diga NÃO a pesca SUB

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
Avatar do usuário
João Pedro Vilela
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 363
Registrado em: Qua Ago 11, 2010 4:43 pm
Cidade:

diga NÃO a pesca SUB

Mensagem por João Pedro Vilela » Qua Ago 25, 2010 5:28 pm

acho que esses pescadores tem algum membro em passos-mg, porque no filme mostra o telefone deles, se alguem quiser dar algum sermao neles o fone é*********
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Ago 25, 2010 5:42 pm

rapaz.. vc tem 3 posts.. e já chega divulgando o teléfono do cabra ?!?! rs

cara.. vc não faz idéia da discussão q esses lances de pesca sub x esportiva dão kkkkkkkkkk
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Ago 25, 2010 5:50 pm

Olá João

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Pelas regras da Caterva, solicitamos que :

- Cada usuário utilize como Nome de Registro, seu nome próprio (Nome e Sobrenome) e evite a utilização de apelidos ou nick names. Se acaso você se Registrou de forma diferente, informe seu nome e sobrenome para que eu possa fazer as modificações exigidas.

- O Avatar deve mostrar a foto da face do pescador. Se você tiver problemas para postar o Avatar, envie a foto no tamanho original para o e-mail do administrador da Caterva, nelsonmaciel@uol.com.br , que serão providenciada os ajustes e a colocação da foto.

- Por favor, informe a sua localização, cidade e estado.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ederval Redondo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 991
Registrado em: Qua Abr 22, 2009 11:37 am
Cidade:

Mensagem por Ederval Redondo » Qua Ago 25, 2010 6:09 pm

Ola amigo tbm sou contra !! mas no nosso País "das Maravilhas "a LEI permite !!


Imagem

Aqui esta uma carteirinha que eu simulei no site do Gov

http://www.mpa.gov.br/#destaques/formul ... enca-pesca


Fazer oque???????????????
><((((°> Deus, Família e Pescaria <°))))><
Avatar do usuário
Eduardo Sone
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6486
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 2:17 pm
Cidade: Brasilia
Estado: DF

Mensagem por Eduardo Sone » Qua Ago 25, 2010 7:00 pm

NÃO! :D
Avatar do usuário
Felipe Teixeira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 668
Registrado em: Seg Set 01, 2008 11:28 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Teixeira » Qua Ago 25, 2010 7:09 pm

Não e ponto. :o
/ct0 Pesque & Solte SEMPRE !!
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Qua Ago 25, 2010 9:19 pm

Na minha opinião, o radicalismo não vinga.
No início eu achava que a pesca sub era devassidão total, uma falta de vergonha, uma covardia medonha. Depois de ver alguns posts, relatos ou ve-los pescando pessoalmente, alguns até membros do caterva, fiquei pensando: Quantos lobos existem aqui, vestidos em pele de cordeiro, que se dizem pescadores esportivos mas nunca postaram fotos devolvendo os peixes para a água (quer sejam pescadores sub [esses nem se quisessem devolver] ou de bait).
Existem relatos no fórum de pescadores de curimba em Três Marias. Pelo que eu sei, esses nunca soltam nenhum peixe, matam todos.
Sabemos de pescadores aqui do fórum que participam (até organizam) de torneios, aqui em Três Marias mesmo, mas matam todos os peixes quando não estão organizando esses eventos, ou seja, estão em suas pescarias particulares.
Não estou defendendo ninguém, tampouco acusando outros, mas acho que, se todos respeitassem a natureza, adotando a cota zero no transporte de peixes, utilizando apenas uns exemplares de médio porte para consumo, ali mesmo nas barrancas do rio e soltando os demais, já teriamos um grande avanço nessa questão de preservação.
Infelizmente, a maioria dos "pescadores esportivos" matam tudo, principalmente na represa de Três Marias, onde o tucunaré é "praga" e nunca vai acabar, como ouvi de pescador "esportivo" aqui do fórum, há pouquíssimo tempo, num evento recente.
Tal pescador relatou que matou, em um único dia, 78 tucunarés em 3M, todos doados a um pescador profissional.
Causa nobre, duvído! Ignorância, com certeza não!
O que será então??????????

Obrigado
Desculpem-me pela ignorância
Abraços
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
Luciano Barreto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1576
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Barreto » Qua Ago 25, 2010 9:31 pm

Ahh parceiro, eh uma mer...da realmente a pesca sub, mas temos muitas outras coisas que danificam bem mais o meio ambiente que se preocupar com a sub. A sub ainda pega bem poucos peixes em relação, ao arrasto, tarrafa, cerco. Além q o arrasto ferra com o fundo do rio!
Avatar do usuário
Marcelo Moreno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 188
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 6:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marcelo Moreno » Qua Ago 25, 2010 9:56 pm

Caracas, sei que não tem muita relaçao com o assunto, mas essa semana que chorei.
Ouvi falar que um outro pescador tinha pescado e matado mais de 200 tucunarés no rio Tiete ! Triste demais !!
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Qua Ago 25, 2010 10:08 pm

Quando ouço falar que o tucunaré não irá acabar na represa de Três Marias, fico imaginando se não existem bilhões deles, já grandes, nas profindezas do lago, só esperando matarmos 100 em uma pescaria para que os outros ocupem seus lugares.
Será que eles são produzidos em série, como Fiat Uno, todos já do mesmo tamanho e idade?
Pelo que eu aprendi na escola da vida, essa conta se chama subtração, ou seja, quanto mais se tira, menos resta.
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Qua Ago 25, 2010 10:10 pm

Agnaldo Nélio escreveu:Na minha opinião, o radicalismo não vinga.
No início eu achava que a pesca sub era devassidão total, uma falta de vergonha, uma covardia medonha. Depois de ver alguns posts, relatos ou ve-los pescando pessoalmente, alguns até membros do caterva, fiquei pensando: Quantos lobos existem aqui, vestidos em pele de cordeiro, que se dizem pescadores esportivos mas nunca postaram fotos devolvendo os peixes para a água (quer sejam pescadores sub [esses nem se quisessem devolver] ou de bait).
Existem relatos no fórum de pescadores de curimba em Três Marias. Pelo que eu sei, esses nunca soltam nenhum peixe, matam todos.
Sabemos de pescadores aqui do fórum que participam (até organizam) de torneios, aqui em Três Marias mesmo, mas matam todos os peixes quando não estão organizando esses eventos, ou seja, estão em suas pescarias particulares.
Não estou defendendo ninguém, tampouco acusando outros, mas acho que, se todos respeitassem a natureza, adotando a cota zero no transporte de peixes, utilizando apenas uns exemplares de médio porte para consumo, ali mesmo nas barrancas do rio e soltando os demais, já teriamos um grande avanço nessa questão de preservação.
Infelizmente, a maioria dos "pescadores esportivos" matam tudo, principalmente na represa de Três Marias, onde o tucunaré é "praga" e nunca vai acabar, como ouvi de pescador "esportivo" aqui do fórum, há pouquíssimo tempo, num evento recente.
Tal pescador relatou que matou, em um único dia, 78 tucunarés em 3M, todos doados a um pescador profissional.
Causa nobre, duvído! Ignorância, com certeza não!
O que será então??????????

Obrigado
Desculpem-me pela ignorância
Abraços

concordooo
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Fonsecada

Mensagem por Fonsecada » Qui Ago 26, 2010 12:58 am

Pesca sub, só se for mergulhar com o equipo na mão e deixar a isca afundar para ver o peixe atacar e brigar bem pertinho, ir seguindo o bicho nadando, deve ser muito bacana, e ainda soltar o bicho lá mesmo e o acompanhar indo embora.
Mas arpoar não é pesca, é caça, onde se mata o animal. Há muito poucos caçadores que matam somente para apreciar um exemplar devidamente escolhido. Aqui na minha região mesmo, as pessoas calculam quantos quilos de peixe precisam levar para casa para compensar o preço do material que compram. Tenho VERGONHA disso.
Abraços.
Avatar do usuário
Antonio Gomes Totó
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2476
Registrado em: Qui Abr 30, 2009 9:00 am
Apelido: TOTÓ
Cidade:

Mensagem por Antonio Gomes Totó » Qui Ago 26, 2010 8:32 am

voce é contra, então não pratique.
Antonio Gomes - Totó
Avatar do usuário
Roberto Casagrande
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2089
Registrado em: Ter Set 16, 2008 10:00 am
Cidade:

Mensagem por Roberto Casagrande » Qui Ago 26, 2010 10:20 am

Caue Costa Hueso escreveu:
Agnaldo Nélio escreveu:Na minha opinião, o radicalismo não vinga.
No início eu achava que a pesca sub era devassidão total, uma falta de vergonha, uma covardia medonha. Depois de ver alguns posts, relatos ou ve-los pescando pessoalmente, alguns até membros do caterva, fiquei pensando: Quantos lobos existem aqui, vestidos em pele de cordeiro, que se dizem pescadores esportivos mas nunca postaram fotos devolvendo os peixes para a água (quer sejam pescadores sub [esses nem se quisessem devolver] ou de bait).
Existem relatos no fórum de pescadores de curimba em Três Marias. Pelo que eu sei, esses nunca soltam nenhum peixe, matam todos.
Sabemos de pescadores aqui do fórum que participam (até organizam) de torneios, aqui em Três Marias mesmo, mas matam todos os peixes quando não estão organizando esses eventos, ou seja, estão em suas pescarias particulares.
Não estou defendendo ninguém, tampouco acusando outros, mas acho que, se todos respeitassem a natureza, adotando a cota zero no transporte de peixes, utilizando apenas uns exemplares de médio porte para consumo, ali mesmo nas barrancas do rio e soltando os demais, já teriamos um grande avanço nessa questão de preservação.
Infelizmente, a maioria dos "pescadores esportivos" matam tudo, principalmente na represa de Três Marias, onde o tucunaré é "praga" e nunca vai acabar, como ouvi de pescador "esportivo" aqui do fórum, há pouquíssimo tempo, num evento recente.
Tal pescador relatou que matou, em um único dia, 78 tucunarés em 3M, todos doados a um pescador profissional.
Causa nobre, duvído! Ignorância, com certeza não!
O que será então??????????

Obrigado
Desculpem-me pela ignorância
Abraços

concordooo

Não estou defendendo ninguém, tampouco acusando outros, mas acho que, se todos respeitassem a natureza, adotando a cota zero no transporte de peixes, utilizando apenas uns exemplares de médio porte para consumo, ali mesmo nas barrancas do rio e soltando os demais, já teriamos um grande avanço nessa questão de preservação.


Esta tambem é minha opinião.
Avatar do usuário
Daniel Yoshida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1368
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 7:27 am
Cidade:

Mensagem por Daniel Yoshida » Qui Ago 26, 2010 10:45 am

Agnaldo Nélio escreveu:Na minha opinião, o radicalismo não vinga.
No início eu achava que a pesca sub era devassidão total, uma falta de vergonha, uma covardia medonha. Depois de ver alguns posts, relatos ou ve-los pescando pessoalmente, alguns até membros do caterva, fiquei pensando: Quantos lobos existem aqui, vestidos em pele de cordeiro, que se dizem pescadores esportivos mas nunca postaram fotos devolvendo os peixes para a água (quer sejam pescadores sub [esses nem se quisessem devolver] ou de bait).
Existem relatos no fórum de pescadores de curimba em Três Marias. Pelo que eu sei, esses nunca soltam nenhum peixe, matam todos.
Sabemos de pescadores aqui do fórum que participam (até organizam) de torneios, aqui em Três Marias mesmo, mas matam todos os peixes quando não estão organizando esses eventos, ou seja, estão em suas pescarias particulares.
Não estou defendendo ninguém, tampouco acusando outros, mas acho que, se todos respeitassem a natureza, adotando a cota zero no transporte de peixes, utilizando apenas uns exemplares de médio porte para consumo, ali mesmo nas barrancas do rio e soltando os demais, já teriamos um grande avanço nessa questão de preservação.
Infelizmente, a maioria dos "pescadores esportivos" matam tudo, principalmente na represa de Três Marias, onde o tucunaré é "praga" e nunca vai acabar, como ouvi de pescador "esportivo" aqui do fórum, há pouquíssimo tempo, num evento recente.
Tal pescador relatou que matou, em um único dia, 78 tucunarés em 3M, todos doados a um pescador profissional.
Causa nobre, duvído! Ignorância, com certeza não!
O que será então??????????

Obrigado
Desculpem-me pela ignorância
Abraços
apoiado
Imagem
Avatar do usuário
Jonas Sarmento Vieira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 937
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 7:06 pm
Cidade:

Mensagem por Jonas Sarmento Vieira » Qui Ago 26, 2010 10:45 am

Eu penso o seguinte,

Nós da pesca esportiva defendemos o nosso esporte e eles também defendem o deles. Assim como tem pescadores matadores de peixe tambem tem o bom mergulhador conciente, oque eu não concordo com ambas as partes é a hipocresia, matadores de peixe que se dizem esportivos e mergulhadores que usam cilindro de ar.
E tenho dito.

Abraço...
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Qui Ago 26, 2010 4:02 pm

Eu sou um pescador esportivo e não gosto de matar nem uma m**** de baiacuzinho que eu pesco nas pedras , mais essa é a minha opinião , se o cara quer praticar caça submarina é problema dele , o que pra nós pescadores esportivos é uma coisa horrível para os que praticam a caça submaria pode ser uma coisa comum , lembrando que tem muito pescador que se diz "esportivo" e não sai da pescaria sem levar pelo menos um peixinho pra casa.
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Ago 26, 2010 5:06 pm

Muito bem, vamos entrar na discussão... que é boa.

Cada um pode ter a opinião que quiser, no entanto, vamos colocar alguns fatos:

1. O que significa pescar esportivamente?
Muitos vão dizer que pescar esportivamente é pescar e soltar. Correto?

2. Eu posso praticar pesca esportiva com uma tarrafa ou mesmo uma rede?
Todos vão dizer que não.

Então vamos lá... primeiro vamos a uma definição do que seja esporte.
Desporto ou esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por um confederação regente e competitividade entre opostos. Algumas modalidades esportivas se praticam mediante veículos ou outras máquinas que não requerem realizar esforço, em cujo caso é mais importante a destreza e a concentração do que o exercício físico. Idealmente o esporte diverte e entretem, e constitui uma forma metódica e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano.As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário.
Por esta descrição, soltar o peixe não define a pesca esportiva. Isso foi uma imagem criada pela mídia.

No meu entender, PESCA ESPORTIVA é o ato de pescar sem que o objetivo fim da pescaria seja a captura e o abate de peixes. Ou seja, pescaria pela pescaria... E neste caso se assemelha ao esporte, onde precisa de certo condicionamento físico, treinamento técnico, conhecimento... etc.

Então, espero que a gente concorde que pesca esportiva NAO É PESCAR E SOLTAR...

E passando para a segunda pergunta...

Se ficou ainda alguma questão quanto a pesca esportiva estar diretamente ligada ao pescar e soltar - vamos pensar no caso da pesca com tarrafa e redes.
Se eu colocar uma REDE ali no rio e aguardar um pouco, vou lá seleciono 2 peixes que vou comer no almoço e solto o restante. O que me difere esta prática da pesca esportiva? Afinal, na pesca esportiva vez ou outra a gente abate um peixe para consumo próprio, salvo os xiitas. Mas sim, isso é comum. E o fato de eu estar usando uma rede eu ainda posso praticar uma pescaria consciente. E o mesmo acontece com a tarrafa, onde eu posso pegar somente o que quero e soltar o restante. Mas se a gente comparar com a descrição que dei acima... onde o objetivo não é necessariamente o abate e a pesca é pelo prazer de pescar - esta prática perde um pouco o sentido... mas nem tanto, pois existe sim uma certa técnica para arremessar uma tarrafa e um conhecimento do local de onde colocar uma rede. No entanto é um equipamento pouco seletivo, que o diferencia de um equipamento especializado que usamos na maioria das vezes.

Então agora podemos concordar de que pesca esportiva não é pescar e soltar e que uma rede ou tarrafa, sendo bem usada, com consciência pode sim se praticar o pesque e solte e pode tranquilamente ser chamado de equipamento não predatório.

Bom, agora vamos ao ponto que deu início a este tópico. A pesca SUB.

1. Todos os pescadores esportivos criticam a pesca sub porque ela não da chance ao peixe e nela não existe o pesque e solte. CERTO?

Bom, vamos lá... Tanto para a pesca AMADORA como para a PESCA SUB existem regras e leis. Correto? Todos concordam comigo? Espero que sim...

Bem, estas leis são bem claras... e vou considerar que todos estejam seguindo as leis vigentes no Brasil. Aqueles que estão agindo fora das leis são contraventores e a eles pesa a fiscalização, que não faz parte da conversa aqui.

Então vamos lá, imagina como é a pesca sub. Alguém aqui já mergulhou na vida? Eu sim, mas somente para mergulho contemplativo - ou seja, para ver, observar... Mergulhando como mergulhador autônomo, ou seja, com cilindro - que é proibido na pesca-sub - é muito dificil que vc fique próximo de um peixe... a não ser alguns que costumam se aproximar do pescador, que é o caso dos cerranídeos como o mero, que são protegidos no Brasil.

Eu não pratico pesca sub, já pensei assim como vcs, queria matar estes caras... mas procuro ouvir a tudo e a todos e dar os devidos créditos a quem me der a melhor justificativa. E conversando com o campeão mundial de pesca sub-aquatica em Brasilia (ele estava na reunião no ministério) ele me convenceu de que o esporte é sim muito ligado com a preservação. E que, assim como uma faca pode fazer um jantar maravilhoso, pode matar alguém quando é mal utilizada - e é o mesmo ao usar uma rede ou tarrafa.

Da mesma maneira que a pesca sub feita dentro das regras do esporte, ela pode ser muito menos prejudicial do que se imagina, as vezes até menos que a pesca amadora. Você está "puxando a sardinha" pro prato da pesca esportiva no momento que considera a decisão de matar ou deixar viver o peixe depois da captura. O mergulhador sub faz isto ao estar lá embaixo e colocar em seu campo de visão o peixe e escolher que este não, e aquele sim - se considerar que ao colocar o peixe no campo de visão e com possibilidade de abate, podemos dizer que ele capturou o peixe, no entanto não apertou o gatilho. Pois ele mergulhou, teve técnica suficiente para estar ali, encontrar o peixe, se posicionou corretamente para que o peixe ficasse em condições de receber o arpão e escolheu não atirar - por N motivos - não matou o exemplar - eu não vejo NENHUMA diferença entre este cara e um pescador esportivo que abate um peixe para consumo imediato.

No entanto, COMO NA PESCA, existem os bons e os péssimos exemplos - existem pescadores que vão para 3 Marias aqui e retornam pra BH com 300 kg de peixe - assim como tem mergulhadores que chegam em um lugar e detonam tudo - pegando tudo o que podem. Neste caso o problema não é da pesca sub, este cara estaria jogando uma bomba, passando rede, tarrafa ou qualquer outra coisa. O que falta pra este cara é a educação e a consciência ambiental... E assim como até na igreja existem pessoas como estas... então, classificar um esporte inteiro só porque VC ACHA que ele pensa diferente de vc... é puro preconceito e com preconceito e extremismo a gente não chega a lugar nenhum.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Ago 26, 2010 5:09 pm

Jonas Sarmento Vieira escreveu:Eu penso o seguinte,

Nós da pesca esportiva defendemos o nosso esporte e eles também defendem o deles. Assim como tem pescadores matadores de peixe tambem tem o bom mergulhador conciente, oque eu não concordo com ambas as partes é a hipocresia, matadores de peixe que se dizem esportivos e mergulhadores que usam cilindro de ar.
E tenho dito.

Abraço...
Ei ei ei ei... calma lá, mergulhadores que usam cilindro de ar é permitido. O que não é permitido é praticar a pesca-sub com cilindro de ar...

Eu sou mergulhador e uso cilindro de ar, mas não pratico pesca-sub ... ok.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Qui Ago 26, 2010 6:01 pm

Caça-submarina.
Só é permitido em apinéia.
Com cilindro de ar é estritamente proibido.
Sou mergulhador de cilindro de ar também.
E nunca peguei nem uma concha
no fundo do mar usando o equipamento.
Avatar do usuário
Kleber J. Barbosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Jan 07, 2010 6:42 pm
Cidade:

Mensagem por Kleber J. Barbosa » Qui Ago 26, 2010 11:16 pm

zeca escreveu:Muito bem, vamos entrar na discussão... que é boa.

Cada um pode ter a opinião que quiser, no entanto, vamos colocar alguns fatos:

1. O que significa pescar esportivamente?
Muitos vão dizer que pescar esportivamente é pescar e soltar. Correto?

2. Eu posso praticar pesca esportiva com uma tarrafa ou mesmo uma rede?
Todos vão dizer que não.

Então vamos lá... primeiro vamos a uma definição do que seja esporte.
Desporto ou esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por um confederação regente e competitividade entre opostos. Algumas modalidades esportivas se praticam mediante veículos ou outras máquinas que não requerem realizar esforço, em cujo caso é mais importante a destreza e a concentração do que o exercício físico. Idealmente o esporte diverte e entretem, e constitui uma forma metódica e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano.As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário.
Por esta descrição, soltar o peixe não define a pesca esportiva. Isso foi uma imagem criada pela mídia.

No meu entender, PESCA ESPORTIVA é o ato de pescar sem que o objetivo fim da pescaria seja a captura e o abate de peixes. Ou seja, pescaria pela pescaria... E neste caso se assemelha ao esporte, onde precisa de certo condicionamento físico, treinamento técnico, conhecimento... etc.

Então, espero que a gente concorde que pesca esportiva NAO É PESCAR E SOLTAR...

E passando para a segunda pergunta...

Se ficou ainda alguma questão quanto a pesca esportiva estar diretamente ligada ao pescar e soltar - vamos pensar no caso da pesca com tarrafa e redes.
Se eu colocar uma REDE ali no rio e aguardar um pouco, vou lá seleciono 2 peixes que vou comer no almoço e solto o restante. O que me difere esta prática da pesca esportiva? Afinal, na pesca esportiva vez ou outra a gente abate um peixe para consumo próprio, salvo os xiitas. Mas sim, isso é comum. E o fato de eu estar usando uma rede eu ainda posso praticar uma pescaria consciente. E o mesmo acontece com a tarrafa, onde eu posso pegar somente o que quero e soltar o restante. Mas se a gente comparar com a descrição que dei acima... onde o objetivo não é necessariamente o abate e a pesca é pelo prazer de pescar - esta prática perde um pouco o sentido... mas nem tanto, pois existe sim uma certa técnica para arremessar uma tarrafa e um conhecimento do local de onde colocar uma rede. No entanto é um equipamento pouco seletivo, que o diferencia de um equipamento especializado que usamos na maioria das vezes.

Então agora podemos concordar de que pesca esportiva não é pescar e soltar e que uma rede ou tarrafa, sendo bem usada, com consciência pode sim se praticar o pesque e solte e pode tranquilamente ser chamado de equipamento não predatório.

Bom, agora vamos ao ponto que deu início a este tópico. A pesca SUB.

1. Todos os pescadores esportivos criticam a pesca sub porque ela não da chance ao peixe e nela não existe o pesque e solte. CERTO?

Bom, vamos lá... Tanto para a pesca AMADORA como para a PESCA SUB existem regras e leis. Correto? Todos concordam comigo? Espero que sim...

Bem, estas leis são bem claras... e vou considerar que todos estejam seguindo as leis vigentes no Brasil. Aqueles que estão agindo fora das leis são contraventores e a eles pesa a fiscalização, que não faz parte da conversa aqui.

Então vamos lá, imagina como é a pesca sub. Alguém aqui já mergulhou na vida? Eu sim, mas somente para mergulho contemplativo - ou seja, para ver, observar... Mergulhando como mergulhador autônomo, ou seja, com cilindro - que é proibido na pesca-sub - é muito dificil que vc fique próximo de um peixe... a não ser alguns que costumam se aproximar do pescador, que é o caso dos cerranídeos como o mero, que são protegidos no Brasil.

Eu não pratico pesca sub, já pensei assim como vcs, queria matar estes caras... mas procuro ouvir a tudo e a todos e dar os devidos créditos a quem me der a melhor justificativa. E conversando com o campeão mundial de pesca sub-aquatica em Brasilia (ele estava na reunião no ministério) ele me convenceu de que o esporte é sim muito ligado com a preservação. E que, assim como uma faca pode fazer um jantar maravilhoso, pode matar alguém quando é mal utilizada - e é o mesmo ao usar uma rede ou tarrafa.

Da mesma maneira que a pesca sub feita dentro das regras do esporte, ela pode ser muito menos prejudicial do que se imagina, as vezes até menos que a pesca amadora. Você está "puxando a sardinha" pro prato da pesca esportiva no momento que considera a decisão de matar ou deixar viver o peixe depois da captura. O mergulhador sub faz isto ao estar lá embaixo e colocar em seu campo de visão o peixe e escolher que este não, e aquele sim - se considerar que ao colocar o peixe no campo de visão e com possibilidade de abate, podemos dizer que ele capturou o peixe, no entanto não apertou o gatilho. Pois ele mergulhou, teve técnica suficiente para estar ali, encontrar o peixe, se posicionou corretamente para que o peixe ficasse em condições de receber o arpão e escolheu não atirar - por N motivos - não matou o exemplar - eu não vejo NENHUMA diferença entre este cara e um pescador esportivo que abate um peixe para consumo imediato.

No entanto, COMO NA PESCA, existem os bons e os péssimos exemplos - existem pescadores que vão para 3 Marias aqui e retornam pra BH com 300 kg de peixe - assim como tem mergulhadores que chegam em um lugar e detonam tudo - pegando tudo o que podem. Neste caso o problema não é da pesca sub, este cara estaria jogando uma bomba, passando rede, tarrafa ou qualquer outra coisa. O que falta pra este cara é a educação e a consciência ambiental... E assim como até na igreja existem pessoas como estas... então, classificar um esporte inteiro só porque VC ACHA que ele pensa diferente de vc... é puro preconceito e com preconceito e extremismo a gente não chega a lugar nenhum.
Zeca, parabens....
radicalismos não levam a nada.
Fernando Gomes

Mensagem por Fernando Gomes » Sex Ago 27, 2010 2:25 pm

[quote="zeca"]Muito bem, vamos entrar na discussão... que é boa.

Cada um pode ter a opinião que quiser, no entanto, vamos colocar alguns fatos:

1. O que significa pescar esportivamente?
Muitos vão dizer que pescar esportivamente é pescar e soltar. Correto?

2. Eu posso praticar pesca esportiva com uma tarrafa ou mesmo uma rede?
Todos vão dizer que não.

Então vamos lá... primeiro vamos a uma definição do que seja esporte.

[quote]Desporto ou esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver.... ... ...... ... ...... ....

Parabens Zeca! Muito exclarecedor o teu comentário. É isso o que precisamos, dialogar com argumentos convincentes, e não atirando para todos os lados. Há pessoas sérias e muito responsáveis em outras modalidades também.

Abraços!
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”