Qual a melhor velocidade da maré para capturar o robalo?

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Re: Robalos aqui pertinho

Mensagem por André Almeida - Beluga » Qui Mai 05, 2011 8:36 am

Daniel Telles escreveu:kkkkkk...apesar de continuarem me zuando pelo que comentei...não ligo pra isso...mas no final de semana vou até o município vizinho ao meu...relatos e fotos de pesadores locais mostran que os robalos estão ativos por lá.... vou fazer questão de postar as fotos depois da pescaria e provar que mesmo não sendo pescador de robalos e não utilizando técnicas avançadas de pesquisas científicas sobre a espécie... ...pegar alguns exemplares não tem esse mistério todo. Mistificar a espécie é até legal...gera comentários...debates longos...kkkkk mas meu negócio é pescar..agua doce ou salgada... seja robalo ou baiacú...meu negócio é divertir.... ... pra mim é sinonimo de diversão...kkkkk fiquem calmos... o intuito aqui nesse forum é fazer amigos.... Abraços!!
Daniel, nossos comentários também foram sem maldade, é que não dá pra deixar passar uma dessas né? rsrsrsr

Falando sério, é claro que pescar alguns robalos não são necessárias técnicas aprofundadas nem conhecimentos científicos do peixe, mas se vc se interessar em conhecer o comportamento do animal, tábuas de maré, fases da lua, cor e temperatura da água, pressão atmosférica e estações do ano para melhorar suas capturas, pode ter a certeza que seus resultaos irão melhorar.
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Re: Robalos aqui pertinho

Mensagem por Marcio Zampronio » Qui Mai 05, 2011 8:51 am

Beluga escreveu:
Daniel Telles escreveu:kkkkkk...apesar de continuarem me zuando pelo que comentei...não ligo pra isso...mas no final de semana vou até o município vizinho ao meu...relatos e fotos de pesadores locais mostran que os robalos estão ativos por lá.... vou fazer questão de postar as fotos depois da pescaria e provar que mesmo não sendo pescador de robalos e não utilizando técnicas avançadas de pesquisas científicas sobre a espécie... ...pegar alguns exemplares não tem esse mistério todo. Mistificar a espécie é até legal...gera comentários...debates longos...kkkkk mas meu negócio é pescar..agua doce ou salgada... seja robalo ou baiacú...meu negócio é divertir.... ... pra mim é sinonimo de diversão...kkkkk fiquem calmos... o intuito aqui nesse forum é fazer amigos.... Abraços!!
Daniel, nossos comentários também foram sem maldade, é que não dá pra deixar passar uma dessas né? rsrsrsr

Falando sério, é claro que pescar alguns robalos não são necessárias técnicas aprofundadas nem conhecimentos científicos do peixe, mas se vc se interessar em conhecer o comportamento do animal, tábuas de maré, fases da lua, cor e temperatura da água, pressão atmosférica e estações do ano para melhorar suas capturas, pode ter a certeza que seus resultaos irão melhorar.
Boa Beluga,

Daniel, desculpe o tom meio irônico do meu comentário. Nãoi foi a intensão de causar polêmica. Aqui somos todos parceiros e a pesca é nossa paixão.

Ocorre que vc fez um comentário no post de um dos caras que mais estuda a pesca do Robalo no Caterva que é o Gilsom, que se dedicou muito e inclusive criou um site dedicado a esse peixe, além de ferramentas e planilhas para facilitar a vida do pescador que se "especializa" em uma espécie. Esse é um hobby que vai além do ato de pescar, todo o estudo preparação do material, discussão sobre técnicas também fazem parte.

Na minha humilde opinião seu comentário de certa forma parece que desmereceu todo o trabalho do cara.

Mais vamos parar de conversa fiada e vamos pescar.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
Daniel Telles
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 407
Registrado em: Sex Abr 30, 2010 9:54 pm
Cidade:

Que nada...

Mensagem por Daniel Telles » Qui Mai 05, 2011 11:44 am

Seguinte...como eu disse antes...não sou pescador de robalos.... mas não quero com isso insultar os pescadores que se aprofundam em estudar os habitos da espécie. Só fiz um comentário que realmente pude perceber. Sempre que pesco em maré vazante proximo a pedras e galhadas em mangues e estuários...trabalhando artificiais e tambem algumas softs...os robalos promovem belos ataques. Inclusive estou até pensando em começar a pescar robalos. Uma espécie que gosto muito de pescar é o Tucunaré.... belíssimas brigas e saltos dão um tom emocionante a pescaria. No mais gosto de pescar na modalidade jigging...

Espero que os amigos pescadores de robalo me desculpem se ofendi... não tive intenção... só relatei o que acontece comigo de forma genérica.

Abraços!!
A prática leva a perfeição, por isso continuo praticando!

Imagem
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Seg Mai 09, 2011 10:21 pm

Bacana os comentários.

Daniel, é assim que comecei a ficar interessado,porque pegava robalo quando a maré estava enchendo e chegava até um certo galinho do mangue.

No rio em que eu normalmente pesco tem uma saída de água que sempre pega,as vezes 1 ou 20 mas sempre pega.O problema que pega sempre na vazante e aí começa o estudo da tábua da maré para saber quando é vazante e assim por diante.

Valeu !!!

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Daniel Telles
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 407
Registrado em: Sex Abr 30, 2010 9:54 pm
Cidade:

Bacana

Mensagem por Daniel Telles » Seg Mai 09, 2011 10:59 pm

Assim eu acabo virando pescador de robalos... na boa...estou até começando a estudar um pouco o comportamento da espécie.... mas onde eu pesco é uma foz de rio... mas é na beira da praia....proximo a um costão rochoso...mas estou me interessando bastante....vaelu a pena eu ter comentato aqui... quem sabe o Gilson não me passa umas tecnicas básicas.... estou aqui para aprender....valeu!!
A prática leva a perfeição, por isso continuo praticando!

Imagem
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Re: Bacana

Mensagem por Gilson Pasternak » Qui Mai 12, 2011 1:37 am

Daniel Telles escreveu:Assim eu acabo virando pescador de robalos... na boa...estou até começando a estudar um pouco o comportamento da espécie.... mas onde eu pesco é uma foz de rio... mas é na beira da praia... ...proximo a um costão rochoso...mas estou me interessando bastante... ...vaelu a pena eu ter comentato aqui... quem sabe o Gilson não me passa umas tecnicas básicas.... estou aqui para aprender... ...valeu!!
Com certeza Daniel.

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Re: Bacana

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Mai 12, 2011 9:34 am

Daniel,

Até o presente momento, eu não conheço ninguém que tenha descoberto a fórmula infalivel para pescar o robalo nas várias situações possiveis.
O que nós fazemos aqui, é uma troca de boas práticas para tentar melhorar a produtividade.
Mas somos todos, eternos aprendizes.
De vez em quando vem alguem como você, e passa suas observações.
Elas são agregadas a outras e assim vamos construindo algum conhecimento.
A grande vantagem do fórum, é poder trocar opiniões, experiências e informações, sem qualquer interesse comercial, como programas e revistas.
E focar somente o peixe preferido.
Tudo isto para dizer que a sua participação é muito importante, e esperamos que você continue se manifestando.

Grande abraço

Daniel Telles escreveu:Assim eu acabo virando pescador de robalos... na boa...estou até começando a estudar um pouco o comportamento da espécie.... mas onde eu pesco é uma foz de rio... mas é na beira da praia... ...proximo a um costão rochoso...mas estou me interessando bastante... ...vaelu a pena eu ter comentato aqui... quem sabe o Gilson não me passa umas tecnicas básicas.... estou aqui para aprender... ...valeu!!
Avatar do usuário
Rodrigo Medina
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:24 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Medina » Sex Mai 13, 2011 6:27 am

Pra mim a melhor velocidade e lua é aquela que não tem jet ski por perto. Brincadeira!
Robalo rei do Mangue
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sex Mai 13, 2011 6:43 pm

Zoto, é isto mesmo.Ainda bem,imagine se pescar robalos fosse ciência exata.Na verdade, o que eu tento fazer é marcar as informações das boas pescarias e tentar utilizar de artifício matemático para encontrar novamente as mesmas condições.As vezes da certo !!!

Marquei quando peguei este :
Imagem

Achei,mais ou menos as mesmas condições e peguei este
Imagem

e o meu genro pegou este :

Imagem

Isto tudo no mesmo lugar e em datas bem diferentes.O que era igual : a maré,a lua, a velocidade,a direção e a pressão estável.

Agora estou esperando as mesmas condições,estes tempo estava muito bom.Mas perdi a hora da maré.Quando cheguei com o barco, o meu vizinho falou você perdeu a hora da maré.A vantagem deste meu vizinho que ele não conhece a internet,é so na prática dos conhecimentos dos pescadores.


Medina, você sabe que você tem razão.Os robalos pegos a noite nos pier´s são capturados porque não existe movimentação de barcos.Li isto se não me engano, no livro Histórias de um Pescador do Paulo Cesar Domingues da Silva.
Na rio que eu pesco,tem uma lagoa.Na manhã bem cedinho, você pega robalinhos,quando começa a movimentação de barcos ou jet ski os robalos não atacam.

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Sex Mai 13, 2011 8:04 pm

Aproveitando o assunto Gilson, você poderia passar os números, marés e lua que propiciaram estas capturas ?
Gostaria de estuda-los.
Se não for pedir demais. rs


Grande abraço

Gilson Pasternak escreveu:Zoto, é isto mesmo.Ainda bem,imagine se pescar robalos fosse ciência exata.Na verdade, o que eu tento fazer é marcar as informações das boas pescarias e tentar utilizar de artifício matemático para encontrar novamente as mesmas condições.As vezes da certo !!!

Marquei quando peguei este :
Imagem

Achei,mais ou menos as mesmas condições e peguei este
Imagem

e o meu genro pegou este :

Imagem

Isto tudo no mesmo lugar e em datas bem diferentes.O que era igual : a maré,a lua, a velocidade,a direção e a pressão estável.

Agora estou esperando as mesmas condições,estes tempo estava muito bom.Mas perdi a hora da maré.Quando cheguei com o barco, o meu vizinho falou você perdeu a hora da maré.A vantagem deste meu vizinho que ele não conhece a internet,é so na prática dos conhecimentos dos pescadores.


Medina, você sabe que você tem razão.Os robalos pegos a noite nos pier´s são capturados porque não existe movimentação de barcos.Li isto se não me engano, no livro Histórias de um Pescador do Paulo Cesar Domingues da Silva.
Na rio que eu pesco,tem uma lagoa.Na manhã bem cedinho, você pega robalinhos,quando começa a movimentação de barcos ou jet ski os robalos não atacam.

At
Gilson
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sex Mai 13, 2011 11:46 pm

Segue os dados.

Lua : Crescente
Maré : Subindo
Velocidade : 15 cm/hora
Variação da maré : 0,3 m a 1,2 m
Pressão 1015 a 1017 mlb estável uns 3 dias

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Fabio Kuada
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 110
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 5:41 pm
Cidade:

Mare para robalos

Mensagem por Fabio Kuada » Dom Mai 15, 2011 8:20 pm

Ei pessoal, monto uma tabela em excel ha 3 anos. Calculando justamente a tabela do amigo Gilson Pasternak (variacao cm/hora). Como pesco em SP, e somente do Porto de Santos (Torre Grande, Estado de SP). Sempre distribuo para meus amigos Robaleiros. Se alguem tiver interesse na tabela 2011 e so me solicitar via mp mandando seu email.

Eu gosto de variacoes maximas ate 10cm.

Mas tem uma coisa que eu nao esqueco: O Maior Robalo que eu perdi foi em uma lua "grande". Estava de ferias e resolvi ir 5 dias antes da Lua Minguante. Bateu no meio para o final da Vazante. Perdi na hora de embarcar o peixe... Nem me arrisco a falar do peso... Ocorreu em 2009.
Fabio Kuada
SNOOK, THE PASSION.
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Seg Mai 16, 2011 9:24 pm

Sao inúmeros fatores que influenciam, mas o importante e compreender a lógica seqüencial dos fatores:
Pressão: de onde veio, para onde vai ...
Maré: de onde veio, para onde vai ...
Coloração da água: de onde veio, para onde vai ... Etc

Não e apenas uma foto do momento da captura.
Quanto a velocidade da água, considere o momento da alteração no padrão, esta parado e comeca a correr, esta correndo e começa a parar.

Assim podemos pescar em qualquer lua/maré depende da estrutura física do Pesqueiro e principalmente da estrutura temporal/seqüencial da pressão atmosférica (fator principal).
Abcs
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Rodrigo Medina
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:24 pm
Cidade:

Re: Olha...complicado

Mensagem por Rodrigo Medina » Ter Mai 17, 2011 11:24 pm

Marcio,

Quero agradecer a você por ter nos indicado tanto o meu mano Anderson Medina como eu para pescar em Bertioga no Itapanhau. Adorei a Marina poço do robalo, pessoal atencioso, gente fina. Espero voltar em breve. A nossa pescaria não foi das melhores visto que somos aprendizes, tenho lido bastante aqui e procurado entender ao máximo o comportamento deste facinante peixe chamado Robalo. Espero colocar em prática essas dicas aqui lidas por mim e ver o resultado que dá.

Marcio Zampronio escreveu:
Beluga escreveu:
Daniel Telles escreveu:Olha...não sou tão tecnico assim... ...mas pescar robalos não tem uma ciencia pra mim... só observei que quando a maré está vazante eles ficam mais ativos...é só trabalhar as iscas proximo as pedras... ...e bingooo... ...mais um robalo no ferro...

Se fosse fácil assim pescar robalos seria uma maravilha heim??
É Beluga,

Só tem fera nesse Fórum. Não sei porque passei tanto tempo quebrando a cabeça com Tábua de Maré, Lua, Pressão, Temperatura da água. Erá só pescar na vazante, perto das pedras !!! Ih caraca, ferrou onde eu pesco não tem pedras. Como eu faço ?????????
Robalo rei do Mangue
Zelito Vieira
NOVATO
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 6:57 pm
Cidade:

comportamendo do camarao artificial

Mensagem por Zelito Vieira » Dom Mai 22, 2011 10:01 am

Como fabricante de camarao , objetivando a pesca de robalo, achei super importante seu trabalho. Meus camaroes nasceram com informacoes de robaleiros na boca do rio Grande aqui na barra de ubatuba, onde temos os GIGANTES!!! O grande diferencial da minha isca sao as perninhas de silicone, dando a priore mais anatomia de camarao, mas principalmente sua funcao e de permitir depois de um toque breve, que sua flutuabilidade seja maior, dando assim o comportamento de presa facil. Sabendo usar este recurso ja vi um colega abortar o ataque do robalo em uma isca viva ao 'oferecer' o camarao artificial com dois toques e deixar o robalao escolher... claro, o ataque foi na isca artificial, paradinha flutuando esperando o bote. Este pequeno relato vem coroar seu trabalho, que nos ajuda a entender a pesca esportiva, que tem seus segredos, mas sempre tem um bom observador para lancar luz em nossas duvidas.Brigadao, abracos.
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Re: comportamendo do camarao artificial

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Seg Mai 23, 2011 9:24 pm

zelito vieira escreveu:Como fabricante de camarao , objetivando a pesca de robalo, achei super importante seu trabalho. Meus camaroes nasceram com informacoes de robaleiros na boca do rio Grande aqui na barra de ubatuba, onde temos os GIGANTES!!! O grande diferencial da minha isca sao as perninhas de silicone, dando a priore mais anatomia de camarao, mas principalmente sua funcao e de permitir depois de um toque breve, que sua flutuabilidade seja maior, dando assim o comportamento de presa facil. Sabendo usar este recurso ja vi um colega abortar o ataque do robalo em uma isca viva ao 'oferecer' o camarao artificial com dois toques e deixar o robalao escolher... claro, o ataque foi na isca artificial, paradinha flutuando esperando o bote. Este pequeno relato vem coroar seu trabalho, que nos ajuda a entender a pesca esportiva, que tem seus segredos, mas sempre tem um bom observador para lancar luz em nossas duvidas.Brigadao, abracos.
Estes camarões de borracha estão dando origem a novas técnicas de pesca de robalao. Eu pesco robaloes a muito tempo nas praias, rios e nas barras, mas nunca tive tempo para investir neste tipo de isca, acho que será minha próxima técnica a aprender ... Hehehe

vc já usou camarões de borracha de noite ?

Abc
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Re: comportamendo do camarao artificial

Mensagem por Gilson Pasternak » Ter Mai 24, 2011 1:50 am

zelito vieira escreveu:Como fabricante de camarao , objetivando a pesca de robalo, achei super importante seu trabalho. Meus camaroes nasceram com informacoes de robaleiros na boca do rio Grande aqui na barra de ubatuba, onde temos os GIGANTES!!! O grande diferencial da minha isca sao as perninhas de silicone, dando a priore mais anatomia de camarao, mas principalmente sua funcao e de permitir depois de um toque breve, que sua flutuabilidade seja maior, dando assim o comportamento de presa facil. Sabendo usar este recurso ja vi um colega abortar o ataque do robalo em uma isca viva ao 'oferecer' o camarao artificial com dois toques e deixar o robalao escolher... claro, o ataque foi na isca artificial, paradinha flutuando esperando o bote. Este pequeno relato vem coroar seu trabalho, que nos ajuda a entender a pesca esportiva, que tem seus segredos, mas sempre tem um bom observador para lancar luz em nossas duvidas.Brigadao, abracos.
Muito legal as suas observações Zelito.
Estes camarões são uma febre hoje em dia
At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Guilherme Mantizuma
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1414
Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:09 pm
Cidade:

..

Mensagem por Guilherme Mantizuma » Dom Jun 26, 2011 12:39 pm

olá amigos..me desculpe eu dar o bedelho no assunto..kkkkk

eu me recordo a uns anos atras algumas pescarias com o nelsinho na TV sobre os DOA na subsuperfície retirando os pesos e etc..teria alguem ainda fazendo o mesmo trabalho?

abraços
Responder

Voltar para “- ROBALO -”