Óleo de Rabeta - IMPRESSÕES E DICAS

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Óleo de Rabeta - IMPRESSÕES E DICAS

Mensagem por Marcio Zampronio » Seg Abr 16, 2012 8:22 pm

Galera,

Algume pode me dar umas dicas sobre como trocar o óleo de rabeta em casa??

Gostaria de saber qual o Óleo recomendado também!!!!

Tenho um Yamaha de 15 hp
Editado pela última vez por Marcio Zampronio em Sáb Abr 28, 2012 12:48 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Seg Abr 16, 2012 8:54 pm

Márcio,

Pode usar um bom óleo de transmissão classificação SAE 90 (mais conhecido como óleo 90).

Você vai precisar de uma almotolia.

Abra o parafuso da parte de baixo. Coloque um recipiente para coletar o óleo usado. Abra o parafuso de cima e deixe o óleo escorrer.

Depois disso deixe ele gotejando por uns 10 a 20 minutos. Quanto mais conseguir tirar do óleo velho, melhor.

Geralmente o bujao de baixo é magnético e atrai limalhas de metal. Limpe-o com um pano limpo.

Insira a almotolia com o óleo novo no orifício de baixo e bombe até o óleo sair pelo orifício de cima. Não deixe nenhum ar na caixa de transmissão. Elimine todas as bolhas. Sem tirar o bico da almotolia, feche o parafuso do orifício superior. Retire o bico da almotolia e insira rapidamente o parafuso inferior.

Pronto!


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Seg Abr 16, 2012 8:56 pm

Imagem
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Seg Abr 16, 2012 9:02 pm

Isso!

Igual ao que falei, mas com imagens é fica muito melhor.


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Seg Abr 16, 2012 9:10 pm

Andre e Angelo,

Muito obrigado,

Acho que o que pega mesmo é conseguir a almotolia, acho que tem em posto de gasolina.

Tenho outra dúvida tem alguma junto nos bujões???


Abraço.
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Seg Abr 16, 2012 9:17 pm

Marcio Zampronio escreveu:Andre e Angelo,

Muito obrigado,

Acho que o que pega mesmo é conseguir a almotolia, acho que tem em posto de gasolina.

Tenho outra dúvida tem alguma junto nos bujões???


Abraço.
Pode usar esse óleo aqui: http://www.nautispecial.com.br/

Ele vem numa bisnaga que evita o uso da almotolia. Num motor de 15 HP uma bisnaga dá e sobra.

Existe uma junta que sai junto com o bujão. É só deixar ela quietinha lá e parafusar de novo que vai vedar, a não ser que quando tirar o óleo usado ele estiver esbranquiçado. Aí a junta não está boa.


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Seg Abr 16, 2012 10:24 pm

André Ribeiro escreveu:
Marcio Zampronio escreveu:Andre e Angelo,

Muito obrigado,

Acho que o que pega mesmo é conseguir a almotolia, acho que tem em posto de gasolina.

Tenho outra dúvida tem alguma junto nos bujões???


Abraço.
Pode usar esse óleo aqui: http://www.nautispecial.com.br/



Ele vem numa bisnaga que evita o uso da almotolia. Num motor de 15 HP uma bisnaga dá e sobra.

Existe uma junta que sai junto com o bujão. É só deixar ela quietinha lá e parafusar de novo que vai vedar, a não ser que quando tirar o óleo usado ele estiver esbranquiçado. Aí a junta não está boa.


1 abraço!
Pow Andre ai ficou facil, amanhã mesmo vou atras parace que fica aqui em Sampa mesmo.

Vou ver se troco o meu no final de semana...

Meu motor ta zerado, carburador, vela etc. Não vale a pena pegar uma revisão total agora...

Abraçõ
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Seg Abr 16, 2012 11:42 pm

nao sabia desse oleo!! achava que o motor utilizava somente o 2T que e misturado a gasosa!!!
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Fernando CB de Sousa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Ago 18, 2009 8:29 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando CB de Sousa » Seg Abr 16, 2012 11:58 pm

Não esquecendo de usar o oleo com a especificação recomendada pelo fabricante do motor.

Eu sempre que preciso trocar oleo de carro, trator, qual quer coisa vejo a especificação e depois procuro um oleo de uma boa marca, Shell, BR, Texaco, Mobil, deve ter mais algumas, essas são as mais facil aqui na minha cidade.

Cuidado com lubrificantes de marcas pouco conhecidas, podem ser oleos recondicionados, e não ter as mesmas especificações necessarias...

Abraços
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Ter Abr 17, 2012 8:45 am

André Ribeiro escreveu:
Marcio Zampronio escreveu:Andre e Angelo,

Muito obrigado,

Acho que o que pega mesmo é conseguir a almotolia, acho que tem em posto de gasolina.

Tenho outra dúvida tem alguma junto nos bujões???


Abraço.
Pode usar esse óleo aqui: http://www.nautispecial.com.br/

Ele vem numa bisnaga que evita o uso da almotolia. Num motor de 15 HP uma bisnaga dá e sobra.

Existe uma junta que sai junto com o bujão. É só deixar ela quietinha lá e parafusar de novo que vai vedar, a não ser que quando tirar o óleo usado ele estiver esbranquiçado. Aí a junta não está boa.


1 abraço!
Andre,

Tive pesquisando esse Óleo e a bisnaga de 400 ml custa R$ 51,00. Na mesma lola tem um Quicksilver de 900 ml por R$ 56, ou seja consigo guardar para a próxima troca, só que vai precisar da almotolia. Minha pergunta é será que eu consigo improvisar com um tubo daqueles de catchup ou uma almotólia plástica igual de hospital?

DEsculpe a perturbação>>>>
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Ter Abr 17, 2012 8:47 am

Fernando CB de Sousa escreveu:Não esquecendo de usar o oleo com a especificação recomendada pelo fabricante do motor.

Eu sempre que preciso trocar oleo de carro, trator, qual quer coisa vejo a especificação e depois procuro um oleo de uma boa marca, Shell, BR, Texaco, Mobil, deve ter mais algumas, essas são as mais facil aqui na minha cidade.

Cuidado com lubrificantes de marcas pouco conhecidas, podem ser oleos recondicionados, e não ter as mesmas especificações necessarias...

Abraços
Valeu Fernando, é sempre bom tomar cuidado com isso. Liguei pra fábrica e me asseguraram que o óleo é novo na especificação correta.

Abraço e Obrigado.
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Ter Abr 17, 2012 12:25 pm

Marcio o processo de colocação por baixo embora pareça coisa de português mas não é, tem a finalidade de ao sai por cima o nível esta correto e evita a formação de bolhas.

Maaaaaaaas nada impede de colocar por cima também, porem devera prestar bastante atenção ao nível pois o óleo utilizado é muito viscoso.

Se optar por este ultimo processo vá colocando e as vezes gire o eixo do hélice para retirar eventuais bolhas de ar que são formadas por este processo, complete o nível e aguarde um pouco antes de fechar.
Imagem
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Ter Abr 17, 2012 2:27 pm

Marcio Zampronio escreveu:
André Ribeiro escreveu:
Marcio Zampronio escreveu:Andre e Angelo,

Muito obrigado,

Acho que o que pega mesmo é conseguir a almotolia, acho que tem em posto de gasolina.

Tenho outra dúvida tem alguma junto nos bujões???


Abraço.
Pode usar esse óleo aqui: http://www.nautispecial.com.br/

Ele vem numa bisnaga que evita o uso da almotolia. Num motor de 15 HP uma bisnaga dá e sobra.

Existe uma junta que sai junto com o bujão. É só deixar ela quietinha lá e parafusar de novo que vai vedar, a não ser que quando tirar o óleo usado ele estiver esbranquiçado. Aí a junta não está boa.


1 abraço!
Andre,

Tive pesquisando esse Óleo e a bisnaga de 400 ml custa R$ 51,00. Na mesma lola tem um Quicksilver de 900 ml por R$ 56, ou seja consigo guardar para a próxima troca, só que vai precisar da almotolia. Minha pergunta é será que eu consigo improvisar com um tubo daqueles de catchup ou uma almotólia plástica igual de hospital?

DEsculpe a perturbação>>>>
Márcio,

Não tá perturbando nada.

Caramba, tá caro!!!

Uma vez eu comprei e me lembro que foi por menos de R$ 30!

O tubo de catchup acho que não irá funcionar bem pois não vai caber todo o óleo necessário.

A almotolia plástica em não conheço.


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Sáb Abr 28, 2012 12:58 pm

Galera,

Como sempre aqui no Caterva encontramos respostas para todas nossas dúvidas sobre pesca em geral.

Acabei de trocar o óleo de rabeta do meu motor, tudo muito rápido e simples depois que as feras me deram dicas muito importantes para que tudo corresse sem problemas.

Fiquei preocupado pois passei muito tempo do recomendado para troca, porém fiquei impressionado, o parafuso inferior que é imantado não tinha nenhum resíduo de limalha de ferro e o óleo estáva até bem clarinho sem nenhum indício de entrada de água.

Comprei uma bisnaga de 400 ml da Nautispecial indicada pelo amigo André Ribeiro, achei caro. Paguei R$ 55,00 enquanto 1 litro de óleo de rabeta Quiksilver custa R$ 56,00, porém muito prática pois com a bisnaga voce consegue injetar o óleo pelo parafuso inferior sem problema.

Usei 200 ml, porém acho que não dá pra próxima troca pois a quantidade que fica na bisnaga não é suficiente para fazer pressão para o óleo subir.

Porém a bisnaga pode ser aproveitada para outras trocas é só completar com outro óleo de transmissão.

Obrigado a todos pelas dicas e fica aí minhas impressões sobre a troca.
Avatar do usuário
Eduardo Sone
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6486
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 2:17 pm
Cidade: Brasilia
Estado: DF

Mensagem por Eduardo Sone » Dom Abr 29, 2012 9:56 pm

Marcio Zampronio escreveu:Galera,

Como sempre aqui no Caterva encontramos respostas para todas nossas dúvidas sobre pesca em geral.

Acabei de trocar o óleo de rabeta do meu motor, tudo muito rápido e simples depois que as feras me deram dicas muito importantes para que tudo corresse sem problemas.

Fiquei preocupado pois passei muito tempo do recomendado para troca, porém fiquei impressionado, o parafuso inferior que é imantado não tinha nenhum resíduo de limalha de ferro e o óleo estáva até bem clarinho sem nenhum indício de entrada de água.

Comprei uma bisnaga de 400 ml da Nautispecial indicada pelo amigo André Ribeiro, achei caro. Paguei R$ 55,00 enquanto 1 litro de óleo de rabeta Quiksilver custa R$ 56,00, porém muito prática pois com a bisnaga voce consegue injetar o óleo pelo parafuso inferior sem problema.

Usei 200 ml, porém acho que não dá pra próxima troca pois a quantidade que fica na bisnaga não é suficiente para fazer pressão para o óleo subir.

Porém a bisnaga pode ser aproveitada para outras trocas é só completar com outro óleo de transmissão.

Obrigado a todos pelas dicas e fica aí minhas impressões sobre a troca.
Acompanhei esse tópico por possuir motor tbm. Fico feliz que tenha conseguido trocar o óleo, parceiro!!
Concordo contigo, aqui a gente possui usuários altamente gabaritados.... é o GOOGLE da pesca!! rsrsrs!! Aprendo de mais com todos!!
Abração

Edu
Imagem
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”