Saruna Transparente - Como fazer a sua

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Saruna Transparente - Como fazer a sua

Mensagem por Marcos Zotto » Qua Jun 01, 2011 9:23 pm

Olá Amigos,

Vou postar aqui, os passos necessários para você fazer a sua Saruna transparente, a partir de uma Saruna de outra cor.
Como todos sabem, a Saruna transparente é uma ótima isca para a pesca do robalo, nesta época do ano, que as aguas estão mais limpas.
Estou postando aqui no fórum do ROBALO, e não no LURE MAKERS, porque considero ser do interesse dos robaleiros.
No entanto, se os moderadores quiserem mover para o LURE MAKERS, por favor, fiquem a vontade.

Para este tópico, usei uma Saruna 95, mas pode ser feito em Sarunas de qualquer cor ou tamanho.
O tempo de todo o processo é de aproximadamente 1,5 hora.
OBS: Não tente retirar a tinta com thinner ou acetona, porque vai ressecar o plástico e tornar a isca quebradiça.

Retire as garatéias.
Imagem

Use lixas para madeira de gramatura 320 a 360, para retirar a primeira camada. Não force, para evitar riscos profundos.
Imagem

Continue, agora com lixa 400
Imagem

Imagem

Depois de retirar a primeira camada, passe para lixa 1200
Imagem

Retire os olhos, e preserve-os.
Imagem

Raspe com estilete os locais que a lixa não atinge. É necessário cuidado e paciência nesta etapa.
Imagem

Pronta para a fase dois - o polimento.
Imagem

Use massa de polir fina automotiva.
Imagem

Para esfregar, use papel toalha ou higienico.
Imagem

Aos poucos, vai ficando translúcida.
Imagem

Cole os olhos com superbonder, recoloque as garatéias e pronto.
Imagem

Se envernizar, fica mais tranparente ainda, vai do gosto de cada um.
Este mesmo processo, dá para fazer em iscas de outros modelos também, desde que a carcaça seja de plastico transparente.

Boas pescarias
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qua Jun 01, 2011 9:37 pm

Muito legal Marcio!!! Saruna transpaernte no mangue é show de bola!
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Anderson Medina
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 331
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 10:21 pm
Cidade:

Mensagem por Anderson Medina » Qua Jun 01, 2011 9:53 pm

Nossa muito bom hein!!!!
Tenho uma em uma corzinha sem vergonha, vou fazer isso!!!!!!kk
Abrazzzzzzz
ANDERSON
Imagem
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qua Jun 01, 2011 10:10 pm

Gostei desta ideia!!!!
Imagem
Avatar do usuário
Diogo Azevedo Curitiba
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 314
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 1:52 pm
Cidade:

Mensagem por Diogo Azevedo Curitiba » Qui Jun 02, 2011 12:15 am

Boa hein Marcos, cor perfeita para essa época do ano.
Pesque e Solte!
Imagem
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Qui Jun 02, 2011 1:44 am

Fiz isso com uma Bomber 14 e ficou show , agora já não tenho coragem de rapar uma saruna...kkkk
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Daniel Yoshida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1368
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 7:27 am
Cidade:

Mensagem por Daniel Yoshida » Qui Jun 02, 2011 7:38 am

Muito show, sera que isso da para fazer com uma BOMBER 13 tb?

[]ss
Imagem
Avatar do usuário
Hugo Bissoli
ANZOL DE OURO
Mensagens: 503
Registrado em: Qui Abr 15, 2010 10:18 am
Cidade:

Saruna

Mensagem por Hugo Bissoli » Qui Jun 02, 2011 7:44 am

Gostei :) :) :)
Avatar do usuário
Diego dos Santos Cunha
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 139
Registrado em: Ter Set 07, 2010 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Diego dos Santos Cunha » Qui Jun 02, 2011 8:29 am

Valeu pela dica Marcos, vou tentar fazer com alguma isca minha também...Referente ao comentario seu de que esta cor costuma funcionar bem nesta época de aguas limpas, eu concordo plenamente pois pude ver isto na pratica e também coversando com o pessoal que pesca, todos estão acertando bem mais robalos nas cores transparente e prateada holografica...Diferente do que vinha acontecendo pois estavamos pegando mais nas cores verde florescente, amarelo ou seja cores mais vivas...
Grande dica !!! Valeu pela iniciativa de compartilhar...
Abraços...
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jun 02, 2011 9:13 am

Obrigado Fábio, valeu!!!

Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Muito legal Marcio!!! Saruna transpaernte no mangue é show de bola!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jun 02, 2011 9:15 am

É bem isso Anderson, faça que vale a pena.
Anderson Medina escreveu:Nossa muito bom hein!!!!
Tenho uma em uma corzinha sem vergonha, vou fazer isso!!!!!!kk
Abrazzzzzzz
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jun 02, 2011 9:15 am

Obrigado Fernando,

Grande abraço

Fernando Maia escreveu:Gostei desta ideia!!!!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jun 02, 2011 9:17 am

É bem para esta época mesmo, a partir de Outubro já começam a predominar as cores sólidas.
Diogo Azevedo Curitiba escreveu:Boa hein Marcos, cor perfeita para essa época do ano.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jun 02, 2011 9:18 am

Que nada Leandro, compre uma saruna dessas de cor chinfrim ai do escambo e mande bala.
Leandro Tonicelli Penna escreveu:Fiz isso com uma Bomber 14 e ficou show , agora já não tenho coragem de rapar uma saruna...kkkk
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jun 02, 2011 9:29 am

A bomber tem dois tipos de carcaças. A sólida que fica bege ou osso quando raspada, e as transparentes.
A regra para saber, é sempre através das barbelas.
Veja este tópico:
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.p ... ht=raspada

Uma bomber transparente vai ficar o bicho.

Daniel Yoshida escreveu:Muito show, sera que isso da para fazer com uma BOMBER 13 tb?

[]ss
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Re: Saruna

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jun 02, 2011 9:30 am

Obrigado Hugo !

Hugo Bissoli escreveu:Gostei :) :) :)
Avatar do usuário
Daniel Yoshida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1368
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 7:27 am
Cidade:

Mensagem por Daniel Yoshida » Qui Jun 02, 2011 9:38 am

Legal Marcos!


Valeu pela dica. eu tava procurando uma bomber transparente vou tentar ver se tenho alguma velhinha que fique...

[]s
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jun 02, 2011 9:45 am

É isto mesmo Diego,
As transparentes são muito atrativas nesta época de aguas limpas.
Principalmente da metade da enchente até o reponto, quando o robalos costumam ficam escondidos nas folhas verdes.
É pinchar rente, que o bicho sai atrás da isca mesmo.
Parece até um imã.

Diego.Jlle escreveu:Valeu pela dica Marcos, vou tentar fazer com alguma isca minha também...Referente ao comentario seu de que esta cor costuma funcionar bem nesta época de aguas limpas, eu concordo plenamente pois pude ver isto na pratica e também coversando com o pessoal que pesca, todos estão acertando bem mais robalos nas cores transparente e prateada holografica...Diferente do que vinha acontecendo pois estavamos pegando mais nas cores verde florescente, amarelo ou seja cores mais vivas...
Grande dica !!! Valeu pela iniciativa de compartilhar...
Abraços...
Avatar do usuário
Diego dos Santos Cunha
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 139
Registrado em: Ter Set 07, 2010 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Diego dos Santos Cunha » Qui Jun 02, 2011 3:28 pm

Neste sabado se der tudo certo ja colocarei em pratica a isca transparente...Na segunda ja posto o resultado...
Vou começar a pescaria la pelo meio dia, a maré vai estar enchendo porem pelo que me parece bem devagar pois só vai estar cheia no final da tarde.Você acha que esta maré correndo devagar será boa ? Ou seria melhor quando ela corre mais ?
Valeu...

Marcos Zotto escreveu:É isto mesmo Diego,
As transparentes são muito atrativas nesta época de aguas limpas.
Principalmente da metade da enchente até o reponto, quando o robalos costumam ficam escondidos nas folhas verdes.
É pinchar rente, que o bicho sai atrás da isca mesmo.
Parece até um imã.

Diego.Jlle escreveu:Valeu pela dica Marcos, vou tentar fazer com alguma isca minha também...Referente ao comentario seu de que esta cor costuma funcionar bem nesta época de aguas limpas, eu concordo plenamente pois pude ver isto na pratica e também coversando com o pessoal que pesca, todos estão acertando bem mais robalos nas cores transparente e prateada holografica...Diferente do que vinha acontecendo pois estavamos pegando mais nas cores verde florescente, amarelo ou seja cores mais vivas...
Grande dica !!! Valeu pela iniciativa de compartilhar...
Abraços...
Avatar do usuário
Mauro Pasqualon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 725
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 5:26 pm
Cidade:
Contato:

Pescaria

Mensagem por Mauro Pasqualon » Qui Jun 02, 2011 6:35 pm

Diego, vou ficar aguardando com ânciedade sua pescaria e resultados, torcendo para que seja boa. Como vou estar por ai nesse mês também para pescar, vou usar suas informações como base. Tenho recebido muita ajuda do pescador Djamine. Veja de já faz um relato bem completo com fotos dó para aumentar a espectativa até dia 23 na nossa ida até ai.
Abraço e boa pescaria.


Diego.Jlle escreveu:Neste sabado se der tudo certo ja colocarei em pratica a isca transparente...Na segunda ja posto o resultado...
Vou começar a pescaria la pelo meio dia, a maré vai estar enchendo porem pelo que me parece bem devagar pois só vai estar cheia no final da tarde.Você acha que esta maré correndo devagar será boa ? Ou seria melhor quando ela corre mais ?
Valeu...

Marcos Zotto escreveu:É isto mesmo Diego,
As transparentes são muito atrativas nesta época de aguas limpas.
Principalmente da metade da enchente até o reponto, quando o robalos costumam ficam escondidos nas folhas verdes.
É pinchar rente, que o bicho sai atrás da isca mesmo.
Parece até um imã.

Diego.Jlle escreveu:Valeu pela dica Marcos, vou tentar fazer com alguma isca minha também...Referente ao comentario seu de que esta cor costuma funcionar bem nesta época de aguas limpas, eu concordo plenamente pois pude ver isto na pratica e também coversando com o pessoal que pesca, todos estão acertando bem mais robalos nas cores transparente e prateada holografica...Diferente do que vinha acontecendo pois estavamos pegando mais nas cores verde florescente, amarelo ou seja cores mais vivas...
Grande dica !!! Valeu pela iniciativa de compartilhar...
Abraços...
A beleza da pesca está em ver o peixe com seus remos dourados atravessar a corrente de prata e atacar a isca traiçoeira.
Avatar do usuário
Alexandre W. Toneto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre W. Toneto » Sáb Jun 04, 2011 9:18 pm

parabens pela dica...muito boa...

tadinha das minhas iscas ... ... sofre um pouco.... ....kkkkkkkkkkkkkk
Alexandre Toneto
Avatar do usuário
Luiz Henrique Celli
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2139
Registrado em: Ter Jul 08, 2008 12:50 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Henrique Celli » Seg Jun 06, 2011 1:45 am

Parabens Marcos, muito boa essa dica.
Fico imaginando uma Bomber 13 transparente na boca de um Pevão. :twisted: :twisted: :twisted:

Quando vc vai fazer o tutorial de como aliviar uma Rapala ?

Abraço.
"Eu não quero acreditar, eu quero saber." - Carl Sagan.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Jun 06, 2011 8:57 am

Obrigado Alexandre,

Grande abraço
Alexandre Willians Toneto escreveu:parabens pela dica...muito boa...

tadinha das minhas iscas ... ... sofre um pouco.... ....kkkkkkkkkkkkkk
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Jun 06, 2011 9:03 am

É verdade, a bomber 13 deve ficar especial.
Mas para você ter uma idéia do quanto que a saruna transparente ficou atrativa, que até uma tartaruga veio atrás dela, dia (03/06/2011), sexta passada.
Não atacou a isca, mas teve a curiosidade despertada.
Quanto a rapala, estou providenciando o tutorial.
Luiz Henrique Celli escreveu:Parabens Marcos, muito boa essa dica.
Fico imaginando uma Bomber 13 transparente na boca de um Pevão. :twisted: :twisted: :twisted:

Quando vc vai fazer o tutorial de como aliviar uma Rapala ?

Abraço.
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Seg Jun 06, 2011 1:42 pm

E a coragem que eu não tenho, rsrsrs
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
Mauro Pasqualon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 725
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 5:26 pm
Cidade:
Contato:

Diego

Mensagem por Mauro Pasqualon » Seg Jun 06, 2011 2:32 pm

Diego, conta para nós a pescaria do fim de semana. Espero que tenha sido show.
Fiz experiência com uma Anaconda face mini e com um coringa ambos da aikas. Ficaram interessantes, segui os passos indicados por você mestre Zotto. Agora vamos ver o que os peixes vão achar.

Abraço
A beleza da pesca está em ver o peixe com seus remos dourados atravessar a corrente de prata e atacar a isca traiçoeira.
Avatar do usuário
Diego dos Santos Cunha
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 139
Registrado em: Ter Set 07, 2010 10:42 am
Cidade:

Re: Diego

Mensagem por Diego dos Santos Cunha » Seg Jun 06, 2011 8:11 pm

Mauro Pasqualon escreveu:Diego, conta para nós a pescaria do fim de semana. Espero que tenha sido show.
Fiz experiência com uma Anaconda face mini e com um coringa ambos da aikas. Ficaram interessantes, segui os passos indicados por você mestre Zotto. Agora vamos ver o que os peixes vão achar.

Abraço
Então...

Chegamos no pesqueiro meio dia de sabado,a vontade de entrar na agua era grande apesar das condições estarem ruim...
Começamos a pescaria com um vento bem forte, o que era ruim ficou ainda pior o vento aumentou bastante e mal dava para arremessar a isca, como a agua estava cristalina não podiamos chegar tão perto para arremessar o que piorava mais ainda os arremessos, e como considero os arremesoss primordial para a pesca dos robalos ficou fod*...Mesmo assim sairam uns 7 robalos todos pevas e pequenos, mas como todos dizem robalo é robalo...heheh A isca que mais deu resultado foi a transparente mesmo, pena que eu perdi a que eu tinha customizado com a dica do Marcos, era uma fusion shad 7,5 tinha ficado o bixo, comprovei e aprovei a dica...Foi a isca que mais pegou.
Apesar das condições não ajudarem a pescaria foi show, logo posto algumas fotos dos robalos.
Valeu, abraços...
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Re: Diego

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Jun 06, 2011 8:28 pm

Mauro,

Para esta época do ano, que devido ao frio, o peixe fica mais nas camadas inferiores, vc vai ter melhores resultados com as crank baits suspending e sinking de até sete centimetros, trabalhadas com um forte puxão lateral na vara, seguido de uma parada de um ou dois segundos.
Infelizmente a pesca de superficie, que é a mais legal, fica bastante prejudicada neste periodo.
Na realidade tudo depende muito, de como estarão as condições atmosféricas nos dias da pescaria, tanto os antecedentes, como o da própria pescaria e os vindouros. Porque se estiver entrando uma frente fria, o peixe pressente e já vai se adaptando.



Mauro Pasqualon escreveu:Diego, conta para nós a pescaria do fim de semana. Espero que tenha sido show.
Fiz experiência com uma Anaconda face mini e com um coringa ambos da aikas. Ficaram interessantes, segui os passos indicados por você mestre Zotto. Agora vamos ver o que os peixes vão achar.

Abraço
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Re: Diego

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Jun 06, 2011 8:32 pm

Esta fusion shad da sumax está fazendo o maior sucesso entre os pescadores daqui.
O Moa retira o chumbo de trás e cozinha ela para aumentar um pouco o volume.


Diego.Jlle escreveu:
Mauro Pasqualon escreveu:Diego, conta para nós a pescaria do fim de semana. Espero que tenha sido show.
Fiz experiência com uma Anaconda face mini e com um coringa ambos da aikas. Ficaram interessantes, segui os passos indicados por você mestre Zotto. Agora vamos ver o que os peixes vão achar.

Abraço
Então...

Chegamos no pesqueiro meio dia de sabado,a vontade de entrar na agua era grande apesar das condições estarem ruim...
Começamos a pescaria com um vento bem forte, o que era ruim ficou ainda pior o vento aumentou bastante e mal dava para arremessar a isca, como a agua estava cristalina não podiamos chegar tão perto para arremessar o que piorava mais ainda os arremessos, e como considero os arremesoss primordial para a pesca dos robalos ficou fod*...Mesmo assim sairam uns 7 robalos todos pevas e pequenos, mas como todos dizem robalo é robalo...heheh A isca que mais deu resultado foi a transparente mesmo, pena que eu perdi a que eu tinha customizado com a dica do Marcos, era uma fusion shad 7,5 tinha ficado o bixo, comprovei e aprovei a dica...Foi a isca que mais pegou.
Apesar das condições não ajudarem a pescaria foi show, logo posto algumas fotos dos robalos.
Valeu, abraços...
Avatar do usuário
Mauro Pasqualon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 725
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 5:26 pm
Cidade:
Contato:

Valeu Diego

Mensagem por Mauro Pasqualon » Seg Jun 06, 2011 9:40 pm

Valeu grande Diego, vou descascar mais umas iscas aqui para ter as transparentes diversas. Abraço amigo
A beleza da pesca está em ver o peixe com seus remos dourados atravessar a corrente de prata e atacar a isca traiçoeira.
Responder

Voltar para “- ROBALO -”