dúvida GPS / Sonar e o escambau

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

dúvida GPS / Sonar e o escambau

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Ter Out 18, 2011 12:25 am

estou pensando em instalar um GPS SONAR BAROMETRO BAFOMETRO TACOMETRO TACÓGAFRO :lol: no barco.

tenho me metido nuns becos e melhor saber voltar eheheh até agora temos tido sorte, mas ... ...


nunca usei estes equipamentos..

Dúvidas básicas.

tem que furar o casco para passar o sensor ?
que tipo de bateria que se usa no equipamento ?

:oops:



de olho neste
http://www.amazon.com/Garmin-GPSMAP-Wat ... cr_pr_pb_t

e neste

http://www.cabelas.com/product/Boating/ ... t104588280


http://www.cabelas.com/product/Boating/ ... t104588280



literatura sobre o assunto é bem vinda.

Obrigado.
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Out 18, 2011 9:42 am

Thiago , ambos são excelentes ... mas com um modelo da familia etex de mão da Garmim , vc ja quebra um galho legal e gasta bem menos .

existe ainda suportes para vc colocar os etex na lateral do casco ou painel ...

te falo isso pq imagino que vc não tenha bateria no seu barco devido a motorização .

abração

Márcio
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Ter Out 18, 2011 10:47 am

GPS eu compraria um de mão mesmo !

Abrax.
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Ter Out 18, 2011 2:03 pm

Marco R. Lima escreveu:GPS eu compraria um de mão mesmo !

Abrax.

é, refleti um pouco a respeito e acho que será melhor. :wink:
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Ter Out 18, 2011 4:54 pm

Fishfinder com GPS integrado acho que seria interessante..

um amigo meu aki tem um... num sei o modelo, so sei q e da GARMIN.... tela colorida grande e de boa vsibilidade.... e ja vem com gps, mapas e tudo... mto bacana!!

penso que valeria o investimento... e sempre bom, principalmente em um torneio onde vc n conhece a represa, saber oq ta embaixo to barco rsrs...

abraço
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Ter Out 18, 2011 5:00 pm

eu acho que e esse aki

Imagem
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Marcelo Lanzara
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 124
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 12:59 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Lanzara » Qua Out 19, 2011 1:20 pm

Tenho o novo portátil Garmin marítimo 72H, é bem simples, mas o funcionamento e a facilidade de visualização no visor são impressionantes, bom e fácil de usar...

Agora, se tiver $$$ pra investir, vale a pena colocar um GPS com sonar integrado e que tenha a função de plotar um ponto com o cursos na tela do sonar que a memória do gps o grava automaticamente.

Exemplo: estamos navegando e por um acaso passamos sobre um parcel pequeno. Vc não precisa voltar com a lancha pra marcar a posição, basta ir com o cursor na tela da sonda e clicar sobre o parcel que o ponto certinho é marcado no gps, incrível né!?!?!? Show.
Avatar do usuário
Eduardo Eifert
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Eifert » Qua Out 19, 2011 2:21 pm

Thiago,

não te conheço a ponto de saber onde pescas e que equipamento tens, mas vou dar meu pitaco:
pesco em represas como SMesa, Angical, etc. e tenho um Marfim com console.
Também tive esta dúvida tua e na minha pesquisa, cheguei a conclusão que para meu caso, um GPS portatil e um sonar simples atenderia. Porquê:
sonar integrado com GPS, coloridos, etc. são bem mais $$$$. Para Tucunaré, o sonar simples (Eagle Cuda 300) me dá perfil do fundo e profundidade... e basta! é mais que suficiente.
Pelo funcionamento do sonar, se extrai mais dele, com detecção de peixes em profundidades grandes e pesca na verrtical. Há sonares que dão maiores informações para a pesca do tucunaré, mas o $$$ sobe muito.
O sensor do sonar vai instalado na popa do barco, ao lado do motor e um cabo leva a informação até a tela, que vc escolhe onde instalar. O consumo de energia é baixo, vai ligado junto com a bateria de partida. Tem os sonares para canoas, com uma adaptação para o sensor e um suporte para a tela, mas aí teria que ter uma fonte de alimentação, talvez, dependendo da voltagem, uma bateria de moto sirva.
O GPS: uso um Garmin 60 CSx... tela colorida, bom sinal, a prova dágua (chuva e umidade). Prefira os que tem "x" na série, pois permite baixar os mapas de atualização. São bem mais baratos e podes usar em outras aventuras - viagens, caminhadas, escaladas, na cidade, etc). Consome duas pilhas AA em 25 horas, entao comprei um cabo e uso ele no acendedor de cigarros do barco (tenho dois, um para o Cilibrin, outro para o GPS) e consome muito pouca energia da bateria.
Sei que podemos ter equipamentos e objetivos na pesca diferentes, mas foi assim que fiz e talvez te ajude.
Boa sorte!
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Sáb Out 22, 2011 7:33 pm

obrigado.

Eu quero um sonar para não me enfiar nos baixios ou bater em pedras dos lugares que estamos fuçando. E o GPS para saber voltar.

Vamos ver o que vai dar....

:twisted:
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Out 25, 2011 1:32 pm

Thiago para isso nada melhor que o Cuda 300 , é barato tem um coeficiente de rejeição a tripidação e estática muito baixo , tanto que é um dos mais usados em painel de barcos que andam acima de 60 milhas . Acredito que não va roubar quase nada da carga da sua bateria do eletrico ... embora eu se fosse você colocava uma bateria de moto para alimenta-lo ( a m e r da é que tem que carrega-la também ) e gps vai de mão mesmo ...
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Mario Kayano
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 306
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 8:42 pm
Cidade:

Mensagem por Mario Kayano » Ter Out 25, 2011 6:24 pm

Thiago tenho uma garmin 160 c para navegar, acho muito bom para saber a
profundidade e a temperatura da agua, ainda estou aprendendo a ler o fundo , mas achei o custo beneficio muito bom.
Gps uso um garmin
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Seg Nov 07, 2011 10:53 am

GPS: prefira um portátil, de preferência garmin. Além de mais barato, pode usar em outras situações que não for com o teu barco. Se quiser compra uma base pra encaixar no barco. Os coloridos são bem mais fáceis de visualizar, pra pescaria prefiro os com botões do que os com tela de toque. Alguns modelos permitem que instale mapas de fundo, tanto náuticos como de estradas, multiplicando as opções de uso do aparelho. Mas pra não se perder um etrex resolve, usado acha bem barato (procure no http://www.portalgps.com.br/)

SONAR: tem que furar o casco pra fixar o sensor, pode fixar com parafusos de inox e usar um pedaço de borracha (camara de pneu de caminhão) pra evitar que entre água pelos furos (porca/arruela/borracha/casco/borracha/base do sensor/cabeça do parafuso), ou levar em alguma das oficinas de Curitiba (Levy, Cirys, Jorge, etc). Não acredite em quem diz pra instalar por dentro do casco, a não ser que seu barco seja de fibra, nos de alumínio perde muito a sensibilidade.
Não precisa de bateria extra, liga na mesma do elétrico, o consumo é mínimo.
Pra não acertar baixio Cuda 300 é mais que suficiente, com um pouco de treino consegue diferenciar os tipos de fundo mostrados (lama, areia, pedra) e diferenciar quando é galhada ou quando é peixe.
Puxe o fio e instale a tela do sonar na proa (o sensor obrigatoriamente fica no espelho de popa), como teu barco tem menos de 5 metros dá pra ver quando navegando e quando estiver pescando.
Esse sonar também tem termômetro o que ajuda pra avaliar o comportamento dos peixes.

Tenho um Cuba 168 (modelo anterior ao 300, mas é a mesma coisa, só muda a casca) usado, pra vender ou trocar por tralha de fly se quiser manda email ou telefona.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Sex Nov 18, 2011 9:24 am

comprei um montana 650 t da Garmin, mega tela touchscreen.

agora o mapa

quem precisa de sonar é golfinho e morcego :lol:
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Sex Nov 18, 2011 9:36 am

Thiago , qto que ficou o preço dele aqui no Brasil ??
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Sex Nov 18, 2011 10:04 am

comprei na bass pro sexta feira passada.
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Sex Nov 18, 2011 10:39 am

Baita aparelho.

Mapa: de estradas usa do Projeto Tracksource: www.tracksource.org.br/

Náuticos: não tem grátis, só comprando ou fazendo xunxo.
Eloy Labatut
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”