Tanque Gasolina Azul

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Ter Jun 07, 2016 9:20 pm

Olá pessoal. Tenho um Yamaha 60 e por usar pouco tenho tido problemas. O barco fica muito tempo parado e a gasolina do carburadores acaba entupido.
O barco pega e em lenta fica normal, mas não passa de 3000rpm, daí tem que mandar limpar os carburadores.
Alguém tem um esquema para adicionar um pequeno tanque com gasolina azul?
Um amigo informou que na hora de guardar fecha a gasolina normal e usa a gasolina azul e isso evita a goma formada com nossa gasolina com álcool.
Ta certo isso?
Grande abraço
Sérgio Catto
Barra Bonita SP
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jun 07, 2016 9:56 pm

Sergio

Quando tinha um motor carburado, para evitar este tipo de problema, ao se aproximar para tirar o barco da água, eu desencaixava o engate rápido da mangueira de gasolina e deixava o motor funcionar até acabar a gasolina que estava dentro dos condutores e da cuba do carburador.
Só então tirava o barco da água. Este procedimento evitava a formação de qualquer depósito que interferisse no funcionamento do motor.

Ao mudar para motor com injeção, não enfrentei mais este tipo de problema.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Jun 08, 2016 10:01 am

Sergio com este procedimento dito pelo Nelson, em 30 anos nunca tive problema.

Só de uma verificada de na quantidade de óleo que esta usando (óleo a mais atrapalha também)e proceda a soltura da mangueira no tanque e não no motor pois
assim você deixa a mangueira limpa também.

Procure verificar também se a mangueira não esta ficando muito rígida, neste caso é bom trocar.
Imagem
Avatar do usuário
Renato Barreto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2047
Registrado em: Seg Jun 09, 2008 6:02 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Renato Barreto » Qua Jun 08, 2016 9:26 pm

Eu ia dar umas dicas, mas depois que ví essa camisa do curintias vou deixar quieto...rsrs...mas vou falar só uma:- É só chamar nóis sempre pra pescar que não dá esse problema de falta de uso. hehehehehe...Falando em pescaria, as suas 2 Bravas 90 cor 32 estão aqui bem guardadas. Abraço!!!!
Imagem
"Lembre-se, conhecimento é e sempre será a chave para pescarias bem sucedidas" - Buck Perry.
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Qui Jun 09, 2016 6:19 am

NELSON MACIEL escreveu:Sergio

Quando tinha um motor carburado, para evitar este tipo de problema, ao se aproximar para tirar o barco da água, eu desencaixava o engate rápido da mangueira de gasolina e deixava o motor funcionar até acabar a gasolina que estava dentro dos condutores e da cuba do carburador.
Só então tirava o barco da água. Este procedimento evitava a formação de qualquer depósito que interferisse no funcionamento do motor.

Ao mudar para motor com injeção, não enfrentei mais este tipo de problema.
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Qui Jun 09, 2016 6:20 am

Angelo Roberto escreveu:Sergio com este procedimento dito pelo Nelson, em 30 anos nunca tive problema.

Só de uma verificada de na quantidade de óleo que esta usando (óleo a mais atrapalha também)e proceda a soltura da mangueira no tanque e não no motor pois
assim você deixa a mangueira limpa também.

Procure verificar também se a mangueira não esta ficando muito rígida, neste caso é bom trocar.

Então, meu motor tem lubrificação de óleo 2T direta, não faço mistura na gasolina.
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Qui Jun 09, 2016 6:22 am

Renato Barreto escreveu:Eu ia dar umas dicas, mas depois que ví essa camisa do curintias vou deixar quieto...rsrs...mas vou falar só uma:- É só chamar nóis sempre pra pescar que não dá esse problema de falta de uso. hehehehehe...Falando em pescaria, as suas 2 Bravas 90 cor 32 estão aqui bem guardadas. Abraço!!!!

Fala Renato, tudo bem? Essa é a Camisa..rs..
O Paulinho Japonês me deu a dica de colocar um tanquinho com gasolina azul, mas não estou encontrando tanque de 5 a 8 litros.
O menor que encontrei foi de 11 litros, com a perinha e engate rápido (Martinelli). Você esgota o seu?
Imagem
Avatar do usuário
Renato Barreto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2047
Registrado em: Seg Jun 09, 2008 6:02 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Renato Barreto » Qui Jun 09, 2016 4:10 pm

Sergio Adolfo Catto escreveu:
Renato Barreto escreveu:Eu ia dar umas dicas, mas depois que ví essa camisa do curintias vou deixar quieto...rsrs...mas vou falar só uma:- É só chamar nóis sempre pra pescar que não dá esse problema de falta de uso. hehehehehe...Falando em pescaria, as suas 2 Bravas 90 cor 32 estão aqui bem guardadas. Abraço!!!!

Fala Renato, tudo bem? Essa é a Camisa..rs..
O Paulinho Japonês me deu a dica de colocar um tanquinho com gasolina azul, mas não estou encontrando tanque de 5 a 8 litros.
O menor que encontrei foi de 11 litros, com a perinha e engate rápido (Martinelli). Você esgota o seu?
Sérgio, eu esgoto sim depois das pescarias... o meu motor (Mercury 40 2T - 3 Cil.) é com 3 carburadores, depois de esgotar funcionando, chegando em casa eu desaperto os parafusos que serve de dreno, que fica nos carburadores, e tem essa função de esgotar o restinho que fica...aí sempre escorre mais um pouquinho de gasolina quando afrouxa esses parafusos.
E é essencial funcionar o motor pelo menos a cada 15 dias , se não está indo pescar, funciona com orelhão (telefone) ou dentro de um bombona com mangueira de água ligada. Com esses procedimentos, acho que não terá mais problema.
Imagem
"Lembre-se, conhecimento é e sempre será a chave para pescarias bem sucedidas" - Buck Perry.
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Sex Jun 10, 2016 8:20 pm

NELSON MACIEL escreveu:Sergio

Quando tinha um motor carburado, para evitar este tipo de problema, ao se aproximar para tirar o barco da água, eu desencaixava o engate rápido da mangueira de gasolina e deixava o motor funcionar até acabar a gasolina que estava dentro dos condutores e da cuba do carburador.
Só então tirava o barco da água. Este procedimento evitava a formação de qualquer depósito que interferisse no funcionamento do motor.

Ao mudar para motor com injeção, não enfrentei mais este tipo de problema.
o

Nelson, seu motor era de quantos carburadores?
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jun 10, 2016 11:24 pm

Sergio Adolfo Catto escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Sergio

Quando tinha um motor carburado, para evitar este tipo de problema, ao se aproximar para tirar o barco da água, eu desencaixava o engate rápido da mangueira de gasolina e deixava o motor funcionar até acabar a gasolina que estava dentro dos condutores e da cuba do carburador.
Só então tirava o barco da água. Este procedimento evitava a formação de qualquer depósito que interferisse no funcionamento do motor.

Ao mudar para motor com injeção, não enfrentei mais este tipo de problema.
o

Nelson, seu motor era de quantos carburadores?

Sergio,
Tive um de Tohatsu 2 e um Yamahade 3 carburadores ..
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Ter Jun 14, 2016 9:16 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Sergio Adolfo Catto escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Sergio

Quando tinha um motor carburado, para evitar este tipo de problema, ao se aproximar para tirar o barco da água, eu desencaixava o engate rápido da mangueira de gasolina e deixava o motor funcionar até acabar a gasolina que estava dentro dos condutores e da cuba do carburador.
Só então tirava o barco da água. Este procedimento evitava a formação de qualquer depósito que interferisse no funcionamento do motor.

Ao mudar para motor com injeção, não enfrentei mais este tipo de problema.
o

Nelson, seu motor era de quantos carburadores?

Sergio,
Tive um de Tohatsu 2 e um Yamahade 3 carburadores ..
Obrigado Nelson, falei hoje com um mecânico de uma autorizada Yamaha e ele me recomendou isso também, além de tirar toda a gasolina do tanque e colocar uma nova e evitar de remontar. Ainda não sei como tirar a gasolina, visto que o tanque do Marfim CLX é embutido na proa, mas darei um jeito. Vou colocar gasolina nova e navegar um pouco. Semana que vem farei o teste novamente /ct0 /ctf .

Obrigado pelas dicas.
Imagem
Avatar do usuário
João Reis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1511
Registrado em: Qui Abr 21, 2005 6:54 am
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por João Reis » Qui Jun 16, 2016 6:20 am

Sergio Adolfo Catto escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Sergio Adolfo Catto escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Sergio

Quando tinha um motor carburado, para evitar este tipo de problema, ao se aproximar para tirar o barco da água, eu desencaixava o engate rápido da mangueira de gasolina e deixava o motor funcionar até acabar a gasolina que estava dentro dos condutores e da cuba do carburador.
Só então tirava o barco da água. Este procedimento evitava a formação de qualquer depósito que interferisse no funcionamento do motor.

Ao mudar para motor com injeção, não enfrentei mais este tipo de problema.
o

Nelson, seu motor era de quantos carburadores?

Sergio,
Tive um de Tohatsu 2 e um Yamahade 3 carburadores ..
Obrigado Nelson, falei hoje com um mecânico de uma autorizada Yamaha e ele me recomendou isso também, além de tirar toda a gasolina do tanque e colocar uma nova e evitar de remontar. Ainda não sei como tirar a gasolina, visto que o tanque do Marfim CLX é embutido na proa, mas darei um jeito. Vou colocar gasolina nova e navegar um pouco. Semana que vem farei o teste novamente /ct0 /ctf .

Obrigado pelas dicas.


Aspirante, tirar gasolina de tanque embutido é um parto, mas outro dia estava apanhando pra secar o tanque de meu MG 195 e então um amigo me deu a dica de comprar uma mangueira grande, levá-la do tanque até passar pelo dreno da popa do barco, depois é só levantar a frente do barco e sugar o combustível. Fiz o procedimento e funciona muito bem.
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Qui Jun 16, 2016 9:19 pm

Obrigado Veterano, a ideia parece muito boa.
Abraço
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Ter Jul 19, 2016 8:40 pm

Um amigo mecânico deu a dica de usar uma mangueira fina e consegui retirar praticamente toda gasolina.
Comprei um tanque de 11 litros e coloquei gasolina Podium (tirei o álcool).
Vou testar.
Abc
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Sáb Jul 23, 2016 5:26 pm

Problema resolvido.
Com a Gasolina Podium e sem álcool para a partida e gasolina nova no tanque, pegou na segunda partida.
Obrigado a todos pelas dicas.
Boas pescarias.
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Chadu
CALOURO
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Set 30, 2012 10:21 am
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Marcos Chadu » Qua Ago 17, 2016 9:05 am

Outra opção para retirar a gasolina do tanque é usar uma bomba + mangueira de transferência de combustível, tem manuais e elétricas.

Mesmo com um motor com injeção (115 Mercury, 4T) às vezes tenho tido problemas com gasolina. Tenho deixado PODIUM no tanque quando não está em uso por longo tempo.
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: Tanque Gasolina Azul

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Sex Ago 26, 2016 9:26 pm

Tenho usado Podium, mas agora voltarei na comum. No tanquinho pequeno tenho colocado Podim sem álcool.
Abraço
Imagem
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”