Como Prender o Barco na carreta.

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
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Marcio Dalla Costa
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Como Prender o Barco na carreta.

Mensagem por Marcio Dalla Costa » Seg Dez 10, 2012 8:26 am

Bom dia,

Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
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NELSON MACIEL
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Re: Como Prender o Barco na carreta.

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Dez 10, 2012 11:04 am

Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,

Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
Marcio

Barcos de alumínio prende-se com uma fita na dianteira e uma na trazeira :

Imagem

Note que o "olhal" onde é preso o gancho da fita fica apoiado na roldana de borracha da torre do guincho

Imagem

Na popa vai uma fita que prende uma extremidade na longarina da carreta, passa por cima do barco e fica presa na longarina do outro lado.

Em barcos de fibra, o procedimento para a prender a proa é o mesmo.

Imagem

Na popa é diferente, já que passar a fita por cima do barco vai causar danos à borda do barco devido ao atrito da fita com a superfície de fibra de vidro.
Para este caso são usados dois "olhais", um de cada lado do espelho de popa.

Imagem

Estas fitas são extremamente fortes, suportam trações acima de 800 kg, existem fitas com 1000, 2000 3000 kg ... Depende da espessura e da largura

Se suas fitas arrebentaram, provavelmente elas estavam puídas ou estavam fora de especificação. As fitas utilizadas pelos principais fabricantes de barcos de fibra são super dimensionadas para não ocorrer problemas desta ordem ...
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Kleber Monte
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Re: Como Prender o Barco na carreta.

Mensagem por Kleber Monte » Seg Dez 10, 2012 1:15 pm

Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,

Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.

Marcio, boa tarde!

Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
Agora tenho uma Observação importante a fazer:
Ao chegar no destino solte as fitas.
Não concordo em deixar os barcos com as fitas tencionadas por varios dias.
Já vi barcos ate amassados devido essa pressão.

Abracao
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NELSON MACIEL
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Re: Como Prender o Barco na carreta.

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Dez 10, 2012 1:54 pm

Kleber Monte escreveu:
Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,

Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.

Marcio, boa tarde!

Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
Agora tenho uma Observação importante a fazer:
Ao chegar no destino solte as fitas.
Não concordo em deixar os barcos com as fitas tencionadas por varios dias.
Já vi barcos ate amassados devido essa pressão.

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Mensagem por Walther Volpini » Seg Dez 10, 2012 5:42 pm

Já a muito tempo que uso esticadores de corrente no lugar das fitas. O barco não mexe um milimetro.
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Mensagem por Garcia Guarujá » Seg Dez 10, 2012 6:49 pm

Walther Volpini escreveu:Já a muito tempo que uso esticadores de corrente no lugar das fitas. O barco não mexe um milimetro.
Eu também sempre usei esticadores, junto com um pedaço de corrente, tanto em barco de alumínio como em lancha de fibra. Já ficavam presos na carreta. Simples e eficiente. 2 na popa e um na proa. O da proa prendia junto com o gancho do guincho e os da popa naqueles "olhal" que tem no espelho de popa.

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Kleber Monte
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Mensagem por Kleber Monte » Seg Dez 10, 2012 7:35 pm

Walther Volpini escreveu:Já a muito tempo que uso esticadores de corrente no lugar das fitas. O barco não mexe um milimetro.

Walther, boa noite!

Eu já usei no passado porem eu observei que com a vibração ele ia bambeando.

Abração
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Edgar Maugeri Chaubet
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Re: Como Prender o Barco na carreta.

Mensagem por Edgar Maugeri Chaubet » Seg Dez 10, 2012 7:54 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Kleber Monte escreveu:
Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,

Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.

Marcio, boa tarde!

Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
Agora tenho uma Observação importante a fazer:
Ao chegar no destino solte as fitas.
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Eu costumo colocar o olhal por baixo da roldana de borracha. Imaginando sempre que se tiver que brecar bruscamente, o próprio olhal serve como impedimento para o barco ir para frente. Para travar passo a fita com o gancho, por baixo da roldana.
abç
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Walther Volpini
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Mensagem por Walther Volpini » Ter Dez 11, 2012 8:47 am

Kleber Monte escreveu:
Walther Volpini escreveu:Já a muito tempo que uso esticadores de corrente no lugar das fitas. O barco não mexe um milimetro.

Walther, boa noite!

Eu já usei no passado porem eu observei que com a vibração ele ia bambeando.

Abração
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Tive um que deu esse problema e resolvi colocando uma contra-porca. Depois de apertado, travava a contra-porca.
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Alessandro Sanches
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Re: Como Prender o Barco na carreta.

Mensagem por Alessandro Sanches » Ter Dez 11, 2012 9:50 am

Edgar Maugeri escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Kleber Monte escreveu:
Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,

Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.

Marcio, boa tarde!

Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
Agora tenho uma Observação importante a fazer:
Ao chegar no destino solte as fitas.
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Já vi barcos ate amassados devido essa pressão.

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Eu costumo colocar o olhal por baixo da roldana de borracha. Imaginando sempre que se tiver que brecar bruscamente, o próprio olhal serve como impedimento para o barco ir para frente. Para travar passo a fita com o gancho, por baixo da roldana.
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Bem observado Edgar!!

Abçs!!
"Quanto mais eu pesco, mais sorte eu tenho!!!"
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Mario Kikuta
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Mensagem por Mario Kikuta » Ter Dez 11, 2012 10:39 am

olá a todos

ja usei esticadores de corrente funcionam bem

mas ja faz um tempo que só uso corda e nó tipo "carioca", para ficar bom a corda não pode ser muito fina

para ser mais rápido já tenho dois pedaços do tamanho exato

a opção da corda foi, entre outros motivos, por que eu não gosto de ter as peças metálicas do esticador soltas pelo barco, fazendo barulho e batendo no aluminio do casco

Haaaaa simmmm ... ... é bemmmm barato ... kkkkkk
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Edgar Maugeri Chaubet
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Mensagem por Edgar Maugeri Chaubet » Ter Dez 11, 2012 11:44 am

Mario Kikuta escreveu:olá a todos

ja usei esticadores de corrente funcionam bem

mas ja faz um tempo que só uso corda e nó tipo "carioca", para ficar bom a corda não pode ser muito fina

para ser mais rápido já tenho dois pedaços do tamanho exato

a opção da corda foi, entre outros motivos, por que eu não gosto de ter as peças metálicas do esticador soltas pelo barco, fazendo barulho e batendo no aluminio do casco

Haaaaa simmmm ... ... é bemmmm barato ... kkkkkk
Malditooo e eficiente nó de caminhoneiro, não consigo faze-lo kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk, mas é mesmo muito bom, tanto que é usado por todos os transportadores de carga. Mas para não ter barulho de peças metalicas, deixo sempre perto do olhal carreta e esticado, passando uma fita incolor em volta.
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NELSON MACIEL
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Re: Como Prender o Barco na carreta.

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Dez 11, 2012 12:35 pm

Edgar Maugeri escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Kleber Monte escreveu:
Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,

Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.

Marcio, boa tarde!

Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
Agora tenho uma Observação importante a fazer:
Ao chegar no destino solte as fitas.
Não concordo em deixar os barcos com as fitas tencionadas por varios dias.
Já vi barcos ate amassados devido essa pressão.

Abracao
Kleber
Bem observado
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Sempre devemos soltar as catracas para não danificar o casco ...
Nelson
Eu costumo colocar o olhal por baixo da roldana de borracha. Imaginando sempre que se tiver que brecar bruscamente, o próprio olhal serve como impedimento para o barco ir para frente. Para travar passo a fita com o gancho, por baixo da roldana.
abç
Edgar

Veja como fica preso a proa de meu barco ... O olhal fica sobre a roldana e a fita puxa o olhal para baixo ...
Não tem como o barco se movimentar pára frente nem a pau ...rs...
Só se for empurrado por um Volvo ou Scania ...rs...


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Mario Kikuta escreveu:olá a todos

ja usei esticadores de corrente funcionam bem

mas ja faz um tempo que só uso corda e nó tipo "carioca", para ficar bom a corda não pode ser muito fina

para ser mais rápido já tenho dois pedaços do tamanho exato

a opção da corda foi, entre outros motivos, por que eu não gosto de ter as peças metálicas do esticador soltas pelo barco, fazendo barulho e batendo no aluminio do casco

Haaaaa simmmm ... ... é bemmmm barato ... kkkkkk
Mario

Apesar de ter uma baita catraca de metal na fita de popa, eu não tenho problema com as peças metálicas no barco ...
Tiro tudo e coloco no porta mala do carro ...
Nelson Maciel
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Mensagem por Walther Volpini » Ter Dez 11, 2012 6:51 pm

Apesar de ter uma baita catraca de metal na fita de popa, eu não tenho problema com as peças metálicas no barco ...
Tiro tudo e coloco no porta mala do carro ..


É o que faço.
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Gilberto Greco Sorroche
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Mensagem por Gilberto Greco Sorroche » Qua Dez 12, 2012 11:29 am

Boa tarde Marcio.
Se nao me engano Vc tem uma z-21, semelhante a minha.
Só a transportei uma vez por 70 km.
Trouxe comigo a experiencia do transporte da quest 270,
onde eu coloco uma tira nos olhais trazeiros e prendo a catraca dianteira, essa prendo-a puxando para baixo. Coloco outra tira na parte posterior (popa) e duas prendendo o bico do barco na carreta, a nivel do meio da plataforma dianteira ( essas ultimas com proteçao com pano macio-para nao arranhar). Com isso transformo o barco e carreta em um bloco unico e com isso evito o galheio existente entre carreta e barco- que alias é responsavel pela ruptura das tiras.
Cuidado para nao apertar demais as tiras, pois o casco pode se quebrar se assim o fizer.
Dessa maneira evito o deslocamento do barco tanto para a frente, quanto para traz, o barco fica imovel.
ao chegar ao destino solte as tiras.
PS: entenda tiras como fitas com catraca.
Espero ter ajudado e tb como aceito sugestoes para melhorar.
abs
Gilberto
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Rodrigo Yamaki
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Mensagem por Rodrigo Yamaki » Qua Dez 12, 2012 10:27 pm

conheço o nó carioca como Cabrita.
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Marcio Dalla Costa
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Mensagem por Marcio Dalla Costa » Qui Dez 13, 2012 10:02 am

Bom dia,

Nelson, obrigado pela dica e pelas fotos, ajudou muito para visualizar como fazer.

Marcio
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Marcio Dalla Costa
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Mensagem por Marcio Dalla Costa » Qui Dez 13, 2012 10:06 am

Gilberto,

Realmente tenho um Z-21, estava prendendo de forma parecida com a explanada pelo Nelson, porém na minha carreta a cinta que vai nos olhais de popa do barco não ficavam como nas fotos do Nelson, eu estava tendo que prender a cinta mais para frente na carreta gerando um atrito entre o fundo do barco e a cinta o que fez elas arrebentarem, para minha sorte não estragou meu casco.

Vou corrigir minha carreta e prender como mostrado pelo Nelson.
Beto Careca
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Mensagem por Beto Careca » Qui Dez 13, 2012 3:38 pm

Mario Kikuta escreveu:olá a todos

ja usei esticadores de corrente funcionam bem

mas ja faz um tempo que só uso corda e nó tipo "carioca", para ficar bom a corda não pode ser muito fina

para ser mais rápido já tenho dois pedaços do tamanho exato

a opção da corda foi, entre outros motivos, por que eu não gosto de ter as peças metálicas do esticador soltas pelo barco, fazendo barulho e batendo no aluminio do casco

Haaaaa simmmm ... ... é bemmmm barato ... kkkkkk
o Mario está certinho, eu prendo com as cintas + catraca pela praticidade mas nunca dispenso ao menos uma corda com carioca por garantia, as cintas com um pouco de sol vão aos poucos perdendo a maliabilidade e já rompemos 2, mas nunca deixamos de passar uma corda então nunca tivemos problemas.

Edgar, o nó é como nó de gravata, aprendeu uma vez não esquece mais, hahaha boa pescaria parceiro.

abraço aos companheiros.
Pascuoti

Pesque e solte sempre... a vida em primeiro lugar!!!
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Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Dez 13, 2012 9:15 pm

Beto Careca escreveu:
Mario Kikuta escreveu:olá a todos

ja usei esticadores de corrente funcionam bem

mas ja faz um tempo que só uso corda e nó tipo "carioca", para ficar bom a corda não pode ser muito fina

para ser mais rápido já tenho dois pedaços do tamanho exato

a opção da corda foi, entre outros motivos, por que eu não gosto de ter as peças metálicas do esticador soltas pelo barco, fazendo barulho e batendo no aluminio do casco

Haaaaa simmmm ... ... é bemmmm barato ... kkkkkk
o Mario está certinho, eu prendo com as cintas + catraca pela praticidade mas nunca dispenso ao menos uma corda com carioca por garantia, as cintas com um pouco de sol vão aos poucos perdendo a maliabilidade e já rompemos 2, mas nunca deixamos de passar uma corda então nunca tivemos problemas.

Edgar, o nó é como nó de gravata, aprendeu uma vez não esquece mais, hahaha boa pescaria parceiro.

abraço aos companheiros.

Olá Beto

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..

Mensagem por Gustavo Starling » Sex Jan 11, 2013 11:23 am

Porque o pessoal da FORTCAR nao entra aqui e da uma aula de como fazer este procedimento . é o que eu digo as empresas no Brasil deveriam aproveitar as ferramentas e duvidas dos usuários para se destacar ainda mais . Nelsao pede a estes parceiros que escrevam artigos técnicos aqui no Forum faz o Marketing e ainda ensina a turma .

Abraço
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Mario Kikuta
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Re: ..

Mensagem por Mario Kikuta » Sex Jan 11, 2013 2:08 pm

Gustavo Starling escreveu:Porque o pessoal da FORTCAR nao entra aqui e da uma aula de como fazer este procedimento . é o que eu digo as empresas no Brasil deveriam aproveitar as ferramentas e duvidas dos usuários para se destacar ainda mais . Nelsao pede a estes parceiros que escrevam artigos técnicos aqui no Forum faz o Marketing e ainda ensina a turma .

Abraço

tai uma boa idéia
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Walther Volpini
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Mensagem por Walther Volpini » Sex Jan 11, 2013 6:50 pm

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