Reboques para barco - como medir o peso?
- Enéias Lima
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Reboques para barco - como medir o peso?
Olá pessoal,
Gostaria de saber como faço para medir o peso total do conjunto que estou rebocando.
O peso efetivo é o mesmo que o motor traciona, visto que o carreta está sobre rodas? Há alguma diferença nestes valores?
Há algum lugar onde se faça esta medida, ou converso com o pessoal de alguma balança rodoviária para passar com o carro e ver esta medida?
Desde já agradeço!
Gostaria de saber como faço para medir o peso total do conjunto que estou rebocando.
O peso efetivo é o mesmo que o motor traciona, visto que o carreta está sobre rodas? Há alguma diferença nestes valores?
Há algum lugar onde se faça esta medida, ou converso com o pessoal de alguma balança rodoviária para passar com o carro e ver esta medida?
Desde já agradeço!
Eneias da Silva Lima
Curitiba - PR
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- Rui A. Merlin
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- Marcos Paulo Menin Ribas
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Re: Reboques para barco - como medir o peso?
Enéias Lima escreveu:Olá pessoal,
Gostaria de saber como faço para medir o peso total do conjunto que estou rebocando.
O peso efetivo é o mesmo que o motor traciona, visto que o carreta está sobre rodas? Há alguma diferença nestes valores?
Há algum lugar onde se faça esta medida, ou converso com o pessoal de alguma balança rodoviária para passar com o carro e ver esta medida?
Desde já agradeço!
Ops...esta é minha área.
Enéias, se vc deseja saber quanto peso seu conjunto o melhor mesmo
é utilizar balança rodoviária.
Agora, se vc deseja saber se o peso "X" representa o mesmo para o carro rebocar, esta uma uma resposta mais complexa e já te digo que não.
Há inúmeros fatores a se levar em conta.
Na física, aprende-se que para tirar um corpo de seu estado de inércia,
deve-se aplicar um força igual a sua massa (Peso).
Mas na pratica isto não é bem assim, porque devemos considerar
o coeficiente de atrito. Numa superfície lisa é muito mais fácil
movimentar um corpo do que numa superfície áspera - correto?
Ainda temos que considerar o ângulo do plano em que se encontra
este corpo. Horizontal é uma coisa e Inclinado ascendente ou descendente é outra.
No caso dos veículos, o coeficiente de atrito está diretamente relacionado
ao rodado tocando no plano. (influenciado pela calibragem dos pneus,
qualidade dos rolamentos, etc...)
Outra regra da física é de que um corpo em movimente tende a manter
sua velocidade e trajetória desde que não haja força contrária.
Lei da Inércia.
Mas isto só é possível no vácuo total.
Em nossa atmosfera, após colocarmos o corpo(veículo) em movimento, este sofrerá o coeficiente da arrasto aerodinâmico por conta da densidade e velocidade do ar.
Quanto maior a velocidade e a área do corpo, maior o arrasto aerodinâmico.
Por isto é que na fórmula 1 se utiliza tanto o túnel de vento para reduzir
arrasto nos carros de corrida.
Enfim, poderia eu continuar a explanar sobre o assunto mas ficaria muito longo a técnico o texto.
Além de fabricante de reboque sou um apaixonado pela Física.
Espero ter ao menos ajudado a dar um idéia sobre o assunto.
abs.
Marcos da Fortcar
- Enéias Lima
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Grande Marcos!
Falou e disse, resposta completa.
De fato, o que desejo saber é o peso do conjunto, e para isso também acho que devo passar em uma balança, até mesmo para saber se estou dentro do previsto no manual do meu veículo.
A parte da física é mais para conhecimento mesmo, mas é um estudo bem interessante.
Desde já grato pela brilhante resposta.
Falou e disse, resposta completa.
De fato, o que desejo saber é o peso do conjunto, e para isso também acho que devo passar em uma balança, até mesmo para saber se estou dentro do previsto no manual do meu veículo.
A parte da física é mais para conhecimento mesmo, mas é um estudo bem interessante.
Desde já grato pela brilhante resposta.
Eneias da Silva Lima
Curitiba - PR
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- NELSON MACIEL
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Re: Reboques para barco - como medir o peso?
Fala Marcos, aproveitando o embalo, qual é o peso da Carreta Fort Car que utilizo para o transporte de meu barco ?Marcos Paulo Menin Ribas escreveu: Ops...esta é minha área.
Enéias, se vc deseja saber quanto peso seu conjunto o melhor mesmo
é utilizar balança rodoviária.
Agora, se vc deseja saber se o peso "X" representa o mesmo para o carro rebocar, esta uma uma resposta mais complexa e já te digo que não.
Há inúmeros fatores a se levar em conta.
Na física, aprende-se que para tirar um corpo de seu estado de inércia,
deve-se aplicar um força igual a sua massa (Peso).
Mas na pratica isto não é bem assim, porque devemos considerar
o coeficiente de atrito. Numa superfície lisa é muito mais fácil
movimentar um corpo do que numa superfície áspera - correto?
Ainda temos que considerar o ângulo do plano em que se encontra
este corpo. Horizontal é uma coisa e Inclinado ascendente ou descendente é outra.
No caso dos veículos, o coeficiente de atrito está diretamente relacionado
ao rodado tocando no plano. (influenciado pela calibragem dos pneus,
qualidade dos rolamentos, etc...)
Outra regra da física é de que um corpo em movimente tende a manter
sua velocidade e trajetória desde que não haja força contrária.
Lei da Inércia.
Mas isto só é possível no vácuo total.
Em nossa atmosfera, após colocarmos o corpo(veículo) em movimento, este sofrerá o coeficiente da arrasto aerodinâmico por conta da densidade e velocidade do ar.
Quanto maior a velocidade e a área do corpo, maior o arrasto aerodinâmico.
Por isto é que na fórmula 1 se utiliza tanto o túnel de vento para reduzir
arrasto nos carros de corrida.
Enfim, poderia eu continuar a explanar sobre o assunto mas ficaria muito longo a técnico o texto.
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Espero ter ao menos ajudado a dar um idéia sobre o assunto.
abs.
Ela está com Estepe, Balizas, Roda Louca, torre e catraca
Nelson Maciel
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
- Marcos Paulo Menin Ribas
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Re: Reboques para barco - como medir o peso?
NELSON MACIEL escreveu:Fala Marcos, aproveitando o embalo, qual é o peso da Carreta Fort Car que utilizo para o transporte de meu barco ?Marcos Paulo Menin Ribas escreveu: Ops...esta é minha área.
Enéias, se vc deseja saber quanto peso seu conjunto o melhor mesmo
é utilizar balança rodoviária.
Agora, se vc deseja saber se o peso "X" representa o mesmo para o carro rebocar, esta uma uma resposta mais complexa e já te digo que não.
Há inúmeros fatores a se levar em conta.
Na física, aprende-se que para tirar um corpo de seu estado de inércia,
deve-se aplicar um força igual a sua massa (Peso).
Mas na pratica isto não é bem assim, porque devemos considerar
o coeficiente de atrito. Numa superfície lisa é muito mais fácil
movimentar um corpo do que numa superfície áspera - correto?
Ainda temos que considerar o ângulo do plano em que se encontra
este corpo. Horizontal é uma coisa e Inclinado ascendente ou descendente é outra.
No caso dos veículos, o coeficiente de atrito está diretamente relacionado
ao rodado tocando no plano. (influenciado pela calibragem dos pneus,
qualidade dos rolamentos, etc...)
Outra regra da física é de que um corpo em movimente tende a manter
sua velocidade e trajetória desde que não haja força contrária.
Lei da Inércia.
Mas isto só é possível no vácuo total.
Em nossa atmosfera, após colocarmos o corpo(veículo) em movimento, este sofrerá o coeficiente da arrasto aerodinâmico por conta da densidade e velocidade do ar.
Quanto maior a velocidade e a área do corpo, maior o arrasto aerodinâmico.
Por isto é que na fórmula 1 se utiliza tanto o túnel de vento para reduzir
arrasto nos carros de corrida.
Enfim, poderia eu continuar a explanar sobre o assunto mas ficaria muito longo a técnico o texto.
Além de fabricante de reboque sou um apaixonado pela Física.
Espero ter ao menos ajudado a dar um idéia sobre o assunto.
abs.
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Re: Reboques para barco - como medir o peso?
Obrigado Marcos ...Marcos Paulo Menin Ribas escreveu:NELSON MACIEL escreveu:Fala Marcos, aproveitando o embalo, qual é o peso da Carreta Fort Car que utilizo para o transporte de meu barco ?Marcos Paulo Menin Ribas escreveu: Ops...esta é minha área.
Enéias, se vc deseja saber quanto peso seu conjunto o melhor mesmo
é utilizar balança rodoviária.
Agora, se vc deseja saber se o peso "X" representa o mesmo para o carro rebocar, esta uma uma resposta mais complexa e já te digo que não.
Há inúmeros fatores a se levar em conta.
Na física, aprende-se que para tirar um corpo de seu estado de inércia,
deve-se aplicar um força igual a sua massa (Peso).
Mas na pratica isto não é bem assim, porque devemos considerar
o coeficiente de atrito. Numa superfície lisa é muito mais fácil
movimentar um corpo do que numa superfície áspera - correto?
Ainda temos que considerar o ângulo do plano em que se encontra
este corpo. Horizontal é uma coisa e Inclinado ascendente ou descendente é outra.
No caso dos veículos, o coeficiente de atrito está diretamente relacionado
ao rodado tocando no plano. (influenciado pela calibragem dos pneus,
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sua velocidade e trajetória desde que não haja força contrária.
Lei da Inércia.
Mas isto só é possível no vácuo total.
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Quanto maior a velocidade e a área do corpo, maior o arrasto aerodinâmico.
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