COMO SEGURAR O PEIXE SEM CAUSAR MUITOS DANOS

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

COMO SEGURAR O PEIXE SEM CAUSAR MUITOS DANOS

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Nov 17, 2004 7:27 pm

Tenho visto algumas fotos - principalmente de peixes de maior porte e as pessoas teimam em enviar as mãos na "garganta" do peixe - não segurando pela boca, ou mesmo pelo boga. E isso sempre me causa uma coisa ruim, como se alguem estivesse me sufocando... Eu acho de extremo mal gosto fotografias assim... mas queria saber, em quais casos é possivel se segurar um peixe desta forma sem causar danos a sua saúde.

Peguei algumas que coloco como exemplo - nada contra nenhum dos pescadores, apenas como exemplo... entendam.

http://www.fishpoint.com.br/novo/cadast ... astman.com

http://www.fishpoint.com.br/novo/cadast ... bol.com.br
Editado pela última vez por Alexandre Estanislau (Zeca) em Qui Nov 18, 2004 9:56 am, em um total de 1 vez.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Nov 17, 2004 7:58 pm

Eu particularmente uso o boga grip ... muitas vezes uso boga ateh em robalos ..rs.. mas geralmente nao...

eu nao sei.. mas muitas vezes vejo fotos como essas onde o pescador segura o peixe por aquela regiao.. mas acredito q ateh pelo tamanho do surubim, a mao do pescador nao encosta diretamente na guelra.. a dos tucunares tenho la minhas duvidas...

Mas acho q nao existe uma forma tao segura ao peixe como se pegar ele pelo beico (desde q o mesmo permita)..
Avatar do usuário
Zé Bernardes
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 465
Registrado em: Sex Set 24, 2004 2:10 am
Cidade:

Segurando o peixe...

Mensagem por Zé Bernardes » Qui Nov 18, 2004 1:42 am

Zeca, normalmente pelo pré-opérculo mas tomando muito cuidado para não tocar nas guelras. Mas claro que se for possível o uso de um alicate tipo boga, muito melhor. Digo tipo boga porque dependendo do tamanho/peso do peixe, se usares um daqueles normais a tendência é de apertarmos muito podendo danificar seriamente a cartilagem da boca do peixe. Tocar o mínimo no corpo, de preferência não tocar. Isso evita a retirada do muco natural que protege o corpo do peixe conta fungos. Se tocar, molhar as mãos antes o que minimiza o atrito da mão com a pele do peixe. Basses, jacundás, tucunarés pequenos, pegar pela boca com a mão. Por incível que pareça o uso de um bicheiro por muitas vezes é menos traumático que o uso de alicates. Basta usar o bom senso e cravar o bicheiro de dento da boca para fora e na cartilagem fina do maxilar do bruto.
Mais ou menos isso aí...
Abraços.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Nov 18, 2004 8:48 am

Procuro sempre segurar pela boca, com os dedos, se não for possível, um boga. Se o peixe for grande, uma ajuda com a mão por baixo da barriga. Não mais que isso ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Qui Nov 18, 2004 8:58 am

Ola Zeca.

Olha para peixes de couro eu geralmente coloco no colo sobre uma toalha molhada para minimizar ao maximo o stress do peixe. Sempre evito pegar pelo operculo pois o risco de entrar em contato com as guelrras é grande.
No caso dos tucunares. E de outros peixes de bocas articuladas como os robalos e os bass. Pego pela boca ou faço uso de alicates proprios para o manuzeio. Aliado a isso ainda tenho procedimentos de conduta como: não estar fumando, comendo ou bebendo no momento do manuzeio do peixe.
E ficar o enos tempo possivel com o peixe fora da agua.
Muita gente critica o uso de bicheiros para se amnuzear os peixes. Mas claro que nunca usaria o bicheiro de qualquer maneira. Nos EUA na Florida. Os guias utilizam bicheiros de cabo curto para manuzear os grandes tarpons. Usado de forma correta ele causa muito menos danos que se por exemplo posarmos com o peixe pelos operculos.

Não estou criticando os irmãos pescadores de forma nenhuma pois cada um age de um jeito. Mas vamos nos conscientizar de que o pixe como qualquer forma de vida tem sensibilidade e vontade de viver.

Um abraço
Avatar do usuário
Mauro Novalo
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2280
Registrado em: Sex Set 17, 2004 8:53 am
Cidade:

Mensagem por Mauro Novalo » Qui Nov 18, 2004 1:11 pm

Amigos
Vamos por partes
Peixe pequeno é tranquilo e dá para segurar o mesmo pela boca.. se não tiver dentes.. aí um alicate trava e segura o bicho..
Peixe grande já é complicado.. em cima de um barco mais complicado ainda.. em alto mar mais ainda.. e assim vai... explico.. primeiro tem de saber antecipadamente o que vai fazer.. pois qualquer descuido pode ser fatal... para o pescador e para o peixe. Um peixe de couro entao.. se entrar um dos ferrões.. já era.. e em local distante complica a ajuda e estraga a pescaria.
Assim o certo é já estar preparado para tal e com o material ajeitado para foto. Não ter vergonha de pedir ajuda de outra pessoa para por o peixe no colo - caso uma grande piraiba ou jau - e assim o peixe vai estar mais tranquilo para a foto. Levantar o peixe pelos ferrões, só se não estiver com rio agitado.. pois o risco de virar um bote é grande..rs e em alto mar, mais cuidado ainda, pois as ondas não são faceis.. assim é melhor ter um bom boga.. e se for grande um bicheiro.. não tem jeito. A segurança do pescador em primeiro lugar.. e sempre com bom senso dá para fotografar e liberar o peixe sossegado... sem risco a ambos.

até
abraço

Mauro
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”