QUAL GPS COMPRAR E PORQUE

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

QUAL GPS COMPRAR E PORQUE

Mensagem por Murilo Dantas » Qua Ago 01, 2007 5:21 pm

Estou à procura de um GPS de bom custo benefício.
Alguém me indica um????
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: QUAL GPS COMPRAR E PORQUE

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Ago 01, 2007 5:26 pm

Murilo Dantas escreveu:Estou à procura de um GPS de bom custo benefício.
Alguém me indica um????
E-trex Vista C - é o que eu uso. Muito bom.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Antonio Carlos
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Mar 22, 2007 10:06 pm
Cidade:

Mensagem por Antonio Carlos » Qua Ago 01, 2007 7:38 pm

Murilo...eu uso o etrex vista...nao o C pq vc sabe né...
sou pobrinho...kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk

mas é muiiito bom...
custo beneficio excelente...tem barometro...altimetro...bom.

Antonio Carlos
Pesca e Solta !!
Seu neto agradecerá !!
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Ago 01, 2007 8:04 pm

Antonio Carlos escreveu:Murilo...eu uso o etrex vista...nao o C pq vc sabe né...
sou pobrinho...kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk

mas é muiiito bom...
custo beneficio excelente...tem barometro...altimetro...bom.

Antonio Carlos
Fala Antônio... hehehehehe sou pobrinho tb... comprei usado do Attilio uma vez.

Realmente o E-trex é muito bom. Alias Murilo, meu sócio tem um pra vender. Ele nao é o E-trex mas é bom. Vou olhar o modelo e te passo.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Qua Ago 01, 2007 8:57 pm

Eu tenho um E-Trex Summit (bem mais simples que o vista). Assim como o Zeca, comprei do Attílio, porém novo, há uns 3 anos e meio.

Se eu fosse comprar um hoje, pegaria um Vista C.
E se eu tivesse um pouquinho mais de grana, pegaria um 60CSx, que é muito mais gps.

Dê uma pesquisada nos preços do Attílio. Gostei de comprar dele. Ele me orientou bastante antes de eu fechar o negócio. Se eu não me engano, ele atende pela Ipê Pesca Esportiva.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Rodrigo Silvestre
ANZOL DE OURO
Mensagens: 839
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 1:16 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Silvestre » Qua Ago 01, 2007 9:32 pm

Tenho o E-TREX Legend, aquele azulzinho, sai mais barato que o Vista. A diferença está na capacidade de armazenamento de dados e o Vista tem um tipo de Barometro diferente que não saberei te explicar.
Uso bastante para medição de aréas agricolas, sempre marcando bastante pontos. Dependendo pra que vc for usar acho que está de bom tamanho levando em consideração que a margem de erro dele é igual aos demais citados acima.
se foi bom.... ... .....podia ser melhor
se foi grande.... .....podia ser maior
mas se foi ruim....podia ser pior
Pense nisso
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Qua Ago 01, 2007 10:06 pm

Rodrigo Silvestre escreveu:Tenho o E-TREX Legend, aquele azulzinho, sai mais barato que o Vista. A diferença está na capacidade de armazenamento de dados e o Vista tem um tipo de Barometro diferente que não saberei te explicar.
Uso bastante para medição de aréas agricolas, sempre marcando bastante pontos. Dependendo pra que vc for usar acho que está de bom tamanho levando em consideração que a margem de erro dele é igual aos demais citados acima.
Rodrigo, o Legend não possui barômetro e a altitude é fornecida com dados dos satélites. No vista, além da memória que você comentou, ele possui altímetro com barômetro.

Também vejo o Legend como primeira opção caso não seja necessário o barômetro. É um ótimo aparelhinho. Quando comprei meu Summit fiquei na dúvida com o Legend. Acabei pegando o Summit só por conta do barômetro.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Henrique Abreu
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 193
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 1:25 am
Cidade:

Mensagem por Henrique Abreu » Qua Ago 01, 2007 10:37 pm

e ai galera

tenho o GPSmap 60CSx
nao entendo muito de GPS, mas deu pra ver q esse q tenho e´muito bom
a antena dele e´muito sensivel, funciona bem em tudo q e´lugar, pega sinal muito bem dentro do carro ou em lugares com arvores....

abraco
Avatar do usuário
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
Cidade:

Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Qui Ago 02, 2007 12:21 am

Murilovski,
custo/benefício é algo relativo.
Se você quer marcar pontos, o amarelinho já satisfaz (já tive).
Depois vendi e comprei o Vista. Bom, já tinha relógio com barômetro então o barômetro a mais não serviu pra muita coisa pois serve apenas para conferir.
Resolução: o do Vista (não o C=color) é bem melhor que o do amarelinho. Dá para baixar mapas da internet também (baixei o de Curitiba, com ruas e tudo mais).
Resultado: gostei muito do Vista. Dificilmente trocaria por outro no quesito custo/benefício, mas se o caso é marcar pontos, amarelinho resolve muito bem. Porém querendo "apetrechos a mais", eu iria de Vista.
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
Avatar do usuário
Fabian Bara Cardoso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1888
Registrado em: Ter Jan 25, 2005 8:57 pm
Cidade:

Mensagem por Fabian Bara Cardoso » Qui Ago 02, 2007 9:18 am

Quando você for pescar pela um caiçara e dá 10,00 ele vai te guiando!!!! srrsrsrsrsrsrsrss
PESCAR É ÓTIMO, AINDA MAIS NO MEIO DA SEMANA!!!
Avatar do usuário
Vinicius Zeppa
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5801
Registrado em: Qua Abr 12, 2006 12:05 pm
Cidade:

... ... ... ...

Mensagem por Vinicius Zeppa » Qui Ago 02, 2007 9:26 am

ENTAUM JAH QUE O PAPO EH ESSE E TBEM TO QUERENDO UM ... ... APROVEITANDO O TOPICO DO NOSSO AMIGO ... ...: "QUAL A DIFERENÇA NO USO OU CARACTERISTICAS DO "VISTA - NORMAL"... ... O "VISTA C" ?????
Avatar do usuário
Attilio Motti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 598
Registrado em: Qui Set 23, 2004 2:07 pm
Cidade:
Contato:

GPS

Mensagem por Attilio Motti » Qui Ago 02, 2007 10:07 am

Bom dia pessoal.... ....primeiramente obrigado pela indicação.

Na minha opiniao, GPS é mais ou menos como um celular, as vezes vc acaba pagando mais por algumas funções que vc realmente nao precisa.

Eu vendo muitos aparelhos aqui, desde os mais simples até os mais sofisticados, mas tento sempre indicar o aparelho que vai suprir todas as necessidades com o menor custo possivel.

Hoje em dia, na minha opiniao, o melhor GPS custo beneficio é o e-trex legend, aquele azulzinho, ele tem mapa das americas, 8mg de memoria interna, faz calculo de area, super economico de bateria, tem 20 rotas reversiveis com 50 way points cada rota,antena imbutida, e tem a mesma precisao que o vista.... ... um aparelho sensacional, super resistente, facil de se operar, com garantia de 1 ano, toda linguagem em portugues, acompanha cabo para conexao do PC, e ainda consigo pra vc um CD da garmin com o manual em portugues e outro com o programa MAPSOURCE do mundo todo.... ... ...

Qualquer duvida estou a disposição.

Abração.
Attilio Motti.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Mar 22, 2007 10:06 pm
Cidade:

Mensagem por Antonio Carlos » Qui Ago 02, 2007 11:30 am

Zeppa...o "C" é o vista Color...visor colorido...as funcoes sao exatamente as mesmas...eu nao tive o c..mas tenho o vista...parece, só aparentemente que se visualiza melhor no C (pelo que as pessoas falam...nao tenho experiencia..)...mas que o Vista é muuuuito bom...isso, nao tem duvida.
Pesca e Solta !!
Seu neto agradecerá !!
Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qui Ago 02, 2007 12:36 pm

COMPRE UM PRA GENTE NÃO SE PERDER NO GUARAGUAÇÚ E MUITO MENOS EM MORRETES..KKKKKKKK
Avatar do usuário
Rodrigo Silvestre
ANZOL DE OURO
Mensagens: 839
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 1:16 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Silvestre » Qui Ago 02, 2007 12:59 pm

Kazan escreveu:Rodrigo, o Legend não possui barômetro e a altitude é fornecida com dados dos satélites. No vista, além da memória que você comentou, ele possui altímetro com barômetro.

Também vejo o Legend como primeira opção caso não seja necessário o barômetro. É um ótimo aparelhinho. Quando comprei meu Summit fiquei na dúvida com o Legend. Acabei pegando o Summit só por conta do barômetro.

Verdade Kazan vc está correto.

Um abraço.
se foi bom.... ... .....podia ser melhor
se foi grande.... .....podia ser maior
mas se foi ruim....podia ser pior
Pense nisso
Avatar do usuário
Rodrigo Silvestre
ANZOL DE OURO
Mensagens: 839
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 1:16 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Silvestre » Qui Ago 02, 2007 1:03 pm

Fabian escreveu:Quando você for pescar pela um caiçara e dá 10,00 ele vai te guiando!!!! srrsrsrsrsrsrsrss

Realmente Fabian, olhando por este lado ficaria bem mais em conta e vc não precisaria perder tempo procurando os pontos para depois marcalos e sobraria muita grana para muitos locais diferentes hahahahahahahah
se foi bom.... ... .....podia ser melhor
se foi grande.... .....podia ser maior
mas se foi ruim....podia ser pior
Pense nisso
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Qui Ago 02, 2007 2:05 pm

A do caiçara é duro de engolir porém é a pura verdade.

Eu tenho um Etrex Ventura (já fora de linha - verde), seja qual for eu recomendaria da Marca Garmim.

Sem dúvida se puder $$$, compre o Vista que é o top do mercado.

Agora, eu acho que ajuda muito, já fiz muito uso em pescarias no Araguaia em que marquei o local no meio do Rio e voltei dias depois no mesmo ponto e o cardume ainda estava lá. As vezes só no "olhometro" não funciona, alguns metros de distância fazem muita diferença.

Lembre-se que o sistema de satelites EUA que fornece as informações para o GPS, tem uma margem de erro que pode variar em até 10 metros. Isto é automático por conta das Forças Armadas EUA. É por isto que dentro dos EUA existe o sistema WAAS (antenas) que diminuem esta margem de erro.

Mesmo quando o aparelho indicar 0 metros do ponto em que vc marcou, isto pode estar com um erro de 10 metros de distância.
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qui Ago 02, 2007 4:43 pm

Primeiramente vamos esclarecer alguns conceitos:

Tudo o que vou escrever se refere à gps de navegação, (esses abaixo de 5.000 reais), mas, só para saberem, existem outros gps que podem fornecer precisão na casa dos milímetros.

GPS precisa de 4 satélites pra funcionar, com 3 ele vai fornecer uma posição, mas com um erro absurdo, espere pelo 4º satélite (só demora se o aparelho ficar muito tempo desligado)

Todos os GPS de navegação vão ter a mesma precisão. As diferenças de um aparelho para outro está relacionado com a velocidade dos cálculos, ajuste do relógio interno (não é a hora que ele mostra), quantidade e geometria dos satélites e intensidade do sinal.

O que pode variar de um aparelho pra outro é o tempo que ele demora para captar os primeiros sinais e iniciar a fornecer posições.

WAAS é um sistema que existe nos EUA que emite um segundo sinal, que melhora a precisão alcançada, isso permite o uso com segurança para embarcações e aeronaves.

Ter ou não WAAS não faz a mínima diferença para usar no resto do mundo.

Até 2001 (não tenho certeza se o ano é este), os EUA deterioravam propositadamente o sinal, sendo a precisão alcançada naquela época de 100 a 300 metros. Com a eliminação a perturbação do sinal temos a precisão atual de 15 a 10 metros. Por isso algumas pessoas fazem confusão do motivo de nos EUA ter precisão melhor(atualmente por causa do WAAS) que no resto do mundo (com aparelhos de navegação)

A precisão fornecida pelo gps é sempre radial, ou seja, se ele diz que a precisão está em 15 metros, considere um círculo de raio de 15 metros. Então o teu ponto pode estar até 30 metros de distância do que você procura.

Os gps de navegação atualmente fornecem precisão de 15 a 10 metros em 90% do tempo.

A precisão informada no GPS não é a precisão real. Ele calcula com base na quantidade de satélites e na posição dos satélites, e fornece a precisão estimada. Como o programa interno não considera a qualidade do sinal, a precisão SEMPRE é pior do que a informada no aparelho.

QUE GPS COMPRAR??

A marca líder de mercado de navegação é a Garmin, isso facilita algumas coisas como acessórios e mapas base. Mas existem outras marcas muito boas, um exemplo é a Magellan.

Agora vem a pergunta:
PRA QUÊ VOCÊ QUER UM GPS???

Ter e não saber usar não vai adiantar de nada.

Devem ser consideradas algumas coisas na hora de escolher um aparelho:

Você quer um colorido? (a visualização é bem mais fácil)
Qual o tamanho e resolução do display? (quanto maior melhor)
Isso está diretamente relacionado à facilidade de visualização. E acredite, não é frescura. Quando estiver navegando à noite, ou com neblina, você vai querer ver as informações facilmente, e não vai querer (ou poder) parar para olhar a tela.

Quantos pontos, trilhas e rotas você pode gravar??
Acredite, você vai encher ele de pontos e principalmente rotas. Escolha os com mais memória.

Aceita mapas? Caso sim, quanto de memória ele tem pra mapas?
Muita gente acha desnecessário aceitar mapas, mas é porque nunca usou um que aceite.
Com mapas base, você não precisa ficar gravando "trocentas" rotas para poder chegar ao destino, basta seguir o mapa.
A Internet tem facilitado muito isso, o Projeto TrackSource, tem vários mapas gratuitos para download, e diversos já permitem o roteamento (você diz onde quer ir e ele vai mostrando o caminho considerando as ruas, e não traça uma linha reta como a maioria).
A tendência é que cada vez mais mapas estejam disponibilizados gratuitamente para download. A Marinha já tem alguma coisa disponível.

Se você tiver algum conhecimento de cartografia pode fazer seus proprios mapas de fundo (ou se estiver disposto a pagar, eu posso fazer. hehehe)

Se você vai usar mapas, e pretende um dia usar cartas náuticas (mesmo que para a sua região ainda não tenha disponível, considere que provavelmente logo vai ter), prefira um que aceite BlueChart, ele vai avisar quando chegar num baixio por exemplo.

Então voltamos novamente à questão: quanto de memória?
O máximo possível, ou melhor ainda, um que aceite cartões de memória, assim você não vai ficar limita ao aparelho.

Resistência à água.
Alguns aparelhos só aguentam umidade, outros aguentam chuva, outros podem até cair dentro da água, e outros ainda vão boiar se caírem na água.
Já que você vai usar no barco, eu acho que isso é importante.

Barômetro: aí depende, você quer ou não?? Eu tenho usado pra ver a pressão, mas eu pesco independente da pressão então... na verdade tanto faz.

Concordo com o que o Atílio falou, não adianta comprar o que não vai usar. Mas os aparelhos são de uso muito fácil, então eu compraria o melhor que meu bolso permitir.

Tem alguns aparelhos que são gps e rádio no mesmo equipamento.

Tenho usado um Garmim 76CS, é muuuito bom. Só tem um problema, não é meu. rs.

Se eu fosse comprar, eu compraria um Vista CX, lembrando que todos os que C= display colorido e X= aceita cartão de memória.

Mas estou pensando seriamente em esperar mais um pouco para comprar os híbridos, que vão conseguir receber sinais GPS, GNSS e GLONASS, e daí sim a qualidade da posição vai aumentar.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Fábio de Felice
ANZOL DE OURO
Mensagens: 583
Registrado em: Qua Mar 07, 2007 9:25 am
Cidade:

Mensagem por Fábio de Felice » Qui Ago 02, 2007 6:30 pm

Show Eloy,

Esclarecedor. Muito bom mesmo.
Abraço,
Fábio
-----------------------------------------------------
Pare de pensar em pescaria e vá pescar!!!!!!!!!
No mangue, o que mais se pesca é macaco!!!!!
Avatar do usuário
Antonio Carlos
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Mar 22, 2007 10:06 pm
Cidade:

Mensagem por Antonio Carlos » Qui Ago 02, 2007 7:07 pm

exato.
Pesca e Solta !!
Seu neto agradecerá !!
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Ventura
ANZOL DE OURO
Mensagens: 726
Registrado em: Qui Ago 10, 2006 9:26 am
Cidade:

Mensagem por Ricardo Ventura » Qui Ago 02, 2007 7:55 pm

Caro Murilo ,

Eu possuo o Garmin mod MAP 76cs , específico para uso marítimo , possui altímetro e barometro eletrônico , tábua de máres e o que é melhor é resistente a água .
De acordo com a Garmin , pode ficar submergido por alguns minutos sem o problema de afetar os componentes internos .
É um pouco mais caro que os demais citados , mas vale conpensa .

Uso especificamente em pescaria de Bass , Robalos e no Mar

Um Abraço ,

Ventura
''Travou o Bicho, agora deixa o pau Torá ''
Avatar do usuário
Gustavo Starling
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 169
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 3:15 pm
Cidade:

276c

Mensagem por Gustavo Starling » Qui Ago 02, 2007 8:39 pm

Tenho um GPS MAp 276c nao tem o que falar, muito bom apesar de ser grande.

Abraços
Avatar do usuário
IBILLI
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Mai 14, 2007 3:13 pm
Cidade:

GPS

Mensagem por IBILLI » Qui Ago 02, 2007 9:46 pm

Acho que o Eloy já disse tudo e mais um pouco, parabéns é isso mesmo! Eu uso o 76S e estou muito satisfeito com ele, faço meus próprios mapas etc etc ... ... .... Além das funções básicas do GPS no sentido de posicionamento, uso muito o computador de bordo que existe nele, onde tenho velocidade, tempo de chegada ao destino, calculo de consumo de combustível, deslocamento lateral, medias etc etc etc.... .... e será o Maximo quando a Marinha Brasileira disponibilizar a tabua da maré em tempo real, pois no GPS 76 este recurso já esta embutido e é muito utilizado na Europa e na America do Norte.
Não é uma questão de ser caro ou barato e sim de se ter um instrumento que seja útil para navegação. Escolha um que aparelho que tenha recursos que realmente vá te ajudar e não só ocupar lugar no bolso.

Abraços,
Ibilli
Se tiver peixe eu pego!
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”