Dúvidas sobre Aquisição de Sonar!!!

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
Alexisandri Ferreira
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 23, 2007 10:36 am
Cidade:

Dúvidas sobre Aquisição de Sonar!!!

Mensagem por Alexisandri Ferreira » Qui Nov 08, 2007 5:05 pm

Olá pessoal, meu nome eh Alexisandri Ferreira, moro em Ângulo-Pr (+- 30 km de Maringá), adoro pescar e se pudesse viver da pesca deixaria meu trabalho..rsrs. Adorei este fórum, e gostaria da ajuda de vcs na aquisiçao de um sonar.. Estou indo até o Paraguai na semana que vem e gostaria de tirar algumas opnioes e duvidas:

- Qual a real vantagem de se ter um sonar?
- Ele soh mostra os peixes abaixo do barco, ou a frente tmb?
- Mostra a distancia que esta o peixe?
- Qual vcs indicariam (que naum seja muito caro);

Obs: Minhas pescaria são feitas na maioria das vezes no Paranazão (porto rico, Porto São José, Porto 18) e não tenho barco ainda... soh motor..
Os peixes mais comum desta regiao são: piaparas, piaus, piavuçu, pacu, dourado Piraputangas...

Desde já agradeço a colaboraçao
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Dúvidas sobre Aquisição de Sonar!!!

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Nov 08, 2007 5:31 pm

Olá Amigo ...

Obrigado pelos elogios à Caterva.

Seja bem vindo ao nosso convívio, sinta-se em casa e entre Amigos ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Vinicius Zeppa
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5801
Registrado em: Qua Abr 12, 2006 12:05 pm
Cidade:

... ...

Mensagem por Vinicius Zeppa » Sex Nov 09, 2007 8:05 am

..opaaa parceiro eae seja bem vindo !!! ... ... qse vizinho meu aki !! rsrrssss ... ... seguinte naum so o mais indicado a dar dicas de sonar naum veeiii ... ... mas uma coisa eh certa...dentro "do meio esportivo de pesca" e modalidade e especie a ser pescada... a uma divergencia tremenda de ideias !! tem gente que gosta..tem gente que tem e naum usa...e tem gente que naum ve o menor aproveitamento e finalidade nele !!! ... ... acho que a maioria usa somente pra ler o relevo abaixo e profundidade da agua !!! ... ... existe uns mais modernos com "visao lateral" porem naum tenho conhecimento !!! ... daki a poko mai gente responde ae !!! abraço .vlw .
"... .....O HOMI DOS RELATO-COMÉDIA...HEHEHE...."
Avatar do usuário
Aurélio Burda
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Mar 30, 2005 1:50 pm
Cidade:

Mensagem por Aurélio Burda » Sex Nov 09, 2007 8:45 am

Seguinte...

Eu particularmente uso o sonar pra ver a profundidade durante a navegação e o tipo de fundo/estruturas, drop offs e afins, nao pra ver se tem peixe ou não.

O sonar mostra somente coisas abaixo do sensor, o angulo de visibilidade vai variar de modelo para modelo.

Eu tenho um Eagle Cuda 168, ótimo custo benefício !
ImagemImagem
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Sex Nov 09, 2007 8:48 am

Opa, colega seja nem vindo.

Eu tenho um portátil - modelo eagle 250/com GPS.

O GPS quase não uso, eu prefiro utilizar um garmim que já tinha, mas pelo o que eu testei funciona igual.

Já o sonar, é bem produtivo na leitura da profundidade e relevo. Eu diria que para a pesca com iscas naturais tem bom uso, agora se vc for bater artificial nas margens, huumm acho que não vale a pena comprar.

Se vc tiver interesse os modelos mais simples e baratos vc encontra das marcas Eagle e Humminbird (no site destes fabricantes tem ótimas especificações para vc ver).

Dica - procure um sonar com o ângulo do cone o maior possível, os mais comuns são de 20 ou 60 graus.

O raio de leitura para o de 20 graus é por volta de 1/3 da profundidade, ou seja, se vc estiver a 10 metros de profundidade o sonar vai ler um raio de 3,3 metros. Já o de 60 graus é na proporção de 1 para 1 - 10m de profundidade = 10m de raio, maior visão.

O sonar localiza o peixe, indica o tamanho e a profundidade que se localiza.
Abrs.
Avatar do usuário
Edu Seto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:46 pm
Cidade:

Sonar

Mensagem por Edu Seto » Sex Nov 09, 2007 9:07 am

Alexisandri,

Sou meio suspeito prá falar de sonar porque não pesco sem ele.

Minha sugestão: como você não tem barco, imagino que vc vá alugar... nesse caso, a melhor opção é procurar um modelo que seja portátil de fábrica ou possa ser "portatilizado".

Comprei um Humminbird 565 com leitura de temperatura dágua e uma maleta do próprio fabricante. A maleta tem espaço apropriado para as baterias, protege bem o sonar e fornece a base para o display. Muito prático e não é muito caro. Outra coisa que vc vai precisar comprar é um adaptador para prender o transducer debaixo do motor elétrico.

Critérios muito importantes: máximo número de pixel na vertical, a maior tela possível e assistência técnica no Brasil.

Para maiores detalhes dos vários modelos e marcas, pesquise nos sites dos fabricantes, na Basspro e na Cabela's.

Quando vc tiver o sonar, não deixe de passar com o sonar sobre os locais onde os peixes bateram nas iscas... vc vai ficar surpreso... os bons locais normalmente apresentam certas características muito bem definidas... é um ótimo jeito de aprender a identificar os bons locais, mesmo em rios e represas que vc nunca pescou.

[]s
Edu
Avatar do usuário
Alexisandri Ferreira
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 23, 2007 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Alexisandri Ferreira » Sex Nov 09, 2007 10:11 am

Nossa!! Primeira vez que eu posto minha dúvida aki no caterva e houve muitas contribuições!!! Realmente essa é a casa dos amigos!!! Vou analizar as dicas e se relamente adquirir um sonar irei postar aki o modelo, para que vcs amigos avaliem!!!
Desde já agradeço a colaboração!!! E boas pescarias.. (baum, agora por aqui perto soh depois de fevereiro, por causa da piracema...)
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sáb Nov 10, 2007 12:38 pm

Amigo, bem vindo à Caterva.
Sonar, eu não tenho. Mas esporadicamente pesco com amigos que possuem e notei que sabendo fazer uso do mesmo, faz muita diferença. O amigo Edu Seto me ensinou muito sobre como localizar basses com o sonar. Pra pescar no Paranazão eu acho que seria bem útil pra se localizar canais e profundidades onde os peixes estão batendo, ou mesmo cardumes de piaparas, estruturas onde possam estar dourados no fundo, etc.
Recomendo!
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Luiz Guilherme
ANZOL DE OURO
Mensagens: 594
Registrado em: Ter Out 31, 2006 2:22 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Guilherme » Dom Dez 16, 2007 9:29 pm

Aqui em Itaipu, o bom do sonar, é para pescar Corvinas, pescamos a uma fundura de 15 a 40 mts, ai é mais facil para localizar os cardumes e achar as profundidades que elas estão batendo..
Não possuo sonar, mas sempre que pesquei com amigos que possuem, sempre foi mais afcil, e também, para ver a fundura em que estamos navegando, para não acontecer nem uma acidente..
Abraços! :D
Imagem

CATERVA OESTE! Pesca Esportiva Medianeira

Engenharia de Pesca / Toledo-Pr
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”