Reboque de carretinha / Fita com catraca

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Enéias Lima
CALOURO
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Mar 07, 2010 4:22 pm
Cidade:

Reboque de carretinha / Fita com catraca

Mensagem por Enéias Lima » Sex Mar 15, 2013 10:42 pm

Pessoal, me ajudem na seguinte questão:
Já observei vários meios alternativos para conectar a carreta ao veículo para que o mesmo não precise chegar muito perto da água em rampas de piso ruim ou muito acentuadas, ou até mesmo em terrenos não preparados.
Ví comentários acerca de usar corda ou cabo de aço com guincho, que ocupam espaço para ser transportados.
Um conhecido meu mandou fabricar um cambão, com a bola de um lado e o engate do outro, mas é uma peça de aço do mesmo comprimento da carreta e que precisa ser tirado/colocado cada vez que se quer utilizar.
Pergunto o seguinte:
É seguro utilizar estas fitas com catraca de alta capacidade de carga (neste caso só a fita com os ganchos apropriados) para ganhar distância entre o carro e a carreta?
Pergunto pois temos fitas que suportam até 5 toneladas, e meu conjunto não passa dos 500 kg, e é um material que ocupa um espaço mínimo quando enrolado.
No youtube há vários videos de adaptações desta maneira, aparentemente sem nenhum problema.
O que vocês me dizem?
Eneias da Silva Lima
Curitiba - PR
Avatar do usuário
Walther Volpini
ANZOL DE OURO
Mensagens: 960
Registrado em: Qui Mai 29, 2008 11:22 am
Cidade:

Mensagem por Walther Volpini » Sáb Mar 16, 2013 9:34 am

Pode usar sem problema. Já usei algumas vezes a fita da própria carretilha do guincho da carreta para tirar o conjunto da água em margem com muito barro.
Em uma ocasião usei essa mesma fita para puxar um carro atolado no meio da estrada e aguentou na boa.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Sáb Mar 16, 2013 11:14 am

Enéias se a carreta tiver a terceira roda na frente fica tranquilo. Estas fitas catracadas são muito boas.
Imagem
Avatar do usuário
Enéias Lima
CALOURO
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Mar 07, 2010 4:22 pm
Cidade:

Mensagem por Enéias Lima » Sáb Mar 16, 2013 1:31 pm

Valeu amigos, muito obrigado!
Assim fico mais tranquilo.
Eneias da Silva Lima
Curitiba - PR
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”