Tucunaré no sul do Brasil

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Tucunaré no sul do Brasil

Mensagem por Fábio B. » Qua Nov 30, 2005 10:48 pm

Não queremos perder a leva, portanto Marcos, achei que fosse pertinente abrirmos um novo tópico.

Gostaria que todos comentassem e relatassem suas experiencias..

Fábio B. escreveu:
Muito legal Marcos e Leo....

Me matem uma curiosidade...

A quantos KM de São Paulo fica essa represa? Já chegaram a auferir a temperatuda d'água no irvernão? Sei que o frio em São Paulo, apesar de não ser como aqui em Curitiba bate forte as vezes também...

Essa água não baixa dos 16 graus? ( que dizem ser a temperatura limite para a sobrevivência do Tucunaré )

Não me conformo dos brazucas não terem chance por aqui... ainda farei experimentos....
Fábio.
Tanto a represa de Igaratá quanto Atibainha (Nazaré Paulista), ficam a aproximadamente 100 km de SP e ambas tem tucunaré. O clima de Nazaré Paulista acredito que seja um pouco mais frio que Igaratá.
Nunca verifiquei a temperatura da água, mas já pesquei em dias de doer a mão ao molhar.
No próximo inverno levarei o termomêtro da banheira da minha filhinha para matar a curiosidade, mas, por serem represas de região montanhosa, elas são muitos fundas, portanto a temperatura próxima à superfície pode ser totalmente diferente da temperatura à 20 ou 30 metros de profundidade.
1 abraço.
Marcos.
Abraço,
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Qua Nov 30, 2005 10:55 pm

Fábio.
Tanto a represa de Igaratá quanto Atibainha (Nazaré Paulista), ficam a aproximadamente 100 km de SP e ambas tem tucunaré. O clima de Nazaré Paulista acredito que seja um pouco mais frio que Igaratá.
Nunca verifiquei a temperatura da água, mas já pesquei em dias de doer a mão ao molhar.
No próximo inverno levarei o termomêtro da banheira da minha filhinha para matar a curiosidade, mas, por serem represas de região montanhosa, elas são muitos fundas, portanto a temperatura próxima à superfície pode ser totalmente diferente da temperatura à 20 ou 30 metros de profundidade.
1 abraço.
Marcos.
Grande Marcos, concordo com as alterações na temperatura d'água em certas faixas de profundidade....
Levando isso em consideração, aqui do "lado" teriamos o capivari e a vossoroca, repressas estas que se enquadrariam nesse quesito...

Soube, não sei de onde, que já tentaram a "façanha" no capivari, porém não tenho maiores informações ou qualquer dado concreto...

Vamos lá pessoal! Manifestem-se!
Abraço,
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Qui Dez 01, 2005 7:39 am

Fábio... o Sr. Amilton, lá do Ribeirão Grande em Agudos do Sul, há alguns anos trouxe alguns juvenis de Tucuna e colocou em um lago reservado, era verão e eles aguentaram... Foi chegando próximo do inverno e ele fechou o pesqueiro nessa época, para fazer umas reformas.
Quando reabriu... eu fui lá imaginando que poderia tentar pescar tucunas... pois já estavam lá há uns 9 meses mais ou menos, quando perguntei por eles ao Sr. Amilton, ele me relatou que no que a água esfriou, em menos de um mês morreram todos os tucunarés do lago.
Aqui no Sul onde temos Tucunaré são nos reservatórios mais ao norte do estado, além do reservatório de Itaipú, regiões estas mais quentes durante o inverno.
Eu acredito, agora é uma opinião pessoal, que numa represa como o Capivari ou Vossoroca, os Tucunas não consigam sobreviver, tem épocas do ano que a temperatura da água atinge temperaturas muito baixas.
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qui Dez 01, 2005 7:46 am

em Carlópolis tem também... e bem na divisa com SP na represa de Xavantes....
Avatar do usuário
Hugo Andre Ravaneda
ANZOL DE OURO
Mensagens: 921
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 3:16 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hugo Andre Ravaneda » Seg Dez 12, 2005 4:51 pm

Aqui na Represa de Capivara tem bastante tucuna... a melhor época pra pescar é a época q o reservatório tá c/ o nível bem baixo... os melhores meses são agosto, setembro e outubro... depois disso a represa já começa a subir e é mais difícil conseguir tirar os tucunas q estão no mato, mas não é impossível, em pontos nas margens próximos a vegetação d pastagens d gado eles podem ser fisgados c/ mais facilidade durante td o verão... a espécie mais abundante é o amarelo, mas tem o azul tbm, q é mais difícil d ser fisgado... a maioria dos tucunas são d pequeno porte, entre 800 g e 2 kg, mas já vi fotos em pesqueiros d tucunas azuis c/ até 6 kg... imagino q os tucunas se adaptaram bem aqui pela temperatura da água ser mais amena, e pela represa apresentar pontos bem fundos, os tucunas podem se proteger lá nas épocas mais frias do ano... o problema maior aqui é a matança, já vi matadores levando 56 tucunas em um único dia d pescaria, não respeitam nem o tamanho... temo pelo futuro da Capivara e os tucunas...
PESCADÔ DE LOBÓ!!!

PROCURA-SE!!!

Uma boa mulher que saiba limpar e cozinhar peixes. Que possa catar minhocas e que seja proprietária de um barco com motor.

Obs: Interessadas enviar fotos do BARCO e do MOTOR.

Abção!!!
Avatar do usuário
Angelo Grander
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 163
Registrado em: Sex Jun 27, 2008 6:59 pm
Cidade:

Mensagem por Angelo Grander » Qua Ago 27, 2008 7:53 pm

no lago d itaipú no oeste paranaense tbm tem tucuna e muito, soh basta estar na época certa, ou seja de nov a maio.
Avatar do usuário
Milton Naruke
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Mar 13, 2009 1:20 pm
Cidade:

Itaipu

Mensagem por Milton Naruke » Qui Mar 19, 2009 5:04 pm

La em Itaipu tem onde alugar barco?
Avatar do usuário
Cleverson Ctzen
ANZOL DE OURO
Mensagens: 817
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 11:11 am
Cidade:

Mensagem por Cleverson Ctzen » Sex Mar 20, 2009 12:25 am

Hugo André escreveu:Aqui na Represa de Capivara tem bastante tucuna... a melhor época pra pescar é a época q o reservatório tá c/ o nível bem baixo... os melhores meses são agosto, setembro e outubro... depois disso a represa já começa a subir e é mais difícil conseguir tirar os tucunas q estão no mato, mas não é impossível, em pontos nas margens próximos a vegetação d pastagens d gado eles podem ser fisgados c/ mais facilidade durante td o verão... a espécie mais abundante é o amarelo, mas tem o azul tbm, q é mais difícil d ser fisgado... a maioria dos tucunas são d pequeno porte, entre 800 g e 2 kg, mas já vi fotos em pesqueiros d tucunas azuis c/ até 6 kg... imagino q os tucunas se adaptaram bem aqui pela temperatura da água ser mais amena, e pela represa apresentar pontos bem fundos, os tucunas podem se proteger lá nas épocas mais frias do ano... o problema maior aqui é a matança, já vi matadores levando 56 tucunas em um único dia d pescaria, não respeitam nem o tamanho... temo pelo futuro da Capivara e os tucunas...
hugo uma pergunta onde vc ja viu tucuna azul na represa de capivara? qua região vc estava pecando? pq na regiao, de alvorado sul, primeiro de maio q eu pesco la a mais de 10 anos e nunca vi... keria saber onde e se possivel fotos, pq todo mundo fala q tem mas eu soh acredito vendo ha hai hihi... como diz silvio santos.. kkk grande abraço
Editado pela última vez por Cleverson Ctzen em Qui Mai 21, 2009 3:51 pm, em um total de 1 vez.
SAKANAZEN FISHING TEAM!
Imagem
Avatar do usuário
Cleverson Ctzen
ANZOL DE OURO
Mensagens: 817
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 11:11 am
Cidade:

Mensagem por Cleverson Ctzen » Sex Mar 20, 2009 12:30 am

ahhh e outra coisa hugo, ja vi tbm pescadores pescando de lambari e camarao matando mtos tucunas eu presenciei uma vez um grupo pegando mais de 100 tucunas mto sem noçao.. se continuar assim nao vai dar, ah e outra coisa fds agora vi uma rede c mais de 300 metros sem brincadeira nao consegui cortar e queimar pq vi um pessoal acampando na beira e como esta c namorada eu nao quiz encrenca fica aqui o meu alerta represa capivara esta ficando terrivel, acredito q mtas outras tbm q eh uma pena.. nao mais
SAKANAZEN FISHING TEAM!
Imagem
Avatar do usuário
José Salles Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 9:42 am
Cidade:

Mensagem por José Salles Neto » Seg Mai 04, 2009 10:36 am

em Carlópolis esta saindo belos explares de tucunarés,tenho feito belas pescaria na represa Xavantes
Avatar do usuário
Cleverson Ctzen
ANZOL DE OURO
Mensagens: 817
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 11:11 am
Cidade:

Mensagem por Cleverson Ctzen » Seg Mai 04, 2009 1:36 pm

ahhh e outra coisa hugo, ja vi tbm pescadores pescando de lambari e camarao matando mtos tucunas eu presenciei uma vez um grupo pegando mais de 100 tucunas mto sem noçao.. se continuar assim nao vai dar, ah e outra coisa fds agora vi uma rede c mais de 300 metros sem brincadeira nao consegui cortar e queimar pq vi um pessoal acampando na beira e como eu estava c a namorada eu nao quiz encrenca ...fica aqui o meu alerta represa capivara esta ficando terrivel, acredito q mtas outras tbm q eh uma pena.. nao mais
SAKANAZEN FISHING TEAM!
Imagem
Avatar do usuário
Cleverson Ctzen
ANZOL DE OURO
Mensagens: 817
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 11:11 am
Cidade:

Mensagem por Cleverson Ctzen » Seg Mai 04, 2009 1:39 pm

José Salles Neto escreveu:em Carlópolis esta saindo belos explares de tucunarés,tenho feito belas pescaria na represa Xavantes
JOse tenho um parentes q moram perto dai, da represa xavantes ou conhecido como xavantão, poste umas fotos dos tucunas dae, e tem pousada? estrutura ou algo parecido pra dar uma pescada de barco por ai? falow abs
SAKANAZEN FISHING TEAM!
Imagem
Avatar do usuário
José Salles Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 9:42 am
Cidade:

Mensagem por José Salles Neto » Seg Set 07, 2009 3:39 pm

bem, aqui ainda naum tem pousadas, mas tem casas mobiliadas nas marges da represa para alugar.
qualquer coisa me mande mp que mando maiores informações
Avatar do usuário
Edegar Kimura
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1508
Registrado em: Ter Mai 13, 2008 11:25 am
Cidade:

Mensagem por Edegar Kimura » Sáb Out 17, 2009 6:51 pm

CLEVERSON CTZEN escreveu:
Hugo André escreveu:Aqui na Represa de Capivara tem bastante tucuna... a melhor época pra pescar é a época q o reservatório tá c/ o nível bem baixo... os melhores meses são agosto, setembro e outubro... depois disso a represa já começa a subir e é mais difícil conseguir tirar os tucunas q estão no mato, mas não é impossível, em pontos nas margens próximos a vegetação d pastagens d gado eles podem ser fisgados c/ mais facilidade durante td o verão... a espécie mais abundante é o amarelo, mas tem o azul tbm, q é mais difícil d ser fisgado... a maioria dos tucunas são d pequeno porte, entre 800 g e 2 kg, mas já vi fotos em pesqueiros d tucunas azuis c/ até 6 kg... imagino q os tucunas se adaptaram bem aqui pela temperatura da água ser mais amena, e pela represa apresentar pontos bem fundos, os tucunas podem se proteger lá nas épocas mais frias do ano... o problema maior aqui é a matança, já vi matadores levando 56 tucunas em um único dia d pescaria, não respeitam nem o tamanho... temo pelo futuro da Capivara e os tucunas...
hugo uma pergunta onde vc ja viu tucuna azul na represa de capivara? qua região vc estava pecando? pq na regiao, de alvorado sul, primeiro de maio q eu pesco la a mais de 10 anos e nunca vi... keria saber onde e se possivel fotos, pq todo mundo fala q tem mas eu soh acredito vendo ha hai hihi... como diz silvio santos.. kkk grande abraço
Aqui na região até onde eu sei, não tem tucuna azul não.
Tem um tipo de tucuna cinza, mas creio que seja uma especie de amarelo. Mas dependendo de onde for talvez tenha azul sim.
abraço
kimura
Avatar do usuário
Angelo Grander
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 163
Registrado em: Sex Jun 27, 2008 6:59 pm
Cidade:

Mensagem por Angelo Grander » Sáb Out 24, 2009 9:47 am

pessoal agora é época quem quiser pescar por aqui em itaipu a região e enorme....
mais informaçoes
http://guiaangelo.blogspot.com/
abraços
Avatar do usuário
Almery de Almeida
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Sáb Set 12, 2009 9:04 pm
Cidade:

aluguel de barco em itaipu

Mensagem por Almery de Almeida » Qui Dez 31, 2009 5:30 pm

Prezado Milton vi num anuncio na revista de pesca que tão pedindo 600 paus por um dia de pesca no lago de itaipu.Ta caro demais.da pra pescar tres dias em epitacio.
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”