A famosa gasolina com álcool
- João Cecilio
- CALOURO
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- Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:51 pm
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A famosa gasolina com álcool
Quando comprei meu 1º motor de popa, Mercury 25 sea pro, fiquei preocupado com as informações honestas do manual informando que ele era fabricado pela Tohatsu do Japão e que não era aconselhado o uso com gasolina com álcool.
Tomei sempre os maiores cuidados com o carburador, esgotando inclusive pelo parafuso da base e sempre borrifando um WD-40 nesse orifício.
Depois de algum tempo, conversando com o Márcio, da Maresias, fui informado que ele abria para refazer muitos desses motores!!! ( é fato que ele revende Yamaha!!!!!).
Agora comprei um Etec-30 e fiquei mais preocupado ainda ao ler, no manual, que o máximo de alcool permitido é de 10%!!!!!
Significa que se ocorrerem problemas com os bicos de injeção NÃO TEREI GARANTIA?????
Como é que nosso governo, que se mete em tudo na vida do cidadão, permite a importação de produtos sem que estes estejam ajustados às condições brasileiras??
Não seria o caso de entidades ligadas a qualquer ramo náutico enviar aos órgãos competentes o pedido desses ajustes?
Há muitas pessoas, em diversas áreas profissionais da pesca e turismo, também "vítimas" desse processo. Não somos apenas nós amadores que nos estrepamos!
Tomei sempre os maiores cuidados com o carburador, esgotando inclusive pelo parafuso da base e sempre borrifando um WD-40 nesse orifício.
Depois de algum tempo, conversando com o Márcio, da Maresias, fui informado que ele abria para refazer muitos desses motores!!! ( é fato que ele revende Yamaha!!!!!).
Agora comprei um Etec-30 e fiquei mais preocupado ainda ao ler, no manual, que o máximo de alcool permitido é de 10%!!!!!
Significa que se ocorrerem problemas com os bicos de injeção NÃO TEREI GARANTIA?????
Como é que nosso governo, que se mete em tudo na vida do cidadão, permite a importação de produtos sem que estes estejam ajustados às condições brasileiras??
Não seria o caso de entidades ligadas a qualquer ramo náutico enviar aos órgãos competentes o pedido desses ajustes?
Há muitas pessoas, em diversas áreas profissionais da pesca e turismo, também "vítimas" desse processo. Não somos apenas nós amadores que nos estrepamos!
- Tiago Beltrão
- CALOURO
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- Registrado em: Ter Mai 15, 2012 2:01 pm
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Existe a recomendação do máximo de álcool permitido por o manual é uma simples tradução do manual americano.
Se eles vendem o motor no Brasil, são obrigados a honrar a garantia aqui. É fato que eles SEMPRE alegam que os problemas são causados pela má-qualidade do combustível, mas na justiça essa alegação não se sustenta.
Se eles vendem o motor no Brasil, são obrigados a honrar a garantia aqui. É fato que eles SEMPRE alegam que os problemas são causados pela má-qualidade do combustível, mas na justiça essa alegação não se sustenta.
- Rodrigo Yamaki
- ANZOL DE OURO
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- Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:56 pm
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- Marcos Paulo Menin Ribas
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Seg Jan 08, 2007 2:57 pm
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Existe uma técnica simples e fácil de retirar o álcool da gasolina.
Utilizando um recipiente transparente ou translúcido, coloque a
quantidade de gasolina deseja. Ex. 20 litros.
Adicione + 5 litros de água. (isto mesmo, água)
Agite o recipiente e aguarde +/- 12 horas.
Resultado: Ficará visível no recipiente a divisão entre gasolina e o álcool c/ água.
Explicação: O álcool se liga a água, separando-se da gasolina.
A gasolina por ter menor densidade que o álcool e a água, ficará na parte
superior do recipiente.
Feito isso é só retirar a parte boa (gasolina)
Se instalar uma torneira na parte inferior do recipiente, fica bem fácil de esgotar a água c/ o álcool.
abs.
Marcos
Utilizando um recipiente transparente ou translúcido, coloque a
quantidade de gasolina deseja. Ex. 20 litros.
Adicione + 5 litros de água. (isto mesmo, água)
Agite o recipiente e aguarde +/- 12 horas.
Resultado: Ficará visível no recipiente a divisão entre gasolina e o álcool c/ água.
Explicação: O álcool se liga a água, separando-se da gasolina.
A gasolina por ter menor densidade que o álcool e a água, ficará na parte
superior do recipiente.
Feito isso é só retirar a parte boa (gasolina)
Se instalar uma torneira na parte inferior do recipiente, fica bem fácil de esgotar a água c/ o álcool.
abs.
Marcos
Marcos da Fortcar
- Rodrigo Yamaki
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 692
- Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:56 pm
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Eu não faria isso. A não ser que o fabricante recomende, ou ateste que não haverá problema, coisa que duvido.Marcos Paulo Menin Ribas escreveu:Existe uma técnica simples e fácil de retirar o álcool da gasolina.
Utilizando um recipiente transparente ou translúcido, coloque a
quantidade de gasolina deseja. Ex. 20 litros.
Adicione + 5 litros de água. (isto mesmo, água)
Agite o recipiente e aguarde +/- 12 horas.
Resultado: Ficará visível no recipiente a divisão entre gasolina e o álcool c/ água.
Explicação: O álcool se liga a água, separando-se da gasolina.
A gasolina por ter menor densidade que o álcool e a água, ficará na parte
superior do recipiente.
Feito isso é só retirar a parte boa (gasolina)
Se instalar uma torneira na parte inferior do recipiente, fica bem fácil de esgotar a água c/ o álcool.
abs.
Marcos
A gasolina pura pode gerar pré ignição, fazendo o motor bater pino.
O Etanol serve como retardador , antes se era adicionado o Chumbo tetra etila.
- Almery de Almeida
- ANZOL DE OURO
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- Registrado em: Sáb Set 12, 2009 9:04 pm
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gasolina
Saudações.Fui pra guaratuba nesta terça feira e depois de atravessar a baía o motor pifou ( etec 25 hp).Voltei rebocado e um mecanico que faz manutenção pra marina abriu o sistema de injeção e a bomba de gasolina estava oxidada por fora e apos um teste na bateria ele disse que estava travada e talvez queimada.Na volta deixei o barco e motor em União da Vitoria num mecanico de confiança e hoje ele me ligou dizendo que conseguiu destravar a bomba.Vou indo hoje ate la pra testar no rio.Resumindo tudo indica que a agua contida no alcool misturado a gasolina causa esses problemas.Menos mal que talvez eu ecomize uns mil reais.rs rs.
- Rodrigo Yamaki
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 692
- Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:56 pm
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Tomara que não fique muito caro Almery.Saudações.Fui pra guaratuba nesta terça feira e depois de atravessar a baía o motor pifou ( etec 25 hp).Voltei rebocado e um mecanico que faz manutenção pra marina abriu o sistema de injeção e a bomba de gasolina estava oxidada por fora e apos um teste na bateria ele disse que estava travada e talvez queimada.Na volta deixei o barco e motor em União da Vitoria num mecanico de confiança e hoje ele me ligou dizendo que conseguiu destravar a bomba.Vou indo hoje ate la pra testar no rio.Resumindo tudo indica que a agua contida no alcool misturado a gasolina causa esses problemas.Menos mal que talvez eu ecomize uns mil reais.rs rs.
Contudo , troque de posto , pois o mesmo está lhe vendendo um péssimo combustível; lembrando que o álcool adicionada à gasolina é ANIDRO. Se tem água na gasolina é porque foi batizada!!!
- NELSON MACIEL
- GARATÉIA DE VIBRANIUM
- Mensagens: 47726
- Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
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Re: A famosa gasolina com álcool
JoãoJoão Cecilio escreveu:Quando comprei meu 1º motor de popa, Mercury 25 sea pro, fiquei preocupado com as informações honestas do manual informando que ele era fabricado pela Tohatsu do Japão e que não era aconselhado o uso com gasolina com álcool.
Tomei sempre os maiores cuidados com o carburador, esgotando inclusive pelo parafuso da base e sempre borrifando um WD-40 nesse orifício.
Depois de algum tempo, conversando com o Márcio, da Maresias, fui informado que ele abria para refazer muitos desses motores!!! ( é fato que ele revende Yamaha!!!!!).
Agora comprei um Etec-30 e fiquei mais preocupado ainda ao ler, no manual, que o máximo de alcool permitido é de 10%!!!!!
Significa que se ocorrerem problemas com os bicos de injeção NÃO TEREI GARANTIA?????
Como é que nosso governo, que se mete em tudo na vida do cidadão, permite a importação de produtos sem que estes estejam ajustados às condições brasileiras??
Não seria o caso de entidades ligadas a qualquer ramo náutico enviar aos órgãos competentes o pedido desses ajustes?
Há muitas pessoas, em diversas áreas profissionais da pesca e turismo, também "vítimas" desse processo. Não somos apenas nós amadores que nos estrepamos!
Meu Etec 30 está com 2 anos e 4 meses, uso somente gasolina comum da Petrobras ou Ypiranga. Nunca tive problema algum e se acaso tiver, sei que terei garantia porque é um motor importado legalmente e a empresa está adequada às normas do Brasil
Não há porque você se alarmar ... Fique tranquilo ...
Nelson Maciel
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
- João Cecilio
- CALOURO
- Mensagens: 48
- Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:51 pm
- Cidade:
Caro Marcos Paulo
Se retirarmos o alcool da gasolina o motor quebra no primeiro uso.
O Brasil utiliza o álcool como anti detonante (aumento da octanagem) no lugar p.e. do chumbo tetraetila
As gasolinas comum e a aditivada têm a octanagem de 87 octanas, número dentro da especificação do fabricante.
O problema é a corrosão do álcool.
Estou utilizando um "condicionador" para gasolina chamado "Teccon" (aliás o fabricante, no manual, sugere o uso de um), que "minimizaria" os efeitos do álcool e umidade, além de um filtro separador de impurezas e umidade.
Enfim, postei o tópico para o caso de algum colega pescador possuir conhecimento de alguma pessoa influente que possa forçar, via revistas, jornais etc... as conhecidas Mercury, Evinrude e Yamaha a ajustar seus produtos para os mercados para os quais exporta.
Um abraço a todos.
Se retirarmos o alcool da gasolina o motor quebra no primeiro uso.
O Brasil utiliza o álcool como anti detonante (aumento da octanagem) no lugar p.e. do chumbo tetraetila
As gasolinas comum e a aditivada têm a octanagem de 87 octanas, número dentro da especificação do fabricante.
O problema é a corrosão do álcool.
Estou utilizando um "condicionador" para gasolina chamado "Teccon" (aliás o fabricante, no manual, sugere o uso de um), que "minimizaria" os efeitos do álcool e umidade, além de um filtro separador de impurezas e umidade.
Enfim, postei o tópico para o caso de algum colega pescador possuir conhecimento de alguma pessoa influente que possa forçar, via revistas, jornais etc... as conhecidas Mercury, Evinrude e Yamaha a ajustar seus produtos para os mercados para os quais exporta.
Um abraço a todos.