Sugestão de sonar/ecobatimetro

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
Igor Ishikawa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 471
Registrado em: Dom Nov 25, 2007 1:46 pm
Cidade:

Sugestão de sonar/ecobatimetro

Mensagem por Igor Ishikawa » Sáb Ago 09, 2008 6:16 pm

Olá pescadores, estou pensando em adquirir um aparelho de sonar/ecobatimetro. Alguem que tenha tal equipamento poderia me explicar como é o uso, e se realmente compensa ter. E também sugestão de marca/modelo.
Como ainda não tenho barco proprio costumo alugar somente o barco, pois levo meus motores(popa e eletrico) acredito que seria ideal algum tipo portatil.

Bom, fico no aguardo dos comentários e sugest!oes.

Abraço a todos. E tomara que a chuva dê uma trégua!!!! rs



Igor
Aprender sempre.
Imagem
Avatar do usuário
Fabricio Tabata
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1603
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 3:40 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Tabata » Sáb Ago 09, 2008 6:34 pm

...cara só não te indico o garmim 90. Tive um durou 9 meses deu problema do transducer e o conserto sairia quase o preço de um novo....estou usando um humminbird matrix 32 combo com gps barometro e sonar....estou pesquisando um pra colocar no eletrico e estou pensando em pegar um eagle fish mark 480...que tipo pescaria q vc vai usar?
Boas Pescarias!
Avatar do usuário
Igor Ishikawa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 471
Registrado em: Dom Nov 25, 2007 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Igor Ishikawa » Sáb Ago 09, 2008 7:04 pm

Pois é Fabricio, aqui na minha região busco mais os tucunas. Mas estive lendo alguns topicos e vi que no caso destes o sonar não ajuda muito. Mas ainda assim seria bom para ajudar a ler o lago/rio para encontrar as estruturas.
Estava pensando em um aparelho q pudesse acoplar ao motor eletrico.
Aprender sempre.
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Ago 09, 2008 7:17 pm

Igor,

Veja este tópico

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=28497

Tem um Sonar portátil à venda ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Igor Ishikawa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 471
Registrado em: Dom Nov 25, 2007 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Igor Ishikawa » Dom Ago 10, 2008 12:36 am

Valeu pela dica Nelson. Vou me inteirar mais obre o assunto. Andei pesquisando pelo Forum e acho que o sonar não seria muito útil para o tipo de psca que estou acostumado a fazer. Tucunas. Mas quem sabe né.

Obrigado de novo.
Aprender sempre.
Imagem
Avatar do usuário
Fabricio Tabata
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1603
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 3:40 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Tabata » Dom Ago 10, 2008 6:00 am

Iggy JP escreveu:Valeu pela dica Nelson. Vou me inteirar mais obre o assunto. Andei pesquisando pelo Forum e acho que o sonar não seria muito útil para o tipo de psca que estou acostumado a fazer. Tucunas. Mas quem sabe né.

Obrigado de novo.
..eu costumo pescar tucunas tbm...mas o sonar é útil pra navegação...segurança tbm...
abssss
Boas Pescarias!
Avatar do usuário
Flavio Rodrigo Cazado
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 238
Registrado em: Ter Jun 13, 2006 9:57 am
Cidade:
Contato:

sonares e fishfinders

Mensagem por Flavio Rodrigo Cazado » Dom Ago 10, 2008 10:44 pm

Boa Noite a todos

Siceramente acho que o problema que ocorreu com o colega fabricio foi mera fatalidade comercializo produtos nauticos a mais de 10anos, desde que o sonar garmin FF 90 foi lançado em jan de 2005, já vendemos mais de 500 peças, e pra falar bem a verdade verdadeira "nenhuma" troca, manutenção ou assitencia técnica, representamos garmim, eagle, humminbird, furuno, navman, lowrance, sitex e raymarine. Garmin é marca lider mundial na categoria na qual o indice de ocorrencia de defeitos, trocas etc.. é também a menor do mercado menos de 0,5(meio)% ..na qual a Furuno 5%.

sonares/fishfinders ou ecobatimetros não costumam ser eficientes nas pescarias pois o pescador associa de forma incorreta, acha que se instalar uma joia de U$ 1.000 vai encher o barco de peixes, já tivemos clientes que simplesmente voltaram com o pacote na mão devolveram e simplesmente disseram "fui pescar 4 vezes com essa porcaria e não peguei nada! ! ! quero meu dinehiro de volta ..isso não funciona"

lembro que assisti um DVD do TUBA pescando no sul da bahia num ponto chamado Royal Charlot Bank onde a profundidade de pesca chegava a mais de 180m..onde ele narrava claramente " antes de soltar o jig, sempre olho no fishfinder, somente solto se tive peixe...senão a recolhida de volta em vão será dirissima".

portanto cada modelo atende uma condição especifica, navegação, segurança e pesca.

pescaria costeira, parceis, naufragios etc.. não pode faltar

já nos rios, quando o pescador conhece muito bem a região, profundidades, extruturas de fundo etc.. é perfeitamente dispensavel.

já no eletrico para tucuna, como a profundidade normalmente é pouca ideal seria um aparelho onde o campo de captação seria mais aberto "cone de captação" 45º ou 60º...existem modelos regulaveis de 20 a 45º (garmin 90, 140, 160 e 400c)

minha dica é a seguinte....inicie adquirindo um aparelho basico, simples e barato. pois esses modelos são os capeões de venda 75% do mercado, caso não se adapte será facil vende-lo, ou se gostar podera trocar por um melhor sem desembolsar muito.

modelos basicos são Garmin 90, Eagle Cuda 168, Humminbird Piranha, Navman 4100 entre outros

abraços
__________________________

cazzadinho
Avatar do usuário
Marcel Nishiyama (Tchel)
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 338
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 5:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marcel Nishiyama (Tchel) » Dom Ago 10, 2008 10:49 pm

depende qto vc quer gastar
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Seg Ago 11, 2008 1:55 pm

Iggy,

Eu tenho um portátil eagle 200. Eu diria que se vc for usar só para pescar Tucunarés, não vale a pena investir, salvo se vc goste de jigar também. Mas se vc for adepto de caçar o tucunaré na pauleira / margem. O Sonar não vai ajudar.

O Sonar vai ajudá-lo a localizar locais mais propícios para a pescaria de fundo, como canal de rio em represa, pedras, laje, a profundidade adequada, etc.

Já fui pescar e o sonar bombava de peixes, mas desciamos as iscas e nada, isto não significa que se tiver peixe vc vai pegar.

Dicas - procure um sonar com o maior angulo possível. Quanto maior o angulo maior a área que ele está checando abaixo do seu barco.

Outra - não economize se vc for comprar um sonar, compre um de alta-definição. Se o principal é ver os detalhes do fundo existem hoje alguns sonares que parece uma foto, mostra até os galhos das árvores submersos.

Entre nos sites dos fabricantes - Humminbird, Ealgle e Raymarine. Existe muita informação.

abrs
Avatar do usuário
Igor Ishikawa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 471
Registrado em: Dom Nov 25, 2007 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Igor Ishikawa » Seg Ago 11, 2008 10:51 pm

Valeu pelas dicas pesoal. Mas acho q agora vo prioriza outros equipamentos. Mas ainda vai constar em minha lista de aqusições, com certeza.
Aprender sempre.
Imagem
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”