TÁ - COMPROU O BARCO, E AGORA, PUXA COMO?
Enviado: Qui Nov 23, 2006 11:37 pm
Isso mesmo, agora que comprou o barco como vai fazer pra levar ele de um lado pra outro?
Isso é muito importante e da mesma forma como o barco deve ser olhado com muito cuidado. Não é somente puxar um barco, vc está puxando o seu sonho e junto com o carro e o barco vão vidas dentro do carro, e a visão da sua carreta ultrapassando seu carro não deve ser muito bonita.
Bom, o que manda nesta escolha? Na verdade a escolha é simples, basta achar uma que receba seu barco, mas alguns fatores podem tornar isso um tanto complicado e caro. Por isso só escolha a carreta depois que tem certeza de qual será o barco. Como eu já tenho posso escolher sem me preocupar. A primeira coisa que vai olhar é uma carreta que possa receber o seu barco - no meu caso, um barco de 5 metros com boca de 1,8 m.
O peso do conjunto é para ser levado em conta também... então calcula ai comigo:
BARCO - 250 kg
MOTOR - 115 kg
TRALHAS - 50 kg
_________________
TOTAL - 415 kg em media
Então com isso nas maos fui procurar uma carreta - a primeira coisa que fiz foi perguntar pra quem já teve barco, ou tem... e não adianta perguntar pra qualquer um, precisa saber de gente que tem um barco proximo do modelo do seu.
Na própria fábrica (CDS) perguntei quais as carretas as pessoas costumavam comprar. Ele me indicou uma da FORTCAR.
Entrei no site - http://www.fortcarreboques.com.br/ - e escolhi a minha...
![Imagem](http://www.fortcarreboques.com.br/imagens_comuns/produtos/reboques_barcos1619.jpg)
Ops... foi fácil... que nada... vamos aos opcionais... ai eh que a coisa começa a pegar.
E em uma conversa com o Luizão e ele é engenheiro e me deu boas dicas.
A primeira coisa a pensar agora é, que carro eu tenho para puxar tudo isso. Mas sem esquecer de uma coisa... a carreta tb deve entrar na conta do peso total, afinal o barco vai estar sobre ela e tudo vai ser puxado pelo seu carrinho.
Carreta - 200 kg
Ou seja, tudo junto vai dar 615 kg no mímino.
Ai tudo começa a ficar perigoso... e para isso precisa saber com que carro vc pretendo puxar estes 615 kg por estas estradas esburacadas que temos.
No meu caso tenho um Fiat Palio1.3 16V - de certa forma não é o carro mais indicado para puxar este conjunto, mas como eu acabei de gastar uma grana, não vai dar pra comprar outro carro agora. Então vejamos o que podemos fazer.
A primeira coisa que temos que pensar é na segurança, do barco e principalmente de quem esta dentro do carro. Imagina uma freada brusca na estrada e 615 kg te empurrando para frente, vc pode até parar, mas provavelmente seu barco vai passar literalmente POR VOCÊ.
Ai você vai no porta luvas do seu carro e pega um livrinho, geralmente vem escrito assim - MANUAL - outros como GUIA DO PROPRIETÁRIO.
Nele vc tem uma tabela que diz qual a capacidade que seu carro tem de puxar um reboque - e lá vem assim:
REBOQUE SEM FREIO / REBOQUE COM FREIO
No caso do meu carro ele tem as seguintes opcoes.
REBOQUE SEM FREIO - 400 kg
REBOQUE COM FREIO - 1000 kg
Então está meio que certo... um reboque com freio.
Neste caso o freio vai evitar que o peso do conjunto todo influencie no deslocamento do carro, e com este lance do freio eu terei mais uma ajuda para parar caso seja necessario uma freada brusca.
Só que isto custa pelo menos uns 1500 reais a mais.
Para este barco nao precisa mais que uma carreta com apenas um eixo e feixe de molas. Então otimo...
Uma coisa importante de olhar e pouca gente se preocupa. A distancia do barco para o eixo da carreta, quanto mais proximo melhor. Então procures as carretas que tem o berço curvo, isso deixa o casco mais baixo.
Agora que escolheu isso na carreta olhe outra coisa muito importante - a parte trazeira removivel. Porque? Primeiro porque ao entrar na água pra descer o barco vc retira e evita molhar a parte eletrica, outra eh que caso vc coloque um motor maior ele pode ficar para fora da carreta, e isso pode te gerar uma multa ou mesmo que um outro carro venha a esbarrar na rabeta do seu motor de 16500 reais.
Então vc posiciona as luzes da trazeira logo apos a rabeta do motor e segue tranquilo.
Pense também que vc pode ter um pneu furado, entao coloque um estepe na carreta.
Agora que falei das questoes de segurança vamos pensar nas facilidades que vc gostaria de ter com esta carreta.
Imegine vc chegar em casa, cansado de pescar um monte de peixes e ter que tirar a carreta do barco e ficar segurando ali 615 kg no braço e andando meio torto pela garagem... Pra isso tem o JACK.
![Imagem](http://www.fortcarreboques.com.br/imagens_comuns/produtos/acessorios_jack.jpg)
Este opcional vc instala e ai vai poder empurrar facilmente seu barco pela garagem, rua... tirar ele de um lugar e levar a outro... Este ainda tem uma manivela que vc pode nivelar.
Muito bem... agora que vc pode andar pra la e pra cá com ele... entao vamos pensar em COMO TIRAR SEU BARCO DA AGUA?
Se vc já teve um barco já teve que coloca-lo na carreta. Imagina vc sozinho... ai posiciona o carro com a carreta dentro d'água e vem com o barco, já está escuro e vc nao vê a carreta muito menos o berço dela. Então, aquele barco lindo, pintadinho... vc entra errado e alem de aranhar o casco ainda fica todo torto sobre a carreta.
Então um item importante são as balisas, e elas ficam justamente na trazeira da carreta e vão te guiar para que entre corretamente no berço.
Opa, falamos do berço... outra coisa interessante. A maioria deles é feita em madeira com um carpete. Funciona perfeitamente e é o mais comum. Mas caso vc pesque muito sozinho ou mesmo em locais mais complicados um berço com roletes podem facilitar sua vida.
![Imagem](http://www.fortcarreboques.com.br/imagens_comuns/produtos/acessorios_berco.jpg)
Isso vai te ajudar tanto a tirar o barco da carreta quanto a colocar. Mas o opcional não é barato... mas ajuda muito.
No geral sua carreta estará perfeita... mas vamos pensar em quantas vezes vc vai colocar esta carreta na água. Se for muitas pense que é importante manter as coisas lubrificadas, então um lubrificador de rolamentos pode ser importante.
![Imagem](http://www.fortcarreboques.com.br/imagens_comuns/produtos/acessorios_lubrifica.jpg)
O restante vc pode escolher... pois aqui eu coloquei as coisas que eu acho mais interessante...
Isso é muito importante e da mesma forma como o barco deve ser olhado com muito cuidado. Não é somente puxar um barco, vc está puxando o seu sonho e junto com o carro e o barco vão vidas dentro do carro, e a visão da sua carreta ultrapassando seu carro não deve ser muito bonita.
Bom, o que manda nesta escolha? Na verdade a escolha é simples, basta achar uma que receba seu barco, mas alguns fatores podem tornar isso um tanto complicado e caro. Por isso só escolha a carreta depois que tem certeza de qual será o barco. Como eu já tenho posso escolher sem me preocupar. A primeira coisa que vai olhar é uma carreta que possa receber o seu barco - no meu caso, um barco de 5 metros com boca de 1,8 m.
O peso do conjunto é para ser levado em conta também... então calcula ai comigo:
BARCO - 250 kg
MOTOR - 115 kg
TRALHAS - 50 kg
_________________
TOTAL - 415 kg em media
Então com isso nas maos fui procurar uma carreta - a primeira coisa que fiz foi perguntar pra quem já teve barco, ou tem... e não adianta perguntar pra qualquer um, precisa saber de gente que tem um barco proximo do modelo do seu.
Na própria fábrica (CDS) perguntei quais as carretas as pessoas costumavam comprar. Ele me indicou uma da FORTCAR.
Entrei no site - http://www.fortcarreboques.com.br/ - e escolhi a minha...
![Imagem](http://www.fortcarreboques.com.br/imagens_comuns/produtos/reboques_barcos1619.jpg)
Ops... foi fácil... que nada... vamos aos opcionais... ai eh que a coisa começa a pegar.
E em uma conversa com o Luizão e ele é engenheiro e me deu boas dicas.
A primeira coisa a pensar agora é, que carro eu tenho para puxar tudo isso. Mas sem esquecer de uma coisa... a carreta tb deve entrar na conta do peso total, afinal o barco vai estar sobre ela e tudo vai ser puxado pelo seu carrinho.
Carreta - 200 kg
Ou seja, tudo junto vai dar 615 kg no mímino.
Ai tudo começa a ficar perigoso... e para isso precisa saber com que carro vc pretendo puxar estes 615 kg por estas estradas esburacadas que temos.
No meu caso tenho um Fiat Palio1.3 16V - de certa forma não é o carro mais indicado para puxar este conjunto, mas como eu acabei de gastar uma grana, não vai dar pra comprar outro carro agora. Então vejamos o que podemos fazer.
A primeira coisa que temos que pensar é na segurança, do barco e principalmente de quem esta dentro do carro. Imagina uma freada brusca na estrada e 615 kg te empurrando para frente, vc pode até parar, mas provavelmente seu barco vai passar literalmente POR VOCÊ.
Ai você vai no porta luvas do seu carro e pega um livrinho, geralmente vem escrito assim - MANUAL - outros como GUIA DO PROPRIETÁRIO.
Nele vc tem uma tabela que diz qual a capacidade que seu carro tem de puxar um reboque - e lá vem assim:
REBOQUE SEM FREIO / REBOQUE COM FREIO
No caso do meu carro ele tem as seguintes opcoes.
REBOQUE SEM FREIO - 400 kg
REBOQUE COM FREIO - 1000 kg
Então está meio que certo... um reboque com freio.
Neste caso o freio vai evitar que o peso do conjunto todo influencie no deslocamento do carro, e com este lance do freio eu terei mais uma ajuda para parar caso seja necessario uma freada brusca.
Só que isto custa pelo menos uns 1500 reais a mais.
Para este barco nao precisa mais que uma carreta com apenas um eixo e feixe de molas. Então otimo...
Uma coisa importante de olhar e pouca gente se preocupa. A distancia do barco para o eixo da carreta, quanto mais proximo melhor. Então procures as carretas que tem o berço curvo, isso deixa o casco mais baixo.
Agora que escolheu isso na carreta olhe outra coisa muito importante - a parte trazeira removivel. Porque? Primeiro porque ao entrar na água pra descer o barco vc retira e evita molhar a parte eletrica, outra eh que caso vc coloque um motor maior ele pode ficar para fora da carreta, e isso pode te gerar uma multa ou mesmo que um outro carro venha a esbarrar na rabeta do seu motor de 16500 reais.
Então vc posiciona as luzes da trazeira logo apos a rabeta do motor e segue tranquilo.
Pense também que vc pode ter um pneu furado, entao coloque um estepe na carreta.
Agora que falei das questoes de segurança vamos pensar nas facilidades que vc gostaria de ter com esta carreta.
Imegine vc chegar em casa, cansado de pescar um monte de peixes e ter que tirar a carreta do barco e ficar segurando ali 615 kg no braço e andando meio torto pela garagem... Pra isso tem o JACK.
![Imagem](http://www.fortcarreboques.com.br/imagens_comuns/produtos/acessorios_jack.jpg)
Este opcional vc instala e ai vai poder empurrar facilmente seu barco pela garagem, rua... tirar ele de um lugar e levar a outro... Este ainda tem uma manivela que vc pode nivelar.
Muito bem... agora que vc pode andar pra la e pra cá com ele... entao vamos pensar em COMO TIRAR SEU BARCO DA AGUA?
Se vc já teve um barco já teve que coloca-lo na carreta. Imagina vc sozinho... ai posiciona o carro com a carreta dentro d'água e vem com o barco, já está escuro e vc nao vê a carreta muito menos o berço dela. Então, aquele barco lindo, pintadinho... vc entra errado e alem de aranhar o casco ainda fica todo torto sobre a carreta.
Então um item importante são as balisas, e elas ficam justamente na trazeira da carreta e vão te guiar para que entre corretamente no berço.
Opa, falamos do berço... outra coisa interessante. A maioria deles é feita em madeira com um carpete. Funciona perfeitamente e é o mais comum. Mas caso vc pesque muito sozinho ou mesmo em locais mais complicados um berço com roletes podem facilitar sua vida.
![Imagem](http://www.fortcarreboques.com.br/imagens_comuns/produtos/acessorios_berco.jpg)
Isso vai te ajudar tanto a tirar o barco da carreta quanto a colocar. Mas o opcional não é barato... mas ajuda muito.
No geral sua carreta estará perfeita... mas vamos pensar em quantas vezes vc vai colocar esta carreta na água. Se for muitas pense que é importante manter as coisas lubrificadas, então um lubrificador de rolamentos pode ser importante.
![Imagem](http://www.fortcarreboques.com.br/imagens_comuns/produtos/acessorios_lubrifica.jpg)
O restante vc pode escolher... pois aqui eu coloquei as coisas que eu acho mais interessante...