motor eletrico, bateria e registro... pequenas duvidas..

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Bruno Pedrosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Dez 26, 2013 1:22 am
Cidade:

motor eletrico, bateria e registro... pequenas duvidas..

Mensagem por Bruno Pedrosa » Seg Mar 31, 2014 8:25 pm

ola a todos, dei uma lida rápida no fórum e encontrei respostas pra varias perguntas minhas... entretanto algumas passaram batidas....


1. estou adquirindo um motor elétrico phanton 54lbs marinisado, eh um bom motor? fiquei na duvida se comprava 44 ou 54, mas como não tenho barco ainda preferi comprar o de 54 pois não tenho noção de qual vou comprar nem tamanho e a diferença de preço era muito pequena etc.... eh mais a longo prazo. fiz a escolha certa?

2. tenho duvidas quanto a amperagem da bateria. Pensei em uma estacionarias fredom ou moura, a principio de 150ah, entretanto me deparei com o peso de pouco mais de 40 kgs e desanimei, pensei em uma de 105ah que pesa a metade, sera que aguenta? no momento vou utilizar o motor em 2 barcos alugados numa barragem próximo de onde moro, um tem 5,5m e o outro 3,5m, utilizarei ele como remo elétrico (rsss), duas pessoas remando seria no máximo 40 minutos pra ir e voltar dos pontos onde pesco, qual a amperagem seria mais adequada para o meu uso?

3. para usar motor elétrico preciso ter a carteira de barco? ou algum tipo de registro?

4. poderiam fazer sugestões de carregadores com links? achei alguns no mercado livre por volta de 70 reais 12v 5ah, entretanto o vendedor diz que só carrega ate 80 ah, isso faz sentido? obrigado ( segundo topico que li n)

obrigado
A persistência costuma render bons peixes...
Avatar do usuário
Fernando CB de Sousa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Ago 18, 2009 8:29 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando CB de Sousa » Seg Mar 31, 2014 9:17 pm

1 - Eu o considero bom motor, tenho um 44Lb em um conjunto barco e motor que deve ter seus 400 e poucos Kg e toca bem. Quanto a escolha certa, é tarde pra perguntar e se tivesse perguntado teria respostas diversas....kkkk
Mas eu acho que fez sim.

2 - Eu tenho no barco uma Freedom DF2000 que deve ter seus 4/5 anos. Mes passado usei ela 3 dias, mas não da forma que você pretende usar...
Motor elétrico é mais usado para ir batendo os diversos pontos de pesca.
Se vc usar ele ligado no máximo vai gastar mais rápido a carga.
Mas 40 minutos no remo não se vai muito longe, então acho que vai te atender sim.

3 - Fiquei na duvida agora, eu acho que não, mas jaja alguem te confirma isso.

4 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... esliga-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sligar-_JM

Só não comprei um desses ainda pois arrumei um antigo que tinha aqui e esta me servindo, bem provável comprar mais um jajá.
Já ouvi muita gente falando bem desses carregadores...

Muito importante observar a voltagem do carregador que você for comprar. O que tenho é 110, mas em algumas pousadas que vou é 220.
Por isso vou comprar mais um. Esses ai que passei é bi volt.

Outro detalhe que li por ai, mas não sei afirmar a veracidade, porem sigo assim...

Li que cargas rápidas estragam as baterias mais rápidos, cargas rápidas seriam aquelas que mandam mais amperagem em menos tempo.
O ideal seria carregar sempre na carga lenta....
Li também que uma carga pra ser lenta e não estragar a bateria tem que ser uma amperagem de no máximo 10% da amperagem da bateria...

Minha escolha seria esse segundo carregador que carrega a 6 amperes por hora. Que na teoria carrega uma bateria de 115 Ah em menos de 20 horas.

Agora quanto a marca de bateria você vai ouvir de tudo...
Como disse, tenho uma Freedom que tem uns 5 anos. Tenho tambem uma Moura 75Ah na camionete a 3 anos que esta começando a pesar a partida.
Tenho ainda algumas baterias da marca POTENZA são mais baratas e algumas ja bateram 3 anos de uso, em caminhões, tratores, carros etc...

Acho eu que uma bateria comum de 100ah pra vc serviria, alem de ser mais barata que as estacionarias....

Mas se falei algo errado alguém jaja corrige.

Abraço e boas pesvarias.
"NÃO É A POLÍTICA QUE FAZ O CANDIDATO VIRAR LADRÃO.
É O SEU VOTO QUE FAZ O LADRÃO VIRAR POLÍTICO"
Avatar do usuário
Bruno Pedrosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Dez 26, 2013 1:22 am
Cidade:

Mensagem por Bruno Pedrosa » Seg Mar 31, 2014 10:47 pm

4 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... esliga-_JM

quanto a este produto, posso confiar que ele nao vai jogar uma amperagem superior a 5 amperes na bateria? segundo um dos topicos que li, mais do que isso vai fritar a bateria
A persistência costuma render bons peixes...
Avatar do usuário
Fernando CB de Sousa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Ago 18, 2009 8:29 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando CB de Sousa » Seg Mar 31, 2014 11:22 pm

Esse ai manda 10 ah por hr.

O do segundo link manda 6. Acho que esse é bom.

O que uso atualmente tem como regular a amperagem desejada, sempre carrego entre 4 e 5,5 ah hora...
"NÃO É A POLÍTICA QUE FAZ O CANDIDATO VIRAR LADRÃO.
É O SEU VOTO QUE FAZ O LADRÃO VIRAR POLÍTICO"
Avatar do usuário
João Cecilio
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:51 pm
Cidade:

Mensagem por João Cecilio » Sex Abr 04, 2014 8:51 pm

Caro Bruno,
Meu motor é um Phantom 54lb, marinizado. Eu o uso junto com uma bateria EMG de 125A para fluxo contínuo, própria para esse uso.
Tenho o conjunto há 3 anos usando uma vez por semana, no mar, sem problemas. Esse conjunto é usado num barco que faz pesca de robalos.
Endereço da bateria:Avenida das Ameixeiras, 832, Diadema - SP, 09940-400
(11) 4071-9480
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”