Tucunaré Azul - Conscientização

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Tucunaré Azul - Conscientização

Mensagem por Eric Carreras » Qui Ago 28, 2008 10:17 pm

Imagem

Nome científico: Cichla spp.

Família: Cichlidae (ciclídeo)


Originário da bacia do Araguaia/Tocantins, essa espécie tem o dorso azulado, corpo acinzentado ou azul/acinzentado, cinco ou seis listras verticais bem definidas e atinge até 80 cm de comprimento e cerca de 7 quilos de peso. Destaca-se pela voracidade em ataques nas iscas de superfície. Prefere habitar águas limpas com bastante oxigênio. Tem hábitos diurnos e alimentam-se principalmente de peixes e camarões. São as únicas espécies que perseguem a presa, ou seja, após iniciar o ataque, não desistem até conseguir capturá-las.

Sua voracidade faz a alegria dos pescadores e traz muita renda para hotéis e prefeituras situados ás margens de represas e rios. "Sua voracidade faz a alegria dos pescadores e traz muita renda para hotéis e prefeituras situados ás margens de represas e rios. "

Normalmente consegue desovar de duas a três vezes ao ano, dependendo das condições do meio em que vive. Essa capacidade, aliada à proteção que dá à ninhada, lhe assegura um desenvolvimento populacional muito rápido. Seu maior predador é o homem, que acaba dizimando a espécie através da subtração dos estoques pesqueiros, além de matar as grandes matrizes. É, portanto, vítima da própria voracidade, que o faz atacar as iscas naturais ou artificiais que lhe são oferecidas. Também sofre a pressão de pesca noturna com arpões e zagaias, já que fica imóvel quando focado. Para muitos ambientalistas, por ser predador ele é um fator de risco para outras espécies.

Diante deste cenário é preciso unir forças para proteger as matrizes que carregam os melhores genes para reprodução: matar um grande espécime é o mesmo que estar matando o nosso melhor touro. É preciso brigar pela medida mínima e máxima para o abate, pois só com ações desse tipo vamos conseguir dar alegria aos pescadores esportivos e suas futuras gerações.

Link: http://www.tucunazul.com.br/tucunare%20azul.htm
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Seg Set 01, 2008 6:11 pm

Excelente post Eric!!

Temos que lutar pela concientizaçao mesmo,pessoalmente o maior que já vi ,foi de uns 5 kilos,na Serra da mesa.
E é bem comum de ver pescadores(acefálos) capturando grandes exemplares,estes com filhotes a ser cuidados,e todos nos sabemos o que acontece com,os filhotes sem os pais pra protegerem.
Tenho esperaça ainda no ser humano,muita coisa já melhorou,mas ainda esta longe de ficar ao menos razoavel.
Pode ter certeza,de que,depende muito de nos,temos que servir de exemplo,coisa que sei que este pessoal do forum,já o faz há tempos!!
Parabens !!!!
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Seg Set 01, 2008 8:22 pm

Maurício Mesquitta escreveu:Excelente post Eric!!

Temos que lutar pela concientizaçao mesmo,pessoalmente o maior que já vi ,foi de uns 5 kilos,na Serra da mesa.
E é bem comum de ver pescadores(acefálos) capturando grandes exemplares,estes com filhotes a ser cuidados,e todos nos sabemos o que acontece com,os filhotes sem os pais pra protegerem.
Tenho esperaça ainda no ser humano,muita coisa já melhorou,mas ainda esta longe de ficar ao menos razoavel.
Pode ter certeza,de que,depende muito de nos,temos que servir de exemplo,coisa que sei que este pessoal do forum,já o faz há tempos!!
Parabens !!!!
Obg pelas palavras, Amigo.
Eu já não tenho tanta esperança!!!
O que resta é mto pouco e quem desvaloriza tem demais.
Mas, como se diz: A minha parte estou fazendo!!!
Abração!!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Danilo Leutwiler Gabas
ANZOL DE OURO
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mai 21, 2007 7:44 pm
Cidade:

Mensagem por Danilo Leutwiler Gabas » Seg Set 01, 2008 10:58 pm

Cara,

animal esse seu post.... ... ....Os Azuis são realmente muuiittoo agressivos, principalmente na superficie. E por isso só mais burros, eles não pensam muito antes de atacar...hauhuah

Ja o amarelo é mais calculista...mais dificil de pegar

grande abraço
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Dom Set 07, 2008 2:57 am

Danilo Leutwiler Gabas escreveu:Cara,

animal esse seu post.... ... ....Os Azuis são realmente muuiittoo agressivos, principalmente na superficie. E por isso só mais burros, eles não pensam muito antes de atacar...hauhuah

Ja o amarelo é mais calculista...mais dificil de pegar

grande abraço
Hehehehe
Imagino da mesma forma que o amigo... de fato eles são bem mais agressivos, principalmente na superficie... pude comprovar na pratica!!!
Os amarelos são mto mais calculistas... minha nossa, nem lembro quando foi a ultima vez que peguei um... hehehe.... são muito manhosos!!!
Obg por sua atenção, amigo!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sex Set 12, 2008 12:41 am

Bacana o texto Eric.
Me falaram que sobrevivem entre 5 a 10% dos alevinos de tucunaré.
Você sabe se isto é verídico.

At.
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Sex Set 12, 2008 7:16 pm

Gilson escreveu:Bacana o texto Eric.
Me falaram que sobrevivem entre 5 a 10% dos alevinos de tucunaré.
Você sabe se isto é verídico.

At.
Gilson
Caro Amigo,
como se sabe, os estudos versam sobre casos concretos de realidade.
Sabemos tambem que a depredação das especies é mto grande, tendo em vista a falta de conscientização.
Uma vez li que em mtos casos, os pais tucunas são abatidos e a prole fica sem proteção e acaba morrendo...
Hoje mesmo tava falando sobre isso na casa do meu avô.
Ele acha que devemos soltar só os pequenos e matar os medios e os grandes exemplares de peixes, mas tentei explicar que matando os grandes, os pequenos tornan-se presas mais faceis aos predadores...
penso assim.
Um forte abraço ao Amigo!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
akira origassa
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Set 21, 2008 6:13 am
Cidade:

preservação da especies !

Mensagem por akira origassa » Sáb Set 27, 2008 2:11 am

Concordo a com certeza deveriamos no mobilizar concientizar os praticantes da pesca que tdo um dia se acaba se nao for feito com conciencia ! pescaria e diversao,lazer,esporte espero gostaria que tdo munddo entendessem isso ne !abraçao a tdos e boa pescaria !
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”