamos que atualmente as iscas mais produtivas são os camarões que ocupam a casa dos 20%, na estatistica da preferencia alimentar dos robalos.
Imagine então, qual seria o resultado com caranguejos artificiais.
Eu nunca testei os caranguejos DOA, porque sou um plugueiro de carteirinha.
Porém acredito que é um investimento válido, e os resultados devem ser compartilhados aqui no forum, para uma discussão mais ampla.
Vou ver se consigo trazer alguns para testar, acredito que seja mais produtivo próximo às galhadas e margens.
Assim q testar eu crio um tópico específico
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sex Jan 11, 2013 10:38 am

Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:
Marcos Zotto escreveu:
Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Marcos, vc ja usou aquele caranguejo da DOA?
Acompanhei a "abertura" de robalos uma vez par ver o q tinha no bucho...90% dos robalos tinham pequenos caranguejos...
O maior tinha um mossorongo no estomago...
,
Esse caranguejo soft pode ser animal e nao sabemos ainda...

Olá Fabio, tudo bem ?

Todas as literaturas científicas que tive acesso, classificam o caranguejo como o principal alimento dos robalos. Algo como 70%.
Seguido do camarão com 20%, peixes com 5% e diversos com os 5% finais.
Estes estudos fazem sentido, quando observamos que atualmente as iscas mais produtivas são os camarões que ocupam a casa dos 20%, na estatistica da preferencia alimentar dos robalos.
Imagine então, qual seria o resultado com caranguejos artificiais.
Eu nunca testei os caranguejos DOA, porque sou um plugueiro de carteirinha.
Porém acredito que é um investimento válido, e os resultados devem ser compartilhados aqui no forum, para uma discussão mais ampla.
Vou ver se consigo trazer alguns para testar, acredito que seja mais produtivo próximo às galhadas e margens.
Assim q testar eu crio um tópico específico
Estou aguardando heim!!! Olhei aquele bichinho e nao botei fé... mesmo sabendo que o robalo adora carangueijos...
tem da Lori tbm... se nao me engano... mas é tipo JJ... jah viu?
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Sex Jan 11, 2013 10:58 am

Thiago Weiss escreveu:
Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:
Marcos Zotto escreveu:
Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Marcos, vc ja usou aquele caranguejo da DOA?
Acompanhei a "abertura" de robalos uma vez par ver o q tinha no bucho...90% dos robalos tinham pequenos caranguejos...
O maior tinha um mossorongo no estomago...
,
Esse caranguejo soft pode ser animal e nao sabemos ainda...

Olá Fabio, tudo bem ?

Todas as literaturas científicas que tive acesso, classificam o caranguejo como o principal alimento dos robalos. Algo como 70%.
Seguido do camarão com 20%, peixes com 5% e diversos com os 5% finais.
Estes estudos fazem sentido, quando observamos que atualmente as iscas mais produtivas são os camarões que ocupam a casa dos 20%, na estatistica da preferencia alimentar dos robalos.
Imagine então, qual seria o resultado com caranguejos artificiais.
Eu nunca testei os caranguejos DOA, porque sou um plugueiro de carteirinha.
Porém acredito que é um investimento válido, e os resultados devem ser compartilhados aqui no forum, para uma discussão mais ampla.
Vou ver se consigo trazer alguns para testar, acredito que seja mais produtivo próximo às galhadas e margens.
Assim q testar eu crio um tópico específico
Estou aguardando heim!!! Olhei aquele bichinho e nao botei fé... mesmo sabendo que o robalo adora carangueijos...
tem da Lori tbm... se nao me engano... mas é tipo JJ... jah viu?
fala Thiago! Tem um marrom de pata vermelha muito legal, vamos ver se funciona...

Esse tipo jj eu cheguei a ver, mas pra mim é igual camarão com barbela, não vai ter o trabalho característico...
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Tiago Bueno
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 293
Registrado em: Qui Set 30, 2010 8:18 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago Bueno » Sex Jan 11, 2013 11:52 am

Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Marcos, vc ja usou aquele caranguejo da DOA?
Acompanhei a "abertura" de robalos uma vez par ver o q tinha no bucho...90% dos robalos tinham pequenos caranguejos...
O maior tinha um mossorongo no estomago...

Esse caranguejo soft pode ser animal e nao sabemos ainda...
Fabinho esse lance do caranguejo, também pode ser explicado pelo fato do mesmo demorar mais tempo para ser digerido no estômago do robalo, certo?
Porque convenhamos que é uma carapaça e tanto, ou não?
É um tema bem bacana e interessante, vamos discutindo...
Abraço!
O sapo está comendo inseto, e nem aí pra perereca!!!
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Sex Jan 11, 2013 1:58 pm

Tiago Bueno escreveu:
Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Marcos, vc ja usou aquele caranguejo da DOA?
Acompanhei a "abertura" de robalos uma vez par ver o q tinha no bucho...90% dos robalos tinham pequenos caranguejos...
O maior tinha um mossorongo no estomago...

Esse caranguejo soft pode ser animal e nao sabemos ainda...
Fabinho esse lance do caranguejo, também pode ser explicado pelo fato do mesmo demorar mais tempo para ser digerido no estômago do robalo, certo?
Porque convenhamos que é uma carapaça e tanto, ou não?
É um tema bem bacana e interessante, vamos discutindo...
Abraço!
Tiago, existe essa possibilidade tbm!
No estomago de um flecha de uns 4kg tinha um mossorongo, semi digerido já...
Caranguejo tinha no estomago de praticamente todos os menores e médios...seria muito bom a opinião de um biólogo pra explicar esse lance da digestão. É bastante interessante, podemos até criar um novo topico pra nao tirar o foco desse do Zotto
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Sex Jan 11, 2013 5:12 pm

Talvez a preferência do robalo pelos caranguejos, se dê em função do caroteno (vitamina A), essencial para a manutenção da vida.

Nós, seres humanos, por exemplo, obtemos o betacaroteno através de frutas, legumes e verduras, mas o robalo o faz através de moluscos e crustáceos.

http://world-population.net/food/pt/v363

http://www.infoescola.com/bioquimica/caroteno/
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Sex Jan 11, 2013 5:15 pm

Muito boa a idéia de criar um tópico a respeito da alimentação do robalo.
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Sáb Jan 12, 2013 4:49 pm

Muito legal o vídeo e o rumo que o tópico se direcionou.
Seria interessante testar o caranguejo artificial, apesar de eu acreditar que terá uma produtividade parecida com a do camarão artificial.
Agora essa beakster realmente é uma isca sensacional.
Achei muito interessante esse rio Marcos, parece ser bem piscoso.



Abraço
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Responder

Voltar para “- ROBALO -”