Olhem isso: O Perigo de não se travar bem o motor elétrico!!

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Olhem isso: O Perigo de não se travar bem o motor elétrico!!

Mensagem por André Ribeiro » Seg Abr 23, 2012 8:08 pm

Pessoal,

Olha o que aconteceu comigo no primeiro dia que saí para navegar no meu Trick.

O barco tem um motor Minn Kota 55 lb modelo Terrova. Logo pela manhã estávamos pescando e resolvemos mudar de ponto. O motor elétrico foi recolhido mas acho que não ficou bem travado. Pois bem, acelero o barco e logo depois que ele planou (acredito que devia estar a uns 60 Km/h) o motor elétrico desce e bate na água. Isso na água, não bateu em nenhum toco ou algo parecido..

Vocês não tem ideia do susto. Foi um barulhão. O barco embicou a proa na água, o motor de popa saiu pra fora, água entrendo no barco pela proa aos borbotões. Tudo isso em segundos e eu sequer tive tempo para entender o que tinha acontecido.

Vejam o estrago:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fora o grande susto, pensem na minha cara quando vi isso.

Pois bem, também tenho um Maruri 44 lb de pedal. Instalei no lugar do Minn Kota. Este motor foi a salvação da lavoura. A peça do Minn Kota foi pedida nos EUA em 06/02/2012 e só chegou ontem. Nesse meio tempo estou quebrando o galho com o Maruri velho...

Tamanho do prejuízo: R$ 870 só a peça, fora o serviço.

Fica aqui o alerta: sempre se certifiquem que o motor elétrico está bem travado antes de navegar. Poderia ter acontecido um acidente muito sério. Graças a Deus ninguém se machucou.


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Seg Abr 23, 2012 10:35 pm

kkkkkkkkkkkkk

Só rindo mesmo. Comigo aconteceu a mesma coisa, na véspera da prova de Salto Santiago da LPPE. Eu saí da pousada onde estava hospedado, e quando cheguei no canal do Rio Iguaçú o tempo virou e as ondas estavam enormes. Também não havia travado o elétrico, um Minn Kota de 54 lbs. A sorte que não estava andando tanto quanto você mas o elétrico caiu na água e quando caiu, virou a ponta do torpedo afilando-a em direção ao rumo. Mesmo assim, só quebrou uma garra que bascula o elétrico e entortou a haste respectiva. Agora aprendi a travar o elétrico sempre.
Imagem
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Seg Abr 23, 2012 11:55 pm

nossa q estrago meu...
imagino o susto...
o bom e q nada de grave ocorreu..

bem que as fabricas poderiam colocar uma CINTA para travar o eletrico, assim como eles fazem para prender as varas.... iria evitar esse problema!

abraço
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Edno Nunes Pires
ANZOL DE OURO
Mensagens: 554
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 9:30 pm
Cidade:

Mensagem por Edno Nunes Pires » Ter Abr 24, 2012 7:38 am

Pesco com um amigo que usa esse modelo de eletrico...se travar não há perigo...mas é um saco tirar e colocar ele na agua toda hora que vamos mudar de ponto...se não tiver pratica acaba deixando quase travado....ai que mora o perigo...bom saber...valeu pelo alerta..
abçs
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Ter Abr 24, 2012 8:43 am

Felipe Michelini escreveu:nossa q estrago meu...
imagino o susto...
o bom e q nada de grave ocorreu..

bem que as fabricas poderiam colocar uma CINTA para travar o eletrico, assim como eles fazem para prender as varas.... iria evitar esse problema!

abraço
Os minn kota que eu conheço tem uma cinta. Mas na bem da verdade, quando mudo de ponto para outro perto nem uso a cinta, somente se esta ventando ou o ponto é longe.
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Edson Marques
ANZOL DE OURO
Mensagens: 940
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 12:59 pm
Cidade:

Mensagem por Edson Marques » Ter Abr 24, 2012 8:57 am

Ainda bem bem que ninguém se machucou!

Comigo isso já aconteceu umas três vezes, no entanto, o meu elétrico é de mão e com uma velocidade bem menor. Joga água para todo lado! É um susto mesmo.

Vc esteve em MNM este fim de semana?

Abraços!
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Ter Abr 24, 2012 9:19 am

Edson Marques escreveu:Ainda bem bem que ninguém se machucou!

Comigo isso já aconteceu umas três vezes, no entanto, o meu elétrico é de mão e com uma velocidade bem menor. Joga água para todo lado! É um susto mesmo.

Vc esteve em MNM este fim de semana?

Abraços!
Édson,

Não estive lá. Vou agora no Sábado e aproveitar que chegou a peça para consertar o elétrico.


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
ANZOL DE OURO
Mensagens: 861
Registrado em: Qui Mai 01, 2008 1:41 pm
Cidade: MONTE CARMELO
Estado: MG

Mensagem por Alessandro Sanches » Qua Abr 25, 2012 11:50 am

Que susto!!
:(
Que preju!!
:( :(
Abçs!!
"Quanto mais eu pesco, mais sorte eu tenho!!!"
Avatar do usuário
Jefte Teixeira - Jé
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4030
Registrado em: Ter Jun 14, 2005 3:01 pm
Cidade:

Mensagem por Jefte Teixeira - Jé » Qua Abr 25, 2012 8:57 pm

Caraca...

Que dó do motor novinn... Fora o susto...

Valeu pelas dicas Andrezão.

Abração.

Jefte Petricoski Teixeira
Avatar do usuário
Iraides de Freitas
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 62
Registrado em: Sex Ago 14, 2009 2:34 pm
Cidade:

Mensagem por Iraides de Freitas » Ter Mai 22, 2012 10:37 pm

É melhor o motor estragado que algo pior, graças a Deus que nada pior aconteceu.

A mais ou menos 2 meses estávamos navegando a 25 milhas numa profundidade superior a 20 metros quando senti uma pancada e um barulho repentino, o motor apagou, e quando fomos ver era uma copa de arvore submersa, só o tronco principal, agora imagina se o motor não estivesse destravado, ia tudo pra a água, mas graças a Deus nada aconteceu, nem hélice amasada.

Grande abraço a todos e vamos nos cuidar, principalmente usar um bom colete, com gola capaz de desvirar a pessoa se cair desacordada na água. Às pagamos 500k ou 1000k numa carretilha e usamos um colete dos baratinhos...
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Qua Mai 23, 2012 11:49 am

sorte nao ter vindo pra tras e caido em cima de voces neh...
por isso eu digo... eu sempre perco uns 02 minutos antes de lugar o motor, para revisar toda a tralha do barco antes de mudar de ponto...
tem que ter muito cuidado... hehe
blza... abraços!!!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Douglas Viapiana
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1256
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 7:23 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Viapiana » Qua Mai 23, 2012 1:36 pm

Alex Santin escreveu:
Felipe Michelini escreveu:nossa q estrago meu...
imagino o susto...
o bom e q nada de grave ocorreu..

bem que as fabricas poderiam colocar uma CINTA para travar o eletrico, assim como eles fazem para prender as varas.... iria evitar esse problema!

abraço
Os minn kota que eu conheço tem uma cinta. Mas na bem da verdade, quando mudo de ponto para outro perto nem uso a cinta, somente se esta ventando ou o ponto é longe.
Todos os modelos possuem em sua haste o regulador de altura, cada vez que for transportar o barco ou andar em alta velocidade é aconselhável além da trava normal puxar o regulador de altura para a base do motor e aperta-lo, fazendo apenas isto já é suficiente.
"A Amazônia é unica! Um mundo de água onde tudo pode acontecer, é a natureza imprevisível e isto que a torna tão fascinante"
Douglas Viapiana
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”