Sugestoes para codornas

Aqui o assunto é Gastronomia - O pessoal que aprecia um bom prato, com certeza vai participar deste novo Fórum... Dúvidas, dicas, consultas, comentários... É aqui mesmo ! Vamos lá, participe... E bom apetite...
Pedro Killing
ANZOL DE PRATA

Sugestoes para codornas

Mensagempor Pedro Killing » Seg Ago 26, 2013 10:20 pm

Estou criando algumas codornas na chácara, e fiz um abate de 30 para um prato de 10 pessoas (calculei 3 por pessoa em media, fora acompanhamentos). Como nunca postei nesse fórum, gostaria de saber se algum dos amigos já fez esse tipo de ave e pode sugerir algumas dicas rápidas para preparaçao das mesmas..

Bem resumidamente,
Na última vez, temperei as mesmas inteiras, com bastante alho, pouco de sal, pimenta e sálvia. Fritei até atingir aquela cor bronzeada, e entao em uma panela funda, deglacei as mesmas em vinho tinto, junto com o caldo dos temperos por cerca de 20 minutos, para desmanchar a carne. Achei o final um pouco enjoativo, pois o vinho tnto fica bem marcante para quem nao é acostumado com esse tipo de prato.
A solucao que achei, foi a sugestao de um amigo para trocar por um vinho branco mais suave.

Acho que fica aqui um espaço aberto para novas sugestões.

Obrigado,
Saudações,
Pedro Fleck Killing
Novo Hamburgo - RS

"Eu acredito na prática da pesca esportiva, que resulte na satisfação do pescador, na manutenção e preservação do meio ambiente, assim como na remuneração do capital"
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO

Mensagempor Alex Carvalho » Sex Ago 30, 2013 2:01 pm

Pedro, quem sabe com cerveja e algumas colheres de creme de cebola não fique bom? :D

Experimente fazer numa quantidade menor. Por exemplo, usando umas 5 codornas, acrescente uma latinha de cerveja e, quem sabe, meio pacotinho (ou um) de creme de cebola.

Eu fiz um "frango caipira" dessa forma na panela de pressão por 40 minutos e ficou espetacular.

Os outros condimentos e temperos são os mesmos que você citou no seu uso. Também recomendo o uso de "muito alho" e "pouco sal" como você fez. rsssssss

Espero ter ajudado!

Abração!!! :D
Editado pela última vez por Alex Carvalho em Sáb Ago 31, 2013 7:29 pm, em um total de 1 vez.
**** Alex Carvalho ****
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Apelido: Piska

Mensagempor Alcides Barbosa - Piska » Sex Ago 30, 2013 2:20 pm

Ola Pedro!

Sugestão: Acrescente na tua receita creme de cebola na proporção de 1 pacote para cada 2 kg de codornas, pimenta calabresa,um pouco de molho de mostarda, shoyu, algumas lascas de gengibre e deixar marinar algumas horas. Na hora de cozinhar, acrescentar um pouco mais de shoyu. Tenho utilizado esta receita com sucesso para carnes de aves. Cuidado com o shoyu pois em excesso ele desmancha a carne e ela vai soltar-se do osso. Se quiser incrementar, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar uns 10 minutos. Espero ter ajudado.

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Pedro Killing
ANZOL DE PRATA

Mensagempor Pedro Killing » Dom Set 01, 2013 5:16 pm

Obrigado amigos Alex e Alcides,

Ótimas dicas! Estão anotadas no meu caderno.
Vou fazer uns testes nos próximos dias e espero postar umas fotos para compartilhar em breve!

Abraços e boa semana a todos!
Saudações,

Pedro Fleck Killing

Novo Hamburgo - RS

"Eu acredito na prática da pesca esportiva, que resulte na satisfação do pescador, na manutenção e preservação do meio ambiente, assim como na remuneração do capital"
Guilherme Ferrari
GARATÉIA DE BRONZE

Mensagempor Guilherme Ferrari » Sáb Set 07, 2013 9:06 am

Opa Pedro, olha existem inumeras maneiras de preparar codornas...
Uma das que mais gosto é da seguinte maneira..

Tempero elas com limão(se tiver do cravo melhor ainda), sal, alho e pimenta do reino. Deixo cerca de 10min nesse tempero. Após isso, retire elas do tempero e coloque em uma panela funda com cerveja pilsen(eu coloco 1 lata a cada 3 codornas) e deixo em fogo alto ate secar a cerveja. Assim que secar eu retiro e coloco em uma panela com óleo bem quente, escorre e come de tira gosto....

Outro modo é preparar risoto, cozinho elas inteiras com cenoura,cebola e pimenta em grão....depois desfio e coloco no risoto(lembre de usar o caldo que cozinhou as codornas pra fazer o risoto!!!!)

Pode também desossá-las, rechear e levar ao forno....fazer cozidas com vinho para comer com massa.... enfim, existem N pratos a serem preparados com essas bichinhas...
estar no mato é mais que uma lazer, é um estado de espirito!!
Namíbia 2014...
Davis Tarifa
ANZOL DE OURO
Contato:

Mensagempor Davis Tarifa » Ter Set 01, 2015 4:29 pm

Olá.

Amigo , essas codornas que vc está criando são de qual variedade europeia, americana, japonesa, chinesa ou africana ?

bem , partindo das duas opções mais comuns no Brasil , Japonesa e Européia , segue minha sugestão de tempero para grelhar-las .

Codorna japonesa (Coturnix Coturnix japonica)

Para cada 1 kg de codorna ( de 5 à 8 codornas )

4 dentes de alho amassados

2 pitadas de pimenta do reino branca moída

2 pitadas de noz moscada

1 colher das de sopa de mostarda

1 colher de sobremesa rasa de sal

suco de duas laranjas

misture tudo , esfregue delicadamente na carne , massageando e deixe marinar por no minimo duas horas sob refrigeração , retire da geladeira uma hora antes de grelhar .

enquanto grelhar , vá pincelando com o suco da marinada para manter a umidade e agregar sabor , pode corrigir o sal no momento de grelhar se for o caso.

Codorna europeia (Coturnix coturnix coturnix)

Para cada 1 kg de codorna ( de 2 à 3 codornas )

1 colher de sopa rasa de sal

3 dentes de alho amassados

1/2 cebola roxa

1 colher das de sopa de raspas de limão siciliano

1 colher de sobremesa de ajinomoto

1 colher de sopa rasa de páprica doce ou defumada

1 pitada de pimenta do reino

1 pitada de noz moscada

1 folha de louro

1/2 lata de cerveja

suco de 2 laranjas ( pode aproveitar o suco do limão siciliano também , mas o aroma das raspas é indispensável à marinada )

Bata todos os temperos no liquidificador , deixe as aves marinando por no minimo 12 horas , vire-as dentro da marinada a cada 3 horas , use uma tigela grande , se não tiver tampa , use plastifilm ou faça a marinada dentro de um saco plástico grosso, mantenha sob refrigeração , retire da geladeira uma hora antes de grelhar . .

Em ambas as receitas , um levíssimo toque de sálvia , alecrim , tomilho , orégano ou até mesmo salsa e cebolinha são interessantes ... Desde que não se tornem hiper evidentes na hora de saborear.

Imagem

Imagem
Respeitar a natureza e os animais é a forma mais pura ,nobre e significativa de exercer nossa capacidade de raciocinar .
Auro
ANZOL DE OURO

Mensagempor Auro » Qua Set 09, 2015 9:26 pm

http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourm ... -curitiba/

Pedro preparamos codorna algumas vezes ao ano no clube de pesca.
A quantidade é maior do que a sua, geralmente preparamos 1000 delas a cada jantar.
Mas algumas dicas acho que podem ser utilizadas.

Prepare o seu tempero, recheie as codornas com ervas e um pedaço de bacon. O bacon vai dar oleosidade a carne, deixando ela menos seca.
No tempero experimente diminuir a quantidade de alho e acrescente cebola ralada.
Se possível deixe marinando em um tempero com vinho tinto, água, cebola ralada, alho, sal, pimenta e outras ervas que vc desejar.
Esta marinada é muito importante pois ela é quem vai dar o sabor a codorna.

Após deixar marinando a codorna, retire elas e frite cuidadosamente. lembre-se que vai espirrar óleo pois elas ficaram imersas antes.

Após fritar, para deglaçar use o líquido da marinada.
Ele terá paladar de vinho mais suave e vai concentrar todo o sabor das ervas.
O uso de vinho tinto ou branco puro vai fazer com que o sabor fique muito concentrado.

Imagem

Voltar para “- COMES E BEBES - COM A FACA E O GARFO NA MÃO -”