Camarão DOA com Garatéia

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Camarão DOA com Garatéia

Mensagem por Ivan de Morais » Qua Jul 06, 2005 5:57 pm

E ae pessoal

Seria possível instalar uma garatéia perto do rabo do Camarão DOA?
Ou será que existe algum fabricante que comercialize esse tipo de camarão?

Abração
Fabricio Bertoncello
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 05, 2005 3:26 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Bertoncello » Qua Jul 06, 2005 6:30 pm

CARA, EMBAIXO DO CAMARÃO EU JÁ VI E JA FIZ, É SÓ TIRAR O CHUMBO E PRENDER A GARATÉIA NO PRÓPRIO ANZOL, AGORA NO RABO NUNCA VI, MAS DEDE TER ALGUM JEITO, TENTA PRENDER UM CABINHO DE AÇO NO ANZOL E NO OLHO DA GARATEIA, PODE SER QUE DÊ.

MAIS PQ VC QUER FAZER ISSO, A BAIACUZADA ESTÃO COMENDO OS RABOS DOS TEUS CAMARÕES? HAHAHAHAHAHA

UM ABRAÇO

FABRICIO
FAÇA DA PESCARIA UM ESPORTE, PRATIQUE O PESQUE-SOLTE.
Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Jul 06, 2005 7:13 pm

vi uma reportagem q o andretta fazia esse lance.. ele colocava cabeca de jig no doa e passava a garateia pelo anzol..
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Jul 06, 2005 8:05 pm

Tem um esquema de fazer isso, mas ENROSCA MUITO. e não fica bem no rabo, mas é bom pra quando os tricks so estão pegando por baixo.

Vou tentar explicar sem fotos mesmo.

1. tire o anzol (com a farpa amassada é muito mais fácil e mais seguro)

2. observe que apos o chumbo já existe um furo embaixo do camarão. Insira a garatéia ai, de modo que o olho da garateira, fique por onde passa o anzol. Uma das pondas da garatéia tem que ser enfiada dentro do DOA (senão não tem como)

3. Recoloque o anzol, fazendo que ele passe pelo olho da garatéia.

Pronto, agora vc tem um DOA, mais enroscativo que o normal... hehehe
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Qui Jul 07, 2005 8:13 am

Eu acho francamente, que se colocar a garatéia, a hora que o robalo pega ele já tenta se livrar da isca, sem a garatéia, as vezes ele não se liga e vai engolindo, por isso que muitas vezes eles entroxam a isca, e eu acho que no Doa, quando o peixe bem fisgado, eh menos dificil de escapar do que das garatéias...
mais isso eh gosto pessoal, cada um tem o seu jeitinho melhor de pescar, eu jah vi e tenho até um camarão com garatéia em baixo, e o jeito de fazer no DOA, é como o Eloy explicou, fica a seu critério.. mais eu acho que a dica de cortar ele.. pode ser mais eficiente!
Ah Ivan, parabéns pela foto na Pesca Esportiva deste mês!
Abração!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Qui Jul 07, 2005 10:14 am

Dalhe Ivan...posando de galã na Pesca Esportiva, hehehehe eu tb vi.
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Jul 07, 2005 10:24 am

Valeu Galera

Eu quero fazer esse esquema porque tenho pego muitos robalos com DOA na meia agua, mais tenho perdido muito também e quando só os tricks estão por perto é que perco muitos mesmo, por isso vou fazer essa adaptação em um DOa que perdeu o rabo rsss.

Obrigado a todos pela ajuda.

Rafael e Guilherme, obrigado por me alertarem sobre a revista, aqui ela só chegara perto do dia 15, já vou reservar a minha hehehe.

Abração
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

...

Mensagem por José Zuanon » Qui Jul 07, 2005 12:20 pm

Beleza Ivan!
Num tópico que postei, viewtopic.php?t=3127

Eu falo de uma rapala shad rap turbinada, e no meio do tópico também postei umas fotos de um shad da Storm que perdeu o rabo e fiz um lance com anzol e linha multi filamento. Acho que dá pra fazer a mesma coisa com o DOA e uma garatéia.... dá uma olhada.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Qui Jul 07, 2005 12:35 pm

só uma pergunta:

tricks é = a robalo ???

desculpem a ignorância , hehehehe

abraço
ZezinhoVET
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Qui Jul 07, 2005 12:41 pm

ZezinhoVET escreveu:só uma pergunta:

tricks é = a robalo ???

desculpem a ignorância , hehehehe

abraço
ZezinhoVET
Pequeno.
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Jul 07, 2005 3:24 pm

Valeu Zuanon

Obrigado pela dica

Abraço
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qui Jul 07, 2005 3:51 pm

ZezinhoVET escreveu:só uma pergunta:

tricks é = a robalo ???

desculpem a ignorância , hehehehe

abraço
ZezinhoVET
trick = robalo pequeno
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Qui Jul 07, 2005 4:02 pm

tem gente que chama outros peixes pequenos tbm de tricks não soh os robalos...
Abração
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Sex Jul 08, 2005 7:57 pm

chamalos de robalinhos fica mais fácil , pelo menos mais "entendível".. hehehehe
abração a todos ...
ZezinhoVET
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jul 08, 2005 9:17 pm

ZezinhoVET escreveu:chamalos de robalinhos fica mais fácil , pelo menos mais "entendível".. hehehehe
abração a todos ...
ZezinhoVET
É que o Trick é menor que o Robalinho ...rs...
Trick é o Robalinho pequeno ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Sex Jul 08, 2005 9:45 pm

NELSON MACIEL escreveu:
ZezinhoVET escreveu:chamalos de robalinhos fica mais fácil , pelo menos mais "entendível".. hehehehe
abração a todos ...
ZezinhoVET
É que o Trick é menor que o Robalinho ...rs...
Trick é o Robalinho pequeno ...rs...
hahahahahaha.... ... ....
Aqui eu chamo a maioria dos peixes pequenos de trick..
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Dom Jul 10, 2005 10:11 am

nelsão ...
imaginei que teria essa resposta hehehehe
mas é q pra quem não pesca robalo , robalinho é mais "entendível"
trick parece q é peixe estrangeiro ! ahuauha
abraço
ZezinhoVET
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Doa Garatéia Traseira Semi-Anti-Enrosco Tabajara

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qui Mai 27, 2010 12:09 pm

DOA TABAJARA C GARATÉIA TRASEIRA, SEMI-ANTI-ENROSCO

Tal como esposo, que a muito não pesca ( saúde, etc), recentemente me afastei do esporte, ao qual espero voltar algum dia, ainda que esporadicamente.

Como às vezes damos uma sapiada no site, pedi que ele me ajudasse a postar um ex. de DOA-GARATÉIA que ele modificou a + de década, para que eu testasse ( sonhava que eu e filho seriamos seus pilotos de testes de engenhocas).

Turbinada simples, mas antigos conterrâneos do NO Fluminense testaram comprovando grande elevação na produtividade das fisgadas não apenas de robalinhos como de outros peixes, quando estes resolviam pegar por trás.. Segundo os amigos, a cor mais efetiva na região era a Glow, que apelidavam de "leitosa".

Confecção: Arame rígido ou longa agulha fina aquecida abre canal longitudinal por onde se enfia fio de aço rígido (visto no interior da peça à contra luz), unindo garatéia ao olho do anzol ( ele conta que substituia anzol original por um de inox, tentando ampliar durabilidade do conjunto). Uma taratéia mais fina ficaria melhor...
Imagem
02 Pontas da garatéia devem entrar debaixo p cima, fixadas pelas farpas na cauda, ficando isoladas do terreno para se manterem afiadas e evitarem enroscos. Alguma cola, micro arruela plástica ou outro anteparo mínimo pode garantir que as farpas não recuem da cauda (às vezes ocorria cf terreno e trabalho), ajudando a manter a garatéia na posição.
Imagem
Pontas pra cima, diminuindo enroscos. Ausentes as ruelas plásticas entre farpas e cauda, p evitar q as 1ªs retrocedam e toquem o terreno.

Abraços a todos.
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Qui Mai 27, 2010 4:11 pm, em um total de 3 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Luiz Henrique Celli
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2139
Registrado em: Ter Jul 08, 2008 12:50 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Henrique Celli » Qui Mai 27, 2010 12:41 pm

Tava pensando em fazer isso ontem, agora que vi o topico vou fazer!!!
"Eu não quero acreditar, eu quero saber." - Carl Sagan.
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Qui Mai 27, 2010 5:07 pm

Uma outra opção seria utilizar um assist hook mais comprido na cabeça do doa... acho que assim enrosca menos que a garateia.
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Seg Mai 31, 2010 4:41 pm

Bruno Thormann escreveu:Uma outra opção seria utilizar um assist hook mais comprido na cabeça do doa... acho que assim enrosca menos que a garateia.
Oi,
Opção interessante, Bruno. Mas o acréscimo da garatéia trazeira surgiu qdo percebemos que alguns tricks e outros peixes estavam pegando do 1/2 do corpo p trás.

Ainda no tema, uma curiosidade:
Algumas vezes, como ainda não conhecíamos D.O.As menores, optamos por diminuir o tamanho de alguns, cortando parte mediana do corpo, e rejuntando a cauda mediante calor e arame de aço interno, ao qual sempre acrescentava-se garatéia fina e bem afiada na traseira. Estes, se mostraram os + efetivos ( e disputadíssimos pelos amigos) qdo diante de cardumes de tricks, pescados de pé no chão entre as pedras de uma barra e margens de pequeno canal.
Abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Seg Mai 31, 2010 9:32 pm

Ilza,

Eu costumo cortar os meus DOAs também, de menor tamanho eles ficam muito melhores... não conhecia essa forma de colocar garatéia nas iscas, com certeza vou preparar um pra teste, hehe.

abraço
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Jun 01, 2010 1:13 pm

Bruno Thormann escreveu:Ilza,

Eu costumo cortar os meus DOAs também, de menor tamanho eles ficam muito melhores... não conhecia essa forma de colocar garatéia nas iscas, com certeza vou preparar um pra teste, hehe.

abraço
Oi,
Confesso que eu não cheguei pegar nada com estes DOAS porque não gosto muito de usá-los e, nas poucas oportunidades, preferí outras opções. Mas amigos do meu antigo Norte Fluminense imploravam para o marido lhes ceder alguns dos que ele turbinava pra si e que lhe renderam certo sucesso nalgumas de suas antigas e raras investidas.

Boa Sorte!
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Qua Jun 02, 2010 6:51 pm

Contrariando muitos pescadores aqui de SP, eu não gosto de usar o maré.. tenho um e confesso que nunca peguei nada com ele... porém com os DOAs já salvei muita pescaria..

Costumava pescar muito em SC, principalmente em molhes e costões, sempre desembarcado... onde as principais iscas eram os camarões a as que formavam grande parte da pescaria, shads e grubs com jigs leves...

Costumam enroscar bastante nas pedras, mas com jeitinho a gente sempre salva as iscas...com o tempo quase não perdia isca pro enrosco.
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Antonio Ruffolo (Tunicão)
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Ago 07, 2009 10:50 am
Cidade:

Mensagem por Antonio Ruffolo (Tunicão) » Qua Jun 02, 2010 7:01 pm

Grande Ivan,

se não me engano, a Zagaia fabrica um Camarão articulado e muito bonito já com garatéia.

http://www.zagaialures.com.br/pics_prod ... _r8_c1.jpg

Ainda não usei nos robalos, mas vou comprar uns para experimentar.
O engraçado é que no próprio site da Zagaia, eles recomendam remover a garatéia se a pesca for em locais com muitas estruturas submersas.

Valeu!
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Bruno e "Tunicão"

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qui Jun 03, 2010 11:40 am

Bruno,
Costeiras e entrada de barra até 2 km acima, é tb onde + usávamos os "Tabajaras" c garatéia traseira, acompanhados de pequenos Shads e Grubs. Principalmente no que poderíamos chamar de micro-baías de águas calmas, quase s/ espuma, entre 2 pontas de pedras;e onde os pevas e raros flechas pareciam espreitar suas presas.

Particularmente, eu gostava + de usar os "Gigs de Penacho Branco" ( febre na região), desde que não tivessem a cabeça tibo "bala" como os de série; mas de "frente achatada" para nado mais errático; e confeccionados artesanalmente por amigos e até pelo "patrão" qdo ele ainda pescava. E embora estes últimos enroscassem mais, otimizavam os resultados, desde os tempos em que se usavam os "proterozóicos paolis"...kkkk, como lembra meu esposo. ao rever umas fotos.
Mas é isso aí. Tenta lé e depois conta pra gente!
Abç

Antonio Ruffolo (Tunicão) escreveu:Grande Ivan,

se não me engano, a Zagaia fabrica um Camarão articulado e muito bonito já com garatéia.

http://www.zagaialures.com.br/pics_prod ... _r8_c1.jpg

Ainda não usei nos robalos, mas vou comprar uns para experimentar.
O engraçado é que no próprio site da Zagaia, eles recomendam remover a garatéia se a pesca for em locais com muitas estruturas submersas.

Valeu!
Blz, Ruffolo?
A sugestão da Zagaia é por seu produto ter a garatéia na barriga do camarão, tornando-o hiper enroscativo em leitos com estruturas de pedras e/ou outras.

O da foto que apresentei ( que já teve aperfeiçoamentos )surgiu há + de década, quando ribeirinhos da barra de piscoso rio do No Fluminense, queixaram-se de tricks, mtas vezes, pegarem só no rabo. E Como a entrada da barra tem margem pedregosa até meio do canal, e por uns 700 m adentro, o jeito era tentar diminuir chances de enrosco das garatéias. Para os belos flechas locais ( nunca peguei um; só pevas), não fazia diferença considerável; mas quando encostavam cardumes de tricks para diversão ( ou quando surgia algum badejinho ou baiacú intrometido/ motivo do aço interno prendendo a garatéia) o Tabajara excedeu expectativas. E contrariando a cor chá, etc., a "leitosa"_ como os locais chamavam a glow_ era a + efetiva , talvez porque pescavam principalmente na vazante do entardecer e noite ; quando os Doas glowa "deviam" afundar com alguma lumniscencia .

Pós anos de test-drive de familiares e amigos, eu poria + fé nos "tabaharas". Acho até que os fabricantes poderiam aproveitar a dica.
Tente e depois mostre pra gente! A muito s pescar, viajo com as fotos e relatos de vcs, quando tenho tempo para.
Abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Tiago Tagnin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1175
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 12:29 am
Cidade:

Mensagem por Tiago Tagnin » Qui Jun 03, 2010 9:38 pm

Antonio Ruffolo (Tunicão) escreveu:Grande Ivan,

se não me engano, a Zagaia fabrica um Camarão articulado e muito bonito já com garatéia.

http://www.zagaialures.com.br/pics_prod ... _r8_c1.jpg

Ainda não usei nos robalos, mas vou comprar uns para experimentar.
O engraçado é que no próprio site da Zagaia, eles recomendam remover a garatéia se a pesca for em locais com muitas estruturas submersas.

Valeu!
Antonio,

Sugiro não comprar esse camarão.... na minha opinião é uma porcaria.... já usei várias vezes e nunca entrou nada... e tb soube de várias pessoas que tb já usaram e nada de peixe. O mesmo acontece com o camarão novo que eles lançaram: o realista. São bonitos, mas não na opinião dos peixes.

Abs,
Tiago
______________
Cichla, hopilas, salminus, brycon | centropomus, caranx, seriola, pomatomus, mycteroperca
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”