EM BH/MG 1º EMPLACAMENTO DE CARRETINHA FICOU MAIS DIFÍCIL!

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Geordânio Félix
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EM BH/MG 1º EMPLACAMENTO DE CARRETINHA FICOU MAIS DIFÍCIL!

Mensagem por Geordânio Félix » Ter Abr 24, 2012 11:13 pm

Atenção pescadores de Minas Gerais e principalmente de Belo Horizonte :!: :!: :!:

Gostaria de compartilhar com vocês as informações que obtivemos nesta semana no Detran-BH/MG após reprovação na vistoria de emplacamento de uma carreta Fort Car nova comprada em Curitiba-PR para que não passem pelo mesmo transtorno futuramente e peço que divulguem:

Na Capital de Minas Gerais o artigo 4º da RESOLUÇÃO Nº 24, DE 21 DE MAIO DE 1998 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece o critério de identificação de veículos, a que se refere o art. 114 do Código de Trânsito Brasileiro ESTÁ SENDO LEVADO AO PÉ DA LETRA pelo(a) Delegado(a) de Polícia Civil titular!!!

Art. 4º Nos veículos reboques e semi-reboques, as gravações serão feitas, no mínimo, em dois pontos do chassi


Isto corresponde dizer que, creio eu, em virtude da ascensão de adulterações de chassis (“carreta trepada”) os reboques e semi-reboques novos ou usados que não tiverem 02 (duas) gravações dos números do chassis não passarão na vistoria do DETRAN de Belo Horizonte.

De praxe, carretas zero não precisavam ser vistoriadas, mas, doravante, não há exceção!

Ademais, a segunda gravação terá que constar em ponto distante da primeira e deverá ser feita diretamente na estrutura da carreta, conforme a primeira gravação feita na fábrica, não sendo aceito gravação em plaquetas de metal afixadas.

Portanto, aqueles amigos pescadores que pretendem adquirir e/ou já adquiriram uma carreta nova em qualquer parte do Brasil e ainda não foram buscá-la, desejando emplacá-la na capital mineira é melhor entrarem em contato com o respectivo vendedor e/ou fabricante e exigir deles o cumprimento do mencionado artigo da resolução do CONTRAN para que não sofram inevitável desgaste.

Suponho que, por conseqüência, logo logo esta forma de repressão à criminalidade seja também seguida pelas autoridades policiais competentes na região metropolitana de BH e demais cidades do interior do Estado de Minas Gerais fazendo com que o cumprimento do referido dispositivo legal ( art. 4º da Resolução 24/98 – CONTRAN) seja exigido pelos vistoriadores do restante dos municípios mineiros.

Fikadika.

Espero ter sido útil de alguma forma.

Forte abraço a todos.


Lei seca:


RESOLUÇÃO Nº 24, DE 21 DE MAIO DE 1998

Estabelece o critério de identificação de veículos, a que se refere o art. 114 do Código de Trânsito Brasileiro.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e, conforme o Decreto n.º 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:

Art. 1º Os veículos produzidos ou importados a partir de 1º de janeiro de 1999, para obterem registro e licenciamento, deverão estar identificados na forma desta Resolução.

Parágrafo único. Excetuam-se do disposto neste artigo os tratores, os veículos protótipos utilizados exclusivamente para competições esportivas e as viaturas militares operacionais das Forças Armadas.

Art. 2º A gravação do número de identificação veicular (VIN) no chassi ou monobloco, deverá ser feita, no mínimo, em um ponto de localização, de acordo com as especificações vigentes e formatos estabelecidos pela NBR 3 nº 6066 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, em profundidade mínima de 0,2 mm.

§ 1º Além da gravação no chassi ou monobloco, os veículos serão identificados, no mínimo, com os caracteres VIS ( número seqüencial de produção) previsto na NBR 3 nº 6066, podendo ser, a critério do fabricante, por gravação, na profundidade mínima de 0,2 mm, quando em chapas ou plaqueta colada, soldada ou rebitada, destrutível quando de sua remoção, ou ainda por etiqueta autocolante e também destrutível no caso de tentativa de sua remoção, nos seguintes compartimentos e componentes:

I - na coluna da porta dianteira lateral direita;

II - no compartimento do motor;

III - em um dos pára-brisas e em um dos vidros traseiros, quando existentes;

IV - em pelo menos dois vidros de cada lado do veículo, quando existentes, excetuados os quebra-ventos.

§ 2º As identificações previstas nos incisos "III" e "IV" do parágrafo anterior, serão gravadas de forma indelével, sem especificação de profundidade e, se adulterados, devem acusar sinais de alteração.

§ 3º Os veículos inacabados (sem cabina, com cabina incompleta, tais como os chassis para ônibus), terão as identificações previstas no § 1º, implantadas pelo fabricante que complementar o veículo com a respectiva carroçaria.

§ 4º As identificações, referidas no §2º, poderão ser feitas na fábrica do veículo ou em outro local, sob a responsabilidade do fabricante, antes de sua venda ao consumidor.

§ 5º No caso de chassi ou monobloco não metálico, a numeração deverá ser gravada em placa metálica incorporada ou a ser moldada no material do chassi ou monobloco, durante sua fabricação.

§ 6º Para fins do previsto no caput deste artigo, o décimo dígito do VIN, previsto na NBR 3 nº 6066, será obrigatoriamente o da identificação do modelo do veículo.

Art. 3º Será obrigatória a gravação do ano de fabricação do veículo no chassi ou monobloco ou em plaqueta destrutível quando de sua remoção, conforme estabelece o § 1° do art. 114 do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 4º Nos veículos reboques e semi-reboques, as gravações serão feitas, no mínimo, em dois pontos do chassi.

Art. 5º Para fins de controle reservado e apoio das vistorias periciais procedidas pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e por órgãos policiais, por ocasião do pedido de código do RENAVAM, os fabricantes depositarão junto ao órgão máximo executivo de trânsito da União as identificações e localização das gravações, segundo os modelos básicos.

Parágrafo único. Todas as vezes que houver alteração dos modelos básicos dos veículos, os fabricantes encaminharão, com antecedência de 30 (trinta) dias, as localizações de identificação veicular.

Art. 6º As regravações e as eventuais substituições ou reposições de etiquetas e plaquetas, quando necessárias, dependerão de prévia autorização da autoridade de trânsito competente, mediante comprovação da propriedade do veículo, e só serão processadas por empresas credenciadas pelo órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal.

§ 1º As etiquetas ou plaquetas referidas no caput deste artigo deverão ser fornecidas pelo fabricante do veículo.

§ 2º O previsto no caput deste artigo não se aplica às identificações constantes dos incisos III e IV do § 1º do art. 2º desta Resolução.

Art. 7º Os órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal não poderão registrar, emplacar e licenciar veículos que estiverem em desacordo com o estabelecido nesta Resolução.

Art. 8º Fica revogada a Resolução 659/89 do CONTRAN.

Art. 9º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

RENAN CALHEIROS
Ministério da Justiça

ELISEU PADILHA
Ministério dos Transportes

LINDOLPHO DE CARVALHO DIAS - Suplente
Ministério da Ciência e Tecnologia

ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA
Ministério do Exército


LUCIANO OLIVA PATRÍCIO - Suplente
Ministério da Educação e do Desporto

GUSTAVO KRAUSE
Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal

BARJAS NEGRI - Suplente
Ministério da Saúde
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Junior Estrada
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Mensagem por Junior Estrada » Qua Abr 25, 2012 9:47 am

Valeu pela dica Geordanio.
Será que irão olhar isso também nas transferência de propriedade?
Ou será só no primeiro emplacamento?
Abraço!!!
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Henrique Carvalho
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Mensagem por Henrique Carvalho » Sex Mai 04, 2012 3:59 am

Boa dica parceiro...
Mais se tratando de DETRAM, se pagar um bom despachante, ele emplaca a carreta sem ela sair da garagem...
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Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Mai 04, 2012 8:29 am

Pelo que sei, a Fort Car já tomou as providências necessárias para que este problema não ocorra com seus novos produtos ...
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Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
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Geordânio Félix
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Mensagem por Geordânio Félix » Sex Mai 04, 2012 12:10 pm

Junior Estrada escreveu:Valeu pela dica Geordanio.
Será que irão olhar isso também nas transferência de propriedade?
Ou será só no primeiro emplacamento?
Abraço!!!
Opa!
Junior, creio que sim! Pois, se a direção do Detran-MG exigiu rigor dos vistoriadores sobre emplacamento de carretas Zero Km, de fabricante renomado ( que antes nem vistoriadas eram), e, considerando a reincidência dos crimes de adulteração de chassis, a fiscalização do cumprimento da Resolução do CONTRAN sobre transferência de propriedade de seminovas será ainda maior.
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Geordânio Félix
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Mensagem por Geordânio Félix » Sex Mai 04, 2012 12:21 pm

Henrique Carvalho escreveu:Boa dica parceiro...
Mais se tratando de DETRAM, se pagar um bom despachante, ele emplaca a carreta sem ela sair da garagem...
Henrique, passamos um dia inteiro na companhia de despachante experiente e falamos pessoamente com autoridades competentes, sem sucesso. Em Belo Horizonte não!
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