Capacidade de tração reboque do carro.

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Leonardo Renno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
Cidade:

Capacidade de tração reboque do carro.

Mensagem por Leonardo Renno » Qua Abr 02, 2014 9:28 pm

Olá amigos do fórum!!! :D
Estive curiosamente olhando o manual do meu carro, palio weekend Adventure, e la estava:
Capacidade de tração reboque: Com freio 1200kg
Sem freio 400kg

E me veio a dúvida, como calcular este valor de tração, peso do barco, motor, carreta, baterias, tanque, carreta, etc... e rolando sobre rodas....

Estava procurando porque estou querendo reforçar o meu engate, ou até mesmo mandar fabricar um mais reforçado que o atual.
Estou reforçando tudo, porque percebo que a carreta está as vezes balançando bem a traseira do carro, mesmo deixando equilibrado ou com pouco peso na bola do engate.
A carreta que estou usando está com roda de liga aro 15 e pneu 195, não sei se pode influenciar usando esta medida.

Meu conjunto hoje é o seguinte:
Carreta FreeHoby (paes engates) Mod FH5 para lancha: 250kg
Barco Levefort Sabre Flydeck ...220kg
Motor Yamaha 60 hp 2 t.... ... ......106kg
Eletrico de pedal.... .....imagino uns.... ... ...... ......12kg
Baterias, eletrica, caixa de direção, etc.... ......30kg
Gasolina.... ... ...... ... ...

TOTAL: ... ... ......[/b]668KG


Sei que o certo seria um carro com chassis, e traçado, acabariam meus problemas, mas por enquanto vou ter que tentar melhorar o que está acontecendo.
Agora pergunto, algum amigo já percebeu isso acontecer???? Conseguiu de alguma forma resolver estes Balanços que a carreta faz no carro??
Este problema só faz com este barco mais pesado, inclusive já troquei de carreta pra ver se resolvia, mas nada!!!
Com o barco mais leve fica bom, sem problemas!!!
Abraço!!!!
Avatar do usuário
Leonardo Renno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Renno » Qua Abr 02, 2014 10:28 pm

Falei a pouco com meu primo, ele tem um bigfish 5014 com um mercury 60 hp, ele me falou que na Pajero tr4 estes balanços não ocorrem, mas quando rebocava na Fiat Idea Adventure dele era a mesma coisa!!! Com pisos irregulares a carreta balançava a traseira do carro, comprometendo até sua estabilidade..
Avatar do usuário
Marcos Paulo Menin Ribas
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 189
Registrado em: Seg Jan 08, 2007 2:57 pm
Cidade:
Contato:

Re: Capacidade de tração reboque do carro.

Mensagem por Marcos Paulo Menin Ribas » Qui Abr 03, 2014 9:17 am

"E me veio a dúvida, como calcular este valor de tração, peso do barco, motor, carreta, baterias, tanque, carreta, etc... e rolando sobre rodas...."

A CMT - Capacidade Máxima de Tração descrita no manual dos veículo refere-se ao peso máximo do reboque e não propriamente a tração em sí. Este índice já leva em considerações as leis da física (inércia)



"Estou reforçando tudo, porque percebo que a carreta está as vezes balançando bem a traseira do carro, mesmo deixando equilibrado ou com pouco peso na bola do engate."

Este é o erro mais comum cometido pelos clientes. Deixar o reboque com pouco peso dianteiro ou equilibrado, faz o conjunto perder estabilidade e balançar após os 70km/h


Via de regra, o peso frontal do reboque deve ser no mínimo 4% do peso total do conjunto. No seu caso é cerca de 27 kg.
Marcos da Fortcar

Imagem
Avatar do usuário
Cassio Ferreira Nunes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 944
Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
Cidade:

Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Qui Abr 03, 2014 9:54 am

o que voce tem que fazer e balancear o peso do reboque para que não fique muito traseiro ou muito pesdado na frente

a minha carreta quando ficava traseira a carreta ficava rebolando destabilizando o carro

o que faço e o seguinte

coloco um pouco mais de peso a frente e ela fica lisinha, peso este que eu consiga levantar so e sem muito esforço.


um abraço
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Avatar do usuário
Leonardo Renno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Renno » Qui Abr 03, 2014 3:07 pm

Marcos, primeiramente obrigado pela atenção e ajuda, confio plenamente no que você fala, uma vez que sei da qualidade dos produtos desenvolvidos e fabricado por você.
Vou fazer exatamente o que você falou, chegar o barco cerca de 8 a 10 cm para frente já me darão os 27 kg de peso sobre a bola do engate.
Muito obrigado pela ajuda, forte abraço e boas pescarias!!! :D :D
Avatar do usuário
Leonardo Renno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Renno » Qui Abr 03, 2014 3:09 pm

Cassio, obrigado por reforçar a dica do peso na munheca do engate, vou ajustar o barco e ver se resolvo o problema, mais uma vez obrigado, forte abraço!!!!
Avatar do usuário
Leonardo Renno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Renno » Sex Abr 04, 2014 5:49 pm

Olá amigos, hoje a tarde estava mais tranquilo e fiz as mudanças, cheguei o barco para frente coisa de 10 cm, já me deram uns 25 kg sobre a bola do engate.
Aproveitei para testar na cidade e estrada, e melhorou 90% o que estava acontecendo. Aqueles balanços pra cima e pra baixo praticamente desapareceram!!!!
Foi de grande Valia a ajuda dos amigos, portanto gostaria de agradecer a cada um pela ajuda no tópico!!! Muito obrigado!!!

Abraço a todos!!!! :D :D
Avatar do usuário
Mário Cardin
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 102
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 3:39 pm
Cidade:

Mensagem por Mário Cardin » Qui Abr 24, 2014 11:41 am

Meu depoimento: O que o Marcos falou foi o que resolveu o problema que passei no passado.
E por incrivel que possa parecer, conheço fabricantes de carretas que insistem em dizer que o equipamento precisa estar "equilibrado", ou seja, praticamente sem peso na frente.... ... engano.

O meu conjunto pesa uma tonelada. E fica ótimo com uns 35/40 quilos no engate.
"Atar e Pescar com mosca é muito divertido"

http://marioflycardin.blogspot.com.br/

Mário
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”