Plugueiros....cadê ?

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Plugueiros....cadê ?

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Jun 24, 2012 11:26 am

Já faz algum tempo, que quase não vejo mais, pescadores de plug na galhada, pelo menos em Guaratuba.
Só a turma do pindoco.
Pesco quase todo sábado, e ando por todos os rios.
Muito raramente se cruza com outro barco.
Será que é uma categoria em extinção ?
Como está na sua região ?
Avatar do usuário
Mario Garcia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Set 18, 2007 8:55 pm
Cidade:

Mensagem por Mario Garcia » Dom Jun 24, 2012 1:36 pm

plug ficou para poucos, mas continuo fiel, prefiro um bom pincho com um bom trabalho de isca gosto de provocar os robalos levantar como dizemos e quanto mais dificil melhor
é como costumo falar e praticar nada como a batida de um robalo na superficie

vamos plugar robaleiros
vamos pinchar robaleiros

boa pergunta Zotto
Imagem
Cristian Gonçalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Ago 23, 2010 7:12 pm
Cidade:

Mensagem por Cristian Gonçalves » Dom Jun 24, 2012 2:02 pm

É isso mesmo Marcos ta cada vez mais dificil de ver o pessoal pescando
de plug isso se deve aquela nossa discussão do outro tópico, os programas de tv de pesca dão muita enfase ao camarão e ao shad tendo em vista que são iscas mais baratas e com boas capturas.Mas não existe emoção maior que a pesca de plug e olha que peguei pouco peixes com eles.
Editado pela última vez por Cristian Gonçalves em Dom Jun 24, 2012 5:49 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Andre Oyama
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 115
Registrado em: Ter Out 11, 2011 3:32 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Oyama » Dom Jun 24, 2012 3:45 pm

Macros,

ontem estive eu e meu pai no guaraguaçu.

eu até tirei as "borrachas" da minha caixa.... e tinham mais dois barcos (que vimos) so no plug...

pegamos cerca de 50/60 tricks, 100% no plug....

sei que os maiores estão por baixo (pindoca) mas nada como no visual....

mesmo o menor robalo garante emoção de sobra....

até iscas suspeding ou sinking estou deixando de usar....

eu sou plugueiro e pior plugmaniaco... rsrsrsrsrs....

mas hj em dia está cada vez mais dificil ver gente assim...

quase todo barco tem um cara com a vara levantada (no bom sentido) dando toques secos.... ... kd os caras que tinham trazendos tipos diferentes de trabalhar a mesma isca, os kara q aliviavam, colocavam agua, ferviam, isso ta sumindo mesmo.... ...
André Oyama
Curitiba - Parana
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Jun 24, 2012 6:57 pm

Fala Marcos,

nas ultimas duas pescarias que fiz, fomos em um ponto de um colega nosso cheio de estruturas. Nas duas vezes os peixes so queriam saber de plug. Tentamos com JH e JJ, mas nada, nem uma açao. Pena que no local so tinha tricks.
Ainda existem pontos onde o plug prevalece.
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Jun 24, 2012 6:58 pm

Fala Marcos,

nas ultimas duas pescarias que fiz, fomos em um ponto de um colega nosso cheio de estruturas. Nas duas vezes os peixes so queriam saber de plug. Tentamos com JH e JJ, mas nada, nem uma açao. Pena que no local so tinha tricks.
Ainda existem pontos onde o plug prevalece.
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Dom Jun 24, 2012 8:26 pm

Nossa, já faz + - uns 2 meses que não vou pescar.
Pensa na vontade. rs

Sou muito mais plug do que pindocar camarões e shads.
Não creio que esteja escasseando a categoria, acho mais que o pessoal está se tornando mais, digamos, versátil, utilizando outros tipos de iscas, sei lá.


Abç
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Re: Plugueiros... ...cadê ?

Mensagem por Marcio Zampronio » Dom Jun 24, 2012 8:59 pm

Marcos Zotto escreveu:Já faz algum tempo, que quase não vejo mais, pescadores de plug na galhada, pelo menos em Guaratuba.
Só a turma do pindoco.
Pesco quase todo sábado, e ando por todos os rios.
Muito raramente se cruza com outro barco.
Será que é uma categoria em extinção ?
Como está na sua região ?
Zotto,

Tenho me perguntado bastante isso ultimamente.

A gente acaba se rendendo á produtividade do JH, mais plug é plug. É minha base na pescaria de Robalo, as outras modalidades são acessórias.
Agora no frio é mais complicado aqui em SP o Robalo realmente some literalmente do mangue, tem que subir bem os rios pra achar os Pevões.

No verão deixarei os camarões de lado e vamos pra dentro do mangue novamente,


Abração;
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Jun 24, 2012 9:15 pm

Mario Garcia escreveu:plug ficou para poucos, mas continuo fiel, prefiro um bom pincho com um bom trabalho de isca gosto de provocar os robalos levantar como dizemos e quanto mais dificil melhor
é como costumo falar e praticar nada como a batida de um robalo na superficie

vamos plugar robaleiros
vamos pinchar robaleiros

boa pergunta Zotto
Pois é, Mario, é bem isso.
Outro dia comentei com o meu parceiro, o Damian, que tempoucas técnicas que se assemelham ao prazer de pegar um robalo na galhada.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Jun 24, 2012 9:17 pm

Cristian Gonçalves escreveu:É isso mesmo Marcos ta cada vez mais dificil de ver o pessoal pescando
de plug isso se deve aquela nossa discussão do outro tópico, os programas de tv de pesca dão muita enfase ao camarão e ao shad tendo em vista que são iscas mais baratas e com boas capturas.Mas não existe emoção maior que a pesca de plug e olha que peguei pouco peixes com eles.
Exato, a divulgação é voltada mais para o lado da produtividade, do que do prazer.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Jun 24, 2012 9:25 pm

Andre Oyama escreveu:Macros,

ontem estive eu e meu pai no guaraguaçu.

eu até tirei as "borrachas" da minha caixa.... e tinham mais dois barcos (que vimos) so no plug...

pegamos cerca de 50/60 tricks, 100% no plug....

sei que os maiores estão por baixo (pindoca) mas nada como no visual....

mesmo o menor robalo garante emoção de sobra....

até iscas suspeding ou sinking estou deixando de usar....

eu sou plugueiro e pior plugmaniaco... rsrsrsrsrs....

mas hj em dia está cada vez mais dificil ver gente assim...

quase todo barco tem um cara com a vara levantada (no bom sentido) dando toques secos.... ... kd os caras que tinham trazendos tipos diferentes de trabalhar a mesma isca, os kara q aliviavam, colocavam agua, ferviam, isso ta sumindo mesmo.... ...
É, eu notei que no garaguaçu, vai quase que só plugueiros mesmo.
Talvez seja porque lá é possível alugar um barco, e em Guaratuba quase não existe esta opção.
O Domingos dá preferência para os tainheiros.
Daí tem também uma pousada lá no São João, mas tem que ir pela estrada do borracheiro, e só alugam para os hóspedes.
Fora isto, o plugueiro tem que ter seu próprio barco.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Jun 24, 2012 9:30 pm

Stefano Bracco escreveu:Fala Marcos,

nas ultimas duas pescarias que fiz, fomos em um ponto de um colega nosso cheio de estruturas. Nas duas vezes os peixes so queriam saber de plug. Tentamos com JH e JJ, mas nada, nem uma açao. Pena que no local so tinha tricks.
Ainda existem pontos onde o plug prevalece.
Exatamente Stefano, nestes pontos de estrutura o plug prevalece.
Mas em Guaratuba, a quantia de rios com estruturas é fenomenal.
Eu pesco quase todo sábado, sempre procurando novos pontos, e acho que ainda não conheço nem a metade da baía.
Mesmo assim, é comum percorrer vários rios, sem encontrar um só barco.
Na parte aberta da baía sempre tem vários, mas no pindoco.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Jun 24, 2012 9:39 pm

Marcos Santos escreveu:Nossa, já faz + - uns 2 meses que não vou pescar.
Pensa na vontade. rs

Sou muito mais plug do que pindocar camarões e shads.
Não creio que esteja escasseando a categoria, acho mais que o pessoal está se tornando mais, digamos, versátil, utilizando outros tipos de iscas, sei lá.


Abç
Acho que estão optando mesmo por camarões, pois a produtividade é maior.
E muitos não voltam para o plug.
A pessoa se acostuma muito fácil a pegar robalos grandes, e o gasto com combustível é bem menor.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Re: Plugueiros... ...cadê ?

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Jun 24, 2012 9:52 pm

Marcio Zampronio escreveu:
Marcos Zotto escreveu:Já faz algum tempo, que quase não vejo mais, pescadores de plug na galhada, pelo menos em Guaratuba.
Só a turma do pindoco.
Pesco quase todo sábado, e ando por todos os rios.
Muito raramente se cruza com outro barco.
Será que é uma categoria em extinção ?
Como está na sua região ?
Zotto,

Tenho me perguntado bastante isso ultimamente.

A gente acaba se rendendo á produtividade do JH, mais plug é plug. É minha base na pescaria de Robalo, as outras modalidades são acessórias.
Agora no frio é mais complicado aqui em SP o Robalo realmente some literalmente do mangue, tem que subir bem os rios pra achar os Pevões.

No verão deixarei os camarões de lado e vamos pra dentro do mangue novamente,


Abração;

Exatamente, no inverno o bicho está mais no fundo.
Eu até pesco com camarão , e JJ, mas só quando a maré está parada.
Começou a correr, vou para o plug.
Afinal, o que realmente me diverte, é ver os flashes. rsrs
Agora, vc tem o plug nas veias, e sempre vai ser plugueiro, mas pode observar como esta garotada que está entrando na pesca esportiva, já vai direto para a borrachinha.
Se continuar assim. acho que a tendência nos próximos anos, é o plug virar quase um nicho, pouca coisa maior que o fly.
A não ser que se, no futuro, houver maior proteção a fauna, como já existe na Argentina e no Chile, uma maior oferta de robalos, atraia novos plugueiros.
Avatar do usuário
Andre Oyama
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 115
Registrado em: Ter Out 11, 2011 3:32 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Oyama » Dom Jun 24, 2012 9:58 pm

Marcos,

Outra questão é que:

Tem dia que o robalo não sobe por nada....

Daí o cara pega um robalo bom, e digamos que esta passa a ser a isca preferida dele, assim como nós quando pegamos bem com uma isca, provavelmente ela será a primeira que cai na agua na outra prescaria... E no caso da pindoca, provavelmente o mesmo cara vai pegar de novo com o camarao....

Eu levo uma "mala" de plugs, e confesso que uso uns 30% do que levo, mas vai que se eu deixar aquela isquinha em casa, e no dia nao pegar em nada, só ia pergar naquela isca que deixei em casa...

Camarão com 4 de cada cor o cara tá sussa, e gastou 30 pila. Um so anzol e lastro, outro com JH pequeno, outro com JH maior e um reserva. Se fizermos as contas com 300,00 pila a pessoa tem 10 cores de camarão com mais de uma opção.

Com plug fica dificil, até tem umas iscas mais em conta, mas será que os plugueiros resistem aos importados, pintados ou modificados. Lá se vão meus pilas rsrrsrs...

Fora a questão arremesso, pindoco no canal nem precisa arremessar. Já na galhada com plug a historia é outra. Salvo o caso do skiping, mas se nao souber tb dá para pescar na galhada sem fazer skiping...

A questão não é quem ou qual é melhor, mas sim qual preferimos.

Mais um ponto, imagine perder alguma daquelas mirrolures que vc sitou no outro topico, e pra achar depois, vira a cidade, a net e é capaz de nao achar...
Camarão ainda acha, e cada vez melhor, e em mais opções....

eu tenho umas 3m modificadas pelo MOA que só vão para agua em ultimo caso. rsrsrrsr
André Oyama
Curitiba - Parana
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Seg Jun 25, 2012 12:01 am

Cara, fui pra itanhaem no sabado passado...
Sairam 2 pevinhas no plug só...e só na flat pepper, nada de açao no stick, mira bait, 3D Minnow...só bem lento na flat pepper 60F mesmo...

No inverno o pessoal naturalmente vai pescar no fundo...no verão que vamos ter a ctz que ainda existem pinchadores rsrsrsrs
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Jun 25, 2012 12:06 am

É tem mais este lado.
A questão do custo da isca, e a facilidade em encontra-la.


Como já disse anteriormente, eu também pindoco e uso o jj.
Mas sem querer provocar qualquer discussão aqui, até porque, a questão tem pontos de vista bastante variados, eu particularmente acho que os pescadores que só praticam a modalidade do pindoco, estão deixando de lado a oportunidade de conhecer e praticar uma modalidade muito mais prazeiroza.
Avatar do usuário
Juliano Sinhoca
ANZOL DE OURO
Mensagens: 518
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Juliano Sinhoca » Seg Jun 25, 2012 6:49 am

Normalmente pesco com o Dr. Abreu, sempre tentando descobrir novos rios, novos pontos, como de costumo levo mas de 100 iscas mesmo sabendo q só 4 irão para água “as preferidas” , flat pepper/shad rap/ cultiva/ red pepper, não tenho saco pra pindoca pois acho que pescaria não se resume nos peixes.
Uma pescaria continua sendo para mim um ritual, durante a semana inteira fico pensando o que vou fazer, como estará a água e a maré, se o tempo vai ajudar “uma ressalva –mesmo chovendo estaremos lá-”, ansiedade, nem durmo direito antes mesmo do despertador tocar já estou de pé, delicado como sempre derrubo, chuto, barulho pra todo lado a mulher já fala vai logo me deixe dormir, no caminho até a casa do parceiro já me vem as imagens da ultima pescaria e quando me dou conta já cheguei a são José. Um comprimento rápido engata o barco e borá pra estrada, como de costume nada como um bom parceiro papo descontraído e resumo do q foi a semana, chegamos ao ponto desce o barco descarrega a tralha e rumamos a um bom rio.
Nada como navegar, a serração baixando devagar, o cheiro do mangue e um rio desconhecido ao menos para nos, e começa o desafio. O intrigante do plug, o desafiador plug, que cor, que trabalho usar. O arremesso começa devagar, vai afinando a carretilha redescobrindo a força a maneira e logo os arremessos precisos a isca sumindo galhada adentro. Trabalho vai, trabalho vem e quando menos se espera um risco prata passa por debaixo da isca, o coração para a respiração fica diferente um comentário ao parceiro e no próximo toque uma explosão na superfície, não entrou falo ao parceiro joga em cima e a isca mal bate na água outra explosão, alegria, pega o puçá tira foto e borá pesca novamente.
Para mim a pescaria não tem nada a ver com a quantidade ou tamanho de peixes e sim com as horas agradáveis que passo pescando. Fim do dia descarrega tudo, carrega no carro, durante a viagem discutimos “no bom sentido claro”, estratégia utilizada como estava a maré mais produtiva, cor da água X cor de isca, trabalho, quando vejo já estou na casa do parceiro, tira o barco, descarrega tudo, um comprimento final e casa. O corpo dolorido a cabeça limpa. A semana q segue fico com as imagens na cabeça e quando percebo recomeça tudo de novo, JH/JJ é produtivo mais um bom plug não tem igual.
Imagem
“Concentre-se no gigante e você tropeçará. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão”
Avatar do usuário
Andre Oyama
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 115
Registrado em: Ter Out 11, 2011 3:32 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Oyama » Seg Jun 25, 2012 7:54 am

Juliano Sinhoca escreveu:Normalmente pesco com o Dr. Abreu, sempre tentando descobrir novos rios, novos pontos, como de costumo levo mas de 100 iscas mesmo sabendo q só 4 irão para água “as preferidas” , flat pepper/shad rap/ cultiva/ red pepper, não tenho saco pra pindoca pois acho que pescaria não se resume nos peixes.
Uma pescaria continua sendo para mim um ritual, durante a semana inteira fico pensando o que vou fazer, como estará a água e a maré, se o tempo vai ajudar “uma ressalva –mesmo chovendo estaremos lá-”, ansiedade, nem durmo direito antes mesmo do despertador tocar já estou de pé, delicado como sempre derrubo, chuto, barulho pra todo lado a mulher já fala vai logo me deixe dormir, no caminho até a casa do parceiro já me vem as imagens da ultima pescaria e quando me dou conta já cheguei a são José. Um comprimento rápido engata o barco e borá pra estrada, como de costume nada como um bom parceiro papo descontraído e resumo do q foi a semana, chegamos ao ponto desce o barco descarrega a tralha e rumamos a um bom rio.
Nada como navegar, a serração baixando devagar, o cheiro do mangue e um rio desconhecido ao menos para nos, e começa o desafio. O intrigante do plug, o desafiador plug, que cor, que trabalho usar. O arremesso começa devagar, vai afinando a carretilha redescobrindo a força a maneira e logo os arremessos precisos a isca sumindo galhada adentro. Trabalho vai, trabalho vem e quando menos se espera um risco prata passa por debaixo da isca, o coração para a respiração fica diferente um comentário ao parceiro e no próximo toque uma explosão na superfície, não entrou falo ao parceiro joga em cima e a isca mal bate na água outra explosão, alegria, pega o puçá tira foto e borá pesca novamente.
Para mim a pescaria não tem nada a ver com a quantidade ou tamanho de peixes e sim com as horas agradáveis que passo pescando. Fim do dia descarrega tudo, carrega no carro, durante a viagem discutimos “no bom sentido claro”, estratégia utilizada como estava a maré mais produtiva, cor da água X cor de isca, trabalho, quando vejo já estou na casa do parceiro, tira o barco, descarrega tudo, um comprimento final e casa. O corpo dolorido a cabeça limpa. A semana q segue fico com as imagens na cabeça e quando percebo recomeça tudo de novo, JH/JJ é produtivo mais um bom plug não tem igual.
belas palavras, resume bem o dia de um plugueiro....
André Oyama
Curitiba - Parana
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Seg Jun 25, 2012 8:58 am

Juliano Sinhoca escreveu: ... não tenho saco pra pindoca pois acho que pescaria não se resume nos peixes.
Uma pescaria continua sendo para mim um ritual, durante a semana inteira fico pensando o que vou fazer, como estará a água e a maré, se o tempo vai ajudar...
... como de costume nada como um bom parceiro papo descontraído e resumo do q foi a semana...
Para mim a pescaria não tem nada a ver com a quantidade ou tamanho de peixes...

O Sinhoca disse tudo, principalmente nas partes que separei acima.

Outro dia Marcos, ia propor uma discussão aqui no forum robalos, "produtividade X Testes com novas iscas e trabalhos, procura de locais, etc".
Pra mim, penso como o Sinhoca resumiu.
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Jun 25, 2012 9:26 pm

Juliano, você definiu perfeitamente um plugueiro.
Com todas as letras.

E é exatamente este enorme prazer, que todos nós encontramos na pescaria de plugs, e o ritual que a cerca, que me transporta novamente a questão de origem deste tópico.

ONDE ESTÃO OS PLUGUEIROS ?????

Será que esta nova geração quer resultados cada vez mais imediatos, prazer instantâneo, muita coisa em pouco tempo ?
Tipo a vida é curta, e e tenho muita coisa para fazer ?
Aonde isto vai leva-los ?
Um dia cai a ficha, mas aí, talvez já seja tarde.

Eu sei que hoje estou meio azedo, mas não tem nada que um bom vinho, acompanhado de fatias de queijo provolone defumado, e a leitura de uma antiga Troféu pesca, não resolvam.
Tudo isto apreciado com a calma e a tranquilidade, que só um plugueiro sabe dar valor. rsrs
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Jun 25, 2012 9:32 pm

Marcos Santos escreveu:
Juliano Sinhoca escreveu: ... não tenho saco pra pindoca pois acho que pescaria não se resume nos peixes.
Uma pescaria continua sendo para mim um ritual, durante a semana inteira fico pensando o que vou fazer, como estará a água e a maré, se o tempo vai ajudar...
... como de costume nada como um bom parceiro papo descontraído e resumo do q foi a semana...
Para mim a pescaria não tem nada a ver com a quantidade ou tamanho de peixes...

O Sinhoca disse tudo, principalmente nas partes que separei acima.

Outro dia Marcos, ia propor uma discussão aqui no forum robalos, "produtividade X Testes com novas iscas e trabalhos, procura de locais, etc".
Pra mim, penso como o Sinhoca resumiu.
Seria um ótimo tópico Marcos.
Nestes três quesitos, tem muito assunto, e o que é melhor, são temas que interessam a todos.
Avatar do usuário
Juliano Sinhoca
ANZOL DE OURO
Mensagens: 518
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Juliano Sinhoca » Ter Jun 26, 2012 4:20 am

Grande Zotto e amigos, hoje em dia penso que as pessoas vivem mas pela aparência do que por si mesmas, facilmente encontramos um amigo que nos chega e diz hoje peguei 60 ou mais peixes, a pergunta é foi prazeroso, se sim ótimo se não deverá rever alguns conceitos.
A pesca do robalo para mim tem um grande ritual, a magia que envolve todos os pontos a serem observados, se ontem eu peguei, porque hoje não esta batendo. A todo um estudo para ser feito, quando vejo um relato em que se cita pressão, maré, lua, cor da água já sei que este não foi somente pescar e que dificilmente sairá zerado. No dia em que se joga qualquer isca e se pega peixe é uma grande pescaria com certeza mas o que aprendemos normalmente nada, ao contrario do dia em que temos que observar várias variantes para ai sim poder definir de que maneira iremos pescar o peixe. A também aqueles que pescam o dia inteiro sem parar que nem loucos e ao final do dia somente podem contar a quantidade de peixes que pegaram, para mim existem horas sagradas e uma delas é o almoço, encostar-se a uma bela sombra de arvore, observar por um período de tempo a natureza, curtir o que esta ao nosso alcance, observar pássaros, bichos e tudo que nos proporciona o prazer de estar ali. Em uma de nossas pescarias durante um campeonato interno do grupo, paramos em mas ou menos 5 a 6 barcos na hora do almoço juntos para um belo gengiskã, bater um papo e tomar um gole, trocamos informações e mas tarde voltamos a pescar, isto para mim é uma pescaria, poder divagar horas sobre ela sem ter a necessidade de ser somente o peixe. Agora como vc mesmo disse vamos parar de ser chato, e nos preparar pois sábado estaremos na água, grande abraço a todos e quem sabe não marcamos um belo bate papo.
Imagem
“Concentre-se no gigante e você tropeçará. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão”
Avatar do usuário
Andre Oyama
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 115
Registrado em: Ter Out 11, 2011 3:32 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Oyama » Ter Jun 26, 2012 7:46 am

BACANA A IDEIA DO BATE PAPO....

POIS SEMPRE HÁ EXPERIENCIAS E CONHECIAMENTOS A SEREM TROCADOS.
André Oyama
Curitiba - Parana
Avatar do usuário
Juliano Sinhoca
ANZOL DE OURO
Mensagens: 518
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Juliano Sinhoca » Ter Jun 26, 2012 7:51 am

Andre Oyama escreveu:BACANA A IDEIA DO BATE PAPO....

POIS SEMPRE HÁ EXPERIENCIAS E CONHECIAMENTOS A SEREM TROCADOS.
Poderiamos marcar uma noite de queijos e vinhos.
Imagem
“Concentre-se no gigante e você tropeçará. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão”
Avatar do usuário
Juliano Sinhoca
ANZOL DE OURO
Mensagens: 518
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Juliano Sinhoca » Ter Jun 26, 2012 8:11 am

Após ler e reler este tópico veio a minha memória uma cena de varias pescarias já realizadas, estava eu e o parceiro em Paranaguá pescando, eu com minha velha de guerra flat pepper 70 fire Tiger e uma varinha 14lb quando olho o parceiro encostando a 12lb e pegando acho que era uma 20lb, saca da caixa de isca algo que parecia ser um cartucho de 12, quando olho melhor era uma Maria 110 verde limão, como nunca jogo as marias na água “não me acerto no seu trabalho”, para observar como trabalhar esta isca, encosto meu equipamento pego uma cerva, acendo meu paiero e imóvel/calado apenas observo, no segundo arremesso dado após passar pelos galhos e literalmente beijando o barranco ela pousa ate que suavemente pelo seu peso e tamanho e começa a dançar através do trabalho realizado, do nada surge um belo risco prateado atrás da isca de um tamanho considerável o parceiro continua o trabalho ele afunda lentamente e nos já esperando aquela subida como um foguete, mas q infelizmente não aconteceu, insistimos por inúmeras vezes neste ponto, mas ele queria apenas dizer que aquele território tinha dono, acho que foi até bom ele não ter saído aquele dia isto nos fará retornar lá para ver se aquele é seu endereço.

Dentre esta existem mais inúmeras estórias, mas que devido à frieza de um computador perde um pouco da magia, mas mesmo assim tentamos passar um pouco da emoção que é. Falta meu parceiro dar as caras por aqui, sei q está lendo então participe.
Gostaria que os amigos descrevessem uma cena que também guardam na memória, mesmo sendo várias sempre vem uma com mais facilidade.
Imagem
“Concentre-se no gigante e você tropeçará. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão”
Avatar do usuário
Luiz Carlos de Abreu
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5948
Registrado em: Ter Set 06, 2005 9:18 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Carlos de Abreu » Ter Jun 26, 2012 8:53 am

Boas Drs...Zotto, Marcos,Juliano, André e outros.... ....pescar não é somente fisgar um peixe.... ... ... pescar é, e sempre será mais que isso.... ... na semana dela marcada.... .... preparar as tralhas... levo isso...levo essa isca...etc... não, vou levar aquela outra também.... .... porque o fulano de tal falou que na ultima dele ..foi a coringa da pescaria...ai chega o dia anterior... deixar tudo pronto...não esquecer nada.... ....e a melhor antes de sair de casa ... ... não dormir quase nada a noite.... ..... acordando de hora em hora para não perder o horário chegada do(s) parceiros de pesca.... ... que no meu caso é muito bom, sempre chegam antes do horário marcado.... carregar a tralha, engatar o barco.... .... a ai realmente começa a pescaria.... .... estratégia para o dia que se inicia maravilhoso...mesmo que esteja nublado ou chovendo....o que importa é que chegou a pescaria.... ... a serra ... ... ......parar na panificadora, e lá ver outros pescadores conversando e contando histórias sobre peixes.... .....chegar na marina ou no portinho....depois o que vier é lucro.... ....pois depois de semana ou semanas trabalhando... você está prestes a fazer o que mais gosta.... ..., e ai amigos.... ... ... é o peixe e vc.... ... sua estratégia... seus arremessos, suas iscas.... .....seu local de pesca... e como e o que vc poderá fazer.... ......para seduzir o seu parceiro e conseguir tirar ele de seu habitat....quer seja pedras...galhada...drop, para aquela foto....ou até para fazer um sashimi(comer um peixinho no barco é muito bom, pena que faz tempo ou quase um ano que não faço isso) e até te dar alguns pontos em provas de pesca, ... ... ......mas se não conseguir ...voltará contente e aliviado... mais leve.... já pensando na próxima..e sonhando com aquelas passadas prateadas em baixo de seu plug...ou aquela parada perto da isca.... ... vc sem esperar...também para o trabalho..e ai já era ... ... vezes vc continua o trabalho e ele ataca ... mas normalmente ... fica só a isca na visualização....

Juliano sexta..iniciamos a pescaria.... descida para a prova da LIGA, sábado em Guaratuba.... ... que todos os que vierem atrás dos plugs.... ....dos camarões USB ou das iscas de fly.... .... não parem e nem errem as iscas...rsrsrsrss... Dr e não esqueça.... continue a arremessar lá dentro da galhada.... .... que se ele não entrar na tua ..jogo um pouco(ou bem) fora da galhada...para tentar fisgar ele....rsrsrsrsrrs

PLugs que não esqueço.... .....Maria 70 e 90.... ... KV....Bomber 13 e 14 MS70.... ... peper 60 e 70 ..magic stic..flat crank

abraços amigos
Abreu


" Se a felicidade é feita de um sorriso, então sorria para ser feliz"
"a amizade e o inicio de tudo.... .....preserve as que possue"
Avatar do usuário
Hideki Inumaru
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Set 04, 2008 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Hideki Inumaru » Ter Jun 26, 2012 1:08 pm

Galera parabens pelo topico e pelo nível da conversa.
Fiquei atentado em responder.
Vou comentar citando o Mario Garcia que ele deve saber do que estou falando.
Nem vou voltar muito tempo atras, quando a maioria dos pescadores, iam pro mangue usando sticks, iscas floating e quando a situação apertava mesmo colocavam umas suspend, mais hoje a coisa mudou, navegando pelo casqueiro e impressionante como e dificil encontrar barcos pinchando pra galhada.

Eu não sou radical a ponto de dizer que não uso e que nunca usei esses shads com JH, mais costumo ser mais ou menos assim:
Quando vou pescar com o Rogério Mila a gente começa nos sticks mais não ficamos presos a isso, tentamos de tudo até chegar nos JH. Mais não conheço ninguém pra pescar igual o Robert Mila (meu outro parceiro de pesca), quando vamos pro mangue a gente só leva stick e no maximo umas The first Floating e smith stick, quando o vento não ajuda ou a margem está muito suja a gente procura algum lugar mesmo que com menos chances de pegar o peixe mais só pra poder pescar do jeito que gostamos a gente costuma dizer que é melhor uma ação no stick do que um peixe pego na meia água.( papo de quem não pega nada, mais é verdade quem pesca mesmo no stick sabe que é verdade).

Na minha humilde opnião não importa qual seja a modalidade (plug, borracha, Jig e até mesmo isca viva) o importante é estar fazendo o que gosta com as pessoas que gosta e o mais importante respeitando a natureza e soltando os peixes.


Poxa Fabinho você falou pra esperar o verão pra ter certeza, mais já te digo o verão que passou muita coisa já mudou.Abraços maninho !!!!

abraços a todos!!!
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Jun 26, 2012 2:29 pm

sou um pescador tão desatualizado q robalo pra mim é bomber 13.. maria 70 das recentes e mirrolure 7 mr kkkkkkkkkkkkkkkk
Avatar do usuário
Andre Oyama
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 115
Registrado em: Ter Out 11, 2011 3:32 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Oyama » Qua Jun 27, 2012 7:50 am

Tem mais essa ainda, iscas e marcas vão e vem, mas as classicas continuam entre as tops....

As marias são um exemplo disso....

Vieram as Bent Minnow, Bonnie, Red Peppers, e tantas outras.... Mas maria the first continua tendo seu lugar reservado....

OGA oque acha de fazer um up no topico das iscas preferidas para robalo. visto a "entrada" de tantas iscas novas....
André Oyama
Curitiba - Parana
Responder

Voltar para “- ROBALO -”