Trutas e Tilápias na Região Serrana (RJ)

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Trutas e Tilápias na Região Serrana (RJ)

Mensagem por André S. Ribeiro » Qui Abr 07, 2011 10:41 am

PessoALL,

Na semana santa estarei em Friburgo e gostaria de saber se alguém conhece algum local pra pesca de Trutas e/ou Tilápias na região (Friburgo, Mury, Lumiar, Macaé de Cima, Cantagalo, etc).

Procurei bastante, mas as únicas referências que encontrei foram o Parque Cão Sentado (Pesque e Pague com Tilápia) e o Rio Macaé (Truta, mas não é Pesque e Pague). E mesmo assim foram referências antigas (2008/2009). Não levei muita fé no Parque Cão Sentado, me parece coisa pra criança, já no Rio Macaé a coisa muda de figura, mas não achei referências muito precisas dos locais.

Não utilizarei material de Fly, vou de artificiais mesmo, pequenos grubs e plugs. Quem puder ajudar, agradeço.

[]'s
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qui Abr 07, 2011 11:20 am

Andrézão não se esqueça de postar um relato...!
Boa pescaria!!!
Imagem
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Qui Abr 07, 2011 6:10 pm

Fernando,

Pode deixar, só espero que não seja relato de desbravamento, pois ninguém até agora deu nenhuma dica de onde estão os "tesouros". :roll:
Avatar do usuário
Guilherme Mantizuma
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1414
Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:09 pm
Cidade:

..

Mensagem por Guilherme Mantizuma » Qui Abr 07, 2011 8:08 pm

fala andré moro na região..conheço tudo ali

depois te mando MP

mas tilápias pode esqueçer...
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Sex Abr 08, 2011 5:43 am

Guilherme,

Nâo estou desmerecendo as Tilápias, mas na verdade a procura por elas era mais pela facilidade, suponho que as condições para existência/criação de truta sejam maiores, a não ser que na região seja justamente o contrário por conta do clima.

Aguardo sua MP com ansiedade. :mrgreen:
Avatar do usuário
Victor Falcão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 240
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 5:23 pm
Cidade:

Mensagem por Victor Falcão » Sex Abr 08, 2011 9:53 pm

Pessoal, vamos dividir os conhecimentos.

Moro em Niterói, mas estou sempre na região serrana. Tb gostaria de conhecer pontinhos de trutas.

abraço
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Ter Abr 26, 2011 10:35 am

Depois de muita luta pra tentar descobrir onde pescar na Serra Fluminense, a duras penas consegui juntar algumas sugestões e lugares que pesquisei. Segue a lista pra quem estiver a fim de se aventurar:

Teresópolis
Hotel Fazenda Boa Vida - http://www.hotelboavida.com.br

Cantagalo
Hotal Fazenda Aldeia - http://www.aldeiahotelfazenda.com/index.html

Petrópolis
Pousada 3 Vales - http://www.3vales.com.br/index.html

Macaé de Cima
Rio Macaé - Pousada Amantes da Natureza - http://www.pousadaamantesdanatureza.com/

Duas Barras
Restaurante Portal do Vale - (22) 25344575 - (22) 99112431 - (22) 25341184 / 25341313

Dentre essas, resolvi tentar a sorte no Hotel Fazenda Boa Via e no Rio Macaé, vamos às análises:

Hotel Fazenda Boa Vida (Estrada Teresópolis-Friburgo):

Em contato com o hotel fui informado que o lago abrigava as seguintes espécies: Tilápia, Catfish (imagino que seja o Clarias), Matrinxã, Black-bass e Carpa. Havia a opção de "Pesque & Pague" e "Pesque e Solte", optei pela segunda. Na chegada, a vista do lago me pareceu muito promissora, lago grande, margeado com muita vegetação e aparentemente pouco explorado, mas não foi nada produtivo. Não ví nenhuma ação de peixe a não ser um minúsculo indivíduo que atacou minha Tiny Torpedo a uns 5 metros de onde eu estava arremessando. Me pareceu um pequeno Bass, mas não conseguí confirmar. Haviam algumas crianças brincando com varas de mão e minhocas pegando pequenas tilápias, foi só o que ví de peixe. Depois de 1:30h sem ações, mesmo variando de local resolví desistir. O hotel tem uns pedalinhos e canoas canadenses para alugar, mas achei por bem ficar em terra firme. Seguem as fotos do local:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

No retorno a Friburgo bem perto do Hotel Fazenda Boa Vida passei por um restaurante: "Boi no Espeto", como já passava das 12:00h resolví parar pra almoçar. Bem na frente do restaurante existe um lago com pedalinhos e uns patos, parei para olhar o local e consegui avistar pelo menos umas 3 tilápias de bom tamanho em diferentes partes do lago. Quase perguntei ao administrador se poderia pescar ali, mas acabei desistindo pois nem mesmo almocei lá. As fotos do lago:

Imagem
Imagem

Rio Macaé:

Conseguí boas informações sobre o local, se bem que um tanto imprecisas. Queria ter ido mais cedo pra lá e com um pouco mais de tempo, mas como não foi possível, parti assim mesmo. O caminho é tortuoso, muito acidentado, com pedras e terreno bastante irregular, são 16 km de estrada de terra estreita e sinuosa, consumi aproximadamente 40 minutos, mas posso garantir que vale muito a pena. Assim que se chega a Macaé de Cima, pode-se avistar o Rio Macaé vai margeando a estrada e proporcionando diversos pontos onde se pode pescar simplesmente parando o carro ao lado do rio. Existem corredeiras e áreas mais fundas (poços) onde com facilidade consegue-se observar as Trutas. Já tinha ouvido falar da fama dessas trutas selvagens e pude confirmar como são astutas e ariscas. Mesmo conseguindo arremessar a isca bem na frente delas é muito difícil capturá-las, em muitas das vezes a isca quase as tocava sem que sequer se mexessem. E quando alguma isca despertava-lhes o interesse logo refugavam. As fotos do local que falam por sí só:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A captura:

Eu tinha a informação de que uma pousada possuia um criatório e que lá poderia pescar trutas, depois de mais de 40 minutos tentando alguma ação no rio, resolvi ir logo para a tal pousada. Lá chegando confirmei que poderia pescar no sistema pesque e solte, mas para a minha surpresa o local de pesca não eram os criadouros e sim o próprio rio que também passa pela pousada. Lá fiquei por uma hora novamente trabalhando os mais diversos tipos e cores de isca sem sucesso (Superfície - Hélice, Meia-Água, Spinners, Colheres, um pequeno SpinnerBait e Grubs). As matreiras trutas não davam bola pra nada, um senhor ao meu lado também ficou bastante tempo por lá sem sucesso (quando saí ele ainda continuou tentando). Mas minha perseverança foi enfim recompensada, troquei pra um grub cor de rosa montando com um jighead preto e trabalhei bem lentamente tateando o fundo quando consegui despertar a atenção de uma truta que estava perto de uma laje de pedra na sombra. Nos dois primeiros ataques ela chegou a abocanhar mas errou o alvo até que na terceira tentativa consegui fisgá-la.

Foi uma vitória pessoal depois de tanto esforço e segundo o administragor da pousada um feito pois durante todo o feriado alguns pescadores de fly haviam tentado bastante sem sucesso. Depois de tirar a foto do meu troféu a devolvi ao rio e acompanhei recompensado seu retorno. As fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Continuei tentando mas não consegui capturar mais nenhuma mesmo insistindo nos grubs variando o formato e cor. Recomendações a quem desejar se aventurar pelo Rio Macaé:

1º - Vá com tempo, o caminho de ida e volta consome preciosos minutos.

2º - Segundo o administrador da pousada os melhores horários são de manhã cedo e ao cair da tarde.

3º - Nem pense em outra coisa senão pescar e soltar! Graças a Deus o pensamento dos moradores e freqüentadores do Rio Macaé é de total preservação, existem ações de povoamento do rio com soltura de alevinos e outras ações de consientização.

O Rio Macaé é um lugar maravilhoso, pouco explorado, protegido e que possui trutas ariscas, astutas e brigadoras. Faço um apelo aos que por lá se aventurarem para que o conservem assim, e que ele possa proporcionar ainda por muitos anos as mesmas emoções que pude sentir e outros tantos relatos como o meu.

[]'s
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Ter Abr 26, 2011 10:53 am

E aí André!

Que lugar maravilhoso hein!

Parabéns pela captura! Sensacional mesmo! Não tinha ninguém de Fly por la?

Grande abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Ter Abr 26, 2011 6:24 pm

Valeu Marcio,

Eu não ví nenhum, aliás só ví um senhor tbm com artificiais (macacão e botas de mosqueiro) tentando a sorte com o filho. Mas o administrador da pousada me falou que durante os dias do feriado apareceram uns mosqueiros por lá.

[]'s
Avatar do usuário
Guilherme Mantizuma
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1414
Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:09 pm
Cidade:

..

Mensagem por Guilherme Mantizuma » Ter Abr 26, 2011 9:22 pm

Marcio Azzarini escreveu:E aí André!

Que lugar maravilhoso hein!

Parabéns pela captura! Sensacional mesmo! Não tinha ninguém de Fly por la?

Grande abraço!

sim amigo,sempre é visitado pelos mosqueiros...andré descordo de você o local nao é pouco explorado e sim muito muito explorado...ja foi muito devastado com tarrafas e arrastões ...meu record lá foi uma trutona de 2kg no baitcasting mas isso emmmmm 1996..rsrs

digo aos amigos pesque pague nesta região com bons peixes e capturas? pode esqueçer..portal do vale??pesqueiro da aldeia??esse pesque e pague de nova friburgo???todos ja foram bons de peixes..mas isso a muitos muitos anos atras

andré, vou te dizer as coisas por aqui se difundem muito pouco, muita pesca predatoria tanto em locais naturais e tanto em má administração de pesque pagues até mesmo em introdução de especies novas..pow muito administrador de cabeça dura o peixe acabou mas ninguem coloca ou repovoa o lago para abranger o negocio..fazer oq eu moro por aqui sei como tudo funciona esses eram locais para passar o tempo..mas infelizmente acabou-se

abraços
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Qui Abr 28, 2011 10:35 am

É Guilherme,

Sei que muitos pescadores não se importam com a preservação e que muitos administradores tbm não veem a pesca esportiva como uma atividade lucrativa.

Mas existem iniciativas de preservação e repovoamento e acredito que essas campanhas estão crescendo e conseguindo disseminar o espírito de conservação. Veja essa matéria:

http://www.pescacommosca.com.br/not41.htm

[]'s
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qui Abr 28, 2011 10:46 am

Nooossa que lugar hein?
Parabens pela pescaria!
Imagem
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Sex Abr 29, 2011 1:30 pm

Fernando Maia escreveu:Nooossa que lugar hein?
Parabens pela pescaria!
Valeu Fernando, agora já estou pensando em junho, estarei em Bocaina de Minas e ouvi dizer que lá também tem trutas e um outro peixe bastante esportivo, a Pirapitinga do Sul. Vamos ver se tenho sorte em encontrá-las.

[]'s
Avatar do usuário
Thiago Ferrari Tissiano
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2234
Registrado em: Seg Jul 12, 2010 6:32 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Ferrari Tissiano » Sex Abr 29, 2011 1:36 pm

Nuss que lugarzinho chato ein..


lindo riachinho...
o que vale na pescaria e 50% o visua, pelo menos pra mim!
abrass
PESCAR E SOLTAR SEMPRE!FISHING ADDICTED!
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”