Motor com trim e acidente - pancada (tronco)

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Kleber Franco de Lima
CALOURO
Mensagens: 17
Registrado em: Dom Jul 06, 2008 10:20 pm
Cidade:

Motor com trim e acidente - pancada (tronco)

Mensagem por Kleber Franco de Lima » Ter Mai 29, 2012 1:43 am

Galera to querendo adquirir um barquinho e conforme for a resposta ao topico vou decidir minha aquisição.

O que me ocorreu e ninguem soube me responder.

Imaginemos a seguinte situação, vc navegando com um motor que tenha trim, e derepente acerta um tronco? o que acontece?

Lembrando que em motores sem trim vc pode andar com ele "livre", caso em que, porventura, aconteca tal acidente ele venha a levantar.

e nos motores com trim?

grande abraço

kleber londrina
Avatar do usuário
Luiz Mortate
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 288
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 5:28 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Mortate » Ter Mai 29, 2012 8:14 am

bom dia kleber,
amigo pode ficar tranquilo q se acontecer de vc bater em alguma coisa os motores com trin tbm destrava...
ja aconteceu comigo e funcionou perfeitamente...

abraço...
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Ter Mai 29, 2012 8:29 am

Luiz Mortate escreveu:bom dia kleber,
amigo pode ficar tranquilo q se acontecer de vc bater em alguma coisa os motores com trin tbm destrava...
ja aconteceu comigo e funcionou perfeitamente...

abraço...
Luiz,

Qual motor você estava utilizando?

Diz-se que a rabeta fica livre no caso de choque com algum objeto. Isto nunca aconteceu comigo e eu morro de medo que aconteça e quebrar uma rabeta ou ocorrer um acidente grave.


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Leonardo Andreetta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 965
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 7:58 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Andreetta » Ter Mai 29, 2012 10:23 am

Luiz Mortate escreveu:bom dia kleber,
amigo pode ficar tranquilo q se acontecer de vc bater em alguma coisa os motores com trin tbm destrava...
ja aconteceu comigo e funcionou perfeitamente...

abraço...
Luizão, explica o caso por completo meu amigo, já houvi dizer que existe uma trava de segurança que quebra quando a pancada é grande, mas depois tem que ser trocada, como um pino de hélice antiga, é isso mesmo? Esse tópico foi muito bem vindo, todos querem saber deste assunto!!!!! Eu sempre ando com um tork e um hélice de reserva no barco, mas esta trava ou pino eu nunha havia me preocupado.

Abração,
BORA PESCÁ??????
Avatar do usuário
Kennedy Ricardo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1109
Registrado em: Ter Jan 06, 2009 8:36 am
Cidade:

Mensagem por Kennedy Ricardo » Ter Mai 29, 2012 10:33 am

Comigo aconteceu uma vez lá pelos anos 90, nós navegávamos com um motor 90hp no lago de itaipu e pegamos um tronco boiando (ele fica meio submerso, impossibilitando a visão por sobre a água), o barco levantou a traseira quase um metro de altura e deu um giro de uns 90 graus, o piloteiro bateu com o rosto no volante e quebrou o nariz, a gente voou lá pra proa do barco, foi coisa feia, não desejo pra ninguem o que ocorreu conosco.

E ao contrário do que o colega falou, não sei se era pque o motor era das antigas, mas não destravou não, inclusive estragou o espelho de popa e o motor deslocou para o lado, foi feio o negócio viu....
Agora se existir um dispositivo que destrave o motor, acredito que deva ter mesmo, é muuiiitto mais seguro...
Fishing in the World.... bait casting, catch and release...
Avatar do usuário
Leonardo Renno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Renno » Ter Mai 29, 2012 10:36 am

Quando comprei meu motor (com power trim) me veio a mesma dúvida, e alguns mecanicos e amigos com mais experiencia me disseram que os motores com Power Trim, tem uma valvula na parte hidraulica, e quando sofre uma colisão e o motor é forçado para tras, esta valvula abre permitindo a passagem de oleo do hidraulico e o motor sobe para tentar amortecer o impacto.
Mas eu, manualmente, ja peguei a rabeta e forcei para cima para ver se isso ocorre, e não consegui!!! Presumo que a pancada tem que ser forte para isso ocorrer. Agora o melhor é evitar colisões, ficar bem atento!!!
Abraço!!!!
Avatar do usuário
Leonardo Andreetta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 965
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 7:58 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Andreetta » Ter Mai 29, 2012 10:44 am

Acabei de mandar um e-mail com esta pergunta para a loja Mercury (Autorizada em Londrina) que comprei meu motor, vamos aguardar a resposta.

Abraço,
BORA PESCÁ??????
Avatar do usuário
Junior Estrada
ANZOL DE OURO
Mensagens: 596
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 8:11 pm
Cidade:

Mensagem por Junior Estrada » Ter Mai 29, 2012 10:55 am

Quando comprei meu 90 Yamaha essa foi minha primeira dúvida, então perguntei pro mecânico na primeira revisão e ele me falou sobre essa válvula, mas a resposta dele foi meio vazia e eu não senti muita firmeza no que ele disse não...
Vamos aguardar a resposta ao e-mail que o Leonardo enviou.
Abraço!!!
Avatar do usuário
Leonardo Andreetta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 965
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 7:58 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Andreetta » Ter Mai 29, 2012 11:14 am

O pessoal da Náutica Paraná me ligou nesse minuto, realmente existe um "alívio hidráulico", o motor levanta na hora da batida e depois volta na posição que estava, mas não é qualquer pancadinha que faz a válvula funcionar. Espero ter ajudado.

Abração,
BORA PESCÁ??????
Avatar do usuário
Luiz Mortate
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 288
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 5:28 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Mortate » Ter Mai 29, 2012 1:37 pm

pessoal desejo q não aconteça com ninguem pq eu levei um sustinho meio grande rrrsrs, mas naum aconteceu nada...
estava eu fazendo ajustes no meu barco, levanda jack, baixa jack e etc,
ai o maluco aki foi fazer graça chegando no pier a toda, estava sozinho no barco, resultado??? eu sobi meu barco na rampa do pier rsrsrssrsr, a rabeta do motor veio raspando na rampa de concreto, raspou uns 5 mts na rampa até q o mesmo destravou e tbm desligou sozinho....o motor é um mercury optimax. levei um sustinho mas agora eu sei q o motor destrava rsrsrss...
Avatar do usuário
João Eudes - Kará
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1368
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por João Eudes - Kará » Ter Mai 29, 2012 2:18 pm

.

...o meu motor é um Mercury 90...peguei uma folha de coqueiro em frente a Pousada Germano na Serra da Mesa...estava devagar e levei o maior susto...a coisa é tão rápido que não dá tempo de olhar para trás e o motor já está no lugar...o vendedor me disse que com o peso da batida em 6 kilos/força o bicho já pula pra cima...e foi o que aconteceu..o meu funcionou legal...
...errar é humano, mas achar em quem colocar a culpa é mais humano ainda!!!
Avatar do usuário
Leonardo Andreetta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 965
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 7:58 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Andreetta » Ter Mai 29, 2012 4:04 pm

Luiz Mortate escreveu:pessoal desejo q não aconteça com ninguem pq eu levei um sustinho meio grande rrrsrs, mas naum aconteceu nada...
estava eu fazendo ajustes no meu barco, levanda jack, baixa jack e etc,
ai o maluco aki foi fazer graça chegando no pier a toda, estava sozinho no barco, resultado??? eu sobi meu barco na rampa do pier rsrsrssrsr, a rabeta do motor veio raspando na rampa de concreto, raspou uns 5 mts na rampa até q o mesmo destravou e tbm desligou sozinho... ...o motor é um mercury optimax. levei um sustinho mas agora eu sei q o motor destrava rsrsrss...
Já tá grandinho pra fazer essas arte hem!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: Rapaz que susto vc deve ter levado, imagina pegar um tronquinho boiando a 80 milhas, não deve sobrar sem os adesivos colados no barco.. KKKKKKKKKKKKKKK

Abração,
BORA PESCÁ??????
Avatar do usuário
Adilson Dallasta
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 416
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Adilson Dallasta » Ter Mai 29, 2012 11:57 pm

Nunca me aconteçeu , mas já havia me informado na entrega do meu 150 HO que existe esta proteção , inclusive descrita no manual do meu motor, com desenho ilustrativo e tudo.
Imagem
Avatar do usuário
Walther Volpini
ANZOL DE OURO
Mensagens: 960
Registrado em: Qui Mai 29, 2008 11:22 am
Cidade:

Mensagem por Walther Volpini » Qua Mai 30, 2012 8:46 am

Tenho essa preocupação também.
Como meu motor é antiguinho, Mariner 40hp c/ power trim ano 98 (mas com corpinho de dezoito), não sei se tem esse dispositivo.
Usava um Yamaha 40 2006 na Serra da Mesa, sempre com ele destravado, e nas duas vezes que peguei um toco o hélice foi pro saco. O motor pulava para fora da água mas o hélice quebrava, mesmo estando devagar.
Abraços
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Luciano Nogueira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 426
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 10:07 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Nogueira » Qua Mai 30, 2012 2:30 pm

Muito bem colocado esse tópico,tenho um motor com trim também...mas se eu acertar um osni(objeto submerso não identificado)a mais de 35 mph...mesmo que tenha um dispositivo de segurança,deve causar danos ao motor,não?
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Qua Mai 30, 2012 2:39 pm

Luciano Nogueira escreveu:Muito bem colocado esse tópico,tenho um motor com trim também...mas se eu acertar um osni(objeto submerso não identificado)a mais de 35 mph...mesmo que tenha um dispositivo de segurança,deve causar danos ao motor,não?
Sim. Tenho um amigo que "dividiu" o motor em 2 ao bater em um tubo submerso. Estava navegando a 50mp/h +/- e o midsection foi destruído ficando a rabeta presa apenas pelo trambulador do câmbio, além do espelho de popa que abriu um belo racho.
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Qua Mai 30, 2012 8:44 pm

Tardeli escreveu:
Luciano Nogueira escreveu:Muito bem colocado esse tópico,tenho um motor com trim também...mas se eu acertar um osni(objeto submerso não identificado)a mais de 35 mph...mesmo que tenha um dispositivo de segurança,deve causar danos ao motor,não?
Sim. Tenho um amigo que "dividiu" o motor em 2 ao bater em um tubo submerso. Estava navegando a 50mp/h +/- e o midsection foi destruído ficando a rabeta presa apenas pelo trambulador do câmbio, além do espelho de popa que abriu um belo racho.
É...

Os fabricantes falam que tem sistema de proteção e tudo mas eu nunca confiei nisso... Graças a Deus ainda não topei com nada submerso. Acho que se acontecer vai tudo pro saco.

O negócio é só andar mais rápido onde você conhece mesmo o que está no fundo.
André Ribeiro

O Homem Tosco
Johny Cardoso
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Mai 12, 2010 7:50 pm
Cidade:

Mensagem por Johny Cardoso » Sex Jun 01, 2012 12:30 pm

Não sei esses motores mais novos,mais temos um 40 yamaha aqui que acertamos uma cabeça de pedra na vigorelli que chegou a entortar o espelho de popa e as travesas,foi um baita susto vou ver se acho foto e coloco aqui.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Motor com trim e acidente - pancada (tronco)

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jun 07, 2012 6:14 pm

kleber londrina escreveu:Galera to querendo adquirir um barquinho e conforme for a resposta ao topico vou decidir minha aquisição.

O que me ocorreu e ninguem soube me responder.

Imaginemos a seguinte situação, vc navegando com um motor que tenha trim, e derepente acerta um tronco? o que acontece?

Lembrando que em motores sem trim vc pode andar com ele "livre", caso em que, porventura, aconteca tal acidente ele venha a levantar.

e nos motores com trim?

grande abraço

kleber londrina

Olá Kleber

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Pelas regras da Caterva, solicitamos que :

- Cada usuário utilize como Nome de Registro, seu nome próprio (Nome e Sobrenome) e evite a utilização de apelidos ou nick names. Se acaso você se Registrou de forma diferente, informe seu nome e sobrenome para que eu possa fazer as modificações exigidas.

- Cada usuário utilize como Avatar, uma foto que mostre a face do pescador. Se você tiver problemas para postar o Avatar, envie a foto no tamanho original para o e-mail do administrador da Caterva, nelsonmaciel@uol.com.br , que serão providenciada os ajustes e a colocação da foto.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Miron Júnior
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Out 11, 2008 7:19 pm
Cidade:

Mensagem por Miron Júnior » Sex Jan 25, 2013 12:21 pm

Walther Volpini escreveu:Tenho essa preocupação também.
Como meu motor é antiguinho, Mariner 40hp c/ power trim ano 98 (mas com corpinho de dezoito), não sei se tem esse dispositivo.
Walther não sei se vc tem esse motor ainda mas esse ai não destrava não.Estava num identico a esse seu,la na Serra da Mesa e aconteceu igualzinho o caso do Kennedy,pegamos um tronco gigantesco boiando,só que não dava para ve-lo,ele estava boiando submerso,o susto foi muito grande pois estavamos no limpão,no meio do lago onde ele é mais largo e derrepente a batida,o barco deu um 180 e por muito pouco não vira,quase jogou nos para fora,o motor apagou e entortou a barra de direção,o motor custou a pegar denovo e deu maior trabalho para ir embora pois ele so virava para um lado e quebrou o helice.
Depois desse dia fiquei preocupado com esses troncos que ficam boiando a deriva,pois não da para ve-los e nunca se sabe onde vai ter um,imagina se estivesse num bass boat com um 200 hp... :shock: :shock:

Valeu!!!
ImagemImagemImagem
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”