Polêmica 1 - Rattling...

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Polêmica 1 - Rattling...

Mensagem por Beto Akamine » Sex Out 14, 2005 4:17 pm

Boa tarde amigos!

O Canali estava comentando que os tópicos careciam de discussões mais detalhadas sobre a pesca em si. Como forma de tentar promover uma discussão saudável, fazendo com que toda a experiência e talento dos caterveiros se sobressaiam, resolvi trazer algumas polêmicas que cercam esse nosso maravilhoso esporte.

Abaixo dos questionamento vou colocar a minha opinião pessoal (de forma bem resumida), até como forma de provocar maiores discussões. Por favor, fiquem a vontade para discordar do que falo, ok?!

O primeiro deles: rattlin´, rattling ou *chocalho*.

1) O rattling é atrativo para os peixes? Sempre? Há situações em que o rattling não funciona, ou pior, provoca resultados negativos?
R: Em poucas palavras, eu diria que o rattling é muito bom quando o peixe está ativo, pois parece incitar ainda mais o seu instinto predatório. Mas em algumas situações eu prefiro iscas sem rattling, principalmente as tipo zara em madeira, como as Ozark Mountain, Bagley´s Finger Mullet e Faria Bicho Doida. Que situações são essas? Peixe muito manhoso, desconfiado (em função da espécie ou do dia); lagos rasos; dias totalmente sem vento.

2) O tamanho e o material do qual é feito o rattling tem influência significativa na pescaria?
R: Dependendo do material que é feito, tanto o rattling como o corpo da isca, bem como o tamanho das esferas, o som produzido será mais grave ou mais agudo. Sons mais graves tendem a viajar maiores distâncias, mas sons mais agudos tendem a causar maior irritação. Mas... sinceramente.. ainda não consegui estabelecer um padrão consistente sobre o assunto. Esferas de chumbo, de ferro, de aço, de tungstênio.. maiores, menores... gostaria dos relatos e da experiência dos amigos...

3) Para quais modelos de isca o rattling é fundamental, bom, dispensável ou inútil??
R: Particularmente, gosto nas iscas com trabalho walk-the-dog ("zaras"), nos spinnerbaits com corpo em formato de shad, nos jigs (na cabeça oca ou acoplado à saia) e crankbaites. Acho dispensável nas iscas de hélice, poppers, twitch baits, wooblers, buzzbaits. Fica legal em plugs tipo minnow, mas dependendo da situação, esse tipo de isca sem o rattling pode funcionar melhor.

4) Se você considera o rattling fundamental para qualquer isca, qual a sua opinião sobre iscas com corpo em madeira, que não possuem rattling?
R: Apesar de gostar de iscas com rattling, algumas de minhas iscas favoritas não o possuem, como as Rapalas (Shad Rap e Fat Rap), Dogwood (Ozark Mountain Zara), Bagley´s (Flat-A e Bang-O-Lure), Luhr-Jehnsen (Woodchopper Baby), Faria (Pabosta, Bicho Doido), etc, etc.

5) Colocação de rattling em iscas que originalmente não os possuem ou que não são do seu gosto. Você faz isso? Qual o tipo de esfera usada?
R: Alguns modelos de isca já modifiquei, colocando, aumentando ou substituindo os rattling. Os materiais mais usados eram chumbo de caça e rolamentos de esfera, de diversos tamanhos.

Bom, é isso. Antes que o JR pergunte, eu não cheirei branquinho misturado com Veja Multiuso e Q-Boa. É que hoje é sexta feira, final da tarde... começou a chover..
:shock: :shock:

Um excelente final de semana a todos.

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Carlos Oliveira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Fev 09, 2005 8:47 am
Cidade:

Mensagem por Carlos Oliveira » Sex Out 14, 2005 4:33 pm

Tah ae sempre tive minhas dúvidas sobre isso tbem Beto....será que sempre tem q ter? tav cum vontade em adaptar algo pra fazer mais barulho nas zaras frogline o q acham?

Ah c eu naum tiver q ir trabalhar amanhã, vou lah no Atílio, comprah umas paradas ae...c vai tah por aki? Qq coisa dae eu t do um toke...pra gente bater um papo e pra eu pegah meu boné q tah fazendo niver jah neh..manda o teu número ae d novo q acho q naum tenho..ehheheh
Carlos Eduardo de Oliveira
Ponta Grossa - PR
carlos_dbj@yahoo.com.br
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Ihhhhhh! Iscapô.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Re: Polêmica 1 - Rattling...

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Out 14, 2005 4:43 pm

A minha opinião

1) O rattling é atrativo para os peixes? Sempre? Há situações em que o rattling não funciona, ou pior, provoca resultados negativos?
considero o rattling atrativo para os peixes sim... principalmente em situações onde a cor da água seja mais escura ou para excitar os peixes predadores q adoram um barulhinho a mais. Não acredito q os rattlns possam ser tão "agressivos" a ponto de assustar algum peixe.. a não ser q o barulho seja de uma forma q o peixe considere uma "ameaça" para q ele saia fora.. por exemplo.. o tucunaré é um maluco.. ataca o q for barulhento.. o robalo já acho mais matreiro.. mais sacana.. gosta de alguns tipos de rattling mas acho q iscas barulhetas como rattlins com pequenas esferas de metal barulhentas ao toque excessivo na isca.. possam até assustar o peixe..

2) O tamanho e o material do qual é feito o rattling tem influência significativa na pescaria?
Não tenho notado no material dos rattlns .. mas sim no formato deles.. tem iscas q possuem esferas q ajudam no arremesso (tipo as lampejos), iscas de rattln de estalo em forma cilíndrica ou bolinhas das marias e flat peppers q as tornam tão mortais para os robalos, ou pequenas esferas de plástico dentro de alguns modelos de mirrolures q podem ser interessantes..

3) Para quais modelos de isca o rattling é fundamental, bom, dispensável ou inútil??
Gosto de rattling em todos os plugs.. principalmente nas zaras e poppers.. Helice acho q seria a única isca dispensaria um rattling..

4) Se você considera o rattling fundamental para qualquer isca, qual a sua opinião sobre iscas com corpo em madeira, que não possuem rattling?
R: muitas iscas q possuo como luhur jenssen, rapalas não possuem rattlins mais confesso q são iscas q nadam muito... talvez .. se existissem rattling nelas.. imaginem ?!?!

5) Colocação de rattling em iscas que originalmente não os possuem ou que não são do seu gosto. Você faz isso? Qual o tipo de esfera usada?
Não faço isso pois não possuo o menor dom para mexer nesses tipos de coisas..
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Re: Polêmica 1 - Rattling...

Mensagem por João Rogério » Sex Out 14, 2005 4:46 pm

Beto... não precisa nem perguntar... está obvio para mim que vc está sob os efeitos da Q-boa com errorex!! hehehe!!

Eu gosto de iscas com rattling, principalmente modelos tipo a Maria e FlatPepper 70. Talvez pelo motivo do peixe mais pescado por mim ser o robalo e essas iscas são ótimas para eles.
Acredito que cada tipo de rattling tenha um efeito mais produtivo para cada espécie em separado. Por exemplo: As iscas citadas acima são matadoras para os robalos, já a flatpepper 60 que tem um rattling totalmente diferente tem sua maior eficiência com os Jacundás.
Não que um robalo não pegue na 60, pega e pega bem, mas com as Jacundás as Flat70 por exemplo nunca funcionaram comigo, já a 60 matou a pau.
Portanto cada tipo de rattling deve funcionar melhor para cada espécie de peixe, ou para cada momento do dia, por isso acho importante ter diversos modelos de isca na caixa na hora de ir pescar.
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Re: Polêmica 1 - Rattling...

Mensagem por Diego Sávio » Sex Out 14, 2005 4:50 pm

Puxa, Beto, caprichou... como não tenho tão vasta experiência assim vou falar o pouco que conheço


1) O rattling é atrativo para os peixes? Sempre? Há situações em que o rattling não funciona, ou pior, provoca resultados negativos?
Acredito que em várias situações fez a diferença em várias pescarias, lógico que a cor da isca influência bastante, também.
Tenho que concordar como que falou sobre alguma vezes atrapalhar... e algumas vezes termos resultado negativo por causa dele, mas poucas as pescarias que o Ratlin não funcionou como esperado. Uma das peças que sempre procuro em uma isca é um ratlin bem forte e grave.


2) O tamanho e o material do qual é feito o rattling tem influência significativa na pescaria?
Acredito que sim, como anteriormente falei, os ratlin de esferas maiores, não importa se seja de aço ou tungstênio(ainda não abri a isca para verificar essa diferença) mas os ratlins agudos até hoje não me serviram de nada.

3) Para quais modelos de isca o rattling é fundamental, bom, dispensável ou inútil??
Em minha região: Zaras e iscas de meia água(pensando em traíras e tucunas), se bem que a Ozark faz um excelente trabalho sem o mesmo(como já conversamos anteriormente).
Acho inútil em iscas de hélice, e dispensável em alguns poppers.

4) Se você considera o rattling fundamental para qualquer isca, qual a sua opinião sobre iscas com corpo em madeira, que não possuem rattling?
Estou começando a usar agora, não tenho nenhuma opinião formada sobre elas ainda

5) Colocação de rattling em iscas que originalmente não os possuem ou que não são do seu gosto. Você faz isso? Qual o tipo de esfera usada?
Nunca tive coragem de modificar minhas iscas... mas ando tendo uma boa coceira nas mãos prá fazer isso...

Minha opinião é de alguém que tem curta experiência no assunto.... mas se der prá servir como base.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Out 14, 2005 6:59 pm

1) O rattling é atrativo para os peixes? Sempre? Há situações em que o rattling não funciona, ou pior, provoca resultados negativos?
R: Eu gosto muito de iscas com chocalho, e tenho tendencias a usa-las sempre. Mas tenho algumas que não tem o chocalho, como algumas em madeira, mas estas costumam ficar mais na caixa do que na água, talvez por nao acreditar nelas. Nas iscas de fundo o chocalho eh indispensavel. Costumo pescar bass em um lago que a água é extremamente limpa, o peixe manhoso... e os que peguei na superfície, todos foram com zaras com chocalho. Nesta viagem pra formoso pude ver isso muito de perto. Chegamos em um ponto, água mais suja, arremessei uma isca sem chocalho... trabalhei a isca... e nada, arremessei novamente, e novamente nada... ai tirei e falei, eles querem barulho, coloquei a mesma isca, só que com chocalho - foi o primeiro arremesso, no mesmo ponto e o ataque certo.

2) O tamanho e o material do qual é feito o rattling tem influência significativa na pescaria?
R: Eu acho que sim... tenho uma teoria que costuma funcionar - chocalho mais grosso, gosto muito pros tucunas. Mais fino gosto muito pra traira e bass.

Tenho uma isca de fundo da Ever Green que tem chocalho de cristal, é show de bola, a gente ouve ela a uns 2 m debaixo d'água. Eh muito eficiente. Mas ate agora só pesquei bass com ela.

3) Para quais modelos de isca o rattling é fundamental, bom, dispensável ou inútil??
R: Acho que seja fundamental nas zaras, iscas de fundo, algumas de meia água (fora as de madeira). Nunca usei em minhocas, mas nos jigs faz um barulhinho interessante, mais pra marcar onde a isca caiu do que pra deixar um certo rastro. Hélice eh besteira, pois ela ja faz barulho o suficiente, e pooper tb nao precisa tanto, a nao ser que tenha funcao de balancear a isca na água e ajudar no arremesso, pois a transferencia de peso na isca ajuda muito. Como nas heddons, a esfera presa na trazeira da isca ajuda muito no arremesso.

4) Se você considera o rattling fundamental para qualquer isca, qual a sua opinião sobre iscas com corpo em madeira, que não possuem rattling?
R: Prefiro como as originais... sem colocar o chocalho nelas... no máximo uma modificacao em uma shad rap, colocando aquela testinha de lata nela e tal.

5) Colocação de rattling em iscas que originalmente não os possuem ou que não são do seu gosto. Você faz isso? Qual o tipo de esfera usada?
R: Depende muito do peixe alvo, como falei na primeira, eu gosto de esferas mais grossas pra tucuna, pro restante mais finas. Ai varia com o tipo de isca.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Out 14, 2005 8:50 pm

Minha opinião baseada no comportamento dos peixes da minha região e das observações recentes em Formoso....

1) O rattling é atrativo para os peixes? Sempre? Há situações em que o rattling não funciona, ou pior, provoca resultados negativos?
R: Não acho que seja sempre eficiente. Se o peixe estiver caçando e se alimentadanto ativamente acho que os ataques acontecem tanto com rattling ou sem.... Acho que o barulho provaca mais ataques em situações onde os peixes estão defendendo o ninho ou a prole... Acho que pros bichos manhoso ou desconfiados o resultado é pior com o barulho.... nessas horas, Iscas mais discretas e movimentos mais sutis dão mais resultados...

2) O tamanho e o material do qual é feito o rattling tem influência significativa na pescaria?
R: Eu prefiro as iscas com barulho mais grave resultante de esferas maiores, principalmente para as "Zaras"... ...

3) Para quais modelos de isca o rattling é fundamental, bom, dispensável ou inútil??
R: Acho que em poppers e helices são totalmente dispensáveis... Em sticks e twitchbaits opicional.... nas "zaras" eu gosto.... e em iscas que trabalham mais no fundo (apesar de pouco usa-las) acho importante, pois levando em conta que a visibilidade é menor, o som ajudaria o predador a localizar a isca....


4) Se você considera o rattling fundamental para qualquer isca, qual a sua opinião sobre iscas com corpo em madeira, que não possuem rattling?
R:Muitas de minhas iscas não tem ratling e funcionam muito bem.... Não costumo alterar isso nas iscas... Se originalmente não tem... fica como está.... se quero com ratling, compro uma que tenha isso original.

O que eu tenho observado é que em cada represa, lago, região, os resultados são muito diferentes. Uma isca que é "matadeira" num lago em Araraquara, não levanta nenhum peixe em Formoso... Aqui sem ratling... lá com ratling...Outras parecem ser curingas e na maioria das vezes trazem resultados positivos...
Pensando assim, a gente acaba com umas 200 ou 3000 iscas nas caixas... Prontos pra qualquer situação.... (parecendo mulher em loja de sapato e bolsa.... ... "Ahhhh... essa eu não tenho... aproveita e pega uma de cada cor...."
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Sáb Out 15, 2005 11:25 am

Nem li as respostas ainda, mas vamos às minhas considerações pessoais...

1. Dou preferencia total p/ iscas com rattlin, é mais um estímulo pro peixe.... Barulho.... Chama a atenção, pois o som se propaga mais dentro d'água do que a luz, principalmente em locais onde a água não é muito cristalina...


2. O material esferas/corpo da isca, ou recepiente ou envolucro, influencia, o tamanho não sei.... Esferas de ferro ou aço ou tungs, metálicas, envolvidas com vidro, pra mim, são as que produzem maior ruido.... Agora, se agudo ou grave é mais eficiente, não sei dizer...

3. Como respondi na questão 1, pra mim, em todas, mas a que mais se faz fundamental, na minha idéia, é nas iscas de profundidade.... Pois a água tende a ser mais escura e o som mais atrativo...

4. Sim... As iscas de madeira, apesar de eu gostar muito de alguma iscas artesanais, estão fadadas ao esquecimento devido ao plastico ser mais resistente e "barato"... .... Mas algumas iscas feitas de balsa tem rattlin

5. Nunca fiz essa modificação, a não ser usar capçulas de rattlin em iscas de silicone

Parabéns Beto.... Show de bola o questionamento.... ...

Agora vou ler as outras respostas...!!!

Abraço

Ricardo
Thiago

Mensagem por Thiago » Seg Out 17, 2005 11:23 am

7m R

Se nao tinha o R a gente nao comprava.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Out 17, 2005 1:23 pm

Thomas Winston escreveu:7m R

Se nao tinha o R a gente nao comprava.
Ows, Thiago, então, antes de 89 você não compraria as MirrOlure, pois elas eram simplesmente 7M e 28M... he he... e funcionavam muuuuito bem...
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Out 17, 2005 1:31 pm

Valeu as respostas, pessoal! Legal ver a diversidade de opiniões. Muito bacana, muito educativa.

Eu esqueci de comentar uma coisa, que acredito que os *baiteiros* mais velhos, como o Zuanon (he, he.. amigo, amigo...) vão se lembrar: a maior parte das iscas não tinham rattling!! Mesmo uma isca que atualmente tem o rattling em todos os modelos, antigamente não possuiam (as antigas zara spook, puppy e pook), o que nos obrigava a *turbiná-las* com chumbos de caça e rolamentos de esfera. Parece que a moda dos rattling pegou mais pesado da década de noventa pra cá.

Vários crankbaits antigos que tenho, também não possuiam rattling. E, ainda hoje, meu crankbait favorito para o bass é um que não o possui: Rapala Shad Rap, principalmente no tamanho 5 e 7. As wiggle wart da Storm (modelo antigo) também não tinham rattiling, mas são muuuito efetivas.

Novamente, valeu pelos comentários, pessoal! Aprendi muito com tudo o que li.

Vamos ver o que podemos polemizar esta semana.... ...

Grande abraço

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Thiago

Mensagem por Thiago » Seg Out 17, 2005 1:42 pm

em 89 eu nem imaginava q iria pescar um dia ehhehe

muito bom o topico

8) 8)
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Out 17, 2005 2:56 pm

Thomas Winston escreveu:em 89 eu nem imaginava q iria pescar um dia ehhehe

muito bom o topico

8) 8)
Ha ha ha.. fala sério, Winston!! Você tem muuuuitos anos de pesca nas costas... ha ha.. que o diga a experiência com fly.
Grande abraço. Valeu.
Beto
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Out 17, 2005 7:16 pm

Beto Akamine escreveu: Eu esqueci de comentar uma coisa, que acredito que os *baiteiros* mais velhos, como o Zuanon (he, he.. amigo, amigo...) vão se lembrar: a maior parte das iscas não tinham rattling!!
:D :D :D :D Só eu que sou velho aqui né????? :D :D :D
Tem razão.... e como eu me afestei dos plugs por um tempo, me dedicando mais ao Fly, minhas caixas de iscas ficaram desatualizadas... Quase todas NÃO tem ratling. São Rapalas, Bombers, Mirrolures, as Zaras Heddon...
Mas eu não as turbinei... como disse anteriormente , mantive tudo original.
Quando comecei a frequentar a Caterva, até estranhei... a maioria dos plugs citados pelo pessoal, eu nem conhecia... "Flat Crank, Flat Pepper, TD walker"
Tudo novidade pra mim.... Iscas nacionais como KV, Bait Pullers, Moro Deconto, Aicas, etc... não tenho nenhuma...
Aprendi muito com vcs ultimamente....

As próximas aquisições devem ser:
Flat Crank 3D na cor de lambari.... (talvez as encontre em Ribeirão Preto nesta quarta feira....)
Umas Fome Zero, que devem chegar na semana que vem...
Umas Dr Spock Jr.
Umas Zagaia....
Tudo isso dependendo das finanças.... é claro... porque não aguentei as lombrigas assanhadas e comprei uma morsa Green do Gilson Monroy.... quarta feira tá na mão....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Qui Out 20, 2005 8:53 pm

Tb vou dar minha humilde opinião..hehehheee.... ...

Em nossos lagos e rios...o chocalho é impotante, SIM.... ...

Se as esferas são pequenas, gordas, magras, asmáticas, trombóticas ou anoréxicas....os bocudos não dão a menor bola...
Costumo dizer q tucunaré vai primeiramente em cima do som (daí a importância do rattlin)...depois ele vai em cima do movimento....e só aí, ele vê se a isca tem purpurina, dentadura, garatéias macias ou amoladas....mas é sério mesmo....aqui vai um exemplo....

Em minha última pescaria....eu pesquei em um rio apenas com hélices...Obtive ótimos resultados...pois os peixes estavam no fundo...e as porradas eram no meio dos lagos...
Pensei?!?!?!?
Vou me dar bem no outro rio...já saquei qual a do peixe....né???
Errado....

Tive pouquíssimos ataques na hélice...
Por sorte, o meu parceiro de barco...estava usando um João Pepino...e vinha ferrando tudo...
Comecei a usar zaras....e os resultados foram melhorando...

Aqui uma bela cena....

Lancei um Dr. Spock cor de osso uns 50/60m de distância (ô isca boa de ser arremessada)...e ela caiu uns 40cm do barrando...Vim trabalhando a isca vagarosamente....TLÉC, TLÉC, TLÉC, TLÉC, TLÉC....Foi aí q eu vi a isca surfando na cabeça do peixe...Literalmente o peixe veio debaixo da isca....Eu preparei para a porrada, e nada....e lá vem a ísca...TLÉC, .TLÉC, .TLÉC, .TLÉC, .TLÉC, ... ....Resolvi aumentar a velocidade do trabalho para simular uma fuga....TLÉC, TLÉC, tléctléctléctléc, ... ....e, apesar do peixe ter afundado um pouco....dava para ver o "V" q o bitelo fazia na água, atrás da isca....Mas nada do FDP porrar...
Chegando no barco, eu já não tinha mais o q fazer....passei a trabalhar super devagar....TLÉC.... TLÉC.... TLÉC.... TLÉC.... ... ... Pois estava certo q aquilo deveria ser uma Aruanã (através do comportamento)... ....foi aí, q passando a isca ao lado do barco....Um belíssimo Tucunaré Acu....duns 5Kg....estava nadando, ou melhor, escoltando a minha isca....

Resumindo....
Se o peixe não quiser porrar....nada adianta a purpurina....Claro q temos q trabalhar para q ele veja a isca....mas coisas simples, exigem respostas simples....

Acho q é isso...heheheee :wink:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Qua Out 26, 2005 8:24 am

Gostei muito deste tópico e das abaordagens do Beto e dos demais , mas vou dar minha resposta bem mais resumida .
LEMBRANDO QUE VOU OPINAR SOBRE ROBALOS

Alguem já viu um camarão em fuga ? Ele estrala , daí a adaptação de uma esfera em um plug que imita este barulho . Ele sempre foge de baixo para cima (sputinick) eu na flor da água (maria) .
Tem épocas que o peixe tem dificuldade de encurralar o camarão , então ele passa a se alimentar de carangueijos ( iscas avermelhadas) , vocês ja prestaram atenção em um caranguejinho nadando , ele se chacoalha muito , então que tal uma shad rap .
Tem épocas que o mangue fica minado de manjubas , é nesta época que iscas transparentes funcionam muito bem .

As vezes abata um robalo que depois vai para o sashi e observe sua barrigada , isto pode ajudar em muito o resto do dia de pesca .

Esta é minha humilde opinião . Eu só não cosnegui entender até hoje porque o verde funciona tão bem no robalo , não achei seu alimento natural que seja verde limão . Alguma idéia ?
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Out 26, 2005 9:11 am

POISNÃ escreveu: Esta é minha humilde opinião . Eu só não cosnegui entender até hoje porque o verde funciona tão bem no robalo , não achei seu alimento natural que seja verde limão . Alguma idéia ?
Poisnã, legal o levantamento que vc. fez sobre as questões dos robalos... muito interessante mesmo...

Acho, que o verde limão e o rosa(vi muito relato de iscas com o dorso rosas) devem ter algo com a reflexão ou refração do sol sobre algum alimento do robalo, a manjuba ou alguma outra presa...

Não estou dizendo como pescador de robalos, mas fisicamente é uma probabilidade grande.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Qua Out 26, 2005 12:34 pm

È Diego eu tambem penso mais ou menos nessa linha também . Inclisive a isca rosa na agua coca-cola fica laranja , parecida com a carapaça daqueles caranguejos de patas vermelhas que a gente vê no mangue , não são os carangas normais , são uns mais robustos .
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Out 26, 2005 12:39 pm

POISNÃ escreveu:È Diego eu tambem penso mais ou menos nessa linha também . Inclisive a isca rosa na agua coca-cola fica laranja , parecida com a carapaça daqueles caranguejos de patas vermelhas que a gente vê no mangue , não são os carangas normais , são uns mais robustos .
Aqueles caranguejos mais saborosos????

É, Poisnã, se for assim mesmo é questão de reflexos da luz...

Um dia ainda vou querer pescar esse peixe... ele está na minha lista de "não pegos"...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Qua Out 26, 2005 12:42 pm

Diego escreveu:ele está na minha lista de "não pegos"...
iiiii...
eu tenho uma lista enorme destes....
hahahahhahahaha
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Qua Out 26, 2005 12:52 pm

É só você passar com menos velocidade aqui pela região , na última vez só parou para jantar , se bem que o assunto era bem mais importante que pescaria né ?
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Out 26, 2005 1:03 pm

Murilo Dantas escreveu:
Diego escreveu:ele está na minha lista de "não pegos"...
iiiii...
eu tenho uma lista enorme destes....
hahahahhahahaha
Murilo, são 2, mas já posso excluir os basses, ainda bem... :D
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
PHI
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 484
Registrado em: Ter Set 13, 2005 11:35 am
Cidade:

Mensagem por PHI » Dom Out 30, 2005 10:32 pm

Beto Akamine escreveu:
Thomas Winston escreveu:em 89 eu nem imaginava q iria pescar um dia ehhehe

muito bom o topico

8) 8)
Ha ha ha.. fala sério, Winston!! Você tem muuuuitos anos de pesca nas costas... ha ha.. que o diga a experiência com fly.
Grande abraço. Valeu.
Beto
posso te garantir que ele nem pensava mesmo hehe ! era o cara que torcia o nariz quando convidado , ate o dia em que batiamos um basses , e nao eh que o ditado " sorte de principiante" eh verdade ! o cara , completamene sem gosto pelo esporte , incentinvado pela leva de pescadores de nossa familia , tira um belo exemplar com uma bomber prateada ! dae pra frente o rapaz nunca mais parou , lembro como se fosse ontem !
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qui Dez 01, 2005 9:15 pm

bom, na minha opinião, em geral, pra qualquer água limpa, pra meia água, prefiro as rapalas e red fins, que como todos sabem, as primeiras não os têm e as segundas têm um barulho discreto, mas ambas têm um nado excepcional. na superfície, acho que nessa situação, podem ser dispensáveis e até podem prejudicar as capturas, em qualquer modelo de isca, por isso prefiro as sem chocalho ou com ele discreto. ex.: Zara Spook, stick 95 e 97 mr da mirrolure e torpedos.
pra águas sujas e/ou profundas, nunca vi desvantagem, apenas vantagens, seja qual for o peixe, tanto na superfície como na meia água. ex.: Jumping minnow, lelé, rattlins da rapala.
lógico que o buraco é muito mais embaixo, mas no geral, é isso que funciona comigo. mas acho que o primeiro critério de seleção de iscas é o pescador acreditar na isca que tem na ponta da linha, depois vem os critérios técnicos.
vai ver é por isso que à vezes volto com o dedão atolado, rs.
abraços
Ricardo Haruo
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Jan 09, 2006 6:08 pm

Bela discussão ... Permite que experiências, macetes e dicas sejam trocadas para deleite de todos ... Pelos parcos conhecimentos que tenho sobre o assunto, este tópico foi muito esclarecedor ... Parabéns aos debatedores ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”