TÁ - COMPROU O BARCO, E AGORA, PUXA COMO?

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

TÁ - COMPROU O BARCO, E AGORA, PUXA COMO?

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Nov 23, 2006 11:37 pm

Isso mesmo, agora que comprou o barco como vai fazer pra levar ele de um lado pra outro?

Isso é muito importante e da mesma forma como o barco deve ser olhado com muito cuidado. Não é somente puxar um barco, vc está puxando o seu sonho e junto com o carro e o barco vão vidas dentro do carro, e a visão da sua carreta ultrapassando seu carro não deve ser muito bonita.

Bom, o que manda nesta escolha? Na verdade a escolha é simples, basta achar uma que receba seu barco, mas alguns fatores podem tornar isso um tanto complicado e caro. Por isso só escolha a carreta depois que tem certeza de qual será o barco. Como eu já tenho posso escolher sem me preocupar. A primeira coisa que vai olhar é uma carreta que possa receber o seu barco - no meu caso, um barco de 5 metros com boca de 1,8 m.

O peso do conjunto é para ser levado em conta também... então calcula ai comigo:

BARCO - 250 kg
MOTOR - 115 kg
TRALHAS - 50 kg
_________________
TOTAL - 415 kg em media

Então com isso nas maos fui procurar uma carreta - a primeira coisa que fiz foi perguntar pra quem já teve barco, ou tem... e não adianta perguntar pra qualquer um, precisa saber de gente que tem um barco proximo do modelo do seu.

Na própria fábrica (CDS) perguntei quais as carretas as pessoas costumavam comprar. Ele me indicou uma da FORTCAR.

Entrei no site - http://www.fortcarreboques.com.br/ - e escolhi a minha...

Imagem

Ops... foi fácil... que nada... vamos aos opcionais... ai eh que a coisa começa a pegar.

E em uma conversa com o Luizão e ele é engenheiro e me deu boas dicas.

A primeira coisa a pensar agora é, que carro eu tenho para puxar tudo isso. Mas sem esquecer de uma coisa... a carreta tb deve entrar na conta do peso total, afinal o barco vai estar sobre ela e tudo vai ser puxado pelo seu carrinho.

Carreta - 200 kg

Ou seja, tudo junto vai dar 615 kg no mímino.

Ai tudo começa a ficar perigoso... e para isso precisa saber com que carro vc pretendo puxar estes 615 kg por estas estradas esburacadas que temos.

No meu caso tenho um Fiat Palio1.3 16V - de certa forma não é o carro mais indicado para puxar este conjunto, mas como eu acabei de gastar uma grana, não vai dar pra comprar outro carro agora. Então vejamos o que podemos fazer.

A primeira coisa que temos que pensar é na segurança, do barco e principalmente de quem esta dentro do carro. Imagina uma freada brusca na estrada e 615 kg te empurrando para frente, vc pode até parar, mas provavelmente seu barco vai passar literalmente POR VOCÊ.

Ai você vai no porta luvas do seu carro e pega um livrinho, geralmente vem escrito assim - MANUAL - outros como GUIA DO PROPRIETÁRIO.

Nele vc tem uma tabela que diz qual a capacidade que seu carro tem de puxar um reboque - e lá vem assim:

REBOQUE SEM FREIO / REBOQUE COM FREIO

No caso do meu carro ele tem as seguintes opcoes.

REBOQUE SEM FREIO - 400 kg
REBOQUE COM FREIO - 1000 kg

Então está meio que certo... um reboque com freio.

Neste caso o freio vai evitar que o peso do conjunto todo influencie no deslocamento do carro, e com este lance do freio eu terei mais uma ajuda para parar caso seja necessario uma freada brusca.

Só que isto custa pelo menos uns 1500 reais a mais.

Para este barco nao precisa mais que uma carreta com apenas um eixo e feixe de molas. Então otimo...

Uma coisa importante de olhar e pouca gente se preocupa. A distancia do barco para o eixo da carreta, quanto mais proximo melhor. Então procures as carretas que tem o berço curvo, isso deixa o casco mais baixo.

Agora que escolheu isso na carreta olhe outra coisa muito importante - a parte trazeira removivel. Porque? Primeiro porque ao entrar na água pra descer o barco vc retira e evita molhar a parte eletrica, outra eh que caso vc coloque um motor maior ele pode ficar para fora da carreta, e isso pode te gerar uma multa ou mesmo que um outro carro venha a esbarrar na rabeta do seu motor de 16500 reais.

Então vc posiciona as luzes da trazeira logo apos a rabeta do motor e segue tranquilo.

Pense também que vc pode ter um pneu furado, entao coloque um estepe na carreta.

Agora que falei das questoes de segurança vamos pensar nas facilidades que vc gostaria de ter com esta carreta.

Imegine vc chegar em casa, cansado de pescar um monte de peixes e ter que tirar a carreta do barco e ficar segurando ali 615 kg no braço e andando meio torto pela garagem... Pra isso tem o JACK.

Imagem

Este opcional vc instala e ai vai poder empurrar facilmente seu barco pela garagem, rua... tirar ele de um lugar e levar a outro... Este ainda tem uma manivela que vc pode nivelar.

Muito bem... agora que vc pode andar pra la e pra cá com ele... entao vamos pensar em COMO TIRAR SEU BARCO DA AGUA?

Se vc já teve um barco já teve que coloca-lo na carreta. Imagina vc sozinho... ai posiciona o carro com a carreta dentro d'água e vem com o barco, já está escuro e vc nao vê a carreta muito menos o berço dela. Então, aquele barco lindo, pintadinho... vc entra errado e alem de aranhar o casco ainda fica todo torto sobre a carreta.

Então um item importante são as balisas, e elas ficam justamente na trazeira da carreta e vão te guiar para que entre corretamente no berço.

Opa, falamos do berço... outra coisa interessante. A maioria deles é feita em madeira com um carpete. Funciona perfeitamente e é o mais comum. Mas caso vc pesque muito sozinho ou mesmo em locais mais complicados um berço com roletes podem facilitar sua vida.

Imagem

Isso vai te ajudar tanto a tirar o barco da carreta quanto a colocar. Mas o opcional não é barato... mas ajuda muito.

No geral sua carreta estará perfeita... mas vamos pensar em quantas vezes vc vai colocar esta carreta na água. Se for muitas pense que é importante manter as coisas lubrificadas, então um lubrificador de rolamentos pode ser importante.

Imagem

O restante vc pode escolher... pois aqui eu coloquei as coisas que eu acho mais interessante...
Editado pela última vez por Alexandre Estanislau (Zeca) em Qua Jan 31, 2007 10:59 pm, em um total de 2 vezes.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Marins N Morishita

zeca

Mensagem por Marins N Morishita » Sex Nov 24, 2006 6:18 am

Eu tenho uma carreta idêntica a fortcar e com freio a disco e já tive sem freio e posso dizer que estes freios seguram pra valer, as condições aqui são as piores pois entramos com a carreta na água salgada, por isso nós lavamos bem e damos um banho de óleo toda vez que pescamos, e por ser uma carreta galvanizada a fogo ela suporta muito bem a maresia, o custo eh salgado mas vale a pena. Quanto aos roletes eu não quis colocá-los pois esta carreta eh bem baixa e após posicionar o barco eu prendo a fita e puxo na catraca, é uma operação simples e sem esforço algum.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: zeca

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Nov 24, 2006 11:24 am

Marins N morishita escreveu:Eu tenho uma carreta idêntica a fortcar e com freio a disco e já tive sem freio e posso dizer que estes freios seguram pra valer, as condições aqui são as piores pois entramos com a carreta na água salgada, por isso nós lavamos bem e damos um banho de óleo toda vez que pescamos, e por ser uma carreta galvanizada a fogo ela suporta muito bem a maresia, o custo eh salgado mas vale a pena. Quanto aos roletes eu não quis colocá-los pois esta carreta eh bem baixa e após posicionar o barco eu prendo a fita e puxo na catraca, é uma operação simples e sem esforço algum.
Legal a mensagem... complementa a minha...

Quem tiver carreta ai posta alguma informacao que ache interessante...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Re: zeca

Mensagem por João Rogério » Sex Nov 24, 2006 12:42 pm

zeca escreveu:
Marins N morishita escreveu:Eu tenho uma carreta idêntica a fortcar e com freio a disco e já tive sem freio e posso dizer que estes freios seguram pra valer, as condições aqui são as piores pois entramos com a carreta na água salgada, por isso nós lavamos bem e damos um banho de óleo toda vez que pescamos, e por ser uma carreta galvanizada a fogo ela suporta muito bem a maresia, o custo eh salgado mas vale a pena. Quanto aos roletes eu não quis colocá-los pois esta carreta eh bem baixa e após posicionar o barco eu prendo a fita e puxo na catraca, é uma operação simples e sem esforço algum.
Legal a mensagem... complementa a minha...

Quem tiver carreta ai posta alguma informacao que ache interessante...
A nossa carreta tb. não tem roletes, usa esse outro sistema de madeira com carpê, mas o barquinho é super leve, casco completo com motor e tudo não deve chegar a 200kg, só encostamos a ponta do barco no centralizador da carreta, engatamos o guincho e puxamos com a catraca.

Outra coisa que achei interessante fazer, é puchar um fio para o aterramento diretamente do carro até as luminárias do para-choque da carreta. Pois usar o terra só com o contato da bolota do engate em uma carreta galvanizada a fogo, fica mais difícil de conduzir corrente e consequentemente estava dando problemas. Puchando esse fio, nunca mais aconteceu das luzes falharem.
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Henrique Abreu
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 193
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 1:25 am
Cidade:

Mensagem por Henrique Abreu » Sáb Nov 25, 2006 2:03 am

e ai galera, tudo bem?

muito legal as dicas do reboque
ainda nao tenho barco de pesca, mas ja to planejando um

Alguem saberia me dizer se tem q fazer alguma alteracao no seguro particular do carro, para quando estiver rebocando o barco, continuar sendo segurado?

valeu
henrique
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sáb Nov 25, 2006 6:41 pm

Zeca,importante as dicas e como evoluiram as carretas para barco.Tenho uma desde 1994 e pesco normalmente em água salobra.Não é gavalnizada.Para manter este tempo todo somente lavando muito e reformando algumas vezes.
Uma dúvida no seu relato é utilizar a terceira roda (Jack) com roda pequena.Acho ótimo na utilização em calçadas e marinas asfaltadas.
No meu caso coloquei uma roda maior,tipo lambreta ou carrinho de construção.Normalmente utilizo em estrada de chão,grama etc.A terceira roda é fundamental mas acho que um pouco maior é melhor.
A parte elétrica é fundamental e deve ser facilmente removida.
Na minha carreta eu não tenho, mas acho que aqueles balizadores (guias) para alinhar o barco devem ser muito bom. As vezes você coloca a carreta na água e a maré está correndo,para alinhar o barco é um pouco complicado.
A dica do fio terra do João Rogério também uso acabou o mau contato.
Importante também o padrão elétrico do engate,principalmente se você tiver mais carros com engate.O carro do meu irmão do meu pai e o meu tem o mesmo padrão e facilita muito a troca e qualquer carro está disponível para levar o barco.
Lembrar da chave de roda para os pneus da carreta e o reserva. Se do carro servir maravilha,senão é necessário providenciar um pneu e uma chave de roda.

At.
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Djalma
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Set 27, 2005 6:50 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Djalma » Sáb Jan 06, 2007 12:13 pm

Olá

Interessante esse tópico sobre carretas.
Estou bem feliz com meu barco exceto na hora de colocá-lo e retira-lo da água, é F***.
Preciso melhorar minha carreta de maneira a facilitar as coisas, portanto, vou fazer algumas melhorias.

1 – Colocar a terceira rodinha maior, tipo pneu de carriola. O Problema é que nem sempre encontramos rampas concretadas, naquele ângulo bacana que ajuda a operação. Muitas vezes a terra da margem ta muito fofa e fatalmente o carro atolaria, então temos que colocar o carro numa área seca amarrar uma corda pra tirar o barco da água. Se a rodinha for pequena ela atrapalha mais do que ajuda, pois penetra na terra, complicando a operação. Nesse caso, é necessário que uma pessoa levante a carreta para ela sair dali, o que pode acarretar um acidente. Acho que uma roda maior e desarticulada ajudaria bastante.

2 – Vou adaptar hastes balizadoras para orientar o posicionamento lateral do barco sobre a carreta. Com isso acredito que é só puxar o barco pelo guinchinho até a posição correta sem me preocupar com o posicionamento do barco sobre a carreta.

3 – Minha carreta só tem um rolinho de borracha próximo ao guincho e o edeal é colocar mais dois deles pra guiar melhor e aliviar o arraste do barco sobre a carreta.

4 – Vou mudar o posicionamento do guincho de modo a ficar semelhante ao da Fortcar mostrada na foto acima. Em meu caso, o guincho fica muito baixo, dificultado o arraste do barco, mas, é a posição mais segura para travar o barco sobre a carreta depois que o mesmo esta posicionado. Para contornar isso vou colocar um cabo de aço com um clip com a função única de segurar o barco

5 – Acho importante instalar uma haste para apoiar o motor sobre a carretinha, aliviando o espelho da popa dos solavancos do transporte.



Sds

Djalma
Avatar do usuário
marcelo sjc
CALOURO
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 9:14 am
Cidade:

Mensagem por marcelo sjc » Qui Fev 01, 2007 11:02 pm

Boas alteracoes, mas estou com o Zeca, acabei de comprar meu barco e comprei uma careta da fortcar, alem de acabamento otimo ela e muito segura e pratica.
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Sáb Fev 03, 2007 4:05 pm

Zeca
como fica a nova lei sobre eguates dos veiculos, sabe alguma coisa se já estao multando etc...
Semionovas
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Fev 03, 2007 10:35 pm

Semionovas escreveu:Zeca
como fica a nova lei sobre eguates dos veiculos, sabe alguma coisa se já estao multando etc...
Semionovas
Aqui no Paraná, por enquanto, se o engate estiver em desacordo, só está havendo notificação ...
Numa segunda fase, vão rolar multas e por fim, retenção do veículo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Enéias Lima
CALOURO
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Mar 07, 2010 4:22 pm
Cidade:

Mensagem por Enéias Lima » Sex Mar 15, 2013 10:27 pm

Pessoal, mas minha carreta tem as lanternas no alto das balizas.
As balizas tem regulagem na carreta para abrir no momento de lançar/içar o barco, e depois voltam à posição normal para o transporte.
Dá pra deixar as luzes acesas no momento de alinhar o barco para o içamento, pois o cabo é blindado e vem direto do engate até cada uma das lanternas.
É possível adaptar o sistema em qualquer carreta.
Sem contar que durante o translado em ruas/estradas, as lanternas ficam mais visíveis.
Gostaria de postar fotos, mas não sei como fazer.
Eneias da Silva Lima
Curitiba - PR
Avatar do usuário
Rodrigo E. Sochacewski
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Jan 24, 2011 7:39 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo E. Sochacewski » Sáb Mar 16, 2013 10:28 am

Show de bola Zeca. Pena que não consegui ver as fotos. Tem como me passar por email?
abs.
Avatar do usuário
Carlos Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1235
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 10:38 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Borges » Sáb Mar 16, 2013 10:28 pm

Báh gurizada a julgar pela data do tópico o Zé já deve ter afundado o barco e ter vendido o carro.... ...


desculpa aí não deu pra resistir....



Um abração do amigo do sul....
Não dispenso um boa pescaria!!!!!!!!
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Dom Mar 31, 2013 9:59 pm

Carlos Borges escreveu:Báh gurizada a julgar pela data do tópico o Zé já deve ter afundado o barco e ter vendido o carro.... ...


desculpa aí não deu pra resistir....



Um abração do amigo do sul....
ahahhahah...
ê Carlos rs
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”