Reboques para barco - como medir o peso?

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Enéias Lima
CALOURO
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Mar 07, 2010 4:22 pm
Cidade:

Reboques para barco - como medir o peso?

Mensagem por Enéias Lima » Sex Jun 21, 2013 11:56 pm

Olá pessoal,
Gostaria de saber como faço para medir o peso total do conjunto que estou rebocando.
O peso efetivo é o mesmo que o motor traciona, visto que o carreta está sobre rodas? Há alguma diferença nestes valores?
Há algum lugar onde se faça esta medida, ou converso com o pessoal de alguma balança rodoviária para passar com o carro e ver esta medida?

Desde já agradeço!
Eneias da Silva Lima
Curitiba - PR
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Sáb Jun 22, 2013 7:04 pm

Consulte o site dos fabricantes, acho que é mais tranquilo.
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Paulo Menin Ribas
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 189
Registrado em: Seg Jan 08, 2007 2:57 pm
Cidade:
Contato:

Re: Reboques para barco - como medir o peso?

Mensagem por Marcos Paulo Menin Ribas » Dom Jun 23, 2013 11:22 am

Enéias Lima escreveu:Olá pessoal,
Gostaria de saber como faço para medir o peso total do conjunto que estou rebocando.
O peso efetivo é o mesmo que o motor traciona, visto que o carreta está sobre rodas? Há alguma diferença nestes valores?
Há algum lugar onde se faça esta medida, ou converso com o pessoal de alguma balança rodoviária para passar com o carro e ver esta medida?

Desde já agradeço!

Ops...esta é minha área.

Enéias, se vc deseja saber quanto peso seu conjunto o melhor mesmo
é utilizar balança rodoviária.

Agora, se vc deseja saber se o peso "X" representa o mesmo para o carro rebocar, esta uma uma resposta mais complexa e já te digo que não.

Há inúmeros fatores a se levar em conta.

Na física, aprende-se que para tirar um corpo de seu estado de inércia,
deve-se aplicar um força igual a sua massa (Peso).
Mas na pratica isto não é bem assim, porque devemos considerar
o coeficiente de atrito. Numa superfície lisa é muito mais fácil
movimentar um corpo do que numa superfície áspera - correto?
Ainda temos que considerar o ângulo do plano em que se encontra
este corpo. Horizontal é uma coisa e Inclinado ascendente ou descendente é outra.
No caso dos veículos, o coeficiente de atrito está diretamente relacionado
ao rodado tocando no plano. (influenciado pela calibragem dos pneus,
qualidade dos rolamentos, etc...)

Outra regra da física é de que um corpo em movimente tende a manter
sua velocidade e trajetória desde que não haja força contrária.
Lei da Inércia.
Mas isto só é possível no vácuo total.

Em nossa atmosfera, após colocarmos o corpo(veículo) em movimento, este sofrerá o coeficiente da arrasto aerodinâmico por conta da densidade e velocidade do ar.
Quanto maior a velocidade e a área do corpo, maior o arrasto aerodinâmico.
Por isto é que na fórmula 1 se utiliza tanto o túnel de vento para reduzir
arrasto nos carros de corrida.

Enfim, poderia eu continuar a explanar sobre o assunto mas ficaria muito longo a técnico o texto.

Além de fabricante de reboque sou um apaixonado pela Física.

Espero ter ao menos ajudado a dar um idéia sobre o assunto.


abs.
Marcos da Fortcar

Imagem
Avatar do usuário
Enéias Lima
CALOURO
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Mar 07, 2010 4:22 pm
Cidade:

Mensagem por Enéias Lima » Dom Jun 23, 2013 6:02 pm

Grande Marcos!

Falou e disse, resposta completa.

De fato, o que desejo saber é o peso do conjunto, e para isso também acho que devo passar em uma balança, até mesmo para saber se estou dentro do previsto no manual do meu veículo.

A parte da física é mais para conhecimento mesmo, mas é um estudo bem interessante.

Desde já grato pela brilhante resposta.
Eneias da Silva Lima
Curitiba - PR
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Reboques para barco - como medir o peso?

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Jun 24, 2013 1:08 am

Marcos Paulo Menin Ribas escreveu: Ops...esta é minha área.

Enéias, se vc deseja saber quanto peso seu conjunto o melhor mesmo
é utilizar balança rodoviária.

Agora, se vc deseja saber se o peso "X" representa o mesmo para o carro rebocar, esta uma uma resposta mais complexa e já te digo que não.

Há inúmeros fatores a se levar em conta.

Na física, aprende-se que para tirar um corpo de seu estado de inércia,
deve-se aplicar um força igual a sua massa (Peso).
Mas na pratica isto não é bem assim, porque devemos considerar
o coeficiente de atrito. Numa superfície lisa é muito mais fácil
movimentar um corpo do que numa superfície áspera - correto?
Ainda temos que considerar o ângulo do plano em que se encontra
este corpo. Horizontal é uma coisa e Inclinado ascendente ou descendente é outra.
No caso dos veículos, o coeficiente de atrito está diretamente relacionado
ao rodado tocando no plano. (influenciado pela calibragem dos pneus,
qualidade dos rolamentos, etc...)

Outra regra da física é de que um corpo em movimente tende a manter
sua velocidade e trajetória desde que não haja força contrária.
Lei da Inércia.
Mas isto só é possível no vácuo total.

Em nossa atmosfera, após colocarmos o corpo(veículo) em movimento, este sofrerá o coeficiente da arrasto aerodinâmico por conta da densidade e velocidade do ar.
Quanto maior a velocidade e a área do corpo, maior o arrasto aerodinâmico.
Por isto é que na fórmula 1 se utiliza tanto o túnel de vento para reduzir
arrasto nos carros de corrida.

Enfim, poderia eu continuar a explanar sobre o assunto mas ficaria muito longo a técnico o texto.

Além de fabricante de reboque sou um apaixonado pela Física.

Espero ter ao menos ajudado a dar um idéia sobre o assunto.


abs.
Fala Marcos, aproveitando o embalo, qual é o peso da Carreta Fort Car que utilizo para o transporte de meu barco ?
Ela está com Estepe, Balizas, Roda Louca, torre e catraca
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Marcos Paulo Menin Ribas
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 189
Registrado em: Seg Jan 08, 2007 2:57 pm
Cidade:
Contato:

Re: Reboques para barco - como medir o peso?

Mensagem por Marcos Paulo Menin Ribas » Qua Jun 26, 2013 12:13 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Marcos Paulo Menin Ribas escreveu: Ops...esta é minha área.

Enéias, se vc deseja saber quanto peso seu conjunto o melhor mesmo
é utilizar balança rodoviária.

Agora, se vc deseja saber se o peso "X" representa o mesmo para o carro rebocar, esta uma uma resposta mais complexa e já te digo que não.

Há inúmeros fatores a se levar em conta.

Na física, aprende-se que para tirar um corpo de seu estado de inércia,
deve-se aplicar um força igual a sua massa (Peso).
Mas na pratica isto não é bem assim, porque devemos considerar
o coeficiente de atrito. Numa superfície lisa é muito mais fácil
movimentar um corpo do que numa superfície áspera - correto?
Ainda temos que considerar o ângulo do plano em que se encontra
este corpo. Horizontal é uma coisa e Inclinado ascendente ou descendente é outra.
No caso dos veículos, o coeficiente de atrito está diretamente relacionado
ao rodado tocando no plano. (influenciado pela calibragem dos pneus,
qualidade dos rolamentos, etc...)

Outra regra da física é de que um corpo em movimente tende a manter
sua velocidade e trajetória desde que não haja força contrária.
Lei da Inércia.
Mas isto só é possível no vácuo total.

Em nossa atmosfera, após colocarmos o corpo(veículo) em movimento, este sofrerá o coeficiente da arrasto aerodinâmico por conta da densidade e velocidade do ar.
Quanto maior a velocidade e a área do corpo, maior o arrasto aerodinâmico.
Por isto é que na fórmula 1 se utiliza tanto o túnel de vento para reduzir
arrasto nos carros de corrida.

Enfim, poderia eu continuar a explanar sobre o assunto mas ficaria muito longo a técnico o texto.

Além de fabricante de reboque sou um apaixonado pela Física.

Espero ter ao menos ajudado a dar um idéia sobre o assunto.


abs.
Fala Marcos, aproveitando o embalo, qual é o peso da Carreta Fort Car que utilizo para o transporte de meu barco ?
Ela está com Estepe, Balizas, Roda Louca, torre e catraca

NERSÃO

CERCA DE 150 KG
Marcos da Fortcar

Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Reboques para barco - como medir o peso?

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jul 04, 2013 7:11 am

Marcos Paulo Menin Ribas escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Marcos Paulo Menin Ribas escreveu: Ops...esta é minha área.

Enéias, se vc deseja saber quanto peso seu conjunto o melhor mesmo
é utilizar balança rodoviária.

Agora, se vc deseja saber se o peso "X" representa o mesmo para o carro rebocar, esta uma uma resposta mais complexa e já te digo que não.

Há inúmeros fatores a se levar em conta.

Na física, aprende-se que para tirar um corpo de seu estado de inércia,
deve-se aplicar um força igual a sua massa (Peso).
Mas na pratica isto não é bem assim, porque devemos considerar
o coeficiente de atrito. Numa superfície lisa é muito mais fácil
movimentar um corpo do que numa superfície áspera - correto?
Ainda temos que considerar o ângulo do plano em que se encontra
este corpo. Horizontal é uma coisa e Inclinado ascendente ou descendente é outra.
No caso dos veículos, o coeficiente de atrito está diretamente relacionado
ao rodado tocando no plano. (influenciado pela calibragem dos pneus,
qualidade dos rolamentos, etc...)

Outra regra da física é de que um corpo em movimente tende a manter
sua velocidade e trajetória desde que não haja força contrária.
Lei da Inércia.
Mas isto só é possível no vácuo total.

Em nossa atmosfera, após colocarmos o corpo(veículo) em movimento, este sofrerá o coeficiente da arrasto aerodinâmico por conta da densidade e velocidade do ar.
Quanto maior a velocidade e a área do corpo, maior o arrasto aerodinâmico.
Por isto é que na fórmula 1 se utiliza tanto o túnel de vento para reduzir
arrasto nos carros de corrida.

Enfim, poderia eu continuar a explanar sobre o assunto mas ficaria muito longo a técnico o texto.

Além de fabricante de reboque sou um apaixonado pela Física.

Espero ter ao menos ajudado a dar um idéia sobre o assunto.


abs.
Fala Marcos, aproveitando o embalo, qual é o peso da Carreta Fort Car que utilizo para o transporte de meu barco ?
Ela está com Estepe, Balizas, Roda Louca, torre e catraca

NERSÃO

CERCA DE 150 KG
Obrigado Marcos ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”