Que ano é esse motor ? Vale a pena ainda ?

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Bruno de Pieri
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 163
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 3:34 am
Cidade:

Que ano é esse motor ? Vale a pena ainda ?

Mensagem por Bruno de Pieri » Ter Jun 27, 2017 10:22 am

Bom dia pessoal, após muito tempo volto com mais uma dúvida, como sempre o fórum salvando os iniciantes ...
estava conversando com meu amigo e ele disse que na chácara tinha um motor do seu tio, que ele usava bastante mas que estava sem usar há algum tempo, que se eu tivesse interesse ele poderia ver com ele se queria vender, dito e feito, ele falou q vende, mas me pediu 2000 e disse pra eu levar na revisão que se precisasse de trocar alguma coisa ele trocaria por conta dele pq da última vez que usou havia feito revisão geral nele, mas de qualquer forma coloquei ele no carro aqui e vou levar pra fazer uma revisão nele na segunda feira pra ver o mecanico fala dele, já que se precisar de reparo será por conta dele...

ele me disse q é ano 1997, mas não sei onde posso confirmar essa informação, já que não tem nota fiscal, será que vale a pena ou estou correndo grande risco de comprar gato por lebre ? Eu animei pelo fato do valor e tb pelo fato de ele pagar a revisão pra mim...

Vou bater algumas fotos pra vcs terem uma ideia melhor do motorzinho...

o problema agora são vários...

1 - eu irei navegar em represas ou rio represado, no caso seria rio grande, miguelopolis, represa do Miranda, esses locais aqui da região, será q ele vai dar conta do recado ? Eu estava de olho em um 15hp mas como o dinheiro est curto, tudo na faixa de 4000 a 5000 pra mim nesse momento não teria como...
eu moro a 50km do rio grande, então queria algo pra me divertir sem gastar muito, mas não quero dor de acabei-a tb...

2 - eu navego com as canoas que tem para alugar nos ranchos, normalmente são canoas de alumínio de 5 a 6 m, não tenho muita opção pq não tenho a minha, então ele será colocado nessas canoas

3 - quando navego vou no máximo com mais 2 pessoas, ou seja, eu e mais duas, somos todos na faixa de 85kg, normalmente somos em 2, quanto aos apetrechos, só levamos uma mochila pequena com umas 10 iscas, o tanque de gasolina, uma peça de carne, um saco de carvão, e no máximo água, como moro próximo ao rio grande, sempre faço bate e volta, pelo menos 1 vez ao mês...

4 - agora após relatar para qual finalidade será o motor, o valor que irei pagar, e as condições que ele está oq vcs podem me orientar, será q vou ter mais alegria ou tristeza com esse bichinho ? Será que dará conta do recado pra que eu quero ? Sera que terei problemas com Manutencao por ser um motor mais velho e de marca desconhecida (não yamaha e mercury) ?Arrisco ou desisto do motor e acabo alugando sempre que eu for no rio nós próprios ranchos (problema é o valor que deixo a cada ida no rio - 200 reais)

por gentileza podem ser curto e grosso, direto ao ponto, Agradeço a todos por qualquer contribuição...

Levei ontem no mecânico...
Pessoal vamos ao que o mecânico me informou, ontem levei ele lá pra dar uma olhada, porém não tive tempo de postar mais cedo...

Quanto ao ano ele não soube me dizer, mas disse que por ser CDI ele não é antes de 90, pediu para eu dar uma olhada na internet que talvez encontraria com o número de série...

pronto, procurei em todo quanto é canto e não consegui nenhuma informação, único local que encontrei algo foi em um site americano, porem lá através do número de série me informa que é ano 86, agora vem a dúvida, existe a possibilidade do motor ter sido fabricado em um determinado ano como registrado na plaquinha e ter chegado aqui no nosso país dez anos depois ?

essa é minha primeira dúvida.

minha outra dúvida é se alguém que tenha conhecimento pode verificar pra mim com certeza o ano dele ? Vou deixar abaixo a foto da placa de identificacao dele...

quanto ao motor o mecânico disse que é um motor antiguinho, é que é raridade, como nosso amigo acima disse, me falou que apesar de usadinho, por dentro ele está muito conservado, porém sujo, disse que realmente foram trocados o filtro, as velas são novas que eu poderei ficar tranquilo quanto ao motor, que igual ao nosso outro amigo disse, é um yamaha dos modelos mais econômicos que já saiu, como não entendo, não sei a realidade...

vou postar as fotos que tirei pra darem uma olhada melhor...

outra dúvida é quanto a reposicao de peças, o rapaz me disse que hj tem algumas da marine e tb yamaha que são idênticas a desse motor que eu posso ficar tranquilo quanto a reposicao caso veja dar problema...

agora vamos as duvidas, será que é fácil mesmo encontrar peças desse motorzinho ?

vale a pena o investimento pelo fato de estar em dia com a Manutensao ?

quanto vale um motor desse nessas condições ? Será q está fora o preço ou vale a pena ?

quanto a questão de navegação, eu moro do lado do rio grande, mais precisamente em miguelopolis, aqui eu navego rio abaixo cerca de 40 minutos com motor 15hp até o ponto de pesca, com esse motor quanto tempo será que eu levaria considerando as mesmas condições do 15hp ?

outra dúvida é a questão da mistura, no 15hp quando navegava a mistura óleo + combustível era 40:1, nesse o mecânico disse que é 100:1, será q ele se enganou ou é assim mesmo, tem diferença de mistura um pra o outro ?

quanto a questão de compra e venda, não tem nota fiscal mais, porem ele fará um recibo pra mim informando a questão da venda, nesse recibo deve constar quais informações ? O ano e a plaquinha são inprecindiveis ? Este recibo tem valor pra questão de fiscalização ? Com ele em mãos posso ficar tranquilo ou é necessário a nota fiscal ?

o motor é necessário registrar na marinha ou somente o conjunto que faz registro ?

enfim, são várias dúvidas, se puderem me ajudar com elas eu agradeço é muito, e todos que aqui estão estão convidados a hospedagem caso queiram conhecer a regio aqui...

Por gentileza sejam críticos para que eu possa entender se será uma diversão ou uma grande dor de cabeça essa aquisição...



































































pessoal por gentileza pq vcs acham visualmente e a respeito da compra ?

Para o 15hp vou sentir uma diferença grande, semelhante ao sair do 15 e ir para um 25hp ?



muito obrigado a todos pelo auxílio
Bruno de Pieri
brunodepieri@ymail.com
Avatar do usuário
Bruno de Pieri
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 163
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 3:34 am
Cidade:

Re: Que ano é esse motor ? Vale a pena ainda ?

Mensagem por Bruno de Pieri » Ter Jun 27, 2017 10:24 am

Imagem
Bruno de Pieri
brunodepieri@ymail.com
Avatar do usuário
Bruno de Pieri
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 163
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 3:34 am
Cidade:

Re: Que ano é esse motor ? Vale a pena ainda ?

Mensagem por Bruno de Pieri » Ter Jun 27, 2017 10:36 am

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Bruno de Pieri
brunodepieri@ymail.com
Avatar do usuário
Bruno de Pieri
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 163
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 3:34 am
Cidade:

Re: Que ano é esse motor ? Vale a pena ainda ?

Mensagem por Bruno de Pieri » Ter Jun 27, 2017 10:37 am

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Bruno de Pieri
brunodepieri@ymail.com
Avatar do usuário
Bruno de Pieri
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 163
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 3:34 am
Cidade:

Re: Que ano é esse motor ? Vale a pena ainda ?

Mensagem por Bruno de Pieri » Ter Jun 27, 2017 10:38 am

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Bruno de Pieri
brunodepieri@ymail.com
Avatar do usuário
José de A. Carvalho Neto
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mai 31, 2012 12:19 am
Apelido: Neto
Cidade: Sao Jose do Rio Preto
Estado: SP

Re: Que ano é esse motor ? Vale a pena ainda ?

Mensagem por José de A. Carvalho Neto » Ter Mar 05, 2019 11:55 am

O motor parece em ótima forma (estado de conservacao).

Mariner sempre falam que é a mesma mecânica do Mercury. Então acredito que deve achar peça.

Eu acho que para pescar em 2 em canoa de 6 m é pouco o motor. Se pegar vento muito difícil sair. Fica perigoso.

Pescar sozinho eu não aconselho p ninguém.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”