Como Prender o Barco na carreta.
- Marcio Dalla Costa
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Como Prender o Barco na carreta.
Bom dia,
Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
- NELSON MACIEL
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Re: Como Prender o Barco na carreta.
MarcioMarcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,
Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
Barcos de alumínio prende-se com uma fita na dianteira e uma na trazeira :
Note que o "olhal" onde é preso o gancho da fita fica apoiado na roldana de borracha da torre do guincho
Na popa vai uma fita que prende uma extremidade na longarina da carreta, passa por cima do barco e fica presa na longarina do outro lado.
Em barcos de fibra, o procedimento para a prender a proa é o mesmo.
Na popa é diferente, já que passar a fita por cima do barco vai causar danos à borda do barco devido ao atrito da fita com a superfície de fibra de vidro.
Para este caso são usados dois "olhais", um de cada lado do espelho de popa.
Estas fitas são extremamente fortes, suportam trações acima de 800 kg, existem fitas com 1000, 2000 3000 kg ... Depende da espessura e da largura
Se suas fitas arrebentaram, provavelmente elas estavam puídas ou estavam fora de especificação. As fitas utilizadas pelos principais fabricantes de barcos de fibra são super dimensionadas para não ocorrer problemas desta ordem ...
Nelson Maciel
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- Kleber Monte
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Re: Como Prender o Barco na carreta.
Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,
Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
Marcio, boa tarde!
Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
Agora tenho uma Observação importante a fazer:
Ao chegar no destino solte as fitas.
Não concordo em deixar os barcos com as fitas tencionadas por varios dias.
Já vi barcos ate amassados devido essa pressão.
Abracao
Kleber
- NELSON MACIEL
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Re: Como Prender o Barco na carreta.
Bem observadoKleber Monte escreveu:Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,
Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
Marcio, boa tarde!
Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
Agora tenho uma Observação importante a fazer:
Ao chegar no destino solte as fitas.
Não concordo em deixar os barcos com as fitas tencionadas por varios dias.
Já vi barcos ate amassados devido essa pressão.
Abracao
Kleber
Esqueci deste detalhe ...
Sempre devemos soltar as catracas para não danificar o casco ...
Nelson Maciel
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Eu também sempre usei esticadores, junto com um pedaço de corrente, tanto em barco de alumínio como em lancha de fibra. Já ficavam presos na carreta. Simples e eficiente. 2 na popa e um na proa. O da proa prendia junto com o gancho do guincho e os da popa naqueles "olhal" que tem no espelho de popa.Walther Volpini escreveu:Já a muito tempo que uso esticadores de corrente no lugar das fitas. O barco não mexe um milimetro.
- Kleber Monte
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Re: Como Prender o Barco na carreta.
NelsonNELSON MACIEL escreveu:Bem observadoKleber Monte escreveu:Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,
Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
Marcio, boa tarde!
Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
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Abracao
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Eu costumo colocar o olhal por baixo da roldana de borracha. Imaginando sempre que se tiver que brecar bruscamente, o próprio olhal serve como impedimento para o barco ir para frente. Para travar passo a fita com o gancho, por baixo da roldana.
abç
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Tive um que deu esse problema e resolvi colocando uma contra-porca. Depois de apertado, travava a contra-porca.Kleber Monte escreveu:Walther Volpini escreveu:Já a muito tempo que uso esticadores de corrente no lugar das fitas. O barco não mexe um milimetro.
Walther, boa noite!
Eu já usei no passado porem eu observei que com a vibração ele ia bambeando.
Abração
Kleber
- Alessandro Sanches
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Re: Como Prender o Barco na carreta.
Bem observado Edgar!!Edgar Maugeri escreveu:NelsonNELSON MACIEL escreveu:Bem observadoKleber Monte escreveu:Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,
Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
Marcio, boa tarde!
Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
Agora tenho uma Observação importante a fazer:
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Abracao
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Eu costumo colocar o olhal por baixo da roldana de borracha. Imaginando sempre que se tiver que brecar bruscamente, o próprio olhal serve como impedimento para o barco ir para frente. Para travar passo a fita com o gancho, por baixo da roldana.
abç
Abçs!!
"Quanto mais eu pesco, mais sorte eu tenho!!!"
- Mario Kikuta
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olá a todos
ja usei esticadores de corrente funcionam bem
mas ja faz um tempo que só uso corda e nó tipo "carioca", para ficar bom a corda não pode ser muito fina
para ser mais rápido já tenho dois pedaços do tamanho exato
a opção da corda foi, entre outros motivos, por que eu não gosto de ter as peças metálicas do esticador soltas pelo barco, fazendo barulho e batendo no aluminio do casco
Haaaaa simmmm ... ... é bemmmm barato ... kkkkkk
ja usei esticadores de corrente funcionam bem
mas ja faz um tempo que só uso corda e nó tipo "carioca", para ficar bom a corda não pode ser muito fina
para ser mais rápido já tenho dois pedaços do tamanho exato
a opção da corda foi, entre outros motivos, por que eu não gosto de ter as peças metálicas do esticador soltas pelo barco, fazendo barulho e batendo no aluminio do casco
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- Edgar Maugeri Chaubet
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Malditooo e eficiente nó de caminhoneiro, não consigo faze-lo kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk, mas é mesmo muito bom, tanto que é usado por todos os transportadores de carga. Mas para não ter barulho de peças metalicas, deixo sempre perto do olhal carreta e esticado, passando uma fita incolor em volta.Mario Kikuta escreveu:olá a todos
ja usei esticadores de corrente funcionam bem
mas ja faz um tempo que só uso corda e nó tipo "carioca", para ficar bom a corda não pode ser muito fina
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a opção da corda foi, entre outros motivos, por que eu não gosto de ter as peças metálicas do esticador soltas pelo barco, fazendo barulho e batendo no aluminio do casco
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- NELSON MACIEL
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Re: Como Prender o Barco na carreta.
EdgarEdgar Maugeri escreveu:NelsonNELSON MACIEL escreveu:Bem observadoKleber Monte escreveu:Marcio Dalla Costa escreveu:Bom dia,
Gostaria de saber como vocês fazem para prender seus barcos na carreta, pois neste final semana tive alguns problemas com o meu barco, primeiro arrebentou as cintas que eu prendia o barco atrás, depois soltou a cinta que prende o bico no guincho para minha sorte ele escorregou somente uns dez centimetros para trás, prendi ele novamente mas não senti mais segurança na forma como estou prendendo ele por isso recorro as amigos.
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Eu sempre prendi os barcos que já tive dessa forma que o Nelson falou.
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Eu costumo colocar o olhal por baixo da roldana de borracha. Imaginando sempre que se tiver que brecar bruscamente, o próprio olhal serve como impedimento para o barco ir para frente. Para travar passo a fita com o gancho, por baixo da roldana.
abç
Veja como fica preso a proa de meu barco ... O olhal fica sobre a roldana e a fita puxa o olhal para baixo ...
Não tem como o barco se movimentar pára frente nem a pau ...rs...
Só se for empurrado por um Volvo ou Scania ...rs...
MarioMario Kikuta escreveu:olá a todos
ja usei esticadores de corrente funcionam bem
mas ja faz um tempo que só uso corda e nó tipo "carioca", para ficar bom a corda não pode ser muito fina
para ser mais rápido já tenho dois pedaços do tamanho exato
a opção da corda foi, entre outros motivos, por que eu não gosto de ter as peças metálicas do esticador soltas pelo barco, fazendo barulho e batendo no aluminio do casco
Haaaaa simmmm ... ... é bemmmm barato ... kkkkkk
Apesar de ter uma baita catraca de metal na fita de popa, eu não tenho problema com as peças metálicas no barco ...
Tiro tudo e coloco no porta mala do carro ...
Nelson Maciel
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- Gilberto Greco Sorroche
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Boa tarde Marcio.
Se nao me engano Vc tem uma z-21, semelhante a minha.
Só a transportei uma vez por 70 km.
Trouxe comigo a experiencia do transporte da quest 270,
onde eu coloco uma tira nos olhais trazeiros e prendo a catraca dianteira, essa prendo-a puxando para baixo. Coloco outra tira na parte posterior (popa) e duas prendendo o bico do barco na carreta, a nivel do meio da plataforma dianteira ( essas ultimas com proteçao com pano macio-para nao arranhar). Com isso transformo o barco e carreta em um bloco unico e com isso evito o galheio existente entre carreta e barco- que alias é responsavel pela ruptura das tiras.
Cuidado para nao apertar demais as tiras, pois o casco pode se quebrar se assim o fizer.
Dessa maneira evito o deslocamento do barco tanto para a frente, quanto para traz, o barco fica imovel.
ao chegar ao destino solte as tiras.
PS: entenda tiras como fitas com catraca.
Espero ter ajudado e tb como aceito sugestoes para melhorar.
abs
Gilberto
Se nao me engano Vc tem uma z-21, semelhante a minha.
Só a transportei uma vez por 70 km.
Trouxe comigo a experiencia do transporte da quest 270,
onde eu coloco uma tira nos olhais trazeiros e prendo a catraca dianteira, essa prendo-a puxando para baixo. Coloco outra tira na parte posterior (popa) e duas prendendo o bico do barco na carreta, a nivel do meio da plataforma dianteira ( essas ultimas com proteçao com pano macio-para nao arranhar). Com isso transformo o barco e carreta em um bloco unico e com isso evito o galheio existente entre carreta e barco- que alias é responsavel pela ruptura das tiras.
Cuidado para nao apertar demais as tiras, pois o casco pode se quebrar se assim o fizer.
Dessa maneira evito o deslocamento do barco tanto para a frente, quanto para traz, o barco fica imovel.
ao chegar ao destino solte as tiras.
PS: entenda tiras como fitas com catraca.
Espero ter ajudado e tb como aceito sugestoes para melhorar.
abs
Gilberto
- Rodrigo Yamaki
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Gilberto,
Realmente tenho um Z-21, estava prendendo de forma parecida com a explanada pelo Nelson, porém na minha carreta a cinta que vai nos olhais de popa do barco não ficavam como nas fotos do Nelson, eu estava tendo que prender a cinta mais para frente na carreta gerando um atrito entre o fundo do barco e a cinta o que fez elas arrebentarem, para minha sorte não estragou meu casco.
Vou corrigir minha carreta e prender como mostrado pelo Nelson.
Realmente tenho um Z-21, estava prendendo de forma parecida com a explanada pelo Nelson, porém na minha carreta a cinta que vai nos olhais de popa do barco não ficavam como nas fotos do Nelson, eu estava tendo que prender a cinta mais para frente na carreta gerando um atrito entre o fundo do barco e a cinta o que fez elas arrebentarem, para minha sorte não estragou meu casco.
Vou corrigir minha carreta e prender como mostrado pelo Nelson.
-
- NOVATO
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o Mario está certinho, eu prendo com as cintas + catraca pela praticidade mas nunca dispenso ao menos uma corda com carioca por garantia, as cintas com um pouco de sol vão aos poucos perdendo a maliabilidade e já rompemos 2, mas nunca deixamos de passar uma corda então nunca tivemos problemas.Mario Kikuta escreveu:olá a todos
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Edgar, o nó é como nó de gravata, aprendeu uma vez não esquece mais, hahaha boa pescaria parceiro.
abraço aos companheiros.
Pascuoti
Pesque e solte sempre... a vida em primeiro lugar!!!
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- NELSON MACIEL
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Beto Careca escreveu:o Mario está certinho, eu prendo com as cintas + catraca pela praticidade mas nunca dispenso ao menos uma corda com carioca por garantia, as cintas com um pouco de sol vão aos poucos perdendo a maliabilidade e já rompemos 2, mas nunca deixamos de passar uma corda então nunca tivemos problemas.Mario Kikuta escreveu:olá a todos
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Edgar, o nó é como nó de gravata, aprendeu uma vez não esquece mais, hahaha boa pescaria parceiro.
abraço aos companheiros.
Olá Beto
Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.
Pelas regras da Caterva, solicitamos que :
- Cada usuário utilize como Nome de Registro, seu nome próprio (Nome e Sobrenome) e evite a utilização de apelidos ou nick names. Se acaso você se Registrou de forma diferente, informe seu nome e sobrenome para que eu possa fazer as modificações exigidas.
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Veja nossas normas de participação :
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136
Qualquer dúvida contate-nos
Obrigado
Nelson Maciel
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- Gustavo Starling
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..
Porque o pessoal da FORTCAR nao entra aqui e da uma aula de como fazer este procedimento . é o que eu digo as empresas no Brasil deveriam aproveitar as ferramentas e duvidas dos usuários para se destacar ainda mais . Nelsao pede a estes parceiros que escrevam artigos técnicos aqui no Forum faz o Marketing e ainda ensina a turma .
Abraço
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- Mario Kikuta
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Re: ..
Gustavo Starling escreveu:Porque o pessoal da FORTCAR nao entra aqui e da uma aula de como fazer este procedimento . é o que eu digo as empresas no Brasil deveriam aproveitar as ferramentas e duvidas dos usuários para se destacar ainda mais . Nelsao pede a estes parceiros que escrevam artigos técnicos aqui no Forum faz o Marketing e ainda ensina a turma .
Abraço
tai uma boa idéia
- Walther Volpini
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