TUCUNARÉ NA CHUVA??

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Marcelo Quincozes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 542
Registrado em: Sex Out 15, 2010 4:37 pm
Cidade:

TUCUNARÉ NA CHUVA??

Mensagem por Marcelo Quincozes » Ter Set 18, 2012 4:27 pm

Fala galera, td na paz??

A ansiosidade toma conta de mim!! neste fim de semana estarei indo a Teodoro Sampaio, na minha primeira pescaria de tucunarés!! Sei que a região é de matadores, e dificilmente se respeita a pesca esportiva, mas eu e mais 3 amigos que faremos 2 duplas, temos nossa consciência, e com certeza faremos nossa parte... e espero que com nossa atitude, mais pescadores venham para o nosso lado, entendendo a importância de preservar todas as espécies de peixes...

Bom, minha dúvida é a seguinte: segundo a previsão do tempo, chegaremos no sábado abaixo de muita chuva. Chuva essa que já vai começar quinta feira na região.

- É possível fazer uma boa pescaria abaixo de chuva??
- A previsão diz que nesses 3 dias, a média é de 23mm de chuva por dia. esse volume de água é capaz de alterar o nível da represa, deixando o peixe esparso e menos ativo??
- Nessas represas, a quantidade de chuva chega a mudar a coloração da água?? tipo ficar mais barrenta devido as águas vindas dos barrancos??


tinha muitas dúvidas, porém esse fórum é uma "Barsa" da pesca esportiva e todas já foram sanadas.

peço a ajuda dos camaradas para que possa ir preparado e fazer uma boa pescaria e se deus quiser, um belo relato na volta!!

Abraços
kele abc...
Avatar do usuário
Fabricio Passos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 133
Registrado em: Sex Fev 12, 2010 9:47 pm
Cidade:

Re: TUCUNARÉ NA CHUVA??

Mensagem por Fabricio Passos » Qua Set 19, 2012 10:24 am

Marcelo Quincozes escreveu:Fala galera, td na paz??

A ansiosidade toma conta de mim!! neste fim de semana estarei indo a Teodoro Sampaio, na minha primeira pescaria de tucunarés!! Sei que a região é de matadores, e dificilmente se respeita a pesca esportiva, mas eu e mais 3 amigos que faremos 2 duplas, temos nossa consciência, e com certeza faremos nossa parte... e espero que com nossa atitude, mais pescadores venham para o nosso lado, entendendo a importância de preservar todas as espécies de peixes...

Bom, minha dúvida é a seguinte: segundo a previsão do tempo, chegaremos no sábado abaixo de muita chuva. Chuva essa que já vai começar quinta feira na região.

- É possível fazer uma boa pescaria abaixo de chuva??
- A previsão diz que nesses 3 dias, a média é de 23mm de chuva por dia. esse volume de água é capaz de alterar o nível da represa, deixando o peixe esparso e menos ativo??
- Nessas represas, a quantidade de chuva chega a mudar a coloração da água?? tipo ficar mais barrenta devido as águas vindas dos barrancos??


tinha muitas dúvidas, porém esse fórum é uma "Barsa" da pesca esportiva e todas já foram sanadas.

peço a ajuda dos camaradas para que possa ir preparado e fazer uma boa pescaria e se deus quiser, um belo relato na volta!!

Abraços
Marcelo, bom dia.
Não conheço a represa de Teodoro Sampaio, mas passei por uma situação parecida com a sua em Três Marias este ano. Marcamos a pescaria para sexta, sábado e Domingo, na sexta previsão de 20mm de chuva, sábado a mesma coisa e Domingo previsão de 12mm. No nosso caso não conseguimos pescar nem um dia de barco, a represa estava dando marolas"ondas" muito altas e o guia que contratamos nos sugeriu não entrar na água.
Na semana passada estive na região de abaeté e a previsão era de chuva de 5mm na sexta. Neste caso não teve chuva nenhuma pra minha sorte.
Não estava nem um pouco bom de peixe, pois os casais já estavam se formando e o vento estava muito forte, mas chuva não teve.
Boa sorte na sua pescaria e espero ter ajudado.

Um abraço.
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Qua Set 19, 2012 2:54 pm

A chuva em si não causa problema não. O que pode afetar a pesca é a queda de pressão atmosférica devido à entrada de uma frente fria. Outra coisa é que na mudança de tempo pode ventar e aí já viu né??
Mas se a chuva vier mansinha, sem vento, não deve prejudicar a pesca não, aliás acho que uma leve movimentada na água serve para atiçar os peixees. Nos reservatórios o que dita o nível da represa é a abertura ou fechamento das comprtas, o volume de chuva é insignificante nas chuvas que duram 2 ou 3 dias. Com a estiagem a represa deve estar bem baixa imagino. Boa pesca!!!!
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
Marcelo Quincozes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 542
Registrado em: Sex Out 15, 2010 4:37 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Quincozes » Qua Set 19, 2012 5:15 pm

Fabricio e Shinji,

Muito obrigado pelas dicas!! foram ótimas pra me dar boas esperanças!! hahah

Brigadão

Abraços
kele abc...
Avatar do usuário
Mauro Pasqualon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 725
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 5:26 pm
Cidade:
Contato:

Pescaria

Mensagem por Mauro Pasqualon » Dom Set 30, 2012 10:36 pm

Como foi sua pescaria brother?
Abraço
A beleza da pesca está em ver o peixe com seus remos dourados atravessar a corrente de prata e atacar a isca traiçoeira.
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Sex Jan 18, 2013 5:16 pm

Cara pegamos uma chuva animal em Balbina em 2011....chuvão mesmo....tivemos que parar o barco numa ilha....e ficamos pescando da praia na chuva...pegamos vários Tucunas....e todos na isca de superfície.
Avatar do usuário
Edno Nunes Pires
ANZOL DE OURO
Mensagens: 554
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 9:30 pm
Cidade:

Mensagem por Edno Nunes Pires » Sáb Jan 19, 2013 5:12 pm

Véio...na boa...cuidado com a previsão de chuvas ... ... vez fiquei ilhado por 10 horas...ventos de mais de 80 km, onde o lago virou um mar em furia...e a previsão nem chegava a 15 mm....depois deste dia...vejo tempo com outros olhos...o homem esta longe da perfeição....pescar é tudo de bom....mas com segurança...
abçs
Avatar do usuário
Wilson Garcia
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 278
Registrado em: Qua Abr 06, 2011 5:23 pm
Cidade:

Chuva

Mensagem por Wilson Garcia » Dom Abr 14, 2013 2:26 pm

Nem me fale ontem tomei uma chuva no lombo , fui a uma lagoa bater umas trairas , e nada das bichas e só vaca braba no pasto e chuva + frio... foi de lascar....

Garcia
<((((°> Deus, Família e Pescaria <°))))><
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Re: TUCUNARÉ NA CHUVA??

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Seg Set 16, 2013 3:44 pm

Marcelo Quincozes escreveu: - É possível fazer uma boa pescaria abaixo de chuva??
- A previsão diz que nesses 3 dias, a média é de 23mm de chuva por dia. esse volume de água é capaz de alterar o nível da represa, deixando o peixe esparso e menos ativo??

.
Quem responde ak é o meu amigo Paulo experiente pescador de tucunarés: Depende, no caso de rio, se estiver limpo ou turvo, após as chuvas os tucunarés ficam varias semanas sem poder comer devido a agua suja/barrenta, então eles aproveitam o máximo de alimento possível quando caia a chuva ficando em frenesi. Depende da localidade, tem rio que não muda a cor com a chuva.

Marcelo Quincozes escreveu: - Nessas represas, a quantidade de chuva chega a mudar a coloração da água?? tipo ficar mais barrenta devido as águas vindas dos barrancos??
.
Se tiver tilapias, elas sujam a represa para defenderem os filhotes, ai também fica difícil pescar, e prejudica mais ainda pq os tucunares ficam os filhotes na boca por causa do perigo q a agua suja oferece... o cara sabe.
Avatar do usuário
Rafael Yuji Baba
ANZOL DE OURO
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Jun 30, 2009 12:27 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Yuji Baba » Ter Set 17, 2013 10:45 am

Shinji Haseyama escreveu:A chuva em si não causa problema não. O que pode afetar a pesca é a queda de pressão atmosférica devido à entrada de uma frente fria. Outra coisa é que na mudança de tempo pode ventar e aí já viu né??
Mas se a chuva vier mansinha, sem vento, não deve prejudicar a pesca não, aliás acho que uma leve movimentada na água serve para atiçar os peixees. Nos reservatórios o que dita o nível da represa é a abertura ou fechamento das comprtas, o volume de chuva é insignificante nas chuvas que duram 2 ou 3 dias. Com a estiagem a represa deve estar bem baixa imagino. Boa pesca!!!!
Realmente o vento e chuva sao 2 problemas serios...mass, se a pressao mantem igual...nao interfere em nada...da flor da agua pra baixo continua td igual para os peixes....fica ruim o controle do barco...mas a pescaria em si...nao muda em nada....jah fiz otimas pescarias em dia de chuva...chuva forte mesmo...mas a pressao nao alterava....se manteve estavel...
Avatar do usuário
José Antonio Herculano
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 9:10 am
Cidade:

Mensagem por José Antonio Herculano » Sáb Out 12, 2013 7:52 pm

O tópico é antigo, mas como o assunto é pertinente, vou acrescentar mais este comentário, numa pescaria de dois dias em Teodoro Sampaio, no primeiro dia não pegamos chuva, mas á água estava barrenta devido as chuvas dos dias anteriores, sendo que tivemos poucas ações algumas traíras.
Para o segundo dia o piloteiro (Zé da garça) recomendou irmos para parte de cima represa de Taquaruçu, pois lá a água não suja tão fácil, apesar de muita chuva com vento forte que pegamos no segundo dia, entre uma estiagem e outra tivemos boas ações.
PS. Vale ressaltear o que já disse alguns parceiros acima, a segurança é fundamental, se não fosse o conhecimento do piloteiro e estarmos de bass boat, não daria para arriscar, pois o vento e as ondas eram muito fortes.
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”