Tucunaré hábitos noturnos?

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Fábio Costa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 285
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 4:03 pm
Cidade:
Contato:

Tucunaré hábitos noturnos?

Mensagem por Fábio Costa » Sáb Mar 10, 2012 10:21 pm

Olá Galera!

Bom fui na FeiPesca e assisti a uma palestra sobre o Tucunaré.

Sabe-se que temos hoje 15 espécies catalogadas sendo que 14 destas estão no Brasil.

Bom segue minha dúvida, o tucunaré caça a noite? Se alimenta a noite??

É somente uma dúvida, não sei se já comentaram algo assim!

Eu pesco ao dia com iscas artificiais, mais esta dúvida está martelando..kkkk

Abraço a todos...
Peixe bom é peixe solto!
Imagem
Antes trabalhava para poder pescar, agora pesco para conseguir trabalhar!
www.turmadocustoso.no.comunidades.net
Avatar do usuário
Moura Geraldo Antônio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 392
Registrado em: Qui Dez 11, 2008 10:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Moura Geraldo Antônio » Dom Mar 11, 2012 7:18 am

Certa vez estávamos pescando tucunaré e estava tão bom q nós surpreendeu até as 20.00 horas com muita ação, pelo rítimo q esta tinhamos ação por muito mais tempo, ficamos cansados e resolvemos voltar no dia seguinte e por surpresa não foi tão bom como no dia anterior.
Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio e espero a vontade passar.
Avatar do usuário
Luiz Nogueira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 322
Registrado em: Seg Jan 02, 2012 2:47 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Nogueira » Dom Mar 11, 2012 1:52 pm

Certa vez li uma matéria que dizia que os tucunarés podem ser alimentar em noites de lua cheia e lua nova, devido a luminosidade que elas proporcionam, não sei se isso é verdade, até mesmo porque nunca presencie tal fato.

Abraço!
Avatar do usuário
Edno Nunes Pires
ANZOL DE OURO
Mensagens: 554
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 9:30 pm
Cidade:

Mensagem por Edno Nunes Pires » Dom Mar 11, 2012 4:14 pm

acredito que eles não tem o habito noturno...mas caçam até mais tarde em dias de lua cheia ou nova, assim em determinados dias se tem uma maior incidencia de capturas, já fiz excelentes pescarias depois das 6, mas não é sempre que acontece.
abçs
Avatar do usuário
Fábio Costa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 285
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 4:03 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio Costa » Dom Mar 11, 2012 4:41 pm

Galera muito grato pelos esclarecimentos...

Muito bom entender cada vez mais este belíssimo peixe.

Grande Abraço a todos.
Peixe bom é peixe solto!
Imagem
Antes trabalhava para poder pescar, agora pesco para conseguir trabalhar!
www.turmadocustoso.no.comunidades.net
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Dom Mar 11, 2012 6:24 pm

O que ja ouvi dizer é que em dias muito quentes e de lua cheia,
ele caça menos durante o dia deixando pra caçar mais noite ja que a luminosidade ajuda.
Mas não sei se é verdade, mesmo achando que faz algum sentido.

Abrax.
Avatar do usuário
Cássio de Oliveira
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Mai 16, 2011 12:31 pm
Cidade:
Contato:

Pesca de Tucuna a noite.

Mensagem por Cássio de Oliveira » Seg Mar 12, 2012 9:04 pm

Acredito que ele possa caçar até as 20h00 Horas em horaio de verão que esta claro, mas que ele caça a noite é mito, ja pesquei embarcado em noite de lua cheia atras de Trairas, nunca entrou um Tucunaré nas iscas.
Portanto, pra mim isto é mito.
Outra um amigo meu faz mergulho noturno e em noites claras, ele via os Tucunas quientinho no fundo sem se mexer.
Portanto, mais uma vez, é mito!!!
Imagem
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Re: Pesca de Tucuna a noite.

Mensagem por Fernando Maia » Ter Mar 13, 2012 1:33 am

Cássio de Oliveira escreveu: Portanto, pra mim isto é mito.
Outra um amigo meu faz mergulho noturno e em noites claras, ele via os Tucunas quientinho no fundo sem se mexer.
Portanto, mais uma vez, é mito!!!
Pois é Cassio aqui no lago de Itaipu...tem uns "babacadores" que utilizam fisga e farolete para caçar Tucunas a noite.
Ainda se gabam de que os peixes ficam quietinhos no foco de luz para serem fisgados!!!

Eu acredito que dificilmente haja atividade de Tucunarés durante a noite!
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Yamaki
ANZOL DE OURO
Mensagens: 692
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:56 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Yamaki » Qua Mar 14, 2012 8:43 pm

O tucunaré tem olhos bem desenvolvidos. Ele encontra as presas através da visão. É diferente dos bagres que tem olhos miúdos , mas tem grandes barbilhões. Esses usam de tocaia para pegar as suas presas.
Acho que os tucunares ´podem se alimentar à noite, mas nas situações específicas já descritas: Lua cheia, água transparente.
Quando não ele descansa.
Avatar do usuário
Renato Barreto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2047
Registrado em: Seg Jun 09, 2008 6:02 pm
Cidade:

Mensagem por Renato Barreto » Seg Abr 02, 2012 10:06 am

Na revista PESCA & CIA, N° 171, tem uma reportagem com o nome "A LUA ESTÁ P/ PEIXE" que eles dizem que na água doce a unica influência da lua é a luminosidade...na pesca do Tucunaré por exemplo, eles costumam se alimentar durante o dia e descansar á noite. No entanto, segundo Nelsom Nakamura, se houver luminosidade da lua cheia durante a noite há uma "inversão". Os tucunas se alimentam antes do previsto (á noite) e enquanto for dia estarão manhosos, com pouca disposição p/ atacar as iscas...pois estão de barriga cheia.

"A lua cheia p/ tucunarés não é boa, é bom o pescador ficar de olho nela quando for pescar esses peixes, porque corre o risco de não pegar nada" , afirma Nakamura.


Se o Japa tá afirmando isso, ele deve entender um pouquinho né.
Imagem
"Lembre-se, conhecimento é e sempre será a chave para pescarias bem sucedidas" - Buck Perry.
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
ANZOL DE OURO
Mensagens: 861
Registrado em: Qui Mai 01, 2008 1:41 pm
Cidade: MONTE CARMELO
Estado: MG

Mensagem por Alessandro Sanches » Seg Abr 02, 2012 11:23 am

Li as repostas acimas, e, pelo que pude enteder, se a lua estiver clara e a agua limpa, propiciando assim um boa visibilidade para o Tucunare (que caça através da visão) podemos ter acões noturnas, é isso??

Assim, em noites de lua cheia + boa visibilidade da agua utilizando uma isca, como a Firestick na cor GLOW (ou uma de meia-agua na cor GLOW), poderemos melhorar (ou pelo menos ter) a produtividade a noite??

Aguardo as opniões dos amigos!!

Abçs a todos!!
"Quanto mais eu pesco, mais sorte eu tenho!!!"
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Seg Abr 02, 2012 12:49 pm

Renato Barreto escreveu:Na revista PESCA & CIA, N° 171, tem uma reportagem com o nome "A LUA ESTÁ P/ PEIXE" que eles dizem que na água doce a unica influência da lua é a luminosidade...na pesca do Tucunaré por exemplo, eles costumam se alimentar durante o dia e descansar á noite. No entanto, segundo Nelsom Nakamura, se houver luminosidade da lua cheia durante a noite há uma "inversão". Os tucunas se alimentam antes do previsto (á noite) e enquanto for dia estarão manhosos, com pouca disposição p/ atacar as iscas...pois estão de barriga cheia.

"A lua cheia p/ tucunarés não é boa, é bom o pescador ficar de olho nela quando for pescar esses peixes, porque corre o risco de não pegar nada" , afirma Nakamura.


Se o Japa tá afirmando isso, ele deve entender um pouquinho né.
Minha resposta foi baseada exatamente nessa afirmação do Nakamura!
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Seg Abr 02, 2012 12:52 pm

Alessandro Sanches escreveu:Li as repostas acimas, e, pelo que pude enteder, se a lua estiver clara e a agua limpa, propiciando assim um boa visibilidade para o Tucunare (que caça através da visão) podemos ter acões noturnas, é isso??

Assim, em noites de lua cheia + boa visibilidade da agua utilizando uma isca, como a Firestick na cor GLOW (ou uma de meia-agua na cor GLOW), poderemos melhorar (ou pelo menos ter) a produtividade a noite??

Aguardo as opniões dos amigos!!

Abçs a todos!!
Amigo,
acho que um dos fatores mais importantes ai é um dia muito quente e com lua cheia...ai sim!

Abrax.
Avatar do usuário
Cássio de Oliveira
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Mai 16, 2011 12:31 pm
Cidade:
Contato:

Pesca de Tucunaré a noite.

Mensagem por Cássio de Oliveira » Seg Abr 02, 2012 12:58 pm

Acho improvavel, meus amigos em minas pescam trairas a noite, principalmente em noite de lua cheia e bem clara, e nunca em anos de pescaria entrou um Tucunaré na isca.
Portanto, é tudo balela.
Tucunaré é de habito diurno, quero ver alguem mostrar uma foto ou video de pesca de tucuna a noite, ai eu mudo a minha opnião.
Imagem
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Dom Jul 07, 2013 1:30 am

.
Aqui na minha região, eles pescam Tucunaré com tarrafas a noite. Jogam a tarrafa de lugar em lugar rapidamente por diferença de apenas três 3 mesros e pegam tucunarés! Eles não se movem do lugar devido ao barulho, ficam imóveis! Acredito que Cássio de Oliveira está com razão.
Avatar do usuário
Cristian Rivera
CALOURO
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 17, 2013 8:31 pm
Cidade:

Mensagem por Cristian Rivera » Ter Jul 23, 2013 11:33 am

Os tucunares são ciclídeos , portanto, têm ciclos durante o dia, é preciso comer e descansar para atender todas as suas necessidades.

portanto, eles letardan durante a noite, o que seria mais ou menos como dormir com os olhos abertos, mas em um estado de transe, de modo a noite pode pescar com arpões e acercarce tanto deles sem permitir que eles vallan embora.

com relação aos dias de lua cheia eu acho que eu estou con Nakamura, a luz da lua cheia ocaciona dias mais longos pra tucunares os tucunares, permitindo-lhes a comer mais e ver mais presas durante a tarde e à noite, isso não significa que eles não vão descansar durante a noite, mas se ele pode ser o dia mais longo pode comer mais. assim, outro dia pode ter uma pesca mais difícil.

mesmo assim estes não são os estudos científicos são apenas correlações com as experiências de muitos anos de pesca.


Saludos
Pescador do tucunare na Venezuela
Avatar do usuário
Marcelo Becker
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1738
Registrado em: Ter Set 01, 2009 8:28 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Becker » Dom Set 15, 2013 8:52 pm

Tenho um aquario de ciclideos e fiz o teste de colocar alguns grãos de alimento com a luminosidade beem baixa, quase imitando a luz de uma lua cheia, resultado é que não comeram, o tucunaré é um ciclídeo então...
Avatar do usuário
Fábio Costa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 285
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 4:03 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio Costa » Dom Set 15, 2013 9:43 pm

Marcelo Becker escreveu:Tenho um aquario de ciclideos e fiz o teste de colocar alguns grãos de alimento com a luminosidade beem baixa, quase imitando a luz de uma lua cheia, resultado é que não comeram, o tucunaré é um ciclídeo então...

Legal hein amigo..

Comprovado então!!!!
Peixe bom é peixe solto!
Imagem
Antes trabalhava para poder pescar, agora pesco para conseguir trabalhar!
www.turmadocustoso.no.comunidades.net
Avatar do usuário
Rafael Yuji Baba
ANZOL DE OURO
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Jun 30, 2009 12:27 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Yuji Baba » Ter Set 17, 2013 10:37 am

Roberto Pezim Filho escreveu:.
Aqui na minha região, eles pescam Tucunaré com tarrafas a noite. Jogam a tarrafa de lugar em lugar rapidamente por diferença de apenas três 3 mesros e pegam tucunarés! Eles não se movem do lugar devido ao barulho, ficam imóveis! Acredito que Cássio de Oliveira está com razão.
Jah ouvi de piloteiros o mesmo relato...que quando a coisa ta ruim pra pilotagem, eles vao a noite para arpoar alguns peixes na margem a noite....
vao em 2 no barco...uma na ponta com uma lanterna e arpao e otro no motor atras...kando avistam o tucuna mandam o arpao...
Questao de sobrevivencia...kando a barriga ronca, nao tem como criticar tal atitude neh?!
Abs....
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Ter Set 17, 2013 6:02 pm

Acho que o fator mais importante não é a atividade do predador e sim do FORRAGEIRO....
Se houver atividade dos peixinhos, os predadores estão caçando.
Se os pequenos se esconderem não tem porque os predadores gastarem energia a toa.


Só minha opinião.
Rick
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Ter Set 17, 2013 6:08 pm

Marcelo Becker escreveu:Tenho um aquario de ciclideos e fiz o teste de colocar alguns grãos de alimento com a luminosidade beem baixa, quase imitando a luz de uma lua cheia, resultado é que não comeram, o tucunaré é um ciclídeo então...
Tenho minhas dúvidas Marcelo.
O meu sócio tem um aquário com Tucunarés e uma noite ele soltou alguns lambarís e ele me disse que acordou 3 da manhã com o barulho dos tucunarés mandando bala nos peixinhos.
De manhã, o chão estava todo molhado pela bagunça da noite anterior.

Na minha opinião, além da visão, eles utilizam outros sentidos quando estão caçando. Neste caso do aquário, a vibração dos peixinhos.


Só minha opinião.
Abraço
Rick
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”