Insistencia X Inexperiência

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Insistencia X Inexperiência

Mensagem por Thiago Weiss » Ter Out 23, 2012 5:04 pm

Muitas vezes, fico pensando, que em determinadas pescarias, precisamos ser insistentes para obter resultado...
e muitas dessas vezes, o resultado nao vem...
aí fica a dúvida: isso é inexperiencia???
Por exemplo... já fiz pescarias de robalos, memoráveis... nao com iscas artificais, pq faz pouco tempo que comecei com esta pescaria...
antigamente pescava com iscas vivas... tudo bem...
mas, voltando ao assunto...
vejo, muitas pessoas, que se dizem: "Experts" em pescaria de robalo, sair dedão... e pessoas, com pouca experiencia, no mesmo local pegar belos exemplares...
daí, entra uma questão: será que as vezes, a experiencia atrapalha???
pq já vi locais de pesca, completamente "nulos" pra mim, sair peixes...
e locais completamente "perfeitos" nao sair um peixinho...
daí, a gente fica pensando: Po... eu entendo de pescaria, entao, eu sei que aquele ponto ali, é ótimo... e insisto...

e qndo vejo um local que "ngm bota fé" nem perco tempo...
e, uma pessoa inexperiente... como nao entende, vai lá e PAH... pega...
até que ponto, podemos nos considerar experientes???
e até que ponto, a insistencia vale a pena?
eh uma questao meio boba, mas, tem um certo valor...

Pesco numa praia meio que isolada em SC, e conheco bem os locais dos bocudos, entao, meus pinchos, sempre sao lah... e quase nunca saio dedão...
em contrapartida, locais sem nexo nem um pra dar um pincho, chega um "nó cego" e manda bala.. e tira um pevão de uns 02Kg...
isso ficou martelando a minha cabeça...

pq qndo o ponto, nao tá pra peixe... q q adianta insistir???
será que vale a pena, insistir em pontos que pra gente não sairia nada?
pensando nisso, fiz uma pescaria este fds, fui sozinho, e fui direto aos meus pontos de início... e nada... nada e mais nada...
mesmo, sem botar fé, mandei ver uns pinchos em locais "mortos" pra mim, e pra minha supresa, tive várias ações de peixes, pequenos... mas, peguei uns 08 tricks... e o que mais me chamou a atenção, é que era um local, sem pedras, e sem nem uma estrutura... vai entender???

muitas pessoas daqui, tbm ja passaram por isso???
ô raiva neh...
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Francisco Sacramento
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 138
Registrado em: Sex Dez 10, 2010 8:25 pm
Cidade:

Mensagem por Francisco Sacramento » Ter Out 23, 2012 9:23 pm

Thiago,

Algumas vezes me sinto exatamente como vc descreveu, fico doido vendo pessoas com toda a pinta q estão pescando pela primeira vez, apostando em locais ou formas de pescar que eu não faria, se darem bem.

Acho que a experiência nos ajuda a ser mais insistente em determinadas situações e em variar de técnica, local, isca, etc.. em outras, mas não acredito que não exista uma pidada de sorte nas pescarias.

Já fiz pescarias embarcado de rodada, pindocando a isca exatamente igual a do parceiro e o flexão bater na isca dele e não na minha... em algums momentos quero crer que não sou azarado e que foi apenas uma "diferença" no trabalho da isca que atraiu o bicho, em outros prefiro acreditar que foi sorte do parceiro..rs

Talvez essa seja uma das magias da pescaria, não ter certeza da ação e algumas vezes do que está na ponta da linha.

Valeu!
Abraços e boa pescaria!
Xico
Avatar do usuário
Guilherme Fogaça
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2590
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 4:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Guilherme Fogaça » Ter Out 23, 2012 10:42 pm

Não é o mesmo peixe, mas uma situação engraçada e parecida.

Pescando tucunaré com mais 2 amigos, fiquei pescando na popa, um camarada no meio e outro na proa pilotando elétrico, esse camarada no elétrico ia acertando todos os pontos da grota para ele arremessar, ou seja, nos pontos que íamos passando com estruturas e tals eu era o ultimo a arremessar naquele ponto, passamos essa grota inteira e o saldo foi 6 tucuna para o Guima e nenhum para os amigos, comecei a tirar sarro e os Fellasdapuita falaram que só ergueram o peixe para mim kkkkkkkkk certo ponto tem razão, mas eles estavam batendo somente na minha isca kkk e chegou hora de colocarem a mesma isca, mesma cor e eu pegar kkkkk

Nesse caso concluo, c***** minha kkkkkkkk

Abraço manooo.
Guima

Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Out 24, 2012 11:57 am

eu vou falar para vc o q eu acho...

claro q conta muito os fatores experiência.. etc..

mas uma coisa q rola muito, é em relação ao comportamento do peixe..

todo mundo q pesca robalo, sabe q se vc estiver num rio .. vc vai ver milhões e milhões de locais.. galhadas espetaculares....e nada.. ou pescar numa praia.. ver largamares sensacionais.. canais de rio qdo o mesmo deságua no mar... e nada...

acho q rola muito o aspecto migratório do peixe x outras variáveis como salinidade.. temperatura da água.. pressão.. e outras milhares de coisas q já ouvimos falar

se chove muito.. o peixe vai pra lugares com águas mais salobras.. águas mais limpas...

no inverno por exemplo.. como a incidência de chuvas é menor.. a água tende a ficar mais salgada.. o peixe sobe mais os rios..

no verão.. encontra-se peixes nas kbeceiras.. porém, praias com rios q desaguam no mar onde se tenham águas liimpas .. o peixe pode estar presente

de fato não dá pra entender.. o peixe tá presente em todos os locais.. o único lugar q eu pesquei robalos q nunca peguei nada foi em rios com água suja.. no mais já tive ação nesse sentido..

assim como devem existir robalos migratórios q mudam de pesqueiros (migram de baías pra rios.. ou de praias para rios q desaguam na praia) vc vê peixes como pevas grandes.. q são residentes... tanto nas partes mais altas dos rios onde vc observa q pela coloração .. vc vê q o peixe já se encontra lá a muito mais tempo.. pode ter vivido uma vida inteira ali..

assim como vc vai para praia.. pesca pevas bons ali na barra do saí com camarão vivo por exemplo e q sua coloração mais clara mostra q o peixe tbém foi residente do mar a vida inteira..

ou seja.. não sei quais são as regras.. ou quais são as lógicas.. ou do pq o peixe ataca .. ou do pq ele não ataca..

fato.. robalo ataca por fome.. ataca por instinto predador.. e ainda por cima.. dentro de sua janela de ataque..

robalos não atacam por proteção de prole.. e nunca reparei se é por territorialismo..

é difícil saber onde o peixe vai estar.. claro q existe o senso lógico.. a gente sabe q pescar robalos na praia num invernão é bem mais difícil do q se pescá-los nos rios ou dentro de baía.

enfim.. acho q vai prevalecer muito o teu senso de lógica.. as frequentes pescarias q fazem com q vc vá conhecer bem os pesqueiros... e claro... um fator importante.. as marés.. q podem deixar o peixe ativo.. lento.. e inativo..

vc vai ter q se arriscar.. e ver o comportamento do peixe.. pois isso.. com certeza vai mudar com estas variáveis:

marés x temperatura x salinidade x estruturas x clima
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Qua Out 24, 2012 1:56 pm

A verdade é que quando o peixe está comendo qualquer coisa pega....Já peguei robalo até zarando no dia em que eles estavam loucos.... ... quero ver quando ele está manhoso , seguindo até o barco e dando só uma "bicadinha" na isca se um pouco de experiência não faz diferença.... ...
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
HiroYuki
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb Jul 09, 2011 1:24 pm
Cidade:

Mensagem por HiroYuki » Qua Out 24, 2012 2:10 pm

pescaria de robalos é 50% tecnica(conhecer o lugar ) e 50%sorte!!
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Qua Out 24, 2012 4:32 pm

Leandro Tonicelli Penna escreveu:A verdade é que quando o peixe está comendo qualquer coisa pega... ...Já peguei robalo até zarando no dia em que eles estavam loucos.... ... quero ver quando ele está manhoso , seguindo até o barco e dando só uma "bicadinha" na isca se um pouco de experiência não faz diferença.... ...

claro... aí faz mta diferença... mas to dizendo nos outros casos...
qndo vc nem sequer sabe da presença deles...
aonde acha-los...
hehe
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Qua Out 24, 2012 4:37 pm

Carlos OGAsawara escreveu:eu vou falar para vc o q eu acho...

claro q conta muito os fatores experiência.. etc..

mas uma coisa q rola muito, é em relação ao comportamento do peixe..

todo mundo q pesca robalo, sabe q se vc estiver num rio .. vc vai ver milhões e milhões de locais.. galhadas espetaculares... ...e nada.. ou pescar numa praia.. ver largamares sensacionais.. canais de rio qdo o mesmo deságua no mar... e nada...

acho q rola muito o aspecto migratório do peixe x outras variáveis como salinidade.. temperatura da água.. pressão.. e outras milhares de coisas q já ouvimos falar

se chove muito.. o peixe vai pra lugares com águas mais salobras.. águas mais limpas...

no inverno por exemplo.. como a incidência de chuvas é menor.. a água tende a ficar mais salgada.. o peixe sobe mais os rios..

no verão.. encontra-se peixes nas kbeceiras.. porém, praias com rios q desaguam no mar onde se tenham águas liimpas .. o peixe pode estar presente

de fato não dá pra entender.. o peixe tá presente em todos os locais.. o único lugar q eu pesquei robalos q nunca peguei nada foi em rios com água suja.. no mais já tive ação nesse sentido..

assim como devem existir robalos migratórios q mudam de pesqueiros (migram de baías pra rios.. ou de praias para rios q desaguam na praia) vc vê peixes como pevas grandes.. q são residentes... tanto nas partes mais altas dos rios onde vc observa q pela coloração .. vc vê q o peixe já se encontra lá a muito mais tempo.. pode ter vivido uma vida inteira ali..

assim como vc vai para praia.. pesca pevas bons ali na barra do saí com camarão vivo por exemplo e q sua coloração mais clara mostra q o peixe tbém foi residente do mar a vida inteira..

ou seja.. não sei quais são as regras.. ou quais são as lógicas.. ou do pq o peixe ataca .. ou do pq ele não ataca..

fato.. robalo ataca por fome.. ataca por instinto predador.. e ainda por cima.. dentro de sua janela de ataque..

robalos não atacam por proteção de prole.. e nunca reparei se é por territorialismo..

é difícil saber onde o peixe vai estar.. claro q existe o senso lógico.. a gente sabe q pescar robalos na praia num invernão é bem mais difícil do q se pescá-los nos rios ou dentro de baía.

enfim.. acho q vai prevalecer muito o teu senso de lógica.. as frequentes pescarias q fazem com q vc vá conhecer bem os pesqueiros... e claro... um fator importante.. as marés.. q podem deixar o peixe ativo.. lento.. e inativo..

vc vai ter q se arriscar.. e ver o comportamento do peixe.. pois isso.. com certeza vai mudar com estas variáveis:

marés x temperatura x salinidade x estruturas x clima

É... justamente isso...
e mesmo, com dias favoráveis por marés, luas, pressao, ainda encontramos dias em que o peixe nao entra de forma alguma...
o peixinho neh... hehehe
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Ivan Kenji M. Leite
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 331
Registrado em: Ter Jun 26, 2012 8:38 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan Kenji M. Leite » Qua Out 24, 2012 8:00 pm

lá no canal do Mirante das Gamboas não é diferente.
90% dos casos voce sempre vai pegar com camarão vivo pelo menos algum robalo de 2kg

agora na artificial comecei ha pouco tempo, mas ja obtive várias observações. teve somente duas ocasiões que eu vi que eles estavam doidos mesmo.. foi ai que as minhas bora 12 fizeram a festa heheh.. jogava no meio da correnteza das bombas.. passando por elas, etc.. e pegava... mas tem dias que é difícil, nesses dias o que eu consigo melhor resultado foi com as iscas ironhead da marinesports, pelo jeito a vibration dela irrita bem. Peguei vários robalos no visual com elas, onde tentava com boras 12, 10 e outras, a isca passava pelo robalo, ele evitava, virava a cara, saia, rsrsrs.. raramente atacava..
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qua Out 24, 2012 9:49 pm

Cara eu acho que você, ou alguém que esteja junto tem que,no minimo, manjar de maré...pontos de enchente/vazante...pode ser que um cara que nao manje nada esteja la na hora/lugar e com a isca certa? pode...

Não tem regras pra pescar robalo, o comportamento do bicho muda muito..tem dia que nao aparecem, tem dia que só seguem as iscas, tem dia que atacam e cima e vc tem que passar o camarão...tem de tudo!! O mais importante realmente é insistir...e conversar bastante com o pessoal local, os pontos e iscas variam bastante.

Quando vc achar que sabe bastante de robalo, vai se deparar com uma situação que nunca viu...bicho dificil!!!! Mas quando estoura do stick é uma sensação indescritível!!
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Qua Out 24, 2012 10:30 pm

Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Cara eu acho que você, ou alguém que esteja junto tem que,no minimo, manjar de maré...pontos de enchente/vazante...pode ser que um cara que nao manje nada esteja la na hora/lugar e com a isca certa? pode...

Não tem regras pra pescar robalo, o comportamento do bicho muda muito..tem dia que nao aparecem, tem dia que só seguem as iscas, tem dia que atacam e cima e vc tem que passar o camarão...tem de tudo!! O mais importante realmente é insistir...e conversar bastante com o pessoal local, os pontos e iscas variam bastante.

Quando vc achar que sabe bastante de robalo, vai se deparar com uma situação que nunca viu...bicho dificil!!!! Mas quando estoura do stick é uma sensação indescritível!!
E a porrada na Bonnie e na Bent Minnow esse fds? PQP! Do latim , anus fechadus!
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qua Out 24, 2012 10:57 pm

Leandro Tonicelli Penna escreveu:
Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Cara eu acho que você, ou alguém que esteja junto tem que,no minimo, manjar de maré...pontos de enchente/vazante...pode ser que um cara que nao manje nada esteja la na hora/lugar e com a isca certa? pode...

Não tem regras pra pescar robalo, o comportamento do bicho muda muito..tem dia que nao aparecem, tem dia que só seguem as iscas, tem dia que atacam e cima e vc tem que passar o camarão...tem de tudo!! O mais importante realmente é insistir...e conversar bastante com o pessoal local, os pontos e iscas variam bastante.

Quando vc achar que sabe bastante de robalo, vai se deparar com uma situação que nunca viu...bicho dificil!!!! Mas quando estoura do stick é uma sensação indescritível!!
E a porrada na Bonnie e na Bent Minnow esse fds? PQP! Do latim , anus fechadus!
kkkkkkkk o coração vai parar na boca!!!
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Out 25, 2012 12:37 pm

Falou com muita sabedoria.

Parabéns !!!!
Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Cara eu acho que você, ou alguém que esteja junto tem que,no minimo, manjar de maré...pontos de enchente/vazante...pode ser que um cara que nao manje nada esteja la na hora/lugar e com a isca certa? pode...

Não tem regras pra pescar robalo, o comportamento do bicho muda muito..tem dia que nao aparecem, tem dia que só seguem as iscas, tem dia que atacam e cima e vc tem que passar o camarão...tem de tudo!! O mais importante realmente é insistir...e conversar bastante com o pessoal local, os pontos e iscas variam bastante.

Quando vc achar que sabe bastante de robalo, vai se deparar com uma situação que nunca viu...bicho dificil!!!! Mas quando estoura do stick é uma sensação indescritível!!
Avatar do usuário
Evaldo Fernandes de Souza
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1018
Registrado em: Qui Mai 19, 2011 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Evaldo Fernandes de Souza » Sex Out 26, 2012 12:26 pm

E quando o cara para na praia e joga um anzol com camarão morto pescando papa terra e corvina e fisga um flexão de 6kg? Quem explica???
A gente tá sempre aprandendo sobre comportamento do Robalo.... ....
O homem nunca pode deixar de sonhar. O sonho alimenta nossa alma como a água sacia
nossa sede!
Avatar do usuário
Alexandre Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua Dez 12, 2007 9:06 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre Gonçalves » Sex Out 26, 2012 2:26 pm

Evaldo Fernandes de Souza escreveu:E quando o cara para na praia e joga um anzol com camarão morto pescando papa terra e corvina e fisga um flexão de 6kg? Quem explica???
A gente tá sempre aprandendo sobre comportamento do Robalo.... ....


Complementando tb...
Tempos atráz(2 anos ) estava um pescador com camarão morto,vara de "trocentos" metros e molinete paoli na boca da barra,resultado:Flecha de exatos 22 kilos,sinceramente, foi o maior robalo pescado de vara que ví na minha vida!

Ahh,existem uns colegas meus que,acreditem,pescam robalos usando um pedaço de bexiga vermelha amarrada no anzol e ou pedaço de papel de bolacha tipo tostines cortado em tiras(aquele do lado que fica espelhado),o pior é que funciona :lol:

Te falo viu,é difícil mas qdo o bicho tá c muita fome....:roll:

Abraços 8)
100% só na superfície!! xD
Imagem
Avatar do usuário
Paulo Vargas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 259
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 4:50 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Vargas » Sex Out 26, 2012 2:34 pm

Olha aí thiago.... ....
acho que, com todos os pescadores de robalo acontece isso aí que vc fala, comigo não é diferente.... ... robalo de costão aqui em SC de Nov/Abril, e o que mais boto fé é nas luas de quarto(principalmente minguante) e mar de Nordeste....agora, muito importante e ver e conhecer o habitat e cada mocó como a palma da mão, tipo:o lugar pode ser excelente mas se o alimento não estiver presente já fica dificil(não impossível de pegar)

No mais, não existe via de regra p/ nenhuma pescaria.... ... estaremos aprendendo e até nos perguntado: Insistência ou Inexperiência?
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Sex Out 26, 2012 5:19 pm

Thiago,

A coisa vai muuuuuuito além.
Experiência (Não confundir com habilidade) é o profundo conhecimento de uma determinada área de pesca e comportamente do peixe naquele local, são anos de tentativa, erros, acertos e observação, portanto quem domina esse conhecimento tem mais (50x mais) chance de capturas e boas capturas, do que uma pessoa que pode ser um excelente pescador e não conhece o local.

Um bom pescador só se forma com horas e horas de água e dedicação, fora isso é pescador de internet ou pinchador de piscina.

Saber pescar é uma coisa, saber onde, que dia, que hora e qual ponto pescar é outra.

Eu pesco Robalos na mesma região há muito tempo e ainda estou muito, mais muito longe de ser experiente, a cada conversa que tenho com os feras que tem por aqui mais eu vejo que não sei nada.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sáb Out 27, 2012 8:38 am

Marcio Zampronio escreveu:Thiago,

A coisa vai muuuuuuito além.
Experiência (Não confundir com habilidade) é o profundo conhecimento de uma determinada área de pesca e comportamente do peixe naquele local, são anos de tentativa, erros, acertos e observação, portanto quem domina esse conhecimento tem mais (50x mais) chance de capturas e boas capturas, do que uma pessoa que pode ser um excelente pescador e não conhece o local.

Um bom pescador só se forma com horas e horas de água e dedicação, fora isso é pescador de internet ou pinchador de piscina.

Saber pescar é uma coisa, saber onde, que dia, que hora e qual ponto pescar é outra.

Eu pesco Robalos na mesma região há muito tempo e ainda estou muito, mais muito longe de ser experiente, a cada conversa que tenho com os feras que tem por aqui mais eu vejo que não sei nada.
é isso aí marcião... eh nesse ponto que eu queria chegar... hehehe...
tipw... na verdade, nao existe regra, e nao existe o certo e errado...
apenas uma coisa: tah pescando??? vai pega...
tah em casa, assistindo tv? nao vai pega nada...
nada que uma pescaria após a outra pra aprender...
e isso que vc falou, eh um fator fundamental: observação... sem isso... só na sorte mesmo...
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sáb Out 27, 2012 8:39 am

Paulo Vargas escreveu:Olha aí thiago.... ....
acho que, com todos os pescadores de robalo acontece isso aí que vc fala, comigo não é diferente.... ... robalo de costão aqui em SC de Nov/Abril, e o que mais boto fé é nas luas de quarto(principalmente minguante) e mar de Nordeste... ...agora, muito importante e ver e conhecer o habitat e cada mocó como a palma da mão, tipo:o lugar pode ser excelente mas se o alimento não estiver presente já fica dificil(não impossível de pegar)

No mais, não existe via de regra p/ nenhuma pescaria.... ... estaremos aprendendo e até nos perguntado: Insistência ou Inexperiência?

é isso mesmo... hehe...
ei, em que praias vc pesca?!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sáb Out 27, 2012 8:41 am

Alexandre Gonçalves escreveu:
Evaldo Fernandes de Souza escreveu:E quando o cara para na praia e joga um anzol com camarão morto pescando papa terra e corvina e fisga um flexão de 6kg? Quem explica???
A gente tá sempre aprandendo sobre comportamento do Robalo.... ....


Complementando tb...
Tempos atráz(2 anos ) estava um pescador com camarão morto,vara de "trocentos" metros e molinete paoli na boca da barra,resultado:Flecha de exatos 22 kilos,sinceramente, foi o maior robalo pescado de vara que ví na minha vida!

Ahh,existem uns colegas meus que,acreditem,pescam robalos usando um pedaço de bexiga vermelha amarrada no anzol e ou pedaço de papel de bolacha tipo tostines cortado em tiras(aquele do lado que fica espelhado),o pior é que funciona :lol:

Te falo viu,é difícil mas qdo o bicho tá c muita fome....:roll:

Abraços 8)

KKKKKKKKKK...
pior que...
já ví neguinho pegar robalos, trairas, e saicangas, com iscas feitas com recorte de latinha de refrigerante...
o cara, fez tipo um spinner... hehe e pegou... e com, com Marias, innas e sticks, voltei dedão!
kkkkk
faze o que neh?
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sáb Out 27, 2012 8:44 am

Evaldo Fernandes de Souza escreveu:E quando o cara para na praia e joga um anzol com camarão morto pescando papa terra e corvina e fisga um flexão de 6kg? Quem explica???
A gente tá sempre aprandendo sobre comportamento do Robalo.... ....

gehehe...
com camarão morto, ha uns 05 anos atras, peguei um robalo de 3,8kg, e tava pescando pampo e betaras...
os cara que tavam com camarao vivo, e equip. surf casting e talz, ficaram de cara...
eu, com uma carreta perfil baixo, varinha de 6´ , e aquelas pernadas na linha mesmo, sem aqueles arranque fudidão pra praia...
kkkk
certeza que eles ficaram pensando a mesma coisa que eu penso hj... kkk
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
David Vaz de Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por David Vaz de Almeida » Dom Dez 09, 2012 12:13 pm

Oi Tiago, quem disse que robalo só pega isca viva, este mito foi criado por nos mesmos.

A insistência ou paciência faz parte da pescaria, é comum ouvir pescador de isca artificial falar que não tem mais paciência de ficar esperando o peixe pegar em uma isca morta mas fica insistindo em um mesmo lugar com várias iscas e não pega nada.

O Robalo costuma ficar quase sempre no mesmo lugar ou seja gerações de robalo param em um certo ponto do rio na vazante ou quando está enchendo sempre no mesmo lugar.

A questão é quando este lugar falha onde é que ele foi parar.... provavelmente no lugar onde você não arriscaria jogar uma isca ou em um lugar que não é muito batido.

Não sei se isto já aconteceu com vocês, mas eu fiz pescarias de muitos robalos em um dia de condições favoráveis em um ponto, e em outro dia com as mesmas condições no mesmo ponto não ter a mesma produção.

Falando uma vez com um caiçara ele me falou o seguinte:
O robalo encardumado e outro peixe qualquer fica nadando e caçando o tempo todo, se você encontrar quando eles estão de bucho cheio eles vão só cheirar a isca mas se você pegar eles famintos e não devolve-los para água ou seja coloca-los no viveiro provavelmente você vai tirar até o ultimo .

Isto aconteceu comigo mais ou menos igual em uma pescaria de porquinho. pegamos o primeiro e meu colega falou vamos amarrar ele e soltar na água para o cardume não dispersar ai pegamos vários.

Eu acho que robalo é que nem mulher a gente faz tudo certo para agradar e recebe aquele olhar e uma pequena frase " Ha é isto "

Você compra aquela isca que está bombando nas discussões de pescaria
quando vai testa-la parece que você ouve o robalo falar a mesma coisa.

Ai sim começa a insistência que vai gerar a experiencia ou seja não é a isca, e sim, como... quando.... e onde... apresenta-la para o robalo.

Insistindo nos vamos conseguir descobrir Como.... quando... e onde ai sim teremos adquirido a experiencia .

Boa Sorte!!!!
Avatar do usuário
Ilson Couto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2050
Registrado em: Qua Set 24, 2008 9:15 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ilson Couto » Seg Dez 10, 2012 10:46 am

Fala ai meu amigo.

Cara, Robalo pra mim é igual a Mulher, difícil de entender e muito mais de se pegar.... ...


Cara pesco pelo menos 4 vezes na semana, sendo duas durante a semana e duas nos finais de semana, e observo bastante o comportamento do peixe nos locais que sempre vou.... ... super importante ter a leitura do local, estruturas, drops, pedras, cascalhos, enfim....e bom saber isso para ter existo em um briga com o peixe.... ...


Durante a semana o meu acompanhamento esta sempre na PRESSÃO, (a Maré e Lua pra mim, pouco me interessa, pois de qualquer forma vou pescar)...hehehhe.... ..., quando se tem claro os locais pré definidos para o sucesso da pescaria....mas a pressão é de extrema importância, pois pra mim ai esta o sucesso da pescaria.... ....sempre que ela se manter estável, com pouco ou quase nada de variação, o peixe com certeza vai pegar, fiz algumas anotações durante 1 ano no site do Gilson (www.naclinho.com) com as principais observações (iscas/pressão/maré, enfim), e pude perceber que o fator principal foi a Pressão, em 95% das pescarias realizadas naquele ano, e sempre com sucesso quando a mesama estava estavel durante a semana que antecedeu as pescarias.

Claro que um pouco de experiência e muito importante para você observar os diversos fatores que podem te ajudar a ter êxito em suas empreitadas, porém acompanhar os principais fatores que podem lhe ajudar é de grande valia, pois e nesses dias que vc pode com certeza ter o grande sucesso e tirar o seu tão sonhado troféu do mangue!!!

Junte todas as opiniões que todos os amigos acima colocar e comece a aplicar em suas pescarias e utilize esta ferramenta do site do GILSON que vai te ajudar muito há daqui pra frente, ter muito sucesso em suas pescarias.



Boa sorte ao amigo!!!!

Um abraço.
Ilson Couto
www.msseguros.com
SNOOKZILLA Fishing Team - Joinville/SC
Imagem
Responder

Voltar para “- ROBALO -”