A famosa gasolina com álcool

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João Cecilio
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A famosa gasolina com álcool

Mensagem por João Cecilio » Sáb Nov 30, 2013 11:50 am

Quando comprei meu 1º motor de popa, Mercury 25 sea pro, fiquei preocupado com as informações honestas do manual informando que ele era fabricado pela Tohatsu do Japão e que não era aconselhado o uso com gasolina com álcool.

Tomei sempre os maiores cuidados com o carburador, esgotando inclusive pelo parafuso da base e sempre borrifando um WD-40 nesse orifício.

Depois de algum tempo, conversando com o Márcio, da Maresias, fui informado que ele abria para refazer muitos desses motores!!! ( é fato que ele revende Yamaha!!!!!).

Agora comprei um Etec-30 e fiquei mais preocupado ainda ao ler, no manual, que o máximo de alcool permitido é de 10%!!!!!
Significa que se ocorrerem problemas com os bicos de injeção NÃO TEREI GARANTIA?????

Como é que nosso governo, que se mete em tudo na vida do cidadão, permite a importação de produtos sem que estes estejam ajustados às condições brasileiras??

Não seria o caso de entidades ligadas a qualquer ramo náutico enviar aos órgãos competentes o pedido desses ajustes?

Há muitas pessoas, em diversas áreas profissionais da pesca e turismo, também "vítimas" desse processo. Não somos apenas nós amadores que nos estrepamos!
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Tiago Beltrão
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Mensagem por Tiago Beltrão » Dom Dez 01, 2013 9:42 am

Existe a recomendação do máximo de álcool permitido por o manual é uma simples tradução do manual americano.

Se eles vendem o motor no Brasil, são obrigados a honrar a garantia aqui. É fato que eles SEMPRE alegam que os problemas são causados pela má-qualidade do combustível, mas na justiça essa alegação não se sustenta.
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Rodrigo Yamaki
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Mensagem por Rodrigo Yamaki » Seg Dez 02, 2013 10:11 pm

Saiu da frigideira pro fogo!!
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Marcos Paulo Menin Ribas
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Mensagem por Marcos Paulo Menin Ribas » Ter Dez 03, 2013 3:31 pm

Existe uma técnica simples e fácil de retirar o álcool da gasolina.

Utilizando um recipiente transparente ou translúcido, coloque a
quantidade de gasolina deseja. Ex. 20 litros.
Adicione + 5 litros de água. (isto mesmo, água)

Agite o recipiente e aguarde +/- 12 horas.

Resultado: Ficará visível no recipiente a divisão entre gasolina e o álcool c/ água.

Explicação: O álcool se liga a água, separando-se da gasolina.

A gasolina por ter menor densidade que o álcool e a água, ficará na parte
superior do recipiente.

Feito isso é só retirar a parte boa (gasolina)

Se instalar uma torneira na parte inferior do recipiente, fica bem fácil de esgotar a água c/ o álcool.

abs.
Marcos
Marcos da Fortcar

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Rodrigo Yamaki
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Mensagem por Rodrigo Yamaki » Qui Dez 05, 2013 10:54 am

Marcos Paulo Menin Ribas escreveu:Existe uma técnica simples e fácil de retirar o álcool da gasolina.

Utilizando um recipiente transparente ou translúcido, coloque a
quantidade de gasolina deseja. Ex. 20 litros.
Adicione + 5 litros de água. (isto mesmo, água)

Agite o recipiente e aguarde +/- 12 horas.

Resultado: Ficará visível no recipiente a divisão entre gasolina e o álcool c/ água.

Explicação: O álcool se liga a água, separando-se da gasolina.

A gasolina por ter menor densidade que o álcool e a água, ficará na parte
superior do recipiente.

Feito isso é só retirar a parte boa (gasolina)

Se instalar uma torneira na parte inferior do recipiente, fica bem fácil de esgotar a água c/ o álcool.

abs.
Marcos
Eu não faria isso. A não ser que o fabricante recomende, ou ateste que não haverá problema, coisa que duvido.

A gasolina pura pode gerar pré ignição, fazendo o motor bater pino.
O Etanol serve como retardador , antes se era adicionado o Chumbo tetra etila.
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Almery de Almeida
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Mensagem por Almery de Almeida » Sex Dez 06, 2013 11:20 am

Saudações.Fui pra guaratuba nesta terça feira e depois de atravessar a baía o motor pifou ( etec 25 hp).Voltei rebocado e um mecanico que faz manutenção pra marina abriu o sistema de injeção e a bomba de gasolina estava oxidada por fora e apos um teste na bateria ele disse que estava travada e talvez queimada.Na volta deixei o barco e motor em União da Vitoria num mecanico de confiança e hoje ele me ligou dizendo que conseguiu destravar a bomba.Vou indo hoje ate la pra testar no rio.Resumindo tudo indica que a agua contida no alcool misturado a gasolina causa esses problemas.Menos mal que talvez eu ecomize uns mil reais.rs rs.
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Rodrigo Yamaki
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Mensagem por Rodrigo Yamaki » Sex Dez 06, 2013 11:33 am

Saudações.Fui pra guaratuba nesta terça feira e depois de atravessar a baía o motor pifou ( etec 25 hp).Voltei rebocado e um mecanico que faz manutenção pra marina abriu o sistema de injeção e a bomba de gasolina estava oxidada por fora e apos um teste na bateria ele disse que estava travada e talvez queimada.Na volta deixei o barco e motor em União da Vitoria num mecanico de confiança e hoje ele me ligou dizendo que conseguiu destravar a bomba.Vou indo hoje ate la pra testar no rio.Resumindo tudo indica que a agua contida no alcool misturado a gasolina causa esses problemas.Menos mal que talvez eu ecomize uns mil reais.rs rs.
Tomara que não fique muito caro Almery.

Contudo , troque de posto , pois o mesmo está lhe vendendo um péssimo combustível; lembrando que o álcool adicionada à gasolina é ANIDRO. Se tem água na gasolina é porque foi batizada!!!
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NELSON MACIEL
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Re: A famosa gasolina com álcool

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Dez 06, 2013 9:31 pm

João Cecilio escreveu:Quando comprei meu 1º motor de popa, Mercury 25 sea pro, fiquei preocupado com as informações honestas do manual informando que ele era fabricado pela Tohatsu do Japão e que não era aconselhado o uso com gasolina com álcool.

Tomei sempre os maiores cuidados com o carburador, esgotando inclusive pelo parafuso da base e sempre borrifando um WD-40 nesse orifício.

Depois de algum tempo, conversando com o Márcio, da Maresias, fui informado que ele abria para refazer muitos desses motores!!! ( é fato que ele revende Yamaha!!!!!).

Agora comprei um Etec-30 e fiquei mais preocupado ainda ao ler, no manual, que o máximo de alcool permitido é de 10%!!!!!
Significa que se ocorrerem problemas com os bicos de injeção NÃO TEREI GARANTIA?????

Como é que nosso governo, que se mete em tudo na vida do cidadão, permite a importação de produtos sem que estes estejam ajustados às condições brasileiras??

Não seria o caso de entidades ligadas a qualquer ramo náutico enviar aos órgãos competentes o pedido desses ajustes?

Há muitas pessoas, em diversas áreas profissionais da pesca e turismo, também "vítimas" desse processo. Não somos apenas nós amadores que nos estrepamos!
João

Meu Etec 30 está com 2 anos e 4 meses, uso somente gasolina comum da Petrobras ou Ypiranga. Nunca tive problema algum e se acaso tiver, sei que terei garantia porque é um motor importado legalmente e a empresa está adequada às normas do Brasil

Não há porque você se alarmar ... Fique tranquilo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
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João Cecilio
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Mensagem por João Cecilio » Sáb Dez 07, 2013 7:54 pm

Caro Marcos Paulo

Se retirarmos o alcool da gasolina o motor quebra no primeiro uso.
O Brasil utiliza o álcool como anti detonante (aumento da octanagem) no lugar p.e. do chumbo tetraetila

As gasolinas comum e a aditivada têm a octanagem de 87 octanas, número dentro da especificação do fabricante.
O problema é a corrosão do álcool.

Estou utilizando um "condicionador" para gasolina chamado "Teccon" (aliás o fabricante, no manual, sugere o uso de um), que "minimizaria" os efeitos do álcool e umidade, além de um filtro separador de impurezas e umidade.

Enfim, postei o tópico para o caso de algum colega pescador possuir conhecimento de alguma pessoa influente que possa forçar, via revistas, jornais etc... as conhecidas Mercury, Evinrude e Yamaha a ajustar seus produtos para os mercados para os quais exporta.

Um abraço a todos.
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