SONAR FUNCIONA?

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
PAULO CESAR
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 8:04 pm
Cidade:

SONAR FUNCIONA?

Mensagem por PAULO CESAR » Qua Dez 07, 2005 10:01 am

PESSOAL ESTOU QUERENDO COMPRAR UM SONAR PARA AJUDAR A ENCONTRAR OS PEIXES. ALGUÉM PODE ME DIZER SE REALMENTE AJUDA E QUAL MARCA É MAIS INDICADA?
ANDEI PESQUIZANDO E TEM VÁRIAS MARCAS NO MERCADO, COMO NÃO CONHEÇO NINGUÉM QUE POSSUI UM NÃO SEI SE AJUDA EFETIVAMENTE.
TÁ NERVOSO, VAI PESCAR!!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Dez 07, 2005 10:13 am

Depende muito do que vc pretende pescar.
Eu tenho um Magna III da Eagle... é antigo, mas é bom, cmprei um acessório par dar visão lateral (alem da de fundo)... mas raramente uso.
Pra tucunarés não funciona... acho muito mais importante vc conhecer os hábitos do peixe e saber reconhecer as estruturas...
Em lugares que vc não conhece, ajuda a saber qual o tipo de fundo 9pedras, lodo, etc...)
Pra pesca no mar é bastante eficiente, uma vez que vc pesca em geral parado em cima do lugar.... localiza os cardumes, a profundidade...

Qual a tua intenção????
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Qua Dez 07, 2005 10:41 am

ó vou resumir ...

1-funciona
2- pra tucunas eu acho importante , mas não para ver o peixe , e sim para ver a profundidade do local e as estruturas submersas ...
3- para pescar em uma ceva, em um tablado, onde vc só desce a linha para pegar o peixe , não tem nada melhor pq vc sabe a fundura q o peixe tá, sabe se tem ou ão o peixe, se é cardume ... etc ...
4- eu tenho um sonar da humminbird .. é mt bom e nunca me deu problema !

abraço !
ZezinhoVET
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Dez 07, 2005 11:44 am

As duas marcas citadas são produtos de qualidade. Quando tinha barco, havia um instalado que me era muito útil para ver a profundidade e presença de estruturas. Nada mais ... Para localizar cardumes o melhor é um radar, mas isso é para grandes embarcações ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
PAULO CESAR
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 8:04 pm
Cidade:

Mensagem por PAULO CESAR » Qua Dez 07, 2005 1:51 pm

NÃO ENTENDI, QUER DIZER QUE ESSAS MARCAS DE SONARES ANUNCIAM QUE TEM ATÉ ALARME PARA PEIXES GRANDES, MAS NÃO DETECTA O TUCUNARÉ POR QUE?
TÁ NERVOSO, VAI PESCAR!!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Dez 07, 2005 2:05 pm

Deixa eu tentar explicar:
Se não estou enganado, o mecanismo de detecção de peixes pelo sonar acontece devido as diferenças que existem entre a "densidade" do corpo dos peixes, bexiga natatória e a água.
O sensor do sonar posicionado no barco emite um sinal que abre em forma de cone. Se o lugar for profundo, o cone tem possibilidade de abrir a sua base cobre uma área maior. Ou seja, o bico do cone encontra-se no sensor que emite e recebe o sinal, e a base do cone será maior ou menor dependendo da profundidade que vc está pescando.
De forma geral, vc só encherga o que está diretamente abaixo do barco.
O modelo que possuo, consegue identificar 3 ou 4 tamanhos diferentes de peixe. Para cada peixe identificado na tela ele emite um "bip". Quando vc para em cima de um cardume de corvinas, tem até que desligar o bip, de tanto que ele apita e enche a paciencia....
No caso de tucunarés, em mais de 90% das situações, vc estará com o barco posicionado mais na "caixa" do rio, e arremessando em direção as margens.... Vc não irá pescar tucunarés com jig ou coisa parecida.
Realmente se vc estiver com o barco passando por cima de onde estão os peixes, eles aparecerão na tela.... mas não pescamos tucunaré assim, concorda????

Se o seu alvo são os tucunas... esqueça!
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Qua Dez 07, 2005 2:17 pm

Eu uso sonar mais para localizar baixios pois em situações de mangue as vezes pensamos estar em um rio ou canal largo mas na verdade estamos passan perto de baixios que são traiçoeiros em maré-baixa.
O Senhor! É Deus.
Avatar do usuário
PAULO CESAR
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 8:04 pm
Cidade:

Mensagem por PAULO CESAR » Qua Dez 07, 2005 3:13 pm

OK JOSÉ ENTENDI PERFEITAMENTE, SÓ MAIS UM DÚVIDA COM RELAÇÃO AOS SONARES QUE EMITEM O SINAL LATERAL, ELES NÃO PODEM DETECTAR OS TUCUNARÉS?
TÁ NERVOSO, VAI PESCAR!!!
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Qua Dez 07, 2005 3:15 pm

Sonar funciona maravilhosamente bem para auxiliá-lo na NAVEGAÇÃO.
Para se pescar robalos, basses e peixes que ficam sempre entocados nas estruturas, esqueça. Serve apenas para localizar as estruturas, mas ter certeza que o peixe estará nela, só jogando as iscas!
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
PAULO CESAR
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 8:04 pm
Cidade:

Mensagem por PAULO CESAR » Qua Dez 07, 2005 5:17 pm

BELEZA JOÃO, MAS OS TUCUNARÉS QUE NÃO ESTÃO ENTOCADOS É POSSÍVEL LOCALIZAR COM UM SONAR QUE EMITE SINAL LATERAL?
TÁ NERVOSO, VAI PESCAR!!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Dez 07, 2005 5:21 pm

Então.... o meu tem esse sensor especial para emitir o sinal lateral... parte por incompetencia minha, nunca consegui resultados satisfatórios com essa função....
Acho besteira pra tucunas. Quando comprei achei que seria eficiente nessa função, mas não gostei....

Para esse caso, eu vejo a coisa da seguinte maneira:
A visão lateral serviria pra te dizer se ali tem ou não um peixe, a nos casos negativos, vc economizaria arremessos inuteis... No caso de aparecer um peixe... não tem como saber se é um tucuna ou um corimba.... Ou seja... ainda aconteceriam arremessos inuteis...
A minha experiencia com esta situação me mostrou que o sonar é inutil nesse estilo de pescaria, e para esse "peixe alvo".
"Ler o pesqueiro" e conhecer os hábitos do "peixe alvo" se mostraram muito mais efetivos do que o sonar...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
PAULO CESAR
CALOURO
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 8:04 pm
Cidade:

Mensagem por PAULO CESAR » Qua Dez 07, 2005 7:07 pm

PESSOAL, VALEU PELOS ESCLARECIMENTOS!
TÁ NERVOSO, VAI PESCAR!!!
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Qua Dez 07, 2005 10:25 pm

eu já acho importante na pesca dos tucunas no que se refere a encontrar os pontos em que eles estão ...
aqui na minha região , as ilhas submersas são os melhores pontos de dourados e tucunas ...
se vc encontrar uma ilha que esteja a 3mts pra florear na superfície ... haaaaaaaaa rapaz ... pode pinchar q o peixe tá lá ... e para isso é que eu uso o sonar, se não não dá pra saber !!!
abraço !
ZezinhoVET
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Qui Dez 08, 2005 7:14 am

PAULO CESAR escreveu:BELEZA JOÃO, MAS OS TUCUNARÉS QUE NÃO ESTÃO ENTOCADOS É POSSÍVEL LOCALIZAR COM UM SONAR QUE EMITE SINAL LATERAL?
O Zuanon disse tudo.
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Seg Dez 12, 2005 7:57 am

Paulo , eco não pega peixe , se o intuito é esse não gaste dinheiro , com o tempo você descobre que os peixes atavam em uma determinada caracteristica de pesqueiro , fundo rochosso , fundo com estrutura em profundidade de x metros , daí o eco se torna um aparelho indispensável , o que confunde-se bastante é achar o peixe e ele querer pegar , são coisas muito distintas . Para navegar a coisa muda muito , acho de sumária importância para navegar , se você possui uma embarcação que navega a menos de 30 milhas , os hummimbird funcionam , passou disso só os eagles . Eu ja tive os dois , humminbird nunca mais , o eagle é mais barato e mais eficiente . Compra um culda 168 , que é nota 10 .
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Dez 12, 2005 11:10 am

Eu acho muito util o sonar. Mas nao para pegar peixe... Ajuda a localizar as estruturas e aumenta as chances de fisgar um.

Um video muito bom pode te ajudar

http://www.westernbass.tv/videopage.php?0000147
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Evaldo Fernandes de Souza
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1018
Registrado em: Qui Mai 19, 2011 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Evaldo Fernandes de Souza » Sex Ago 05, 2011 12:48 pm

Pesco de caiaque e na maioria das vezes no mar, então o sonar se torna uma ferramenta muito importante para identificação das estruturas.
O homem nunca pode deixar de sonhar. O sonho alimenta nossa alma como a água sacia
nossa sede!
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Sex Ago 05, 2011 3:09 pm

Evaldo Fernandes de Souza escreveu:Pesco de caiaque e na maioria das vezes no mar, então o sonar se torna uma ferramenta muito importante para identificação das estruturas.
Imagem

kkkkkk
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Marcelo Becker
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1738
Registrado em: Ter Set 01, 2009 8:28 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Becker » Sex Ago 05, 2011 3:13 pm

hahahahaha, 6 anos mais tarde.... ...
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Sex Ago 05, 2011 4:18 pm

Essa foi uma das melhores desenterradas de tópico que já vi ...

Muito útil o tópico ...
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Felipe Bragança Fernandes
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 10:40 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Bragança Fernandes » Sex Ago 05, 2011 6:01 pm

Acho que 6 anos eu nunca tinha visto.... recorde!!!
"Assim como são as pessoas são as criaturas"
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jan 03, 2012 7:28 am

Redirecionando ao Fórum adequado ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”