A importância de se usar a corrente na carreta rodoviária

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Marcos Minotto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 173
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 4:09 pm
Cidade:

A importância de se usar a corrente na carreta rodoviária

Mensagem por Marcos Minotto » Dom Ago 04, 2013 7:26 pm

Boa noite, pessoal

No último dia 02.08 retornava de um maravilhoso dia de pescaria em Guaratuba e ao sair da BR 376 e entrar no Contorno Leste, percebi que o barco "rebolou que nem cobra mal matada" e pensei que ele havia se soltado na carreta.
Cuidadosamente, parei a caminhonete no acostamento e para minha surpresa, havia quebrado o canote do engate da carreta rodoviária, que ficou preso firmemente pela corrente de segurança.
É claro, não houve nenhuma consequência em virtude da baixa velocidade no momento da quebra.
Pergunto aos senhores: alguém já tinha visto algo parecido?
Aproveito e informo que essa carreta já tem mais de 10 anos de uso e não tem nenhum ponto de oxidação, e quebrou próximo do único ponto de solda da carreta.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Ago 04, 2013 9:13 pm

Eu já vi algo parecido ... ...

Saí com a carreta engatada e como estávamos em dois arrumando o barco, eu achei que meu parceiro havia travado ao engate, e ele achou que eu havia travado. Como nenhum de nós travou, a primeira lombada foi o suficiente para o engate soltar ...

Como utilizo corrente de segurança, nada de ruim aconteceu ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
William Kuczynski
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 229
Registrado em: Qui Abr 15, 2010 10:27 pm
Cidade:

Re: A importância de se usar a corrente na carreta rodoviári

Mensagem por William Kuczynski » Seg Ago 05, 2013 8:41 am

Na verdade toda segurança a mais como a corrente ainda é pouco. Neste caso a prudência do condutor e a velocidade fizeram a diferença, pois se estivesse em alta velocidade nem a corrente seguraria... Abraços ao amigo pescador...
Avatar do usuário
Marcos Minotto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 173
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 4:09 pm
Cidade:

Re: A importância de se usar a corrente na carreta rodoviári

Mensagem por Marcos Minotto » Seg Ago 05, 2013 10:28 am

William Kuczynski escreveu:Na verdade toda segurança a mais como a corrente ainda é pouco. Neste caso a prudência do condutor e a velocidade fizeram a diferença, pois se estivesse em alta velocidade nem a corrente seguraria... Abraços ao amigo pescador...
É vero...


abraços cmdt.
Avatar do usuário
Lucas Ando
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 2:40 am
Cidade:

Mensagem por Lucas Ando » Seg Ago 05, 2013 10:38 am

Amigo, que carreta é essa?
Que bom que nada grave ocorreu!
Abraços
"Devolva à vida aquele que lhe proporcionou tanta alegria"
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Seg Ago 05, 2013 12:28 pm

Isto aconteceu com a melhor carreta fabricada no Brasil, é a que eu uso também, imagine as outras.
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Minotto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 173
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 4:09 pm
Cidade:

A importância de se usar a corrente na carreta rodoviária

Mensagem por Marcos Minotto » Seg Ago 05, 2013 12:32 pm

Rui A. Merlin escreveu:Isto aconteceu com a melhor carreta fabricada no Brasil, é a que eu uso também, imagine as outras.
Exatamente, Rui


imagine com as outras...
disparado a melhor carreta do Brasil, a carreta tem 13 anos e não tem nenhum ponto de oxidação...foi uma fatalidade...
Hoje estará consertada e vamos pescar...rs


abraço
Avatar do usuário
Kennedy Ricardo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1109
Registrado em: Ter Jan 06, 2009 8:36 am
Cidade:

Mensagem por Kennedy Ricardo » Seg Ago 05, 2013 3:32 pm

E como fez pra continuar a viagem Minotto, colocou no guincho?

Que coisa hein, já atrapalha a viagem, ao menos ocorreu na volta da pescaria... kkkkk

Como o parceiro Willian escreveu, nada de mais grave ocorreu em virtude da prudencia e cuidado do motorista.
Fishing in the World.... bait casting, catch and release...
Avatar do usuário
Marcos Minotto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 173
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 4:09 pm
Cidade:

A importância de se usar a corrente na carreta rodoviária

Mensagem por Marcos Minotto » Seg Ago 05, 2013 4:40 pm

Kennedy Ricardo escreveu:E como fez pra continuar a viagem Minotto, colocou no guincho?

Que coisa hein, já atrapalha a viagem, ao menos ocorreu na volta da pescaria... kkkkk

Como o parceiro Willian escreveu, nada de mais grave ocorreu em virtude da prudencia e cuidado do motorista.
O negócio foi relaxar e esperar pelo guincho...
Sem maiores problemas, fui hoje na fábrica, peça nova instalada, o negócio é "azeitar" o equipamento e ir pra água...
Se é na ida ia ficar triste..rsrs


Abraços , cmdt!
Avatar do usuário
Junior Estrada
ANZOL DE OURO
Mensagens: 596
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 8:11 pm
Cidade:

Mensagem por Junior Estrada » Seg Ago 05, 2013 7:20 pm

Pra mim isso não poderia acontecer nem com a pior carreta. O que aconteceu é seríssimo, se estivesse a 90km/h seria um estrago muito grande, e não só material. Espero que o fabricante reveja isso, afinal tem barcos muito caros em cima destas carretas.
Abraço!!!
Avatar do usuário
Marcos Minotto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 173
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 4:09 pm
Cidade:

A importância de se usar a corrente na carreta rodoviária

Mensagem por Marcos Minotto » Seg Ago 05, 2013 9:18 pm

Junior Estrada escreveu:Pra mim isso não poderia acontecer nem com a pior carreta. O que aconteceu é seríssimo, se estivesse a 90km/h seria um estrago muito grande, e não só material. Espero que o fabricante reveja isso, afinal tem barcos muito caros em cima destas carretas.
Abraço!!!

Ok, Junior, é uma opinião forte...

Sim, conversei hoje com o fabricante e foi o primeiro e único caso que ocorreu esse tipo de problema. Reboco carretinhas há 20 anos, já perdi pneu, ponta de eixo e outras coisinhas mais por causa de má manutenção ou má qualidade de carretas.
Com as atuais, as melhores do Brasil, nunca tive problemas. Como já havia postado, foi uma fatalidade, já está sanada e o prejuízo total chegou a R$ 200,00 ( duzentos reais )...rsrsrs...
É claro que em velocidade seria um grande estrago, mas isso é apenas uma hipótese...
Grande abraço.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Ago 05, 2013 11:47 pm

Junior Estrada escreveu:Pra mim isso não poderia acontecer nem com a pior carreta. O que aconteceu é seríssimo, se estivesse a 90km/h seria um estrago muito grande, e não só material. Espero que o fabricante reveja isso, afinal tem barcos muito caros em cima destas carretas.
Abraço!!!
Que o caso foi sério não resta dúvida, mas responsabilizar o fabricante por isso é completamente fora de questão.

Isso não tem nada a ver com a fabricação da carreta ...
Se ela tem 13 anos de idade, o problema foi de conservação

O Minotto pegou esta carreta usada, portanto não sabe como era feita a manutenção do equipamento.

O que nós, proprietários de carretas devemos fazer, é a manutenção preventiva constante, examinando todos os possíveis pontos que possam apresentar problemas
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Marcos Minotto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 173
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 4:09 pm
Cidade:

A importância de se usar a corrente na carreta rodoviária

Mensagem por Marcos Minotto » Ter Ago 06, 2013 11:35 am

NELSON MACIEL escreveu:
Junior Estrada escreveu:Pra mim isso não poderia acontecer nem com a pior carreta. O que aconteceu é seríssimo, se estivesse a 90km/h seria um estrago muito grande, e não só material. Espero que o fabricante reveja isso, afinal tem barcos muito caros em cima destas carretas.
Abraço!!!
Que o caso foi sério não resta dúvida, mas responsabilizar o fabricante por isso é completamente fora de questão.

Isso não tem nada a ver com a fabricação da carreta ...
Se ela tem 13 anos de idade, o problema foi de conservação

O Minotto pegou esta carreta usada, portanto não sabe como era feita a manutenção do equipamento.

O que nós, proprietários de carretas devemos fazer, é a manutenção preventiva constante, examinando todos os possíveis pontos que possam apresentar problemas
Isso mesmo, tio Nelson

Peguei a carreta já usada, não existe pontos de oxidação na mesma apesar dos seus 13 anos de vida e o que ocorreu, foi uma fatalidade. Não havia como prever tal evento, agora tenho certeza que nos próximos dez anos não deverá se repetir....rsrs...
O fabricante é gente muito séria, foi extremamente atencioso como de praxe e já estou com a carreta consertada.
Como o Nelson está afirmando, o correto é fazer manutenções preventivas e corretivas regularmente.

Abraço.
Avatar do usuário
Lucas Ando
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 2:40 am
Cidade:

Mensagem por Lucas Ando » Ter Ago 06, 2013 11:38 am

Alguém pode me dizer que carreta é essa?
"Devolva à vida aquele que lhe proporcionou tanta alegria"
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Ago 06, 2013 3:20 pm

Lucas Ando escreveu:Alguém pode me dizer que carreta é essa?
FORTCAR
Imagem
Avatar do usuário
Lucas Ando
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 2:40 am
Cidade:

Mensagem por Lucas Ando » Ter Ago 06, 2013 4:57 pm

Obrigado, Rui.
Rui A. Merlin escreveu:
Lucas Ando escreveu:Alguém pode me dizer que carreta é essa?
FORTCAR
"Devolva à vida aquele que lhe proporcionou tanta alegria"
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Sáb Ago 10, 2013 1:09 pm

Deu um gelo na espinha.

Não passo mais de 80 por hora!

:shock:



É comum principalmente dos que trabalham em marinas de subir nesta parte da carreta para prender ou puxar o barco, para não molhar os pés :roll: .

Pelo que li, o peso vertical que aguenta o engate é de 50 kg. Esta conexão deve ter um limite também, que ao longo do tempo vai fragilizando com o peso vertical.


Talvez foi isso.
Avatar do usuário
Marcos Minotto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 173
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 4:09 pm
Cidade:

A importância de se usar a corrente na carreta rodoviária

Mensagem por Marcos Minotto » Sáb Ago 10, 2013 2:32 pm

Thiago Zanetti FSB escreveu:Deu um gelo na espinha.

Não passo mais de 80 por hora!

:shock:



É comum principalmente dos que trabalham em marinas de subir nesta parte da carreta para prender ou puxar o barco, para não molhar os pés :roll: .

Pelo que li, o peso vertical que aguenta o engate é de 50 kg. Esta conexão deve ter um limite também, que ao longo do tempo vai fragilizando com o peso vertical.



Talvez foi isso.
Por aí mesmo Thiago...

fadiga de material...para leigos como eu, totalmente imprevisível...
Fiz o post apenas para ressaltar a importância da corrente, que no meu caso evitou proporções maiores...


Abraço...
Avatar do usuário
Aristides de Paula
ANZOL DE OURO
Mensagens: 622
Registrado em: Ter Nov 14, 2006 9:45 pm
Cidade:

Mensagem por Aristides de Paula » Dom Ago 11, 2013 11:01 pm

Um ponto interessante a citar independente do fabricante e quanto tempo ela tem realmente eh a velocidade em que se transporta os barcos,,,,,,
As camionetes hoje voam e as vezes o condutor não fica atento as condições a qual impõem o seu reboque.... ... eu particularmente não passo de 90 km por hora.... ....e não importa o que dizem e seu estou demorando ou não.... ... eh mais fácil de evitar o que poderia acontecer a 140km ou 160km ..como jah vi muitos...
abraxxxxx e boa sorte Marcos
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Sáb Ago 17, 2013 5:38 pm

Fadiga de material.
Imagem
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”