SERRA DA MESA RELATE SITUAÇÃO 2016

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Eduardo Eifert
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Eifert » Ter Nov 08, 2011 10:27 am

Pelo título do tópico, volto a dar minha impressão.
Voltei neste domingo da Estancia Serra da Mesa.
Fui a passeio com a família, mas pesquei por dois dias, sexta e sábado (04-05/11).
Muito difícil a pescaria. Algumas porradas na hélice, mas sem confirmar, provavelmente bote de proteção à filhoteira.
Havia um grupo de Ctba e para eles, também estava difícil.
Os tucunarés estão com filhoteira, mas entendo que o principal problema para a falta de ações foi o vento, que nos impedia de trabalhar os melhores pontos, assim, tinhamos que buscar lugar abrigado.
Houve muita variação de pressão ao longo do dia, tempo nublado, com vento e pouco sol... enfim, as condições climáticas não estavam das melhores.
Nunca vi tanto vento em outubro e novembro na SM! Coisas do clima.
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Ter Nov 08, 2011 7:15 pm

Pow Eduardo legal sua iniciativa de voltar a deixar a sua impressão/relato , pois este ano como vc pode ver neste tópico todos os relatos com excessão de um ou outro , as coisas não foram bem , de todas as formas acho que vento atrapalha muito mesmo

valeu pelo relato

emer
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Andrade » Ter Nov 08, 2011 8:52 pm

Acho que fomos na semana certa. No nosso último dia de pesca (01/10) começou a mudar o clima, chuva e vento. Os relatos posteriores foram todos de pescaria difícil.

Abraço.
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Qua Nov 09, 2011 9:42 am

E aee Adriano lembro quando la em Setembro vc tava apavorado e ansioso com os relatos desanimadores de represa alta, etc.

Pois ´como vc pode ver os relatos continuam negativos embora para vc naquela ocasião me parece que tenha sido boa.

Meu amigo acho que este ano ja era!!!!!! se não é represa alta é vento...


emer
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Andrade » Qua Nov 09, 2011 10:38 am

É vdd Emer, mas tb tem uma coisa, para o Willians que já é "macaco véio" em se tratando de SM, foi a pescaria menos produtiva, mas para nós marinheiros de 1ª viagem, foi um espetáculo.
Ainda assim a menor média de captura por barco contando os 4 dias foi de 14,6 peixes, maiores de 1kg. Teve dia que um barco embarcou 30 peixes maiores de 1kg.
Menores que isso, acho que passou de 30, pois pegamos vários cardumes de tricks, alguns colegas chegaram ao fato de 10 arremessos, 10 peixes embarcados.

Abraço.
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Avatar do usuário
Eduardo Eifert
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Eifert » Qua Nov 09, 2011 1:37 pm

Então,

deve ser a 7a ida a Serra da Mesa este ano.
Dias bons e dias ruins.
Este ano peguei mais dias ruins.
Há muitos matadores, espinhéis, redes, o escambau... mas ainda acho que o que mais prejudicou a produtividade foi o vento, que este ano está demais.
Sexta volto pra lá e, ao meons aqui em Goiania, o tempo está melhorando!
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Andrade » Qua Nov 09, 2011 2:33 pm

Eduardo Costa escreveu:Então,

deve ser a 7a ida a Serra da Mesa este ano.
Dias bons e dias ruins.
Este ano peguei mais dias ruins.
Há muitos matadores, espinhéis, redes, o escambau... mas ainda acho que o que mais prejudicou a produtividade foi o vento, que este ano está demais.
Sexta volto pra lá e, ao meons aqui em Goiania, o tempo está melhorando!
Ô que inveja Eduardo...
Boa sorte desta vez amigo e qndo voltar passa as informações.
Abraço
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Qua Nov 09, 2011 5:53 pm

Pow Eduardo convida nóis aee, acho que vc é dono de pousada e não quer falar nada rsrsrsrsr

não sai do lago !!! acho que vc é que ta pegandomuito e não deixa nada pro otros... rsrsrsrsr

emer
Avatar do usuário
Eduardo Eifert
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Eifert » Qui Nov 10, 2011 9:29 am

kkkk

não fiquem com inveja, pois moro a 300 km do lago e muitos amigos tem rancho lá.
Sair na quinta á noite e retornar domingo é mais fácil pra mim.
Mas a situação deste ano está dificil mesmo, mas acredito que seja mais por causa do clima... quarta feira conto pra voces....hehehe
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Qui Nov 10, 2011 10:34 pm

EDUARDO ve se não faz a rapa heinnn!!!!!!!!!!!

EMER
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Re: SERRA DA MESA

Mensagem por Adriano Andrade » Sex Nov 11, 2011 8:01 am

Emer Oliveira escreveu:EDUARDO ve se não faz a rapa heinnn!!!!!!!!!!!

EMER
E da próxima, leva nóis, não é Emer?
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Sex Nov 11, 2011 9:08 am

Pode crerrr!!! rsrsrsr


emer
Avatar do usuário
Joao C Bertolucci
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 3:34 pm
Cidade:

Mensagem por Joao C Bertolucci » Ter Nov 15, 2011 11:17 am

Pessoal:
Amigos que estavam na Pousada Estância na sexta-feira (dia 12/11) foram surpreendidos com uma batida da Policia Ambiental e avisados que se fossem encontrados pescando no dia seguinte, seriam encaminhados à Delegacia, porque estava fechada a pesca, inclusive a PESCA ESPORTIVA. Vieram embora, inclusive uma turma grande de Campinas que tinham ido de onibus.
Se alguem tiver alguma outra informação, por favor, poste-a, estou com pescaria marcada para a SM, saida neste dia 18.
Agradeço
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Ter Nov 15, 2011 3:25 pm

JÕAO vc ja ligou na pousada pedindo esclarecimentos??

emer
Avatar do usuário
Joao C Bertolucci
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 3:34 pm
Cidade:

Mensagem por Joao C Bertolucci » Ter Nov 15, 2011 3:49 pm

Pois é. Falei sábado, hj, (a alguns minutos) e estou aguardando um telefonema de retorno do Geraldinho. Até agora não tive explicação convincente e tambem consegui localizar a portaria que regula o defeso de 2011 do Estado de Goiás.
Pois é. Esta portaria deveria ser publicada no começo do ano, para que todos os interessados pudessem se programar (pescadores, donos de pousada, guias).
Pelo jeito, a nova portaria (se é que existe) foi feita no apagar das luzes, nas coxas, e agora é correr atrás do prejuizo.
Não me resta outra alternativa senão aguardar até amanhã à tarde e se for verdade, exigir meu deposito de volta.
Muito p... da vida.
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Ter Nov 15, 2011 4:03 pm

XIIIIIIIIII!!!!

QUE m****!!!!

emer
Avatar do usuário
Fabricio Guidolin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1972
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Fabricio Guidolin » Ter Nov 15, 2011 7:04 pm

Caramba, se a portaria não foi publicada a anterior não foi revogada, nesse caso vale a anterior que liberava a pesca de peixes exoticos no estado de Goias.
Joao C Bertolucci escreveu:Pessoal:
Amigos que estavam na Pousada Estância na sexta-feira (dia 12/11) foram surpreendidos com uma batida da Policia Ambiental e avisados que se fossem encontrados pescando no dia seguinte, seriam encaminhados à Delegacia, porque estava fechada a pesca, inclusive a PESCA ESPORTIVA. Vieram embora, inclusive uma turma grande de Campinas que tinham ido de onibus.
Se alguem tiver alguma outra informação, por favor, poste-a, estou com pescaria marcada para a SM, saida neste dia 18.
Agradeço
Imagem

EXISTEM QUATRO TIPOS PESCADORES:

--- OS RUINS, SÃO AQUELES QUE NÃO PESCAM NADA
--- OS BONS , SÃO AQUELES QUE PESCAM POUCOS PEIXES
--- OS ÓTIMOS, SÃO AQUELES QUE PESCAM MUITOS PEIXES
--- OS EXCELENTES, SÃO AQUELES SOLTAM TODOS OS PEIXES QUE PESCAM
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Qua Nov 16, 2011 8:34 am

Amigos pescadores e agora???


emer
Avatar do usuário
Eduardo Eifert
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Eifert » Qua Nov 16, 2011 9:11 am

Joao C Bertolucci escreveu:Pois é. Falei sábado, hj, (a alguns minutos) e estou aguardando um telefonema de retorno do Geraldinho. Até agora não tive explicação convincente e tambem consegui localizar a portaria que regula o defeso de 2011 do Estado de Goiás.
Pois é. Esta portaria deveria ser publicada no começo do ano, para que todos os interessados pudessem se programar (pescadores, donos de pousada, guias).
Pelo jeito, a nova portaria (se é que existe) foi feita no apagar das luzes, nas coxas, e agora é correr atrás do prejuizo.
Não me resta outra alternativa senão aguardar até amanhã à tarde e se for verdade, exigir meu deposito de volta.
Muito p... da vida.
Que coisa mais feia.. uma grande "palhaçada", desculpem-me o termo.
As idas e vindas na legislação ambiental em Goias é brincadeira... nao publicam, escondem e depois colocam na TV para "bater tambor" e diser que trabalham... havia na redondeza um monte de lambarizeiros, certamente matadores. Ninguem fiscalizando as estradas e tals... enfim, a ladainha de sempre.
No sábado ao retornar ao rancho, fui abordado pela policia ambiental e avisado que estava proibida a pesca esportiva EMBARCADA. De barranco podia.
Como nao tinha nada a temer, minha lancha foi revistada (!) e fotografada sem minha permissão - mas num momento destes nao iria criar caso... mas senti-me como um traficante de drogas ou algo assim.
Murchou minha pescaria, entrou outra frente fria....
Falei com o pessoal da Estancia e haviam conseguido um salvo conduto até segunda á tardinha por causa dos grupos, mas a partir de terça (feriado do dia 15) a Ambiental iria agir.
Perguntas:
Há piracema em represas? o tucunaré é peixe de piracema? o pesque solte atrapalha a piracema?
Foi a primeira vez que vi a Ambiental no lago....
Avatar do usuário
Eduardo Eifert
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Eifert » Qua Nov 16, 2011 9:14 am

Um detalhe que havia esquecido...
a norma que a Ambiental segue é uma lançada em 2008 - proibe pesca embarcada em Goias.
Estou na procura dela.
Avatar do usuário
Joao C Bertolucci
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 3:34 pm
Cidade:

Mensagem por Joao C Bertolucci » Qua Nov 16, 2011 3:09 pm

Para complicar um pouco mais:

--Sec. Meio Ambiente Goiás: (Carlos Armando) está proibida a pesca, mesmo que esportiva, de forma EMBARCADA. Só pode de barranco;
--Pousada Germano: está normal a pesca esportiva embarcada.
--Geraldinho (Pousada Serra Negra): normal, só pesca esportiva
--Sgto Borges do destacamento ambiental Niquelândia, segundo êle, responsável pela fiscalização da SM: Normal a pesca esportiva EMBARCADA, proibido o transporte....

E aí, o que faço ? Por via de dúvidas.... ... ...... ....vou pescar assim mesmo.

Até daqui uma semana.
Avatar do usuário
Joao C Bertolucci
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 3:34 pm
Cidade:

Mensagem por Joao C Bertolucci » Qua Nov 16, 2011 3:21 pm

Eduardo:

Achei:

http://www.mpa.gov.br/mpa/seap/Jonathan ... NENTAL.htm

Instrução normativa 13 de 25/10/2011
Capitulo III - Do Defeso

Lá não fala nada sobre proibição de pesaca embarcada.
Tô achando que "tungaram" o pessoal que estava na Estância.... .....
Avatar do usuário
Eduardo Eifert
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Eifert » Qua Nov 16, 2011 3:39 pm

Obrigado pela informação, João,
mas a norma que me referi é a estadual, pois os estados podem ser mais restritivos que a legislação federal.
O que acontece é que não se encontra a norma estadual. Aquela que o comandante "A" (que me abordou a 500m da Estancia SM) e me apresentou foi uma norma estadual lançada em 2008, em cima da legislação do Ibama. Lembramos que ano passado a pesca e solte foi permitida, inclusive a embracada.
Nao encontro em nenhum orgão estadual a norma que o comandante me apresentou.
Nao sei se a troca do Ibama pelo MPA tem alguma influencia na legalidade destas normas, ou seja, se os estados teriam que reeditar a norma em cima das diretrizes do atual MPA. Isto tambem nao discutiria com a policia no meio do lago...
Enfim, fizeram uma batida e aplicaram o "terror". Quem respeita a lei e se preocupa em estar dentro dela é o cidadão honesto. Infelizmente, nao irei mais a SM até fins de fevereiro, minha pescaria é para relaxar e nao para me preocupar.
Me parece que as coisas são feitas nas escondidas e assim procedem para ficarem escondidas - ao menos a legislação em Goias.
Avatar do usuário
Joao C Bertolucci
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 3:34 pm
Cidade:

Mensagem por Joao C Bertolucci » Qua Nov 16, 2011 5:16 pm

Eduardo:

Vc tem razão. Vamos aguardar para ver no que vai dar este embroglio.

dia 19 estarei lá, pescando (se Deus e a fiscalização permitirem)

Um abraço
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Qua Nov 16, 2011 7:29 pm

Gente um detalhe.

O Tucunaré é peixe NATIVO na região, ou seja, nele é aplicada a mesma regra que por exemplo ali perto no Rio Araguaia. A pesca é proibida e ponto final.

Diferente das represas aqui de São Paulo, onde o Tucunaré não é nativo sendo permitida a pesca, mesmo na piracema.

Mas se te pegam pescando poitado com isca de milho ou de rodada com qualquer tipo de isca viva e até artificiais atrás de Dourado, xiii é cana certa.
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Qua Nov 16, 2011 7:57 pm

Bom gente aqueles que forem se arriscar não deixem de dar seu relato principalmente de como e se as autoridades estavam agindo e como esta a pescaria


emer
Avatar do usuário
Eduardo Eifert
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 1:03 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Eifert » Qui Nov 24, 2011 10:26 am

Pessoal,

Infelizmente, a Policia Ambiental estragou minha pescaria no feriado de 15nov último.
No dia 16 de novembro, saiu a portaria permitindo o pesque e solte na Serra da Mesa.
Me digam: tenho certeza que a Ambiental sabia da liberação e mesmo assim aplicou "terror" em pescadores esportivos e pousadas... a troco de quê? o que eles ganharam com isso? ensinou alguém a importancia da presevação?
afff... que revolta me dá destes seres pequenos!

enfim, a boa notícia é o pesque solte embarcado está liberado.
O link pode ser encontrado no FTB, postado pelo Cristiano Julio, que nao sei se participa do Caterva, entao, referencio e tomo a liberdade de postar aki. obrigado Cristiano.
Sugiro a quem for lá, imprimir e manter junto ás suas tralhas.

Boas pescarias! Serra da Mesa está na melhor época do ano!

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =2&t=20476
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Qui Nov 24, 2011 1:15 pm

É bom estar documentado mesmo, porque até convencer que a lei vigente é esta, aff!!!!!
Legal Eduardo por postar essa portaria pra gente....Dezembro devo ir com o Vagner pra lá...vamos ver. Um abraço a todos deste tópico
Elmer, legal ter uma referência sobre como anda a SM..
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
Emer Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Set 15, 2009 11:59 pm
Cidade:

SERRA DA MESA

Mensagem por Emer Oliveira » Qui Nov 24, 2011 6:12 pm

Ai sim em Shinji !!!
pensou que não ia pescar mais??? UFFF!!!
não esquece do relato e boa sorte pois só assim este tópico que ja se tornou um dos mais acessados e o que mais respostas tem em um determinado assunto etre todo o Forum Caterva e que atrae tantas adepitos de SERRA DA MESA

Eduardo parabens pelo documento

abçs


emer
Avatar do usuário
Joao C Bertolucci
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 3:34 pm
Cidade:

Mensagem por Joao C Bertolucci » Qui Nov 24, 2011 7:36 pm

Pessoal:
Acabei de chegar da SM, pousada Serra Negra (Geraldinho).
-4 dias de pescaria regular, um pouco de vento, um pouco de chuva e tambem, um pouco de peixe.
-Média de captura de peixes entre 2 e 3 kgs/dia por barco: 6 peixes.
-Muitos peixes na faixa de 1 Kg e uma porção de trairas.
-1 garatéia (reforçada) arrancada de uma Sammy 110, uma garatéia aberta de Zig Zara 110 e 4 peixes que "foram para o pau", deixando pescadores de primeira viagem de boca aberta.
-1 peixe de 4 Kgs apanhado no ultimo dia e devidamente solto.
-Isca mais efetiva: Zig Zara 110
-Fiscalização: ninguem nem ouviu falar.
-Pousada: simples, comida caseira de boa qualidade, piloteiros bons, preços razoáveis, barcos e motores (40hp) bons. Resumindo: vou retornar.
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”