multi 20lb para lago do peixe

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

multi 20lb para lago do peixe

Mensagem por Alex Santin » Sex Abr 27, 2012 9:07 am

Bom dia amigos, multi 20lb para o lago do peixe é suficiente?

Lembrando que não gosto de superdimensionar equipamento e rebocar o peixe, o negócio é emoção mesmo.
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Thiago Ferrari Tissiano
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2234
Registrado em: Seg Jul 12, 2010 6:32 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Ferrari Tissiano » Sex Abr 27, 2012 9:12 am

Eu nunca pesquei lá, mas pela experiência que tenho com azuís, 30 libras é pouco...
o pessoal usa 40 por que tem muitas estruturas...
o cara mais certo pra você perguntar é ou o Ramon Paz, ou o mestre Gusso.... ambos conheçem muito a região...

abraço! :D
PESCAR E SOLTAR SEMPRE!FISHING ADDICTED!
Avatar do usuário
Felipe Teixeira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 668
Registrado em: Seg Set 01, 2008 11:28 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Teixeira » Sex Abr 27, 2012 10:40 am

30 - 40 lb !! Mta estrutura de pauleira !
/ct0 Pesque & Solte SEMPRE !!
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Sex Abr 27, 2012 11:12 am

Felipe Teixeira escreveu:30 - 40 lb !! Mta estrutura de pauleira !
Isso pq o peixe vai pro pau e a linha raspa demais? Isso?
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Sex Abr 27, 2012 11:14 am

Alex Santin escreveu:
Felipe Teixeira escreveu:30 - 40 lb !! Mta estrutura de pauleira !
Isso pq o peixe vai pro pau e a linha raspa demais? Isso?

E se usar um bom leader? Será que não resolve?


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Sex Abr 27, 2012 11:22 am

Pois é, isso que pensei!

tenho um leader da seaguar que é fantástico. Macio e muito resistente, pensei em usar uma pernada de uns 2 mts para aguentar as "esfoladas".

A conta que faço é a seguinte: multi 20lb em vara 17lb para peixes de no max 10lb, ou seja, o material já está com o dobro da "carga".

Acho que perde um pouco da graça da coisa superdimensionar a linha, pois fica muito fácil rebocar com uma linha 40lb.

Sem falar que minhas carretilhas tem drag de 8lb, então, qual o sentido de uma linha tão superior?
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Luiz Fernando Mello
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 59
Registrado em: Sex Set 16, 2011 9:40 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Fernando Mello » Sex Abr 27, 2012 2:07 pm

Oi pesquei lá com linha power pro de 20 lbs sem problemas.
Peguei um azul de 5 kg que deu maior trabalho para tirar da água, mas sem nenhum problema com a linha.
Use um bom líder, pelo menos 0,50 mm e um 1m de comprimento. Achei que o lago do peixe tem muito menos estrutura que a serra da mesa.
Para pescar não é preciso ter paciência. É preciso ter paciência para aguardar a próxima pescaria
Avatar do usuário
Eduardo Eifert
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Eifert » Sex Abr 27, 2012 2:22 pm

os colegas já responderam, mas no meu caso, uso bitola acima de 30lb por várias razões:
- mesmo com líder, a linha raspa na puleira (tem muita) e rompe mais fácil ou fica puída mais rápido; líder muito longo, mais que a distância do devaneador de linha até a ponta da vara, atrapalha o arremesso.
- caso a carretilha esteja regulada, vc não vai rebocar, ela vai soltar linha antes;
- linhas finas acavalam no fundo do carretel depois de pegar um peixe;
- a linha fina corre mais fácil no nó... e por aí vai...
a esportividade nao está na bitola/libragem da linha, entendo que está na forma com que usa o material. Mas se precisar firmar no dedão uma corrida para a pauleira, o que lá é bastante comum, arrisca perder muita isca. O tucunaré nao se mede pelo peso, mas pela violência do bote.
Uma "regra" que uso:
- bitolas mais grossas para hélices, bitolas mais finas para zaras;
- bitolas mais grossas para multi 8 fios, bitolas mais finas para multi 4 fios;
Saio hoje á tardinha para lá (Mariozan) e levarei linhas de 30 a 65 lb (Ppró 0,28mm 30lb, Samurai 40 lb, Sufix 832 63 lb e Varivas 10x10 Jig 65 lb que vou levar paa gastar - nao gostei dela), mas varas de 14 a 17 lb.
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Sex Abr 27, 2012 3:21 pm

Está certo Luciano, agradeço pelas informações e vou ponderá-lás ao escolher a linha.

Quanto a esportividade, concordo com você. O que eu quis dizer é que com um conjunto 17lbs e linha 20lbs fica condizente com o peixe. Pelo menos é o que eu penso.

Quanto ao nó, eu uso o SF, ele fica mto fino e quanto menos a bitola da linha, melhor ele fica.

Me traga informações de lá quando voltar. Um abraço

Luiz, valeu pela dica, vou comprar um leader triumph de no minimo 40lbs
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

LINHA 20LBS

Mensagem por Emer Oliveira » Seg Mai 07, 2012 5:00 pm

Alex vai de 20 sem medo de ser feliz máximo 30 pro seu equipa

Não é toda hora que no LP vc pega peichão de 5kg e nem todos que vc vier a pescar irão pro pau , la as estruturas são boas

40,50é 65 absordo isso é pro AM

Agora o que o amigo Eduardo falou é verdade, ela costuma encavalar bom sempre dar uma soltada nela entre alguns arremessos não custa nada, mas a de 30lbs te resolvera esse problema , somente por isso pois ,

e esquece lider vai por mim meu irmão,não se apega nisso la vc vai ver como é

forte abraço

emer
Avatar do usuário
Eduardo Naves
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Out 28, 2011 6:40 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Naves » Seg Mai 07, 2012 7:11 pm

Fui para o peixe e levei o seguinte equipamento

Carretilha Shimano Metanium Mg7
Vara Argus Lupine Panter 5'6'' quebrada virou 5'3'' 8-17 lbs
Linha Berkley Whiplash Translucida 35Lbs 0,26
Leader Vexter 17 lbs 0,37

A respeito da linha, eu não comprei, veio na carretilha, mais o motivo de eu levar ela foi:

Dura muito, forte, e tem uma espeçura boa que encavala pouco, o leader opcionei pois é barato e a espeçura é porque eu tenho uma chronarch 200e7 que tem uma linha muito grossa (0,36), então tive que comprar um leader mais grosso, mais acho muito bom esse leader para minha linha tem uma força boa (17lbs - 8 kgs) que peixe só arrebentaria na abrazão mesmo, na força pouco provaleu

Acho que uma linha de 20lbs até que aguenta, mais não iria arrisca, usaria uma de mais ou menos 30-40 lbs

Abraços, tentei ajudar
Existe 5 tipos de pescador,

--Os pessimos, que não pegam absolutamente nada
--Os ruins, que pegam poucos peixes
--Os bons, que pegam bastante peixe
--Os otimos, que pegam os maiores
--Os exelentes, que todos os peixes que pegam soltam
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Ter Mai 08, 2012 9:55 am

Obrigado pelas dicas pessoal, vou montar meus conjuntos nessa forma, vejam se está bom:

Vara Shimano Compre 8/17lb 6"
Curado 101D
Multi 40lb Rapala*
Leader 40lbs Vexter


Vara Sumax Safira 8/17lb 5,3"
Scorpion 1001MG
Multi Power Pro 20lb
Leader 40lbs Vexter

*Vou usar essa linha pois tinha comprado uma carreta usada para as pescarias de traira em açudes e a mesma veio junto, está quase nova.

O primeiro conjunto vou usar com hélices, T20, Giant dog-x, zig-zara, etc...
O segundo com T10, zig-zarinha, z-90, dog-x, xrap-10, bomber´s, etc...

O que acharam?
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Ter Mai 08, 2012 9:57 am

Em tempo, quais hélices são as melhores para lá?

Tenho uma bicuda 90, jennerlure babyrex 110 e uma baby torpedo.

Pensei em comprar alguma riproler pois falam ser a mais matadeira. Alguma outra dica?
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Felipe Teixeira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 668
Registrado em: Seg Set 01, 2008 11:28 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Teixeira » Ter Mai 08, 2012 10:04 am

Alex Santin escreveu:Em tempo, quais hélices são as melhores para lá?

Tenho uma bicuda 90, jennerlure babyrex 110 e uma baby torpedo.

Pensei em comprar alguma riproler pois falam ser a mais matadeira. Alguma outra dica?
Eu pesquisaria sobre as iscas do Mauro Nakatani. Ele é usuário aqui do fórum tbm.

Voce pode comprar aqui http://www.iscasdomauro.com.br/

Abraços
/ct0 Pesque & Solte SEMPRE !!
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

linha 20lbs

Mensagem por Emer Oliveira » Ter Mai 08, 2012 10:14 am

vai pescar com quem??

No Mariozan ou no Kojak??
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Re: linha 20lbs

Mensagem por Alex Santin » Ter Mai 08, 2012 11:49 am

Emer Oliveira escreveu:vai pescar com quem??

No Mariozan ou no Kojak??
No kojak dia 13/06
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Ter Mai 08, 2012 11:52 am

Felipe Teixeira escreveu:
Alex Santin escreveu:Em tempo, quais hélices são as melhores para lá?

Tenho uma bicuda 90, jennerlure babyrex 110 e uma baby torpedo.

Pensei em comprar alguma riproler pois falam ser a mais matadeira. Alguma outra dica?
Eu pesquisaria sobre as iscas do Mauro Nakatani. Ele é usuário aqui do fórum tbm.

Voce pode comprar aqui http://www.iscasdomauro.com.br/

Abraços
Boa dica Felipe, vou olhar sim.
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

linha 20 lbs

Mensagem por Emer Oliveira » Ter Mai 08, 2012 10:16 pm

Alex fala com o pessoal de la e veja na semana de sua pesca como esta a agua qual isca esta pegando melhor,pois teriamos uma dezena de iscas para sugerir mas sempre que vou me informo na vespera quis as que mais estão saindo pois o resto como pesco a muito tempo com certeza terei a maioria mas de todas maneiras T10, firestik,Zig Zarinha, Bora, Magic stik, Biruta,e as helices q vc tem

Velho seu equipa ta otimo não tem segredo , como falei apenas se informa antes com a pousada de como esta o comportamento dos peixes e alguma isca ou cor em especial esta mais pegadeira.



espero ter ajudado

emer
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Qua Mai 09, 2012 4:49 pm

muito obrigado pelas dicas Emer, vou fazer isso mesmo, eu tenho o kojak no msn, quando estiver chegando na data da pescaria dou uma investigada como está o "humor" do peixe e quais iscas estão matadeiras


As outras iscas que vc citou eu tenho todas.

abraço
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Gusso » Seg Mai 21, 2012 1:52 pm

Alex Santin escreveu:Pois é, isso que pensei!

tenho um leader da seaguar que é fantástico. Macio e muito resistente, pensei em usar uma pernada de uns 2 mts para aguentar as "esfoladas".

A conta que faço é a seguinte: multi 20lb em vara 17lb para peixes de no max 10lb, ou seja, o material já está com o dobro da "carga".

Acho que perde um pouco da graça da coisa superdimensionar a linha, pois fica muito fácil rebocar com uma linha 40lb.

Sem falar que minhas carretilhas tem drag de 8lb, então, qual o sentido de uma linha tão superior?
Amigo, a linha superdimencionada não perde a graça e não reboca o peixe.
A linha mais grossa tem várias vantagens como o amigo disse acima:
-se faz cabeleira,é mais fácil desmanchar;
-você regula o drag do jeito que quiser conforme a estrutura;
-desgasta menos,dura mais tempo;
-dependendo da linha você pode usar sem líder;
-você não deixa o peixe ir embora com a isca na Boca;

Obs:já vi muito tucunaré morrendo com isca atravessada na boca,agonizando,você acha isto esportivo?

Um abraço.
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Qua Mai 23, 2012 9:20 am

Luiz Gusso escreveu:
Alex Santin escreveu:Pois é, isso que pensei!

tenho um leader da seaguar que é fantástico. Macio e muito resistente, pensei em usar uma pernada de uns 2 mts para aguentar as "esfoladas".

A conta que faço é a seguinte: multi 20lb em vara 17lb para peixes de no max 10lb, ou seja, o material já está com o dobro da "carga".

Acho que perde um pouco da graça da coisa superdimensionar a linha, pois fica muito fácil rebocar com uma linha 40lb.

Sem falar que minhas carretilhas tem drag de 8lb, então, qual o sentido de uma linha tão superior?
Amigo, a linha superdimencionada não perde a graça e não reboca o peixe.
A linha mais grossa tem várias vantagens como o amigo disse acima:
-se faz cabeleira,é mais fácil desmanchar;
-você regula o drag do jeito que quiser conforme a estrutura;
-desgasta menos,dura mais tempo;
-dependendo da linha você pode usar sem líder;
-você não deixa o peixe ir embora com a isca na Boca;

Obs:já vi muito tucunaré morrendo com isca atravessada na boca,agonizando,você acha isto esportivo?

Um abraço.
Agradeço a atençao Luiz, principalmente quanto a observação, apesar de discordar parcialmente, irei sim ponderá-la.

Quanto as vantagens da linha grossa que tu citou, veja:

- é mais fácil eu fazer cabeleira com a linha mais grossa, tendo em vista pescar até hoje com bitolas inferiores a 0,23 estou plenamente acostumado a linha fina. Acho até bem melhor, até porque só usei ela.

- o drag não vejo vantagem também... minhas carretas tem drag inferior a 4,5kg (teoricamente, conforme especificações técnicas de ambas, curado e scorpion) então, não me adianta nada ter uma linha que suporte 50lbs se a carretilha vai soltar linha com 10lbs.

- o desgaste não me interessa. Prefiro um desgaste superior em detrimento do meu gosto particular por linhas mais finas.

- Não uso linha direto, uso lider 100% das pescarias com IA

- Volta ao ponto do drag máximo das carretas ser 4,5kg

um grande abraço
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Gusso » Qua Mai 23, 2012 2:57 pm

Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf

Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.

Vou te dar um exemplo prático:

Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.


Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.

Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.


o
Avatar do usuário
Nilton Hideki Okada
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2008
Registrado em: Ter Mar 20, 2007 1:39 pm
Cidade:

Mensagem por Nilton Hideki Okada » Qua Mai 23, 2012 3:39 pm

Concordo com o Gusso,

Por exemplo: todos já devem ter pego algum peixe bem na beirada do barco, quando já estávamos até quase tirando a isca da água e já visualizando o próximo arremesso, nestes casos a "força" da pancada do tucunaré é muito forte, se temos uma linha fina esta pode-se romper, isso sem considerar ainda a sua "corrida inicial", já tive amigos que na "porrada" próxima do barco multi de 40 Lb simplesmente estouraram...

Não sei se irá ser o seu caso, mas por exemplo minha primeira experiência no Peixe, atrás das cachorras (no rio Tocantins), tínhamos que usar iscas pesadas e fazer arremessos extremamente longos, onde uma vara de ação rápida/extra-rápida faziam a diferença, bem como seu tamanho e as linhas "finas" 30 e 40 Lb quando davam um "tranco" a isca ia embora boiando pela correnteza, se não fosse pela boa vontade do guia, teria ficado uma fortuna no rio só com as iscas trairão (imakatsu). Quando retornei usei multis 50 Lb e 65 Lb não tive nenhuma isca perdida devido a linha estourar "no tranco"...então fica a dica!

Atualmente para minhas pescarias atrás dos azuis, uso linhas de 30, 40 (PP) e até 50 Lb (Varivas).

Abraços e boa sorte!
Luiz Gusso escreveu:Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf

Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.

Vou te dar um exemplo prático:

Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.


Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.

Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.


o
Imagem
Avatar do usuário
Tiago Bettio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Jan 29, 2011 5:58 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago Bettio » Qua Jul 04, 2012 5:13 pm

Luiz Gusso escreveu:Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf

Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.

Vou te dar um exemplo prático:

Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.


Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.

Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.


o
Que aula... parabens!!!

Manja muito.... .... nao e' a toa q e' chamado de mestre por muitos!!

Um abraco e boas pescarias!!!
Fishing is not a sport.... fishing is an art.
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Sáb Jul 07, 2012 7:35 pm

Boa noite, agora que lembrei de postar.

Então, fomos, usamos 20 e 30 lb (power pro 4 fios) e foi mais que suficiente.

4 peixes acima de 58cm e 4 acima de 60cm sem problema algum.

foi perdido 1 isca por leader puído 50lbs esse.
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Bruno de Pieri
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 163
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 3:34 am
Cidade:

Mensagem por Bruno de Pieri » Sex Mar 15, 2013 10:57 pm

Luiz Gusso escreveu:Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf


Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.

Vou te dar um exemplo prático:

Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.


Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.

Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.


o
Quanto que pago pela aula hein ? Sou cadastrado a um bom tempo aqui no forum e nunca havia entrado neste espaço, falha minha acho que todos deveriam primeiramente passar por aqui para aprender um pouco, digo os iniciantes como eu, NOTA 10 !
Avatar do usuário
Arnaldo Rocha - Pulga
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 116
Registrado em: Qui Set 23, 2010 11:32 am
Cidade:

Mensagem por Arnaldo Rocha - Pulga » Ter Jun 18, 2013 10:02 pm

Pesquei por lá, e usei multi 30 lb....e teve linha estourada!!!usei outra com multi scorpion aprox 40 lb...ai foi sucesso!!!O freio da carretilha estava bem regulada, usei vara 10-16lb, 12-17lb e 14-20lb, sem pre com leader fluor 0,52mm no tamanho da vara!

Isso acontece por pescar no meio das estruturas (muitas vezes a estrutura esta ha 10, 20 m do peixe, no meio do seu arremesso, e nao tera lider desse tamanho pra te salvar!!!), e porque pegou muito peixe bom, na casa dos 3 kg, na berada do barco, da´estoura mesmo!!!
La eu nao volto e nao recomendo voce ir sem multi 8 fios, de 40 lb...pois alem dessas coisas que aconteceram comigo, que mencionei a cima, voce pode precisar sim rebocar um tucunaré de 3-5 kg da estrutura e frear a primeira tomada de linha...e nao vai querer perder esse peixe porque usou uma multi de 20 lb pra ser mais esportivo!!!

Eu recomendo 40lb 8 fios....mas pra voce nao "perder tanto a esportividade", vai de multi 30 lb, 8 fios!!!Pra mim 20 lb é besteira por lá (opiniao pessoal e baseada na minha xperiencia)
sonhando, pescando e soltando!
Avatar do usuário
Arnaldo Rocha - Pulga
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 116
Registrado em: Qui Set 23, 2010 11:32 am
Cidade:

Mensagem por Arnaldo Rocha - Pulga » Ter Jun 18, 2013 10:20 pm

Fantastica explicação e justificativa!!!

Luiz Gusso escreveu:Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf

Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.

Vou te dar um exemplo prático:

Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.


Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.

Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.


o
sonhando, pescando e soltando!
Avatar do usuário
João Luiz Lusardo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 651
Registrado em: Qui Set 03, 2009 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por João Luiz Lusardo » Qua Jun 19, 2013 1:40 am

Também perdi peixe no TO com linha 30 lbs (Tuf Line XP), e foi o neu maior peixe, o Mariozan estimou em mais de 5 kgs, deu uma porrada na isca, levou pro pau, costurou no meio das pauleiras e a linha estourou... Perdi minha isca que mais estava pegando e o meu troféu e possível recorde.

A explicação do Gusso está corretíssima, pescar tucunaré é diferente de pesca de mar, p. ex., temos as estruturas e a arrancada violenta, na qual a força e a velocidade acabam superando a regulagem de drag e a linha acaba estourando... Pensem ainda que a linha tem 4 fios, a 20 lbs tem 4 fios bem fininhos, se um ou dois fios puírem, o que é fácil, vc fica com 3 ou 2 fios bem fininhos, perdendo muita resistência na linha.

Se fosse briga limpa, sem pauleiras, poderia usar linha mais fina (na Argentina pesco no corrico com linha 20 lbs e já peguei com ela Surubis de 37 kg) mas lá, naqueles paliteiros, só uso 40 lbs pra cima...

Abs. :)
Arnaldo Rocha - Pulga escreveu:Pesquei por lá, e usei multi 30 lb... ...e teve linha estourada!!!usei outra com multi scorpion aprox 40 lb...ai foi sucesso!!!O freio da carretilha estava bem regulada, usei vara 10-16lb, 12-17lb e 14-20lb, sem pre com leader fluor 0,52mm no tamanho da vara!

Isso acontece por pescar no meio das estruturas (muitas vezes a estrutura esta ha 10, 20 m do peixe, no meio do seu arremesso, e nao tera lider desse tamanho pra te salvar!!!), e porque pegou muito peixe bom, na casa dos 3 kg, na berada do barco, da´estoura mesmo!!!
La eu nao volto e nao recomendo voce ir sem multi 8 fios, de 40 lb...pois alem dessas coisas que aconteceram comigo, que mencionei a cima, voce pode precisar sim rebocar um tucunaré de 3-5 kg da estrutura e frear a primeira tomada de linha...e nao vai querer perder esse peixe porque usou uma multi de 20 lb pra ser mais esportivo!!!

Eu recomendo 40lb 8 fios... ...mas pra voce nao "perder tanto a esportividade", vai de multi 30 lb, 8 fios!!!Pra mim 20 lb é besteira por lá (opiniao pessoal e baseada na minha xperiencia)
Cada dia de pesca é um dia a mais que Deus acrescenta na sua vida.
Imagem
Avatar do usuário
João Luiz Lusardo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 651
Registrado em: Qui Set 03, 2009 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por João Luiz Lusardo » Qua Jun 19, 2013 1:40 am

Também perdi peixe no TO com linha 30 lbs (Tuf Line XP), e foi o neu maior peixe, o Mariozan estimou em mais de 5 kgs, deu uma porrada na isca, levou pro pau, costurou no meio das pauleiras e a linha estourou... Perdi minha isca que mais estava pegando e o meu troféu e possível recorde.

A explicação do Gusso está corretíssima, pescar tucunaré é diferente de pesca de mar, p. ex., temos as estruturas e a arrancada violenta, na qual a força e a velocidade acabam superando a regulagem de drag e a linha acaba estourando... Pensem ainda que a linha tem 4 fios, a 20 lbs tem 4 fios bem fininhos, se um ou dois fios puírem, o que é fácil, vc fica com 3 ou 2 fios bem fininhos, perdendo muita resistência na linha.

Se fosse briga limpa, sem pauleiras, poderia usar linha mais fina (na Argentina pesco no corrico com linha 20 lbs e já peguei com ela Surubis de 37 kg) mas lá, naqueles paliteiros, só uso 40 lbs pra cima...

Abs. :)
Arnaldo Rocha - Pulga escreveu:Pesquei por lá, e usei multi 30 lb... ...e teve linha estourada!!!usei outra com multi scorpion aprox 40 lb...ai foi sucesso!!!O freio da carretilha estava bem regulada, usei vara 10-16lb, 12-17lb e 14-20lb, sem pre com leader fluor 0,52mm no tamanho da vara!

Isso acontece por pescar no meio das estruturas (muitas vezes a estrutura esta ha 10, 20 m do peixe, no meio do seu arremesso, e nao tera lider desse tamanho pra te salvar!!!), e porque pegou muito peixe bom, na casa dos 3 kg, na berada do barco, da´estoura mesmo!!!
La eu nao volto e nao recomendo voce ir sem multi 8 fios, de 40 lb...pois alem dessas coisas que aconteceram comigo, que mencionei a cima, voce pode precisar sim rebocar um tucunaré de 3-5 kg da estrutura e frear a primeira tomada de linha...e nao vai querer perder esse peixe porque usou uma multi de 20 lb pra ser mais esportivo!!!

Eu recomendo 40lb 8 fios... ...mas pra voce nao "perder tanto a esportividade", vai de multi 30 lb, 8 fios!!!Pra mim 20 lb é besteira por lá (opiniao pessoal e baseada na minha xperiencia)
Cada dia de pesca é um dia a mais que Deus acrescenta na sua vida.
Imagem
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”