Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (dicas)
- Lucas Moraes Weber
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Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (dicas)
Fala galera, queria dividir com vcs as primeiras impressões de um conjunto que montei e também conseguir algumas boas dicas do pessoal mais experiente.
Em Dezembro/2011 decidi montar um bass boat, comprei o casco do nosso amigo Leonardo aqui do forum , um classic ano 2009, montei com um motor mercury optimax 115hp, sem jack plate e com hélice de alumínio passo 21. Kit de direção teleflex Big-T e acelerador de pé.
Recebi o barco montado esse final de semana e no sábado dei uma voltinha com ele, coisa pouca, 15 minutos no máximo, mas deu pra perceber que existem vários macetes e precisa de uma certa adaptação para conseguir tirar o máximo do conjunto. Abaixo algumas questões para dividir com vocês.
1. Acelerador de Pé, ficou muito curto, eu digo isso pois tenho 1,80m de altura e minha perna praticamente pega no volante quando esta encaixada no acelerador, está muito incômodo. Dei uma olhada e percebi que daria para puxar um pouco para trás o acelerador, isso me daria mais uns 5cm no máximo, não sei se seria suficiente, vou ver o que posso fazer a respeito.
Alguém tem esse mesmo tipo de problema???
2. Trim, percebi que é essencial uma regulagem a todo momento para uma boa navegação, alguém tem dicas básicas para facilitar meu convívio com o barco nesse primeiro momento?
3. Baterias, o barco possui três baterias, uma de partida para o motor, e duas para os acessórios (motor elétrico, som, etc), as três baterias foram ligadas em paralelo, ou seja, quando a chave geral está em ALL, o alternador do motor em uso irá repor a carga nas três baterias simultaneamente, e no pernoite será necessário dar uma boa carga nas baterias com um carregador comum. Alguém faz esse mesmo tipo de uso? sugestões?
Acho que essas foram as principais dúvidas e queria algumas dicas para facilitar minha vida nesse começo, semana que vem pretendo navegar bastante para pegar o jeito...
Abraços!
Em Dezembro/2011 decidi montar um bass boat, comprei o casco do nosso amigo Leonardo aqui do forum , um classic ano 2009, montei com um motor mercury optimax 115hp, sem jack plate e com hélice de alumínio passo 21. Kit de direção teleflex Big-T e acelerador de pé.
Recebi o barco montado esse final de semana e no sábado dei uma voltinha com ele, coisa pouca, 15 minutos no máximo, mas deu pra perceber que existem vários macetes e precisa de uma certa adaptação para conseguir tirar o máximo do conjunto. Abaixo algumas questões para dividir com vocês.
1. Acelerador de Pé, ficou muito curto, eu digo isso pois tenho 1,80m de altura e minha perna praticamente pega no volante quando esta encaixada no acelerador, está muito incômodo. Dei uma olhada e percebi que daria para puxar um pouco para trás o acelerador, isso me daria mais uns 5cm no máximo, não sei se seria suficiente, vou ver o que posso fazer a respeito.
Alguém tem esse mesmo tipo de problema???
2. Trim, percebi que é essencial uma regulagem a todo momento para uma boa navegação, alguém tem dicas básicas para facilitar meu convívio com o barco nesse primeiro momento?
3. Baterias, o barco possui três baterias, uma de partida para o motor, e duas para os acessórios (motor elétrico, som, etc), as três baterias foram ligadas em paralelo, ou seja, quando a chave geral está em ALL, o alternador do motor em uso irá repor a carga nas três baterias simultaneamente, e no pernoite será necessário dar uma boa carga nas baterias com um carregador comum. Alguém faz esse mesmo tipo de uso? sugestões?
Acho que essas foram as principais dúvidas e queria algumas dicas para facilitar minha vida nesse começo, semana que vem pretendo navegar bastante para pegar o jeito...
Abraços!
- Leonardo Andreetta
- ANZOL DE OURO
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Grande Lucas, não me chamou para testar o barco!!!!!!
Seguinte, se vc botar uma direção hidraulica vai aumentar bem o espaço entre o painel e o volante, aí sua perna vai caber, vc não havia me dito que colocaria o hotfoot, o 115 não precisa acelerar no pé, ele é bem mais calmo do que o 200tão que andamos aquele dia. As baterias eu acho que vc ligou certo, e o trin só pra sair que ele deve estar no mínimo, depois que o barco planar vc vai subindo o trin pro barco andar arrastando menos água. Fique atento as curvas, sempre a menos de 45 milhas e baixe o trin antes pro barco ficar mais firme na água.
Abração,
![Sad :(](./images/smilies/icon_sad.gif)
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Seguinte, se vc botar uma direção hidraulica vai aumentar bem o espaço entre o painel e o volante, aí sua perna vai caber, vc não havia me dito que colocaria o hotfoot, o 115 não precisa acelerar no pé, ele é bem mais calmo do que o 200tão que andamos aquele dia. As baterias eu acho que vc ligou certo, e o trin só pra sair que ele deve estar no mínimo, depois que o barco planar vc vai subindo o trin pro barco andar arrastando menos água. Fique atento as curvas, sempre a menos de 45 milhas e baixe o trin antes pro barco ficar mais firme na água.
Abração,
BORA PESCÁ??????
Re: Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (di
Pode colocar o acelerador no limite máximo do espaço. Só cuidado para não limitar o curso do cabo/pedal.Lucas Moraes Weber escreveu:1. Acelerador de Pé, [/b]ficou muito curto, eu digo isso pois tenho 1,80m de altura e minha perna praticamente pega no volante quando esta encaixada no acelerador, está muito incômodo. Dei uma olhada e percebi que daria para puxar um pouco para trás o acelerador, isso me daria mais uns 5cm no máximo, não sei se seria suficiente, vou ver o que posso fazer a respeito.
Alguém tem esse mesmo tipo de problema???
Basicamente é o que o Leonardo falou, todo baixo p/ planar e levantar conforme ganha velocidade, tomando cuidado para não tirar demais o motor da agua e causar falta d'agua.Lucas Moraes Weber escreveu:2. Trim,[/b] percebi que é essencial uma regulagem a todo momento para uma boa navegação, alguém tem dicas básicas para facilitar meu convívio com o barco nesse primeiro momento?
Eu ligaria somente o elétrico em duas baterias e o motor e acessórios na bateria de partida. No meu barco não tenho o alternador que carrega as baterias, tenho carregador onboard e as carrego sempre que volto das pescarias.Lucas Moraes Weber escreveu:3. Baterias, [/b]o barco possui três baterias, uma de partida para o motor, e duas para os acessórios (motor elétrico, som, etc), as três baterias foram ligadas em paralelo, ou seja, quando a chave geral está em ALL, o alternador do motor em uso irá repor a carga nas três baterias simultaneamente, e no pernoite será necessário dar uma boa carga nas baterias com um carregador comum. Alguém faz esse mesmo tipo de uso? sugestões?
No mais, se colocar um jackplate irá melhorar bastante a navegação.
Bos sorte!
Abs
Tardeli
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- João Caparroz
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Lucas meu Classic teve esse configuracao com o 115 por um bom tempo e eu considero umas das melhores configuracoes com relacao ao conforto. O meu estava com jack, helice inox, acelarador de pedal e trim no volante e considera esses itens muito importante para ter um conjunto muito bem ajustado, com esses itens vc pode ter um barco q tenha um desempenho de ate 54mph com 2 pescadores e equipamento de pesca com toda segunca e conforto.
abs
Joao Caparroz
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Joao Caparroz
- Aristides de Paula
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Como disse o Tardelli , vc soh vai diminuir a vida util do seu alternador deixando tres baterias ligadas.... ... ateh ir se adaptando com barco ,porque vc nao deixa o acelerador na mao mesmo , coloca um jack uma helice de inox , e ai eh partir pro abraço.... ....
No meu caso eu uso as duas baterias do elétricona frente , porem vale apena testar na popa do barco tbm
abraxxxxxxx
No meu caso eu uso as duas baterias do elétricona frente , porem vale apena testar na popa do barco tbm
abraxxxxxxx
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
- Lucas Moraes Weber
- ANZOL DE ALUMÍNIO
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Re: Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (di
[Lucas] Exato, essa era a ideia inicial, bateria traseira comum de 100Ah para partida somente, e duas baterias na proa para motor eletrico, som, etc, o problema é que depois que as três foram ligadas em paralelo, com o objetivo do próprio alternador do motor repor a carga perdida quando este em funcionamento, complicou um pouco, pois se a chave geral está em 1 (bateria de partida) todo o barco funciona a partir dela, se a chave geral está em 2 (baterias da proa) todo o barco funciona a partir dela, inclusive a partida do motor (!), ou seja, se houver um descuido você pode acabar com todas as 3 baterias descarregadas juntamente.Tardeli escreveu:Pode colocar o acelerador no limite máximo do espaço. Só cuidado para não limitar o curso do cabo/pedal.Lucas Moraes Weber escreveu:1. Acelerador de Pé, [/b]ficou muito curto, eu digo isso pois tenho 1,80m de altura e minha perna praticamente pega no volante quando esta encaixada no acelerador, está muito incômodo. Dei uma olhada e percebi que daria para puxar um pouco para trás o acelerador, isso me daria mais uns 5cm no máximo, não sei se seria suficiente, vou ver o que posso fazer a respeito.
Alguém tem esse mesmo tipo de problema???
[Lucas]Dei uma boa olhada hoje no pedal, e percebi que se puxar ao máximo para trás, vou ganhar só uns 3 ou 4 cm, decidi deixar do jeito que está, a solução do Leo é boa, de puxar o volante mais longe do painel com uma direção hidráulica, mas como acabei de montar o conjunto com a direção comum, vai ficar como está.. rs.
Basicamente é o que o Leonardo falou, todo baixo p/ planar e levantar conforme ganha velocidade, tomando cuidado para não tirar demais o motor da agua e causar falta d'agua.Lucas Moraes Weber escreveu:2. Trim,[/b] percebi que é essencial uma regulagem a todo momento para uma boa navegação, alguém tem dicas básicas para facilitar meu convívio com o barco nesse primeiro momento?
[Lucas]Perfeito, a teoria está clara, fds vou gastar um ou mais tanques pra pegar o jeito da coisa... valeu.
Eu ligaria somente o elétrico em duas baterias e o motor e acessórios na bateria de partida. No meu barco não tenho o alternador que carrega as baterias, tenho carregador onboard e as carrego sempre que volto das pescarias.Lucas Moraes Weber escreveu:3. Baterias, [/b]o barco possui três baterias, uma de partida para o motor, e duas para os acessórios (motor elétrico, som, etc), as três baterias foram ligadas em paralelo, ou seja, quando a chave geral está em ALL, o alternador do motor em uso irá repor a carga nas três baterias simultaneamente, e no pernoite será necessário dar uma boa carga nas baterias com um carregador comum. Alguém faz esse mesmo tipo de uso? sugestões?
No mais, se colocar um jackplate irá melhorar bastante a navegação.
Valeu pelas dicas.
Bos sorte!
No meu ponto de vista é aceitável jogar a corrente do alternador para todas as baterias com a intenção de repor a carga delas durante o dia, mesmo que a corrente seja pequena para três baterias, a intenção é justa.
Porém seria necessário isolar as baterias, de maneira que a partida do motor jamais use as baterias da proa, e o motor elétrico jamais use a bateria de partida e vice-versa, e isso é justamente o que não está acontecendo no meu barco... deu p/ entender?
Quanto ao jack Plate.. Em que quesito melhoraria a navegação, velocidade final ou em todos os aspectos?
Valeu
- Eribert Marquez
- GARATÉIA DE BRONZE
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Re: Primeiras Impressões Bass Boat Classic + 115 optimax (di
Maninho... Com Jack plate bem acertadinho você melhora a performance geral do barco...Quanto ao jack Plate.. Em que quesito melhoraria a navegação, velocidade final ou em todos os aspectos?
Valeu
Ou seja... Você conseguindo uma maior velocidade final com certeza terá uma velocidade cruzeiro mais economica do que sem o Jack Plate...
Concordo com o que falaram ai sobre as baterias... É importante tomar esse cuidado com o alternador do Motor de popa...
Deixa as baterias do eletrico somente para o eletrico e fora da chave geral. Coloca o Alternador on Bord para duas baterias para carregar quando estiver navegando sem forçar nada o alternador do Motor de Popa... Mas mesmo assim com este acessorio você vai precisar de um carregador (que o Tardeli comentou) para quando parar a pescaria.
Vamos nos falando...
Um abraço!!!
Eribert.
![Imagem](http://i438.photobucket.com/albums/qq106/avataresdacaterva/Assinaturas%20da%20Caterva/assinMegaBass.jpg)
- Lucas Moraes Weber
- ANZOL DE ALUMÍNIO
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Valeu pelas dicas pessoal..
Esse final de semana consegui navegar um pouco mais com o barco e resolvi algumas coisas.
Acelerador de pé, minha primeira impressão tinha sido bem ruim, pois parecia estar muito próximo mas depois de um tempo deu pra acustumar melhor e ajeitar bem a perna sem atrapalhar o esterço do volante.
Baterias, irei fazer como o pessoal sugeriu, a bateria de partida ligada somente no motor de popa e em alguns acessórios, e as do motor elétrico isoladas somente pro elétrico mesmo, vou instalar o carregador alternador da minn kota que utiliza o alternador do motor para repor a carga nas baterias do elétrico durante a navegação, veja link: http://store.minnkotamotors.com/product ... 82_bank%29
NAVEGAÇÃO
Saímos com o tanque quase cheio (3/4), 3 adultos, tralha completa, cerveja na geladeira do barco (que funciona bem demaisss rs), etc.
VELOCIDADE FINAL
Durante a tarde o vento parou e consegui testar a performance do barco, demos 86km/h pelo GPS, no marcador do painel estava marcando coisa de 60 milhas ou mais acho que está bem desregulado... nessa velocidade de 86km/h o motor estava com em torno de 5400 rpm.
PLANEIO
Eis aqui minha maior dúvida, percebi que o motor "sofre" um pouco até o barco plainar, parece que dá uma estagnada em 3000rpm e só depois plaina, perguntas:
Isso é pelo peso que estavamos no barco, com 3 adultos + tralha? ou pela concentração do peso atrás? (tanque, pessoas, etc).
eu só estava mexendo no trim depois que o barco plainava quase que totalmente, enquanto ele sofria para plainar eu não mexia em nada... ou coisa é que o hélico é passo 21, isso seria mais para velocidade e então perco performance de saida?
Mas no geral o barco é demais, gostei bastante.
Abcsss
Esse final de semana consegui navegar um pouco mais com o barco e resolvi algumas coisas.
Acelerador de pé, minha primeira impressão tinha sido bem ruim, pois parecia estar muito próximo mas depois de um tempo deu pra acustumar melhor e ajeitar bem a perna sem atrapalhar o esterço do volante.
Baterias, irei fazer como o pessoal sugeriu, a bateria de partida ligada somente no motor de popa e em alguns acessórios, e as do motor elétrico isoladas somente pro elétrico mesmo, vou instalar o carregador alternador da minn kota que utiliza o alternador do motor para repor a carga nas baterias do elétrico durante a navegação, veja link: http://store.minnkotamotors.com/product ... 82_bank%29
NAVEGAÇÃO
Saímos com o tanque quase cheio (3/4), 3 adultos, tralha completa, cerveja na geladeira do barco (que funciona bem demaisss rs), etc.
VELOCIDADE FINAL
Durante a tarde o vento parou e consegui testar a performance do barco, demos 86km/h pelo GPS, no marcador do painel estava marcando coisa de 60 milhas ou mais acho que está bem desregulado... nessa velocidade de 86km/h o motor estava com em torno de 5400 rpm.
PLANEIO
Eis aqui minha maior dúvida, percebi que o motor "sofre" um pouco até o barco plainar, parece que dá uma estagnada em 3000rpm e só depois plaina, perguntas:
Isso é pelo peso que estavamos no barco, com 3 adultos + tralha? ou pela concentração do peso atrás? (tanque, pessoas, etc).
eu só estava mexendo no trim depois que o barco plainava quase que totalmente, enquanto ele sofria para plainar eu não mexia em nada... ou coisa é que o hélico é passo 21, isso seria mais para velocidade e então perco performance de saida?
Mas no geral o barco é demais, gostei bastante.
Abcsss
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Fala Alex,Alex Dante escreveu:Dr. Esses 86 km/h estava medindo no GPS, tem alguma coisa errada nesse número.
Seu hélice é 21P?
Se vc atingiu 5400 com o hélice 21, sua velocidade teria que ser no máximo 83 km/h.
Isso com zero de perda. Que é impossível.
Grande abç
Rapaz vc está com a fomula de 3 pronta aí em cima da mesa hein? rss
Sim, deu 86km/h no GPS mas como eu disse, o giro estava em torno de 4500 rpm, pode ser que em algum momento foi além e deu os 86 km/h, mas e no geral tem alguma dica em respeito ao planeio, melhoras no desempenho geral, etc?
Abccc
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- ANZOL DE OURO
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OLHA BEM ESSE NUMEROS...4500 RPM NO GERAL E 86KM/H....CERTEZA QUE FUI UMA MARCAÇÃO ERRADA.
FICA IMPOSSIVEL TER UM PARAMETRO PARA TE AJUDAR COM ESSES NUMEROS.
PARA VC TER UMA IDÉIA O JOÃO CAPARROZ TINHA UM OPTIMAX 115HP COM UM HÉLICE 24P RAKER E NA ÁGUA SALGADA DAVA 54 MILHAS COM 2X PESSOAS.
A FORMULA É DE CABEÇA....RSRSRSRS
O SEU HÉLICE TEM ALGUM TIPO DE FURO NA BASE DA PÁ?
GRANDE ABRAÇO
FICA IMPOSSIVEL TER UM PARAMETRO PARA TE AJUDAR COM ESSES NUMEROS.
PARA VC TER UMA IDÉIA O JOÃO CAPARROZ TINHA UM OPTIMAX 115HP COM UM HÉLICE 24P RAKER E NA ÁGUA SALGADA DAVA 54 MILHAS COM 2X PESSOAS.
A FORMULA É DE CABEÇA....RSRSRSRS
O SEU HÉLICE TEM ALGUM TIPO DE FURO NA BASE DA PÁ?
GRANDE ABRAÇO
- Lucas Moraes Weber
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Opa desculpa, o giro estava em torno de 5400 , oque significa que poderia estar um pouco mais, já que a medição do GPS foi a máxima, e o giro é o que estava ali na maior parte do tempo q eu olhava... 5400, 5450 etc...
Independentemente disso minha maior dúvida é sobre o planeio do barco, o que pode ser feito p/ melhorar, etc..
Independentemente disso minha maior dúvida é sobre o planeio do barco, o que pode ser feito p/ melhorar, etc..
- Lucas Moraes Weber
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Se a velocidade foi dada no GPS, difícil estar errada...mas q esta marca para um 115h é impressionante, isso é....Lucas Moraes Weber escreveu:Opa desculpa, o giro estava em torno de 5400 , oque significa que poderia estar um pouco mais, já que a medição do GPS foi a máxima, e o giro é o que estava ali na maior parte do tempo q eu olhava... 5400, 5450 etc...
Independentemente disso minha maior dúvida é sobre o planeio do barco, o que pode ser feito p/ melhorar, etc..
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
Quanto ao planeio...vc já arrancou com o barco leve!?! Apenas vc e um pouco de combustível?!?! Se sim, agora q o barco está carregado...tem muita diferença?!?!
Quando vc for arrancar pode acelerar de uma vez e ao máximo e, a medida q o barco for saindo da água é q vc vai desacelerando.
Se vc arrancar lentamente dificilmente conseguirá planar.
![Imagem](http://www.turmadobigua.com.br/forum/images/banner/bannerfabricio_out.gif)
"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
- Lucas Moraes Weber
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Fala Fabrício,Fabrício Biguá escreveu: Se a velocidade foi dada no GPS, difícil estar errada...mas q esta marca para um 115h é impressionante, isso é....![]()
Quanto ao planeio...vc já arrancou com o barco leve!?! Apenas vc e um pouco de combustível?!?! Se sim, agora q o barco está carregado...tem muita diferença?!?!
Quando vc for arrancar pode acelerar de uma vez e ao máximo e, a medida q o barco for saindo da água é q vc vai desacelerando.
Se vc arrancar lentamente dificilmente conseguirá planar.
Ainda não tive a oportunidade de testar o barco vazio, pouca gasolina e só eu, depois que fizer isso posto aqui, mas a ideia é que se ele plainar rápido o problema é o peso e não tem muito o que fazer, certo?
Abcs
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- ANZOL DE OURO
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Dr. com este hélice realmente ficará limitado ao que vc tem hoje.Lucas Moraes Weber escreveu:Ah o hélice é 21p original de aluminio que veio como motor.
Se fosse de inox poderia deixar todos os furos de ventilação abertos e poderia melhor um pouco.
O que está acontecendo é que o giro demora a subir e o motor vai ganhando força aos poucos.
Com a ventilação do hélice, o giro sobe mais rápido e o ganha força( torque) e consequentimento melhorar o planeio.
Pode tentar distribuir o peso no barco para melhorar o planeio.
Grande abraço
-
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Já conteceu comigo de olhar no final de um dia de pesca a velocidade maxima no GPS e estar 58 milhas.Fabrício Biguá escreveu: Se a velocidade foi dada no GPS, difícil estar errada...mas q esta marca para um 115h é impressionante, isso é....![]()
Tenho certeza que estava errada.
A marca para um 115hp é tranquilamente atingivel mas com este hélice realmente a marca se torma impressionante.
Grande abraço
- André Ribeiro
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Concordo. Muitas vezes o GPS dá uns picos meio loucos. Para mim ele tem que marcar e sustentar por algum tempo (tipo uns 5 a 10 segundos no mínimo).Alex Dante escreveu:Já conteceu comigo de olhar no final de um dia de pesca a velocidade maxima no GPS e estar 58 milhas.Fabrício Biguá escreveu: Se a velocidade foi dada no GPS, difícil estar errada...mas q esta marca para um 115h é impressionante, isso é....![]()
Tenho certeza que estava errada.
A marca para um 115hp é tranquilamente atingivel mas com este hélice realmente a marca se torma impressionante.
Grande abraço
1 abraço!
André Ribeiro
O Homem Tosco
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- Lucas Moraes Weber
- ANZOL DE ALUMÍNIO
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Oi Alex, exatamente isso, o giro dá uma boa estagnada em 3.000 rpm até o barco começar a plainar e depois vai que é uma beleza... vc acha que a mudança para um hélice de inox desse tipo daria mudança significativa no desempenho de arranque???Alex Dante escreveu:Dr. com este hélice realmente ficará limitado ao que vc tem hoje.Lucas Moraes Weber escreveu:Ah o hélice é 21p original de aluminio que veio como motor.
Se fosse de inox poderia deixar todos os furos de ventilação abertos e poderia melhor um pouco.
O que está acontecendo é que o giro demora a subir e o motor vai ganhando força aos poucos.
Com a ventilação do hélice, o giro sobe mais rápido e o ganha força( torque) e consequentimento melhorar o planeio.
Pode tentar distribuir o peso no barco para melhorar o planeio.
Grande abraço
O GPS estava aparentemente normal na hora da marcação, mas depois eu marco novamente pra conferir a velocidade, vai ver estava um forte vento de cauda , rss
Valeu pelas dicas pessoas.
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- ANZOL DE OURO
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- Lucas Moraes Weber
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Fala Alex,Alex Dante escreveu:Melhor distribuir o peso na parte dianteira do barco, com esse desempenho seu não justifica gastar dinheiro.
Se comprar um hélice de inox, o jack é item obrigatório para realizar o acerto.
Se fosse vc não gastava com isso.
Abç
Excelente sugestão, obrigado.
Acho que levei sorte de na primeira montagem ter conseguido um acerto satisfatório, vou sussegar e usar bastante o barco até achar que devo fazer alguma mudança.
O ideal mesmo é andar em outros barcos para ter parâmetro, como não tenho experiencia nenhuma fica dificil eu fazer uma avaliação correta.
Valeu abcs.