Com ou sem fisga?

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Raoni
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 109
Registrado em: Sáb Jul 16, 2005 12:19 pm
Cidade:

Com ou sem fisga?

Mensagem por Raoni » Sex Ago 12, 2005 10:32 am

Pessoal, me desculpem se esse for um topico repetido....
Mas eu cresci vendo o Rubinho dizer que tinha que amassar a fisga do anzol, tanto das garateias, quanto dos anzois simples...

E fiz isso, e nunca achei que tivesse muitos problemas, ainda mais que eh uma tanquilidade maior, no caso de algum acidente...

Mas conheco gente que eh terminantemente contra isso, e quase me matou por causa das minhas garateias sem fisga, nao eh mesmo Zezinho???

O que voces acham?? Faz diferenca, tanto nas garateias, quanto nas iscas de fly??

Um grande abraco,

Raoni
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Sex Ago 12, 2005 10:55 am

Raoni, eu sou adepto das fisgas amassadas, além de soltar praticamente todos os peixes que pesco, o que facilita muito. A questão segurança pessoal também conta muito nessas horas, ontem mesmo estava conversando com o Oga sobre isso...
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Ago 12, 2005 11:17 am

Hummm... eu não amasso... Acho que a emoção fica maior se não amassar, pois assim se eu fisgar alguma anta que está pescando comigo, eu trago até bem mais perto.. hehehehehehehehehehe....

Não amasso de preguiça... nunca fisguei ninguém, mas passei perto de ser fisgado várias vezes... isso é complicado... pois o cara que quase me fisgou tb. não amassa, então, sou a favor dos outros amassar... hehehehehehehehe....
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Ago 12, 2005 11:30 am

Amasso sempre ...
É mais seguro para meu companheiro, para quem estiver por perto e principalmente, para mim. É mais eportivo e o dano que causa ao peixe é muito menor ...

Vc já teve oportunidade de tentar tirar a garatéia da boca de um peixe de boca mais mole como o Bass ou o Robalo, após uma sequência de saltos espetaculares com uma isca sem as farpas amassadas ? Não ?
Nem queira ... Simplesmente vc irá destruir a boca do peixe ...

Vc já precisou retirar as garatéias de uma isca artificial que voou em sua direção ao tentar desenroscar de um galho ou coisa parecida ? Não ?
Eu já ... Enterrou dois anzóis de cada uma das duas garatéias no braço direito, quando protegi o meu rosto ... Já imaginou se as farpas não estivessem amassadas ? Lá no meio do mato, há 4/5 horas da cidade mais próxima ?

As farpas devem ser amassadas sempre !

Diego, ponto negativo para sua resposta ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Ago 12, 2005 11:33 am

amasso farpas..

segurança pessoal .. tanto minha como dos companheiros q por ventura estejam próximos..
Avatar do usuário
Jefte Teixeira - Jé
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4030
Registrado em: Ter Jun 14, 2005 3:01 pm
Cidade:

Mensagem por Jefte Teixeira - Jé » Sex Ago 12, 2005 11:36 am

Amasso!!!
Jefte Petricoski Teixeira
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Sex Ago 12, 2005 12:04 pm

Tem que amassar e tbm tem que ser vacinado contra tétano,
Security...
Abração
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Aurélio Burda
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Mar 30, 2005 1:50 pm
Cidade:

Mensagem por Aurélio Burda » Sex Ago 12, 2005 12:19 pm

Sempre amasso.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Sex Ago 12, 2005 12:29 pm

todas as iscas com farpas amassadas sempre... já passei por situações e vi amigos passarem, em que se as farpas não estivessem amassadas a pescaria teria acabado bem antes da hora!.
Abraço,
Avatar do usuário
BRUNO
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1011
Registrado em: Qui Set 30, 2004 3:01 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por BRUNO » Sex Ago 12, 2005 12:43 pm

Verdade Fabio !!! rsrsrs , graças a Deus as farpas estavam amassadas aquele dia , mas era em algumas iscas só...depois do ocorrido amassei todas da caixa...
SÓ O HOMEM DEGRADA O MEIO AMBIENTE ,
SÓ O HOMEM PODE RECUPERÁLO !!!
Avatar do usuário
Raoni
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 109
Registrado em: Sáb Jul 16, 2005 12:19 pm
Cidade:

Valeu

Mensagem por Raoni » Sex Ago 12, 2005 1:31 pm

Pessoal muito obrigado pelas respostas, fico mais tranquilo e mais seguro para continuar amassando todas as farpas... teoricamente, isso atrapalharia e diminuiria a quantidade de peixes, mas na pratica eu nao percebo isso... nao vejo diferenca no numero de peixes capturados por ataque usando ou nao farpa.

Essa observacao tambem eh compartilhada por voces??

Abracao
Avatar do usuário
Beto Vaucher
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 303
Registrado em: Ter Set 14, 2004 6:23 pm
Cidade:
Contato:

eu amasso

Mensagem por Beto Vaucher » Sex Ago 12, 2005 1:35 pm

Tenho o costume de amassar todas as farpas das moscas ques ato.
Considero isso o primeiro passo do atado.

Nunca tive problema de perder peixes . Alguns escapam mas não é a regra.

Penso que o principal benefício desta prática é o tempo bem pequeno entre a captura e a devolução dos peixes, além de exigir muito pouca manipulação
dos peixes.

Em minha ultima pescaria usei, em dois momentos , moscas que não
estavam com a farpa amassada.
Passei um certo trabalho com os peixes pescados e logo após a soltura eu amassei a farpa .
Nesta pescaria pesquei Trutas e Bass.


Um abraço

Beto Vaucher
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Ago 12, 2005 2:03 pm

NELSON MACIEL escreveu:Amasso sempre ...
É mais seguro para meu companheiro, para quem estiver por perto e principalmente, para mim. É mais eportivo e o dano que causa ao peixe é muito menor ...

Vc já teve oportunidade de tentar tirar a garatéia da boca de um peixe de boca mais mole como o Bass ou o Robalo, após uma sequência de saltos espetaculares com uma isca sem as farpas amassadas ? Não ?
Nem queira ... Simplesmente vc irá destruir a boca do peixe ...

Vc já precisou retirar as garatéias de uma isca artificial que voou em sua direção ao tentar desenroscar de um galho ou coisa parecida ? Não ?
Eu já ... Enterrou dois anzóis de cada uma das duas garatéias no braço direito, quando protegi o meu rosto ... Já imaginou se as farpas não estivessem amassadas ? Lá no meio do mato, há 4/5 horas da cidade mais próxima ?

As farpas devem ser amassadas sempre !

Diego, ponto negativo para sua resposta ...
Nelsão... eu sei disso... é que estava tirando um pouco de sarro, principalmente do Cabeleira... hehehehehehe... ele mesmo se fisgou uma vez, em outra oportunidade fisgou o Perdiz... ele é um às no pescaria... hehehehehehehehehehehe... e se tivesse amassado a farpa, teria saído a isca do dedo, não teria saído tanto sangue e eu não teria ficado pálido... hehehehehehehe...
quase que quem precisa de médico sou eu.... qto a amassar, acho sim certo... mas por preguiça, algumas vezes acabo não fazendo.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Ago 12, 2005 2:37 pm

AMASSO TODAS...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

...

Mensagem por José Zuanon » Sex Ago 12, 2005 2:43 pm

Eu de regra não amasso... Já sofri vários acidentes com garateias e anzois.... mas continuo não amassando, levo comigo um kit especial pra essas situações.... Não sei dizer porque continuo não amassando, mas tenho que assumir que não amasso as farpas. Pesquei muito tempo sem farpas e perdi pouquissimos peixes em função disso... Hoje sou mais cuidadoso em função dos acidentes, mas as iscas estão "integras"... ...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Sex Ago 12, 2005 2:57 pm

estou com o Zuanon ! apesar de ter cavado algumas garatéias na mão, eu não tiro as farpas das garatéias.
primeiro que eu levo sempre xilocaína na caixa de pesca: passou, acabou a dor, pode fazer o que quiser com o dedo.
segundo que certa vez eu troquei umas iscas com o raoni e fui pescar com elas. Não tinha visto que as garatéias estavam amassadas.
Entrei em um cardume de azulão !!! foram 7 peixes fisgados, 7 escapados. Não vamos falar de técnica, pq todas as regras para se pescar com ou sem farpa (não bambear a linha, não deixar o peixe pular, blablabla) foram obedecidas, e independente de estar sem farpa ou não, eu as cumpro sempre. Coincidência não é concerteza !
Sobre a segurança dos outros, a maioria das vezes pesco sozinho. Alem disso, qdo pesco com companheiros a cautela está no lance e não na garatéia. Sem contar como eu disse antes, que tenho xilocaína sempre a mão.
abraço
ZezinhoVET
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Sex Ago 12, 2005 2:59 pm

Eu sempre amasso.

Pois isso evita acidentes mais serios. E a esportividade da pescaria fica bem maior.

Um abraço.
O Senhor! É Deus.
Avatar do usuário
Gerson Varoli
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1223
Registrado em: Ter Set 14, 2004 10:56 pm
Cidade:

Mensagem por Gerson Varoli » Seg Ago 15, 2005 4:53 pm

eu nao amasso,de nenhuma isca
abraços
Gerson Varoli
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Seg Ago 15, 2005 5:03 pm

Já amassei, e agora não amasso mais...

Estou certo??? NÃO.... E não recomendo a ninguém... :?

Sei q existem mais prós em se amassar...q contras....mas já perdi muito peixe grande por conta de garatéias amassadas...
Eu, e meu parceiro de barco combinamos o seguinte:
:arrow: Enroscou??? Tente puxar levemente, e de preferência com a mão. Chame a atenção do parceiro para q ele tb fique olhando a isca presa. COmo usamos linha multi filamento...a elasticidade praticamente não existe...(só a da vara)...não soltou....vamos até lá....
:arrow: Um fica totalmente na proa, e o outro na popa...Geralmente o da popa fica com um pé em cima do banco, e o outro na borda do barco. Assim pode-se percar em todos os ângulos...sem q isca passe por cima do outro.
:arrow: Peixe fisgado. (Hora de maior perigo)...todos no barco olham pro peixe fisgado...
:arrow: Por um azar...alguém tenha pregado uma garatéia com farpa na cara do outro...a responsabilidade é da dupla...

Mas q eu não perco grandes tucunas por conta de farpas amassadas....isso eu não perco...
Garatéias só Stinger 6X...com farpas, afiadas no tôco...hehheee

Mas volto a avisar...Não façam isso em casa :shock:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Ago 15, 2005 5:08 pm

Ual, vocÊ é Mal!! rsrsrs
:D
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Seg Ago 15, 2005 5:43 pm

Rafael Fernandes escreveu:Ual, vocÊ é Mal!! rsrsrs
:D
Kia kia kia...ki nada....mais no dia em q vc ver um tucuna duns 9Kg...já cansado na borda do barco...dando um pulinho de nada...e soltando a sua isca da boca...vc entenderá o q eu estou dizendo....hehhehehe
Dá vontade de pegar a garatéia e pregar no ... ... ... não posso dizer o resto...senão o Nelsão me bane.... :twisted:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Ago 15, 2005 5:45 pm

É pode ser que quando eu ver isso eu mude de idéia, isso se eu não morrer afogado quando pular atrás do tucuna. :twisted: .. hahaha
Abração
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Ago 15, 2005 7:29 pm

Essas fotos eu já tinha colocado em outro tópico, mas pra quem chegou depois e não viu...

Imagem

Imagem

Vai junto nas pescarias, inclusive nos pesque e pague, pois ja precisei... Eu estava pescando com anzois sem farpa no P&P assim além de machucar menos os peixes, a conta também fica menor. Mas a pessoa que estava do meu lado não tinha amassado as farpas dos anzois dele... O acidente aconteceu e o kit de utilidades entrou em ação. Já sofri vários acidnetes com anzois farpados e acho que em uma única vez, a garatéia era de uma isca minha que escapou da baca de umatraira e fincou no braço. O resto foram iscas voadoras e desgovernadas, de outros pescadores, que escaparam do enrosco e acabaram me atingindo.
Hoje tento fazer assim:
Enroscou? Se o enrosco for submerso, tento puxar a isca com a ponta da vara ou com a mão submersa, assim se acontecer a "estilingada", a chance da isca sair voando é muito pequena. Geralmente tenho duas varas preparadas.... enroscou? o ponto de pesca está bom? Deixo a vara enroscada de lado, passo a pescar com a outra e quando diminuir a ação dos peixes, vou até o local desenroscar...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Ter Ago 16, 2005 3:51 pm

Depois de muitos acidentes comigo e com amigos, EU AMASSO!!

Pegar um robalinho ou um black de palmo com farpas é brabo, acaba com os bichos!! Ja o Tucuna é mais forte!!
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Ter Ago 16, 2005 3:53 pm

José Zuanon escreveu:Essas fotos eu já tinha colocado em outro tópico, mas pra quem chegou depois e não viu...

Imagem

Imagem

Vai junto nas pescarias, inclusive nos pesque e pague, pois ja precisei... Eu estava pescando com anzois sem farpa no P&P assim além de machucar menos os peixes, a conta também fica menor. Mas a pessoa que estava do meu lado não tinha amassado as farpas dos anzois dele... O acidente aconteceu e o kit de utilidades entrou em ação. Já sofri vários acidnetes com anzois farpados e acho que em uma única vez, a garatéia era de uma isca minha que escapou da baca de umatraira e fincou no braço. O resto foram iscas voadoras e desgovernadas, de outros pescadores, que escaparam do enrosco e acabaram me atingindo.
Hoje tento fazer assim:
Enroscou? Se o enrosco for submerso, tento puxar a isca com a ponta da vara ou com a mão submersa, assim se acontecer a "estilingada", a chance da isca sair voando é muito pequena. Geralmente tenho duas varas preparadas.... enroscou? o ponto de pesca está bom? Deixo a vara enroscada de lado, passo a pescar com a outra e quando diminuir a ação dos peixes, vou até o local desenroscar...
P*** Zuanon, vc é médico???
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Ago 16, 2005 3:56 pm

José Zuanon escreveu:Essas fotos eu já tinha colocado em outro tópico, mas pra quem chegou depois e não viu...

Vai junto nas pescarias, inclusive nos pesque e pague, pois ja precisei... Eu estava pescando com anzois sem farpa no P&P assim além de machucar menos os peixes, a conta também fica menor. Mas a pessoa que estava do meu lado não tinha amassado as farpas dos anzois dele... O acidente aconteceu e o kit de utilidades entrou em ação. Já sofri vários acidnetes com anzois farpados e acho que em uma única vez, a garatéia era de uma isca minha que escapou da baca de umatraira e fincou no braço. O resto foram iscas voadoras e desgovernadas, de outros pescadores, que escaparam do enrosco e acabaram me atingindo.
Hoje tento fazer assim:
Enroscou? Se o enrosco for submerso, tento puxar a isca com a ponta da vara ou com a mão submersa, assim se acontecer a "estilingada", a chance da isca sair voando é muito pequena. Geralmente tenho duas varas preparadas.... enroscou? o ponto de pesca está bom? Deixo a vara enroscada de lado, passo a pescar com a outra e quando diminuir a ação dos peixes, vou até o local desenroscar...
Prá acompanhar o mestre, depois de muito tempo atrapalhando as pescarias, resolvi comprar outra vara e outra carretilha...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Grande Zuanon...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Ter Ago 16, 2005 6:48 pm

Zuanon... Onde vc compra xilo em tubete..??? eu tenho até o carpule aqui, só que em Bauru, passou a vigorar a partir do mês passado uma lei municipal, proibindo as "Dentais" de vender anestésico...

Grande abraço... Ricardo....
Avatar do usuário
BRUNO
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1011
Registrado em: Qui Set 30, 2004 3:01 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por BRUNO » Ter Ago 16, 2005 8:58 pm

LAPA , tu falo uma grande verdade , P*** quando pega os tricks , as vezes uma garateia pega no corpo , e se está com fisga da muito dó do bichinho..
SÓ O HOMEM DEGRADA O MEIO AMBIENTE ,
SÓ O HOMEM PODE RECUPERÁLO !!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Ago 16, 2005 11:22 pm

Fabiano da lapa escreveu: P*** Zuanon, vc é médico???
Nãooooo!

Sou Biólogo!
Trabalho como técnico do Laboratório de Patologia da FAculdade de Odontologia de Araraquara. Minha esposa é dentista e profa. na faculdade. Essa carpule eu sequestrei dela! A prática pra usar os "intrumentos de tortura" adquiri operando ratos de laboratório para as pesquisas que são feitas no depto. que trabalho.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Re: Grande Zuanon...

Mensagem por José Zuanon » Ter Ago 16, 2005 11:24 pm

rycardo escreveu:Zuanon... Onde vc compra xilo em tubete..??? eu tenho até o carpule aqui, só que em Bauru, passou a vigorar a partir do mês passado uma lei municipal, proibindo as "Dentais" de vender anestésico...

Grande abraço... Ricardo....
Te mandei uma mp, mas não sei o que tá acontecendo.... elas não vão embora na hora... ficam um tempo presas na caixa de saída, e algumas horas depois, ou no dia seguinte é que realmente saem e chegam ao destino.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”