Duvida: Documentação e barco

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Duvida: Documentação e barco

Mensagem por Moises Frez » Qua Ago 07, 2013 11:38 am

Desde ano passado venho me informando, pois a vontade de comprar o primeiro barco é grande.
mas sempre me deparo com problemas e vou deixando pra depois.

Gostaria de saber, fora motor de popa, barco, Motor eletrico, bateria e carretinha,

Quanto eu gasto pra ter um barco? (parte de documentação)

e

o que realmente eu preciso de documentação, e onde faço para tira-las ou faze-las? (é muito complicado?)


Sobre o barco:

é Melhor comprar novo ou procurar um usado (custo x Beneficio)?

se comprar novo, é melhor ir nessas "concessionarias" ou comprar direto da fabrica?


Pelo q leio Estive pensando em um barco:

Semi-Chato
Entre 5, 5,5m
Motor 15hp


Pesco 95% de artificial, vai ser pra eu pescar e mais 1, eventualmente 2 amigos, totalizando 3 pessoas.

Será pra pescar em represa, q de vez em quando solta umas marolas violenta, rs, e rios.

Obrigado Abraços!
Avatar do usuário
Felipe Cit Batista
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 8:38 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Cit Batista » Qua Ago 07, 2013 2:49 pm

Fala Moises,

Comprei meu primeiro barquinho, zerado, fazem 3 meses.
A aquisição foi feita com um representante dos barcos beira rio em Curitiba, paguei R$ 3.400,00 por uma semi-chata de 5m

Imagem

Primeiro a carretinha, é bem simples, ela é livre do pagamento do IPVA por tanto é só pegar a nf, seus documentos, comprovante de residencia e levar no detran de seu município.

Neste processo eu gastei:

Primeiro emplacamento: R$ 94,60
Licenciamento anual/seguro obrigatório: R$ 166,00
Placa: R$ 60,00

Para registro de embarcação miúda aqui na capitania dos portos de paranaguá, são exigidos vários documentos.

você pode ver a relação no site da capitania dos portos que atende sua região. No meu caso as exigencias foram estas:
https://www.mar.mil.br/cppr/embarcacoes.htm#insc

Todas as cópias e assinaturas devem ser autenticadas inclusive o comprovante de residencia, gastos com autenticações e cópias somaram em torno de R$ 40,00

Quanto as taxas cobradas para registro da embarcação, foram o pagamento de uma GRU no valor de R$ 30,00 e o seguro obrigatório no valor de R$ 17,00.

O que você tem que acrescentar em sua planilha de custos são as despesas com deslocamento até a capitania dos portos, se a documentação estiver 100%
serão no mínimo 2 viagens até lá, 1 pra protocolar os documentos e outra para retirar seu registro, as taxas em si não são valores altos.

Como eu moro a 100 km da capitania e a viagem até la me custa em média R$ 80,00, sem contar o tempo perdido, optei por contratar os serviços de um despachante,
que presta auxilio no esclarecimento de dúvidas e na juntada da documentação, ele me cobrou R$ 250,00 com a taxa e o seguro inclusos. Você passa uma procuração
para ele e após concluído o processo ele retira o documento e te manda por correio.

O mais caro de tudo hoje vai sair mesmo a rais para pilotar seu barco, a marinha está exigindo declarações comprovando horas de aulas práticas e teóricas e as escolas
que atendem as exigências estão cobrando em média R$ 800,00 para ministrar esses cursos e emitir as declarações...

Se você comprar um barco usado vai ter que ir nos mesmo lugares, e o processo não é mais simples não, para transferir o barco vai precisar de menos documentos,
mas esses documentos são fornecidos pelo fabricante, na hora que você compra o barco zero.

No final das contas saiu em torno de R$ 700,00 para deixar tudo em ordem a documentação do barco e carreta.
Após feito isso, você tem que pagar anualmente o licenciamento da carretinha (R$ 166,00) e renovar a documentação do seu barco a cada 5 anos, e sua rais a cada 10 anos.

Vou te dizer que o processo é um pouquinho burocrático, mais vale muito apena, pois não tem coisa melhor que isso haha
Imagem

Abraço e boa sorte.
Editado pela última vez por Felipe Cit Batista em Qua Ago 07, 2013 3:02 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Ago 07, 2013 2:59 pm

Felipe Show! Muito Obrigado, Me esclareceu muito mesmo!

Eu tenho o mesmo problema q você, morro a uns 100 km da capitania dos portos mais proxima tambem.

sem abusar mais uma duvida, (é engraçado como q com uma duvida gera mais duvidas... :lol: )

Esse despachante q você contrtou, é da sua cidade? ou é de outro local?

Com o despachante você chegou a ir na capitania dos portos? ou ele fez tudo sem você precisar sair?

e Quanto ao motor, ele só precisa da nota fiscal, ou a documentação do barco já tem q constar o motor?

Obrigado, Abração!
Avatar do usuário
Walther Volpini
ANZOL DE OURO
Mensagens: 960
Registrado em: Qui Mai 29, 2008 11:22 am
Cidade:

Mensagem por Walther Volpini » Qua Ago 07, 2013 3:07 pm

Apenas motores acima de 50 hp tem que constar no documento. Basta a N.F.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Felipe Cit Batista
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 8:38 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Cit Batista » Qua Ago 07, 2013 3:17 pm

Foi um prazer poder ajudar! Veja meu edit ali no final do post.

Achei o despachante pesquisando no google,
@despachante náutico paranaguá

Ele é um oficial aposentado da marinha e mora perto da capitania dos portos, como falei pra você, ele tem um modelo de procuração pronta, assim sendo ele te representa perante a marinha,
eu juntei os documentos e mandei pra ele por correio, ele faz todo o processo e depois retorna toda a documentação por correio, não precisei ir nenhuma vez lá!

Mas existem despachantes em cidades distantes das capitanias também que viajam exclusivamente para fazer esses serviços, vai de você pesquisar, essas escolas que ministram cursos de arrais também prestam serviços como despachante...

Motores com potencia de até 50hp não precisam ser registrados junto com o barco, se respeitado o limite de potência que vai sair em seu documento você não terá problemas.
Moises Frez escreveu:Felipe Show! Muito Obrigado, Me esclareceu muito mesmo!

Eu tenho o mesmo problema q você, morro a uns 100 km da capitania dos portos mais proxima tambem.

sem abusar mais uma duvida, (é engraçado como q com uma duvida gera mais duvidas... :lol: )

Esse despachante q você contrtou, é da sua cidade? ou é de outro local?

Com o despachante você chegou a ir na capitania dos portos? ou ele fez tudo sem você precisar sair?

e Quanto ao motor, ele só precisa da nota fiscal, ou a documentação do barco já tem q constar o motor?

Obrigado, Abração!
Imagem
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Ago 07, 2013 3:42 pm

Walther Volpini escreveu:Apenas motores acima de 50 hp tem que constar no documento. Basta a N.F.
Obrigado Walther! :D
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Ago 07, 2013 3:47 pm

Show Felipe! Pra tirar um barco 0 então vai ficar na faixa de uns 10 conto, mais ou menos tudo então...

Eu tava juntando dinheiro pra trocar de carro, mas não ando muito satisfeito, em pagar piloteiro + barco, acho q vou arriscar e comprar um...

Sobre a arrais, nem sei se tiro, pesco a uns 6 anos, e nunca vi uma fiscalização a respeito disso...

Felipe Cit Batista escreveu:Foi um prazer poder ajudar! Veja meu edit ali no final do post.

Achei o despachante pesquisando no google,
@despachante náutico paranaguá

Ele é um oficial aposentado da marinha e mora perto da capitania dos portos, como falei pra você, ele tem um modelo de procuração pronta, assim sendo ele te representa perante a marinha,
eu juntei os documentos e mandei pra ele por correio, ele faz todo o processo e depois retorna toda a documentação por correio, não precisei ir nenhuma vez lá!

Mas existem despachantes em cidades distantes das capitanias também que viajam exclusivamente para fazer esses serviços, vai de você pesquisar, essas escolas que ministram cursos de arrais também prestam serviços como despachante...

Motores com potencia de até 50hp não precisam ser registrados junto com o barco, se respeitado o limite de potência que vai sair em seu documento você não terá problemas.
Moises Frez escreveu:Felipe Show! Muito Obrigado, Me esclareceu muito mesmo!

Eu tenho o mesmo problema q você, morro a uns 100 km da capitania dos portos mais proxima tambem.

sem abusar mais uma duvida, (é engraçado como q com uma duvida gera mais duvidas... :lol: )

Esse despachante q você contrtou, é da sua cidade? ou é de outro local?

Com o despachante você chegou a ir na capitania dos portos? ou ele fez tudo sem você precisar sair?

e Quanto ao motor, ele só precisa da nota fiscal, ou a documentação do barco já tem q constar o motor?

Obrigado, Abração!
Avatar do usuário
Felipe Cit Batista
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 8:38 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Cit Batista » Qua Ago 07, 2013 4:55 pm

Barco + carreta + motor (15 super) tudo novo documentado foi 11,5
tirando elétrico e bateria

Aqui em Guaratuba a fiscalização cobra tudo
Registro do barco e Arrais, inclusive as devidas marcações no casco.

Você acha que poderia sofrer fiscalização em cima do registro do barco e não cobrariam sua licença para pilotar a embarcação??



Moises Frez escreveu:Show Felipe! Pra tirar um barco 0 então vai ficar na faixa de uns 10 conto, mais ou menos tudo então...

Eu tava juntando dinheiro pra trocar de carro, mas não ando muito satisfeito, em pagar piloteiro + barco, acho q vou arriscar e comprar um...

Sobre a arrais, nem sei se tiro, pesco a uns 6 anos, e nunca vi uma fiscalização a respeito disso...
Imagem
Avatar do usuário
Cassio Ferreira Nunes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 944
Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
Cidade:

Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Qua Ago 07, 2013 5:16 pm

Moises

a carreta não precisa de documentação se voce for deixar ela no rancho ou se voce não for viajar com ela

a minha esta a quase um ano sem documentação
quando for pegar alguma estrada e que voce tem que documentar
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Qua Ago 07, 2013 7:20 pm

Moisés eu recomendo que você faça o arrais, não so por conta da fiscalização, mas pq é lei e sempre aconselho as pessoas a andarem dentro da lei!!

Mesmo que você saiba pilotar, certamente haverá um monte de regras do "transito" aquático que certamente vc não sabe! É importante para a sua segurança e a dos outros que estarão navegando ou nadando a sua volta!!

Vou fazer a prova de capitão nos próximos meses e acho que valeu cada centavo...

A nossa tranqüilidade nao tem preço!!

Abraço
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Ago 07, 2013 7:21 pm

hora tenho medo de sofrer fiscalização do barco na estrada (RJ e BR), tirando isso axo muito pouco provavel me parrarem no rio, ou lago...rs

no caso se eu tiver a documentação do barco direitinho e não tiver arrais, o q pode acontecer?

Felipe Cit Batista escreveu:Barco + carreta + motor (15 super) tudo novo documentado foi 11,5
tirando elétrico e bateria

Aqui em Guaratuba a fiscalização cobra tudo
Registro do barco e Arrais, inclusive as devidas marcações no casco.

Você acha que poderia sofrer fiscalização em cima do registro do barco e não cobrariam sua licença para pilotar a embarcação??



Moises Frez escreveu:Show Felipe! Pra tirar um barco 0 então vai ficar na faixa de uns 10 conto, mais ou menos tudo então...

Eu tava juntando dinheiro pra trocar de carro, mas não ando muito satisfeito, em pagar piloteiro + barco, acho q vou arriscar e comprar um...

Sobre a arrais, nem sei se tiro, pesco a uns 6 anos, e nunca vi uma fiscalização a respeito disso...
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Ago 07, 2013 7:22 pm

Cassio Ferreira Nunes escreveu:Moises

a carreta não precisa de documentação se voce for deixar ela no rancho ou se voce não for viajar com ela

a minha esta a quase um ano sem documentação
quando for pegar alguma estrada e que voce tem que documentar
Cassio no caso eu tenho q pega estrada com ela, então tem q ter documentação.

se não ia ser igual minha moto de cross... :wink:
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Ago 07, 2013 7:25 pm

Conrado, andar certo é bom de mais.

o problema q tenho com a arrais, é q se não me engano só tem em cabo frio, q fica uns 110 km da minha casa.. como vou fazer essas aulas? rs

eu pretendo comprar o barco depois, eu penso na arrais...

Conrado Galante escreveu:Moisés eu recomendo que você faça o arrais, não so por conta da fiscalização, mas pq é lei e sempre aconselho as pessoas a andarem dentro da lei!!

Mesmo que você saiba pilotar, certamente haverá um monte de regras do "transito" aquático que certamente vc não sabe! É importante para a sua segurança e a dos outros que estarão navegando ou nadando a sua volta!!

Vou fazer a prova de capitão nos próximos meses e acho que valeu cada centavo...

A nossa tranqüilidade nao tem preço!!

Abraço
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Qua Ago 07, 2013 7:25 pm

Ah e mais um conselho... Pegue um despachante!
Muito mais fácil e acaba saindo mais barato!!

Minha família tem uma agencia de despachos navais há 70 anos!
Infelizmente so atende o estado de SP!

Se quiser tirar duvidas fique a vontade para ligar para meu pai:
João Galante procuradoria Marítima
13 9711-1087


Ele terá prazer em ajuda-lo!!

Abraço
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Qua Ago 07, 2013 7:30 pm

Moises Frez escreveu:Conrado, andar certo é bom de mais.

o problema q tenho com a arrais, é q se não me engano só tem em cabo frio, q fica uns 110 km da minha casa.. como vou fazer essas aulas? rs

eu pretendo comprar o barco depois, eu penso na arrais...

Conrado Galante escreveu:Moisés eu recomendo que você faça o arrais, não so por conta da fiscalização, mas pq é lei e sempre aconselho as pessoas a andarem dentro da lei!!

Mesmo que você saiba pilotar, certamente haverá um monte de regras do "transito" aquático que certamente vc não sabe! É importante para a sua segurança e a dos outros que estarão navegando ou nadando a sua volta!!

Vou fazer a prova de capitão nos próximos meses e acho que valeu cada centavo...

A nossa tranqüilidade nao tem preço!!

Abraço
Entendo!

Você pode estudar pela apostila, não é muito difícil e depois ir num sábado fazer as aulas praticas!!
É bem tranquilo!!

Abraço,
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Felipe Cit Batista
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 8:38 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Cit Batista » Qua Ago 07, 2013 9:24 pm

Olha só Moises no meu entendimento vale realmente apena todo o esforço para tirar seu arrais e toda a documentação. Você vai andar muito mais tranquilo.

Você faz todas as aulas na sua cidade mesmo, apenas vai ter que tirar uma manhã pra ir na capitania fazer a prova, são 40 questões você precisa acertar no mínimo 20. o Despachante também faz sua inscrição para a prova.
Moises Frez escreveu:hora tenho medo de sofrer fiscalização do barco na estrada (RJ e BR), tirando isso axo muito pouco provavel me parrarem no rio, ou lago...rs

no caso se eu tiver a documentação do barco direitinho e não tiver arrais, o q pode acontecer?
Você está equivocado, um policial rodoviário não vai pedir o registro da embarcação na marinha, isso não é trabalho dele, vai pedir sim o crlv da sua carreta, habilitação e documentos do veículo.

Registro de embarcação é de responsabilidade da marinha cobrar.

De fato alguns lugares são mais fiscalizados que outros, aqui em guaratuba o pessoal da marinha cai matando, se for pego irregular é aplicado multa proporcional a infração, no caso, conduzir embarcação ou contratar tripulante sem habilitação para operá-la: Penalidade: multa do grupo E o valor a ser pago é atribuido pela marinha e pode variar neste caso de R$ 40,00 a R$ 2.200,00 :shock: :shock:

Se o barco for pego pela marinha sem registro, é aplicado multa, e seu barco vai ficar lacrado numa marina até a regularização da documentação, nesse meio tempo você terá que pagar a diária da marina (claro) haaha

Olha só esse vídeo que bacana, ilustra perfeitamente a ação da marinha, o Lima foi pescar 3 dias seguidos, e nos 3 dias foi abordado e fiscalizado :oops: :oops: :oops:
e os caras são mal encarados hein kkkkkkkkkkkkk

<object width="560" height="315"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/Q2ex8rwJQSQ?version=3 ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/Q2ex8rwJQSQ?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Imagem
Avatar do usuário
Cassio Ferreira Nunes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 944
Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
Cidade:

Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Qua Ago 07, 2013 9:46 pm

Aqui em Minas o que acontece e que vem alguem da marinha que da o curso e a noite aplica a prova

da uma olhada com alguma loja de pesca ou algo parecido que por ai deve ter sim esta prova de arrais

realmente o que o pessoal acima falou esta certo

ninguem vai entrar em area de outro mas que voce vai ter alguma fiscalizaçao isto vai
ou a policia vai fiscalizar a carreta ou a marinha o barco
mas so lembrando o barco e so dentro dagua
se ele estiver na estrada a marinha não pode falar nada
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qui Ago 08, 2013 9:26 am

Vou dar uma aguardada, e vou procurar saber dessa arrais...

Obrigado!


Felipe, qual modelo do seu barco???

abraços
Avatar do usuário
Marco Mantovani
ANZOL DE OURO
Mensagens: 730
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 2:54 pm
Cidade:

Mensagem por Marco Mantovani » Qui Ago 08, 2013 10:09 am

Pilotei uns 3 anos sem arrais numa boa.

10 dias depois de estar com ele em mãos, no mês de fevereiro de 2012, fui fiscalizado pela Marinha do Brasil, e por sorte estava com tudo em dia, inclusive documentação da embarcação e coletes.

Além da Marinha, de lá para cá, a Polícia Militar Ambiental já me abordou três vezes para verificar o arrais, nunca pediram o documento da embarcação, somente o arrais mesmo.

Um amigo que foi fiscalizado na mesma hora em outra embarcação não tinha arrais, e quis bater boca com os policiais militares argumentando que não tinham legitimidade para fiscalizar arrais... tomou uma invertida e foi encaminhado para o DP, assim como várias outras pessoas aqui da região.

A PM enquadra esses casos no artigo 32 da LCP, que diz: "Dirigir, sem a devida habilitação, veículo na via pública, ou embarcação a motor em águas públicas - Pena: Multa"

Aí além de reter a embarcação, certamente haverá um processinho crime, o que não é nada bom...rs
Avatar do usuário
Felipe Cit Batista
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 8:38 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Cit Batista » Qui Ago 08, 2013 10:44 am

Moises Frez escreveu:Vou dar uma aguardada, e vou procurar saber dessa arrais...

Obrigado!


Felipe, qual modelo do seu barco???

abraços
Tucunaré royal 500
Barcos Beira Rio

Estou contente com ele por ser meu primeiro barquinho, pega uma velocidade muito boa com o motor 15 super,
só que ele é um pouco estreito, com 1,40 de boca não dá pra abusar muito. O bom é pescar em 2 pessoas + tralha.

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qui Ago 08, 2013 10:54 am

Marco Mantovani escreveu:Pilotei uns 3 anos sem arrais numa boa.

10 dias depois de estar com ele em mãos, no mês de fevereiro de 2012, fui fiscalizado pela Marinha do Brasil, e por sorte estava com tudo em dia, inclusive documentação da embarcação e coletes.

Além da Marinha, de lá para cá, a Polícia Militar Ambiental já me abordou três vezes para verificar o arrais, nunca pediram o documento da embarcação, somente o arrais mesmo.

Um amigo que foi fiscalizado na mesma hora em outra embarcação não tinha arrais, e quis bater boca com os policiais militares argumentando que não tinham legitimidade para fiscalizar arrais... tomou uma invertida e foi encaminhado para o DP, assim como várias outras pessoas aqui da região.

A PM enquadra esses casos no artigo 32 da LCP, que diz: "Dirigir, sem a devida habilitação, veículo na via pública, ou embarcação a motor em águas públicas - Pena: Multa"

Aí além de reter a embarcação, certamente haverá um processinho crime, o que não é nada bom...rs

Cara por aqui, todo mundo q eu pergunto, não sabe nem o q é arrais... rsrsrs

abração!
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qui Ago 08, 2013 10:58 am

Felipe Cit Batista escreveu:
Moises Frez escreveu:Vou dar uma aguardada, e vou procurar saber dessa arrais...

Obrigado!


Felipe, qual modelo do seu barco???

abraços
Tucunaré royal 500
Barcos Beira Rio

Estou contente com ele por ser meu primeiro barquinho, pega uma velocidade muito boa com o motor 15 super,
só que ele é um pouco estreito, com 1,40 de boca não dá pra abusar muito. O bom é pescar em 2 pessoas + tralha.

[imhttp://bimg2.mlstatic.com/barco-tucunare-5m-apolo-3400-e-6m-3800_MLB-F-224553928_6667.jpg[/img]
Cara, show de barquinho!!

é um assim q eu quero pra mim tambem...

eu tive olhando uns na internet, vi o 5016 que é show demais tambem, e o Araguaia da pantanautica, q gostei tambem...

To estudando, pra saber o q melhor vai ser pra mim e pro meu bolso!

vou dar uma procurada em usados tambem, as vezes acho algum bom e barato.. rsrs


abração, obrigado!
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”