AJUDA -- Marés para Robalo 3, 4, 5 ou 6 ???

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Renato Brito
ANZOL DE OURO
Mensagens: 877
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 8:26 am
Cidade:

AJUDA -- Marés para Robalo 3, 4, 5 ou 6 ???

Mensagem por Renato Brito » Qua Jan 04, 2012 12:54 pm

Qual deste dias é melhor para pescar Robalo ??

Dia com 3 marés (13/01)
Dia com 4 marés (14/01)
Ou este com 6 marés (16/01)

É melhor poucas ou muitas ??


Imagem

Obrigado
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Qua Jan 04, 2012 1:28 pm

Renatão..
Não é só o "numero de marés" que é importante.
Veja, no dia 16, com teóricas 6 marés, veja que a maré fica praticamente morta o dia todo. Não corre, não se mexe, isso tudo na teoria.
Eu, particularmente, não gosto deste tipo de maré.

As do dia 13 e 14 são praticamente iguais para iguais. o que distoa é o horário do reponto, que são as marcações. No dia 13 o reponto ocorre antes, às 23:20 do dia anterior, por isso 3 marcações. No dia 14, ocorre pouco após a meia noite, por isso, 4 marcações, mas a maré é semelhante.

Entre elas, eu escolheria a do dia 14, por conta da menor amplitude (mesmo sendo somente 10 cm). Aqui nos meus pesqueiros não gosto quanto estufa demais e invade o mangue. Eu ainda não tenho bons pesqueiros de maré estufada. Então, eu escolheria o dia 14.
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qua Jan 04, 2012 3:19 pm

Murilo Dantas escreveu:Renatão..
Não é só o "numero de marés" que é importante.
Veja, no dia 16, com teóricas 6 marés, veja que a maré fica praticamente morta o dia todo. Não corre, não se mexe, isso tudo na teoria.
Eu, particularmente, não gosto deste tipo de maré.

As do dia 13 e 14 são praticamente iguais para iguais. o que distoa é o horário do reponto, que são as marcações. No dia 13 o reponto ocorre antes, às 23:20 do dia anterior, por isso 3 marcações. No dia 14, ocorre pouco após a meia noite, por isso, 4 marcações, mas a maré é semelhante.

Entre elas, eu escolheria a do dia 14, por conta da menor amplitude (mesmo sendo somente 10 cm). Aqui nos meus pesqueiros não gosto quanto estufa demais e invade o mangue. Eu ainda não tenho bons pesqueiros de maré estufada. Então, eu escolheria o dia 14.
ISSO, ISSO,ISSO.

Durante um dia de pesca nos deparamos no máximo com 2 repontos perceptíveis, essas marcações com 4 ou até 6 repontos, o rio vira uma piscina, dificilmente voce nota a variação.

A minha preferência é a maré com uma corrida fraca porém bem marcada, como por exemplo o 3º ou 4º dia da minguante ou crescente, preferência quando o reponto de enchente fica entre 11:00 e 15:00.

Abraço.
Renato Brito
ANZOL DE OURO
Mensagens: 877
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 8:26 am
Cidade:

Mensagem por Renato Brito » Qua Jan 04, 2012 4:06 pm

Como e bom aprender com quem sabe !!!!

Muito obrigado Murilo e Marcio, esse tal de Robalo ta me deixando louco...

Abracao
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qua Jan 04, 2012 4:16 pm

No comeco e gostoso fazer todas essas avaliacoes de clima, mare, pressao etc. Com o tempo você percebe que o importante mesmo e ir pescar. Se pegar pegou.

Abraco. O dia que quiser dar uns pinchos, tamos ai...
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Qua Jan 04, 2012 4:29 pm

Marcio Zampronio escreveu:No comeco e gostoso fazer todas essas avaliacoes de clima, mare, pressao etc. Com o tempo você percebe que o importante mesmo e ir pescar. Se pegar pegou.

Abraco. O dia que quiser dar uns pinchos, tamos ai...
Exatamente...
na teoria, a prática é completamente diferente.. hahahahaha..
mas o legal do robalo é isso. Você começa a pescar bem antes da pescaria...
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Qua Jan 04, 2012 4:59 pm

Murilo Dantas escreveu:Renatão..
Não é só o "numero de marés" que é importante.
Veja, no dia 16, com teóricas 6 marés, veja que a maré fica praticamente morta o dia todo. Não corre, não se mexe, isso tudo na teoria.
Eu, particularmente, não gosto deste tipo de maré.

As do dia 13 e 14 são praticamente iguais para iguais. o que distoa é o horário do reponto, que são as marcações. No dia 13 o reponto ocorre antes, às 23:20 do dia anterior, por isso 3 marcações. No dia 14, ocorre pouco após a meia noite, por isso, 4 marcações, mas a maré é semelhante.

Entre elas, eu escolheria a do dia 14, por conta da menor amplitude (mesmo sendo somente 10 cm). Aqui nos meus pesqueiros não gosto quanto estufa demais e invade o mangue. Eu ainda não tenho bons pesqueiros de maré estufada. Então, eu escolheria o dia 14.
Meu ídolo!!!
/ct0
Avatar do usuário
Rogério Stick
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Ter Jun 20, 2006 1:50 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rogério Stick » Qui Jan 05, 2012 5:28 pm

Renato esse peixe é bem complicado, eu vou pescar todos os sabados com qualquer maré, mas se eu fosse escolher um unico dia para pincho (plug) eu iria no dia 14, mas das marés que voce postou vai ter bons resultados do dia 12 ao dia 15, no dia 16 e 17 chamamos de maré morta, é ruim pois a maré não corre e 95% dessas maré mortas os Robalos fecham a boca, mas tenho um colega que fez uma otima pescaria com essa maré morta, por isso que digo esse peixe é bem complicado rsrsrs.
Sabadão estarei por lá
Pesque e Solte, para pescarmos hoje, amanhã e sempre.

Rogério Stick
Sto André - SP
Avatar do usuário
Fábio Fregona
ANZOL DE OURO
Mensagens: 520
Registrado em: Qua Out 14, 2009 5:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fábio Fregona » Qui Jan 05, 2012 5:43 pm

Que maré maluca! eheheheh
Aqui no ES não acontece uma coisa dessas nunca...

Lua grande, nos maiores dias, é algo assim: 1,5 no máximo e 0,2 no mínimo.
Lua pequena, nos menores dias: 1,0 e 0,6...

Eu gosto de variação em torno de 0,6mm, mas, meu maior robalo pegou com maré correndo em variação de 1,3, parecia uma cachoeira, levantava lama de todo lado...

Abraçooo
Renato Brito
ANZOL DE OURO
Mensagens: 877
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 8:26 am
Cidade:

Mensagem por Renato Brito » Qui Jan 05, 2012 8:10 pm

Rogério Stick escreveu:Renato esse peixe é bem complicado, eu vou pescar todos os sabados com qualquer maré, mas se eu fosse escolher um unico dia para pincho (plug) eu iria no dia 14, mas das marés que voce postou vai ter bons resultados do dia 12 ao dia 15, no dia 16 e 17 chamamos de maré morta, é ruim pois a maré não corre e 95% dessas maré mortas os Robalos fecham a boca, mas tenho um colega que fez uma otima pescaria com essa maré morta, por isso que digo esse peixe é bem complicado rsrsrs.
Sabadão estarei por lá
Complicado e apelido ! rsrsrs

Valeu pela ajuda e agradeco novamente pelas dicas que voce nos deu na quarta feira, aproveito para pedir desculpas pela "rodada" atrapalhada no seu ponto, nosso eletrico quebrou e ficamos so com o popa para pescar.

Espero te encontrar novamente por la para aprender mais um pouco

Abracos parceiro
Avatar do usuário
Edgar Maugeri Chaubet
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Sex Nov 13, 2009 10:29 pm
Cidade:

Mensagem por Edgar Maugeri Chaubet » Sex Jan 06, 2012 6:42 pm

Fala ai Renato.
Pesquei por muitos anos o robalo, e fiz o inverso do que voce está fazendo agora. Parti para o tucunaré e black bass. Confesso que estou com saudades dos prateados.
O pessoal já falou bem sobre as marés que voce quer ir, mas quando se quer ir mesmo, nem se olha a tabela hahaha.
Eu particularmente, sempre gostei de marés de quarto minguante, depois de trez dias da troca da lua, com amplitudes de no maximo 1.20. Marés muito altas, oferecem maior quantidade de comida aos robalos, e ai os plugs e camarões artificiais sofrem maior concorrencia, e consequentemente o trabalho e principalmente o pincho, tem que ser perfeitos (o bicho é enjoado kkk). Procure observar se os picos de enchente e vazante, se darão em horário compatível com as da pesca (pelo menos duas vezes) pois de nada adiantaria chegar no local as 7 da manhã, e o reponto foi as 6 hs. Se for pescar em rio, procure ficar proximo a barra no final da vazante. Se for pescar em canal (Bertioga por exemplo), pesca-se o tempo todo, mas os repontos são os mais produtivos. As vezes fazemos a pescaria em 20/30 minutos,com muitas açoes. Espero ter ajudado. Boas pescarias.
Abç
Imagem
Avatar do usuário
Edgar Maugeri Chaubet
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Sex Nov 13, 2009 10:29 pm
Cidade:

Mensagem por Edgar Maugeri Chaubet » Sex Jan 06, 2012 7:23 pm

Lembrei de mais algo.
O tempo pode mudar, e com isso muda tambem a tábua da maré, além da pressão atmosférica que muda tambem. Porisso, a constância na pesca do robalo, leva a melhores performances. Costumávamos dizer que de 10, uma era boa pescaria.
Imagem
Renato Brito
ANZOL DE OURO
Mensagens: 877
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 8:26 am
Cidade:

Mensagem por Renato Brito » Sex Jan 06, 2012 8:34 pm

Edgar Maugeri escreveu:Lembrei de mais algo.
O tempo pode mudar, e com isso muda tambem a tábua da maré, além da pressão atmosférica que muda tambem. Porisso, a constância na pesca do robalo, leva a melhores performances. Costumávamos dizer que de 10, uma era boa pescaria.
Grande amigo Edgar !!!

Obrigado por mais estas dicas, valeu mesmo !!!

Ainda estamos engatinhando na pesca do Robalo, mas se 10 peixes e uma boa pescaria acho que estamos no caminho certo, nas ultimas pescarias tem saido mais que isso. Vamos marcar uma, meu barco ta no Casqueiro, dai aprendo na pratica, rsrsrs

Abracos parceiro !!!
Avatar do usuário
Rogério Stick
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Ter Jun 20, 2006 1:50 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rogério Stick » Sáb Jan 07, 2012 8:21 pm

Renato Brito escreveu:
Rogério Stick escreveu:Renato esse peixe é bem complicado, eu vou pescar todos os sabados com qualquer maré, mas se eu fosse escolher um unico dia para pincho (plug) eu iria no dia 14, mas das marés que voce postou vai ter bons resultados do dia 12 ao dia 15, no dia 16 e 17 chamamos de maré morta, é ruim pois a maré não corre e 95% dessas maré mortas os Robalos fecham a boca, mas tenho um colega que fez uma otima pescaria com essa maré morta, por isso que digo esse peixe é bem complicado rsrsrs.
Sabadão estarei por lá
Complicado e apelido ! rsrsrs

Valeu pela ajuda e agradeco novamente pelas dicas que voce nos deu na quarta feira, aproveito para pedir desculpas pela "rodada" atrapalhada no seu ponto, nosso eletrico quebrou e ficamos so com o popa para pescar.

Espero te encontrar novamente por la para aprender mais um pouco

Abracos parceiro
Renato voce não tem que pedir desculpas por nada, essas coisas acontece. Com certeza iremos nos encontrar muito por lá. Hoje tava dificil, mesmo assim pegamos muito tricks.
Abraços
Pesque e Solte, para pescarmos hoje, amanhã e sempre.

Rogério Stick
Sto André - SP
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Sáb Jan 07, 2012 11:33 pm

Renato pelo local que vai pescar deve notar algumas coisas:

-Maré para o porto de Santos é uma coisa, Paranaguá é outra coisa e por ai vai.

-Em média a maré muda de 6 em 6 horas, e a primeira coisa que tem que ver é este encaixe em seu dia de pescaria.

-Na região do porto marés com variação média de 0,6 a 0,8 metros são as mais indicadas.

- Veja que a média é o valor que fica entre maré baixa (Vazante) e maré alta (enchente).

- Precisa prestar atenção para pegar uma maré máx de 1,1 a 1,2 mts, conforme a lua esta maré corre mais ou corre menos e este fator é muito importante pare a ação do peixe.

- No mangue mais a dentro pode haver variação de tempo, em média 1/2 hora para mais.

- Maré que vc chamou de 6x são marés quebradas, e sua corrida é pouca, as vezes não dando boa ação no mangue, mas em pontos mais fundos é boa pra se jigar.

De resto se quiser aprender vai ter que decorar o nome de todas as arvores que margeiam a imigrantes. rsrsrsrsrsr

Agora é fazer um mix do que o pessoal te falou e mandar bala.

abç.
Imagem
Responder

Voltar para “- ROBALO -”