Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (dicas)

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Lucas Moraes Weber
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 6:26 pm
Cidade:
Contato:

Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (dicas)

Mensagem por Lucas Moraes Weber » Dom Mar 25, 2012 9:33 pm

Fala galera, queria dividir com vcs as primeiras impressões de um conjunto que montei e também conseguir algumas boas dicas do pessoal mais experiente.

Em Dezembro/2011 decidi montar um bass boat, comprei o casco do nosso amigo Leonardo aqui do forum , um classic ano 2009, montei com um motor mercury optimax 115hp, sem jack plate e com hélice de alumínio passo 21. Kit de direção teleflex Big-T e acelerador de pé.

Recebi o barco montado esse final de semana e no sábado dei uma voltinha com ele, coisa pouca, 15 minutos no máximo, mas deu pra perceber que existem vários macetes e precisa de uma certa adaptação para conseguir tirar o máximo do conjunto. Abaixo algumas questões para dividir com vocês.

1. Acelerador de Pé, ficou muito curto, eu digo isso pois tenho 1,80m de altura e minha perna praticamente pega no volante quando esta encaixada no acelerador, está muito incômodo. Dei uma olhada e percebi que daria para puxar um pouco para trás o acelerador, isso me daria mais uns 5cm no máximo, não sei se seria suficiente, vou ver o que posso fazer a respeito.
Alguém tem esse mesmo tipo de problema???

2. Trim, percebi que é essencial uma regulagem a todo momento para uma boa navegação, alguém tem dicas básicas para facilitar meu convívio com o barco nesse primeiro momento?

3. Baterias, o barco possui três baterias, uma de partida para o motor, e duas para os acessórios (motor elétrico, som, etc), as três baterias foram ligadas em paralelo, ou seja, quando a chave geral está em ALL, o alternador do motor em uso irá repor a carga nas três baterias simultaneamente, e no pernoite será necessário dar uma boa carga nas baterias com um carregador comum. Alguém faz esse mesmo tipo de uso? sugestões?

Acho que essas foram as principais dúvidas e queria algumas dicas para facilitar minha vida nesse começo, semana que vem pretendo navegar bastante para pegar o jeito...

Abraços!
Avatar do usuário
Leonardo Andreetta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 965
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 7:58 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Andreetta » Dom Mar 25, 2012 9:53 pm

Grande Lucas, não me chamou para testar o barco!!!!!! :( :( :(

Seguinte, se vc botar uma direção hidraulica vai aumentar bem o espaço entre o painel e o volante, aí sua perna vai caber, vc não havia me dito que colocaria o hotfoot, o 115 não precisa acelerar no pé, ele é bem mais calmo do que o 200tão que andamos aquele dia. As baterias eu acho que vc ligou certo, e o trin só pra sair que ele deve estar no mínimo, depois que o barco planar vc vai subindo o trin pro barco andar arrastando menos água. Fique atento as curvas, sempre a menos de 45 milhas e baixe o trin antes pro barco ficar mais firme na água.

Abração,
BORA PESCÁ??????
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Re: Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (di

Mensagem por Tardeli » Seg Mar 26, 2012 12:47 pm

Lucas Moraes Weber escreveu:1. Acelerador de Pé, [/b]ficou muito curto, eu digo isso pois tenho 1,80m de altura e minha perna praticamente pega no volante quando esta encaixada no acelerador, está muito incômodo. Dei uma olhada e percebi que daria para puxar um pouco para trás o acelerador, isso me daria mais uns 5cm no máximo, não sei se seria suficiente, vou ver o que posso fazer a respeito.
Alguém tem esse mesmo tipo de problema???
Pode colocar o acelerador no limite máximo do espaço. Só cuidado para não limitar o curso do cabo/pedal.
Lucas Moraes Weber escreveu:2. Trim,[/b] percebi que é essencial uma regulagem a todo momento para uma boa navegação, alguém tem dicas básicas para facilitar meu convívio com o barco nesse primeiro momento?
Basicamente é o que o Leonardo falou, todo baixo p/ planar e levantar conforme ganha velocidade, tomando cuidado para não tirar demais o motor da agua e causar falta d'agua.
Lucas Moraes Weber escreveu:3. Baterias, [/b]o barco possui três baterias, uma de partida para o motor, e duas para os acessórios (motor elétrico, som, etc), as três baterias foram ligadas em paralelo, ou seja, quando a chave geral está em ALL, o alternador do motor em uso irá repor a carga nas três baterias simultaneamente, e no pernoite será necessário dar uma boa carga nas baterias com um carregador comum. Alguém faz esse mesmo tipo de uso? sugestões?
Eu ligaria somente o elétrico em duas baterias e o motor e acessórios na bateria de partida. No meu barco não tenho o alternador que carrega as baterias, tenho carregador onboard e as carrego sempre que volto das pescarias.

No mais, se colocar um jackplate irá melhorar bastante a navegação.

Bos sorte!
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
João Caparroz
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 67
Registrado em: Qui Abr 12, 2007 8:54 pm
Cidade:

Mensagem por João Caparroz » Seg Mar 26, 2012 3:01 pm

Lucas meu Classic teve esse configuracao com o 115 por um bom tempo e eu considero umas das melhores configuracoes com relacao ao conforto. O meu estava com jack, helice inox, acelarador de pedal e trim no volante e considera esses itens muito importante para ter um conjunto muito bem ajustado, com esses itens vc pode ter um barco q tenha um desempenho de ate 54mph com 2 pescadores e equipamento de pesca com toda segunca e conforto.

abs

Joao Caparroz
Avatar do usuário
Aristides de Paula
ANZOL DE OURO
Mensagens: 622
Registrado em: Ter Nov 14, 2006 9:45 pm
Cidade:

Mensagem por Aristides de Paula » Seg Mar 26, 2012 3:30 pm

Como disse o Tardelli , vc soh vai diminuir a vida util do seu alternador deixando tres baterias ligadas.... ... ateh ir se adaptando com barco ,porque vc nao deixa o acelerador na mao mesmo , coloca um jack uma helice de inox , e ai eh partir pro abraço.... ....
No meu caso eu uso as duas baterias do elétricona frente , porem vale apena testar na popa do barco tbm
abraxxxxxxx
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
Avatar do usuário
Lucas Moraes Weber
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 6:26 pm
Cidade:
Contato:

Re: Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (di

Mensagem por Lucas Moraes Weber » Seg Mar 26, 2012 10:23 pm

Tardeli escreveu:
Lucas Moraes Weber escreveu:1. Acelerador de Pé, [/b]ficou muito curto, eu digo isso pois tenho 1,80m de altura e minha perna praticamente pega no volante quando esta encaixada no acelerador, está muito incômodo. Dei uma olhada e percebi que daria para puxar um pouco para trás o acelerador, isso me daria mais uns 5cm no máximo, não sei se seria suficiente, vou ver o que posso fazer a respeito.
Alguém tem esse mesmo tipo de problema???
Pode colocar o acelerador no limite máximo do espaço. Só cuidado para não limitar o curso do cabo/pedal.

[Lucas]Dei uma boa olhada hoje no pedal, e percebi que se puxar ao máximo para trás, vou ganhar só uns 3 ou 4 cm, decidi deixar do jeito que está, a solução do Leo é boa, de puxar o volante mais longe do painel com uma direção hidráulica, mas como acabei de montar o conjunto com a direção comum, vai ficar como está.. rs.
Lucas Moraes Weber escreveu:2. Trim,[/b] percebi que é essencial uma regulagem a todo momento para uma boa navegação, alguém tem dicas básicas para facilitar meu convívio com o barco nesse primeiro momento?
Basicamente é o que o Leonardo falou, todo baixo p/ planar e levantar conforme ganha velocidade, tomando cuidado para não tirar demais o motor da agua e causar falta d'agua.

[Lucas]Perfeito, a teoria está clara, fds vou gastar um ou mais tanques pra pegar o jeito da coisa... valeu.
Lucas Moraes Weber escreveu:3. Baterias, [/b]o barco possui três baterias, uma de partida para o motor, e duas para os acessórios (motor elétrico, som, etc), as três baterias foram ligadas em paralelo, ou seja, quando a chave geral está em ALL, o alternador do motor em uso irá repor a carga nas três baterias simultaneamente, e no pernoite será necessário dar uma boa carga nas baterias com um carregador comum. Alguém faz esse mesmo tipo de uso? sugestões?
Eu ligaria somente o elétrico em duas baterias e o motor e acessórios na bateria de partida. No meu barco não tenho o alternador que carrega as baterias, tenho carregador onboard e as carrego sempre que volto das pescarias.



No mais, se colocar um jackplate irá melhorar bastante a navegação.


Valeu pelas dicas.

Bos sorte!
[Lucas] Exato, essa era a ideia inicial, bateria traseira comum de 100Ah para partida somente, e duas baterias na proa para motor eletrico, som, etc, o problema é que depois que as três foram ligadas em paralelo, com o objetivo do próprio alternador do motor repor a carga perdida quando este em funcionamento, complicou um pouco, pois se a chave geral está em 1 (bateria de partida) todo o barco funciona a partir dela, se a chave geral está em 2 (baterias da proa) todo o barco funciona a partir dela, inclusive a partida do motor (!), ou seja, se houver um descuido você pode acabar com todas as 3 baterias descarregadas juntamente.
No meu ponto de vista é aceitável jogar a corrente do alternador para todas as baterias com a intenção de repor a carga delas durante o dia, mesmo que a corrente seja pequena para três baterias, a intenção é justa.
Porém seria necessário isolar as baterias, de maneira que a partida do motor jamais use as baterias da proa, e o motor elétrico jamais use a bateria de partida e vice-versa, e isso é justamente o que não está acontecendo no meu barco... deu p/ entender?

Quanto ao jack Plate.. Em que quesito melhoraria a navegação, velocidade final ou em todos os aspectos?


Valeu
Avatar do usuário
Eribert Marquez
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1625
Registrado em: Seg Nov 07, 2005 1:10 pm
Cidade:
Contato:

Re: Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (di

Mensagem por Eribert Marquez » Qua Mar 28, 2012 2:36 pm

Quanto ao jack Plate.. Em que quesito melhoraria a navegação, velocidade final ou em todos os aspectos?


Valeu
Maninho... Com Jack plate bem acertadinho você melhora a performance geral do barco...
Ou seja... Você conseguindo uma maior velocidade final com certeza terá uma velocidade cruzeiro mais economica do que sem o Jack Plate...

Concordo com o que falaram ai sobre as baterias... É importante tomar esse cuidado com o alternador do Motor de popa...
Deixa as baterias do eletrico somente para o eletrico e fora da chave geral. Coloca o Alternador on Bord para duas baterias para carregar quando estiver navegando sem forçar nada o alternador do Motor de Popa... Mas mesmo assim com este acessorio você vai precisar de um carregador (que o Tardeli comentou) para quando parar a pescaria.
Vamos nos falando...
Um abraço!!!
Eribert.
Imagem
Avatar do usuário
Lucas Moraes Weber
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 6:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Lucas Moraes Weber » Dom Abr 01, 2012 11:10 pm

Valeu pelas dicas pessoal..
Esse final de semana consegui navegar um pouco mais com o barco e resolvi algumas coisas.

Acelerador de pé, minha primeira impressão tinha sido bem ruim, pois parecia estar muito próximo mas depois de um tempo deu pra acustumar melhor e ajeitar bem a perna sem atrapalhar o esterço do volante.

Baterias, irei fazer como o pessoal sugeriu, a bateria de partida ligada somente no motor de popa e em alguns acessórios, e as do motor elétrico isoladas somente pro elétrico mesmo, vou instalar o carregador alternador da minn kota que utiliza o alternador do motor para repor a carga nas baterias do elétrico durante a navegação, veja link: http://store.minnkotamotors.com/product ... 82_bank%29

NAVEGAÇÃO
Saímos com o tanque quase cheio (3/4), 3 adultos, tralha completa, cerveja na geladeira do barco (que funciona bem demaisss rs), etc.

VELOCIDADE FINAL
Durante a tarde o vento parou e consegui testar a performance do barco, demos 86km/h pelo GPS, no marcador do painel estava marcando coisa de 60 milhas ou mais acho que está bem desregulado... nessa velocidade de 86km/h o motor estava com em torno de 5400 rpm.

PLANEIO
Eis aqui minha maior dúvida, percebi que o motor "sofre" um pouco até o barco plainar, parece que dá uma estagnada em 3000rpm e só depois plaina, perguntas:
Isso é pelo peso que estavamos no barco, com 3 adultos + tralha? ou pela concentração do peso atrás? (tanque, pessoas, etc).
eu só estava mexendo no trim depois que o barco plainava quase que totalmente, enquanto ele sofria para plainar eu não mexia em nada... ou coisa é que o hélico é passo 21, isso seria mais para velocidade e então perco performance de saida?

Mas no geral o barco é demais, gostei bastante.
Abcsss
Alex Dante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 8:31 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alex Dante » Seg Abr 02, 2012 12:58 pm

Dr. Esses 86 km/h estava medindo no GPS, tem alguma coisa errada nesse número.

Seu hélice é 21P?

Se vc atingiu 5400 com o hélice 21, sua velocidade teria que ser no máximo 83 km/h.
Isso com zero de perda. Que é impossível.

Grande abç
Avatar do usuário
Lucas Moraes Weber
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 6:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Lucas Moraes Weber » Seg Abr 02, 2012 2:20 pm

Alex Dante escreveu:Dr. Esses 86 km/h estava medindo no GPS, tem alguma coisa errada nesse número.

Seu hélice é 21P?

Se vc atingiu 5400 com o hélice 21, sua velocidade teria que ser no máximo 83 km/h.
Isso com zero de perda. Que é impossível.

Grande abç
Fala Alex,

Rapaz vc está com a fomula de 3 pronta aí em cima da mesa hein? rss
Sim, deu 86km/h no GPS mas como eu disse, o giro estava em torno de 4500 rpm, pode ser que em algum momento foi além e deu os 86 km/h, mas e no geral tem alguma dica em respeito ao planeio, melhoras no desempenho geral, etc?

Abccc
Alex Dante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 8:31 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alex Dante » Seg Abr 02, 2012 3:17 pm

OLHA BEM ESSE NUMEROS...4500 RPM NO GERAL E 86KM/H....CERTEZA QUE FUI UMA MARCAÇÃO ERRADA.

FICA IMPOSSIVEL TER UM PARAMETRO PARA TE AJUDAR COM ESSES NUMEROS.

PARA VC TER UMA IDÉIA O JOÃO CAPARROZ TINHA UM OPTIMAX 115HP COM UM HÉLICE 24P RAKER E NA ÁGUA SALGADA DAVA 54 MILHAS COM 2X PESSOAS.

A FORMULA É DE CABEÇA....RSRSRSRS

O SEU HÉLICE TEM ALGUM TIPO DE FURO NA BASE DA PÁ?

GRANDE ABRAÇO
Avatar do usuário
Lucas Moraes Weber
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 6:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Lucas Moraes Weber » Seg Abr 02, 2012 3:32 pm

Opa desculpa, o giro estava em torno de 5400 , oque significa que poderia estar um pouco mais, já que a medição do GPS foi a máxima, e o giro é o que estava ali na maior parte do tempo q eu olhava... 5400, 5450 etc...

Independentemente disso minha maior dúvida é sobre o planeio do barco, o que pode ser feito p/ melhorar, etc..
Avatar do usuário
Lucas Moraes Weber
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 6:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Lucas Moraes Weber » Seg Abr 02, 2012 3:33 pm

Ah o hélice é 21p original de aluminio que veio como motor.
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Seg Abr 02, 2012 5:49 pm

Lucas Moraes Weber escreveu:Opa desculpa, o giro estava em torno de 5400 , oque significa que poderia estar um pouco mais, já que a medição do GPS foi a máxima, e o giro é o que estava ali na maior parte do tempo q eu olhava... 5400, 5450 etc...

Independentemente disso minha maior dúvida é sobre o planeio do barco, o que pode ser feito p/ melhorar, etc..
Se a velocidade foi dada no GPS, difícil estar errada...mas q esta marca para um 115h é impressionante, isso é.... :wink:

Quanto ao planeio...vc já arrancou com o barco leve!?! Apenas vc e um pouco de combustível?!?! Se sim, agora q o barco está carregado...tem muita diferença?!?!
Quando vc for arrancar pode acelerar de uma vez e ao máximo e, a medida q o barco for saindo da água é q vc vai desacelerando.

Se vc arrancar lentamente dificilmente conseguirá planar.
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
Lucas Moraes Weber
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 6:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Lucas Moraes Weber » Seg Abr 02, 2012 6:34 pm

Fabrício Biguá escreveu: Se a velocidade foi dada no GPS, difícil estar errada...mas q esta marca para um 115h é impressionante, isso é.... :wink:

Quanto ao planeio...vc já arrancou com o barco leve!?! Apenas vc e um pouco de combustível?!?! Se sim, agora q o barco está carregado...tem muita diferença?!?!
Quando vc for arrancar pode acelerar de uma vez e ao máximo e, a medida q o barco for saindo da água é q vc vai desacelerando.

Se vc arrancar lentamente dificilmente conseguirá planar.
Fala Fabrício,
Ainda não tive a oportunidade de testar o barco vazio, pouca gasolina e só eu, depois que fizer isso posto aqui, mas a ideia é que se ele plainar rápido o problema é o peso e não tem muito o que fazer, certo?
Abcs
Alex Dante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 8:31 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alex Dante » Seg Abr 02, 2012 9:02 pm

Lucas Moraes Weber escreveu:Ah o hélice é 21p original de aluminio que veio como motor.
Dr. com este hélice realmente ficará limitado ao que vc tem hoje.

Se fosse de inox poderia deixar todos os furos de ventilação abertos e poderia melhor um pouco.

O que está acontecendo é que o giro demora a subir e o motor vai ganhando força aos poucos.

Com a ventilação do hélice, o giro sobe mais rápido e o ganha força( torque) e consequentimento melhorar o planeio.

Pode tentar distribuir o peso no barco para melhorar o planeio.

Grande abraço
Alex Dante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 8:31 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alex Dante » Seg Abr 02, 2012 9:10 pm

Fabrício Biguá escreveu: Se a velocidade foi dada no GPS, difícil estar errada...mas q esta marca para um 115h é impressionante, isso é.... :wink:
Já conteceu comigo de olhar no final de um dia de pesca a velocidade maxima no GPS e estar 58 milhas.

Tenho certeza que estava errada.

A marca para um 115hp é tranquilamente atingivel mas com este hélice realmente a marca se torma impressionante.

Grande abraço
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Seg Abr 02, 2012 9:19 pm

Alex Dante escreveu:
Fabrício Biguá escreveu: Se a velocidade foi dada no GPS, difícil estar errada...mas q esta marca para um 115h é impressionante, isso é.... :wink:
Já conteceu comigo de olhar no final de um dia de pesca a velocidade maxima no GPS e estar 58 milhas.

Tenho certeza que estava errada.

A marca para um 115hp é tranquilamente atingivel mas com este hélice realmente a marca se torma impressionante.

Grande abraço
Concordo. Muitas vezes o GPS dá uns picos meio loucos. Para mim ele tem que marcar e sustentar por algum tempo (tipo uns 5 a 10 segundos no mínimo).


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Lucas Moraes Weber
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 6:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Lucas Moraes Weber » Seg Abr 02, 2012 9:30 pm

Alex Dante escreveu:
Lucas Moraes Weber escreveu:Ah o hélice é 21p original de aluminio que veio como motor.
Dr. com este hélice realmente ficará limitado ao que vc tem hoje.

Se fosse de inox poderia deixar todos os furos de ventilação abertos e poderia melhor um pouco.

O que está acontecendo é que o giro demora a subir e o motor vai ganhando força aos poucos.

Com a ventilação do hélice, o giro sobe mais rápido e o ganha força( torque) e consequentimento melhorar o planeio.

Pode tentar distribuir o peso no barco para melhorar o planeio.

Grande abraço
Oi Alex, exatamente isso, o giro dá uma boa estagnada em 3.000 rpm até o barco começar a plainar e depois vai que é uma beleza... vc acha que a mudança para um hélice de inox desse tipo daria mudança significativa no desempenho de arranque???

O GPS estava aparentemente normal na hora da marcação, mas depois eu marco novamente pra conferir a velocidade, vai ver estava um forte vento de cauda , rss

Valeu pelas dicas pessoas.
Alex Dante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 8:31 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alex Dante » Ter Abr 03, 2012 1:05 pm

Melhor distribuir o peso na parte dianteira do barco, com esse desempenho seu não justifica gastar dinheiro.

Se comprar um hélice de inox, o jack é item obrigatório para realizar o acerto.

Se fosse vc não gastava com isso.

Abç
Avatar do usuário
Lucas Moraes Weber
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 6:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Lucas Moraes Weber » Sex Abr 06, 2012 11:26 pm

Alex Dante escreveu:Melhor distribuir o peso na parte dianteira do barco, com esse desempenho seu não justifica gastar dinheiro.

Se comprar um hélice de inox, o jack é item obrigatório para realizar o acerto.

Se fosse vc não gastava com isso.

Abç
Fala Alex,
Excelente sugestão, obrigado.
Acho que levei sorte de na primeira montagem ter conseguido um acerto satisfatório, vou sussegar e usar bastante o barco até achar que devo fazer alguma mudança.
O ideal mesmo é andar em outros barcos para ter parâmetro, como não tenho experiencia nenhuma fica dificil eu fazer uma avaliação correta.
Valeu abcs.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”