Parasitas nos Robalos

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Parasitas nos Robalos

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Jul 04, 2005 11:45 am

Comecei a observar que os robalos que eu estou capturando estão com parasitas, no céu da boca, na forma de lesmas, que se grudam na boca do robalo, e ficam o parasitando...
Imagem
depois que percebi o fato, e comecei a me preocupar com isso, em mais de 70% dos robalos apareciam as lesminhas, acredito que deve ser da alimentação dos mesmos, eu estou retirando tudo, é bem fácil a remoção, com um alicate de bico, ou com uma pinça forceps..
Imagem
deem uma olhada vocês também para ver se não aparecem nos seus robalos tbm, provavelmente isto deve encomodar o peixe, e quem sabe dificultar seu crescimento. Talvez eu esteja enganado, mais provavelmente sim.

Segue abaixo um texto sobre outros parasitas de robalos.

PATOLOGIA
Apesar da sua posição na cadeia trófica, o robalo não é hospedeiro de muitos parasitas. quer no seu interior quer externamente. No entanto, podem referir-se dois ectoparasitas (parasitas externos) principais:




Imagem
Robalo parasitado com Caligus minimus (manchas amarelas)
Imagem
Caligus minimus (piolho do robalo)

-Diplectanum aequousé um verme(tremátode manogéneo) que se aloja nas brânquias, provocando dificuldades respiratórias;
-Caligus minimus é outro ectoparasita da pele, cavidade bocal e cavidade opercular e das brânquias, conhecida como "piolho do robalo". Estes são visíveis à vista desarmada, sendo as fêmeas maiores do que os machos, Elas apresentam sacos ovígeros onde transportam os ovos. Para além de também provocarem dificuldades respiratórias, estes parasitas alimentam-se do sangue do seu hospedeiro (sendo por isto denominadas de hematófagos)
Joana Campos
Cláudia Delgado

_________________________________________________

É isso aih, vamos ficar ligado, quem souber de mais coisa posta aih..
Abração!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Leandro Kowalski

Mensagem por Leandro Kowalski » Seg Jul 04, 2005 1:50 pm

Muito bom que você tenha visto isso.... ....é uma maneira muito legal de estar ajudando estes lindos ... ... .....
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Seg Jul 04, 2005 2:04 pm

Aqui nas trairas tambem costuma aparecer uns parasitas, esse aqui foi num PP, tambem tirei de todas...não sei se prejudica em alguma coisa ou se é somente ospedeiro inofensivo..oia a foto
Imagem
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Seg Jul 04, 2005 2:20 pm

ISSO É NORMAL NO ROBALO , DIFÍCIL É NÃO TER NADA . REALMENTE DEVE TER HAVER COM A ALIMENTAÇÃO DELE .
BOMBER 14 BCA DE CABEÇA VERMELHA É ? HUM , SEI .
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Jul 04, 2005 2:22 pm

Já encontrei esse parasita.. parece uma sangue suga... o outro, uma pequena tatuíra...

agora.. uma pergunta.. vi certa vez q alguns peixes tem parasitas dentro da própria carne.. será q é tão perigoso qnto uma taenia solium..??
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Jul 04, 2005 2:24 pm

POISNÃ escreveu:ISSO É NORMAL NO ROBALO , DIFÍCIL É NÃO TER NADA . REALMENTE DEVE TER HAVER COM A ALIMENTAÇÃO DELE .
BOMBER 14 BCA DE CABEÇA VERMELHA É ? HUM , SEI .
Quem sabe sabe né? rsrs
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Jul 04, 2005 2:27 pm

Oga escreveu:Já encontrei esse parasita.. parece uma sangue suga... o outro, uma pequena tatuíra...

agora.. uma pergunta.. vi certa vez q alguns peixes tem parasitas dentro da própria carne.. será q é tão perigoso qnto uma taenia solium..??
Tá falando daquela matéria sobre o tucunaré?
acho que no máximo uma dor de barriga,
depende da resistência do parasita, e do ciclo de reprodução e evolução do mesmo e talz...
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Seg Jul 04, 2005 2:50 pm

Se você juntar a sua resposta a foto que esta no fundo parece que você me respondeu isso no momento da foto . rsrsrsr
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Jul 04, 2005 2:56 pm

hehehe... :D preciso mais uma rosa e uma verde dessa, e umas 13 pra reforçar a coleção...
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Seg Jul 04, 2005 5:40 pm

essa história de conhecimentos ai é uma missão para o professor Eloy Labatut !!! Cara , ele manja de biologia!
abraço
ZezinhoVET
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Jul 04, 2005 6:06 pm

Ha Ha Ha ! quem o tio Eloy??
ultimamente ele tem manjado mais de macacos... hahaha :)
ele vai me matar por essa!! brincadeira em tio.. ele manja mesmo.. eh da área neh..
Abração!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jul 04, 2005 6:11 pm

Os peixes que vi com muitos parasitas são a Carpa Cabeçuda e a Pirarara, como esses bichos tem parasitas...

Isso num PP, não vi em natura, pois nunca peguei uma Pirarara in natura....
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Seg Jul 04, 2005 6:34 pm

Aproveitando a deixa do ZezinhoVET, (e a sacanagem do parceiro, que nem foram tantos assim, so uns 4, e como desculpa esfarrapada posso dizer que fazia um mes que não dava um pincho...)

Embora seja Geógrafo, sei um pouco de ictiologia (parte da biologia que estuda os peixes), por causa de 2 vícios: a pesca e o aquarismo.

Não posso afirmar com certeza, mas lembro der ter lido algo a respeito, e também visto em um programa de pesca uma vez (acho que do Nakamura), onde comentava que estes parasitas na boca do robalo seriam sangue-sugas, e que estes bichos são muito comuns no mangue.

Parece que estes vermes ficam junto ao lodo no fundo do mangue, e quando o robalo caça camarões, algumas sangue-sugas se aproveitam e se alojam no peixe.

Ja encontrei também nas guelras dos robalos, mas é extramamente comum na boca destes peixes.

Agora se causa algum incômodo ao peixe, ou se faz algum mal pra saúde eu não sei.

Talvez incomode o peixe, mal acho que não deve fazer. Mas não custa nada tirar o bicho da boca deste peixe que nos proporciona tantas alegrias não é.

Acho que o Cota, que é biólogo, pode responder com mais certeza. Eu, dessa vez fiquei na base do achismo.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Seg Jul 04, 2005 6:40 pm

falou o professor labatut !
vamos ouvir agora o professor Cota !!!
abraço
ZezinhoVET
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Seg Jul 04, 2005 6:42 pm

O Cota manja.... ... macacos tambem....hahahahahaha
brincadeira, brincadeira.... ...
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

...

Mensagem por José Zuanon » Ter Jul 05, 2005 2:56 pm

Essas das fotos são sanguessugas....
Há uns meses reformei um aquário e comprei um lote de peixes (150 reais). Começaram a morrer e meus conhecimentos e anos de aquarismo de nada adiantaram.... forma morrendo todos... depois de todos mortos começaram a aparecer no aquário as causadoras da matança.... várias sanguessugas, que após esgotarem a fonte de alimentação, no caso os meus peixes... apareciam deslizando pelo vidro, com aquele movimento de "mede palmo" característico... algumas estavam até clarinhas por terem digerido todo o sangue.... Desmontei o aquário, deixei as pedras numa salmoura pra matar alguma que tivesse ficado escondida... e recomecei...
Esses bichos podem atingir um tamanho consideravel, e num peixe de pequeno porte consumir uma porção considerável de sangue. São comuns nas guelras onde o fluso de sangue é maior. Num ambiente fechado como o de um aquário, o estrago pode ser grande. No meu caso elas eram de tamnho pequeno, mas os peixes também. Eram Neons, Xadrezinhos, Zepelins, Rodostomus, Borboletas, etc... Quando uma delas pegava um peixe, rapidamente consumia todo o sangue dele... ele morria rápido, sem os sinais clássicos das doenças mais comuns... e depois outro, e outro...
Ou seja, uma sanguessuga num pequeno peixe pode leva-lo a morte.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Ter Jul 05, 2005 4:08 pm

Aqui nos meus aquas, nunca deram esses sangue sugas.... ...
Quanto tinha pirarucu, ele tava com um parasita, mas era subcutaneo(dentro da pele), ele parecia uma lumbriga vermelha, ficava só com a cabeça fora na pela, peguei um bisturi, meu pai segurou ele na toalha e operei, um pequeno corte, tiro com a pinça, e pronto , tintura de iodo nele.... ... bichinho ficou 100%
Fungos, ictio e tals, aí tinha que ser remedio mesmo, colocava num aqua de quarentena com um termostato e remedio, e pronto, ficava bauzao...
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
dudu
CALOURO
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Abr 04, 2005 3:06 pm
Cidade:

SANGUE SUGAS

Mensagem por dudu » Ter Jul 05, 2005 4:23 pm

ONDE EXISTEM BASTANTE PEIXES COM SANGUE - SUGAS NA BOCA E NO RIO ITIBERÊ EM PARANAGUÁ, JÁ CAPTUREI VÁRIOS ASSIM LÁ. ACHO QUE LÁ É DEVIDO A POLUIÇÃO(ESGOTO) AFINAL QUASE TODO ESGOTO DE PARANÁGUÁ E DESPEJADO LÁ!
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Re: SANGUE SUGAS

Mensagem por E.Labatut » Qua Jul 06, 2005 3:52 pm

dudu escreveu:ONDE EXISTEM BASTANTE PEIXES COM SANGUE - SUGAS NA BOCA E NO RIO ITIBERÊ EM PARANAGUÁ, JÁ CAPTUREI VÁRIOS ASSIM LÁ. ACHO QUE LÁ É DEVIDO A POLUIÇÃO(ESGOTO) AFINAL QUASE TODO ESGOTO DE PARANÁGUÁ E DESPEJADO LÁ!
As sangue-sugas não estao relacionadas com poluição, exitem onde tem bastante vegetação e lodo.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Luciano R. Cota
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Mar 14, 2005 3:46 pm
Cidade:
Contato:

Re: SANGUE SUGAS

Mensagem por Luciano R. Cota » Sáb Jul 09, 2005 11:00 pm

Eloy Labatut escreveu:
dudu escreveu:ONDE EXISTEM BASTANTE PEIXES COM SANGUE - SUGAS NA BOCA E NO RIO ITIBERÊ EM PARANAGUÁ, JÁ CAPTUREI VÁRIOS ASSIM LÁ. ACHO QUE LÁ É DEVIDO A POLUIÇÃO(ESGOTO) AFINAL QUASE TODO ESGOTO DE PARANÁGUÁ E DESPEJADO LÁ!
As sangue-sugas não estao relacionadas com poluição, exitem onde tem bastante vegetação e lodo.
vou ver se posso ajudar pessoal. lá vai:

as sangue sugas são encontradas geralmente em ambientes com altas concentrações de matéria orgânica em decomposição, podendo estar relacionadas também ao despejo de esgotos. ao mesmo tempo, como não possuem restrição quanto à disponibilidade de oxigênio na água, se desenvolvem também muito bem em ambientes bem oxigenados.

são anelídeos da classe hirudinea, hematófagos e hermafroditas. se fixam através de ventosas e injetam uma enzima anti-coagulante (daí o nome da classe - hirudinea: é o nome da substância anti-coagulante) que faz com que o hospedeiro sangre em abundância, sendo sim, muito prejudicial ao peixe, nesse caso, debilitando seu desenvolvimento.

como vcs disseram, o que é bem provável que aconteça é que durante a alimentação do robalo ou quando o mesmo está em repouso, a sanguessuga entra em contato, de preferência com as partes de maior fluxo sanguíneo do peixe, e fica ali se alimentando.

era interessante observar que durante os estudos que realizei na bacia do rio doce, só eram encontrados hirudineos nos pontos dos rios mais poluídos, no médio e baixo rio doce, impactado por dejetos de cidades e de mineração e da produção de celulose na região. enquanto que os rios de cabeceira e àqueles trechos de rios situados dentro do parque da serra do cipó não apresentaram nenhum indivíduo desta classe.

até mesmo os índices biológicos que pontuam as famílias de insetos e de classes de zoobentos, atribuem a mais baixa pontuação aos hirudineos, indicando ambientes com alteração antrópica.

no caso de outros ectoparsitas, a maioria são pequenos crustáceos, e só vão aparecer em águas mais alcalinas e básicas, estando ausentes nos rios com aparência de "água de coca-cola", por serem mais ácidas e não sustentarem as carapaças dos crustáceos.

o que eu posso dizer com certeza, e que é de comum acordo na comunidade científica deste século, é que os parasitas dominam o mundo. eles estão e vão sempre estar entre nós, nos animais, nas plantas e até em estruturas construídas pelo homem. tem uma reportagem de capa super interessante que saiu na super interessante (hehe!) sobre os mais bizarros parasitas e como eles estão presentes em tudo que fazemos. é de assustar! :shock: hehe!

grande abraço pessoal!
"Eu não quero saber quem cortou a perna do Saci. Eu quero é o tênis!"
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Re: SANGUE SUGAS

Mensagem por Rodrigo Esteves » Sáb Jul 09, 2005 11:15 pm

Cota escreveu:
Eloy Labatut escreveu:
dudu escreveu:ONDE EXISTEM BASTANTE PEIXES COM SANGUE - SUGAS NA BOCA E NO RIO ITIBERÊ EM PARANAGUÁ, JÁ CAPTUREI VÁRIOS ASSIM LÁ. ACHO QUE LÁ É DEVIDO A POLUIÇÃO(ESGOTO) AFINAL QUASE TODO ESGOTO DE PARANÁGUÁ E DESPEJADO LÁ!
As sangue-sugas não estao relacionadas com poluição, exitem onde tem bastante vegetação e lodo.
vou ver se posso ajudar pessoal. lá vai:

as sangue sugas são encontradas geralmente em ambientes com altas concentrações de matéria orgânica em decomposição, podendo estar relacionadas também ao despejo de esgotos. ao mesmo tempo, como não possuem restrição quanto à disponibilidade de oxigênio na água, se desenvolvem também muito bem em ambientes bem oxigenados.

são anelídeos da classe hirudinea, hematófagos e hermafroditas. se fixam através de ventosas e injetam uma enzima anti-coagulante (daí o nome da classe - hirudinea: é o nome da substância anti-coagulante) que faz com que o hospedeiro sangre em abundância, sendo sim, muito prejudicial ao peixe, nesse caso, debilitando seu desenvolvimento.

como vcs disseram, o que é bem provável que aconteça é que durante a alimentação do robalo ou quando o mesmo está em repouso, a sanguessuga entra em contato, de preferência com as partes de maior fluxo sanguíneo do peixe, e fica ali se alimentando.

era interessante observar que durante os estudos que realizei na bacia do rio doce, só eram encontrados hirudineos nos pontos dos rios mais poluídos, no médio e baixo rio doce, impactado por dejetos de cidades e de mineração e da produção de celulose na região. enquanto que os rios de cabeceira e àqueles trechos de rios situados dentro do parque da serra do cipó não apresentaram nenhum indivíduo desta classe.

até mesmo os índices biológicos que pontuam as famílias de insetos e de classes de zoobentos, atribuem a mais baixa pontuação aos hirudineos, indicando ambientes com alteração antrópica.

no caso de outros ectoparsitas, a maioria são pequenos crustáceos, e só vão aparecer em águas mais alcalinas e básicas, estando ausentes nos rios com aparência de "água de coca-cola", por serem mais ácidas e não sustentarem as carapaças dos crustáceos.

o que eu posso dizer com certeza, e que é de comum acordo na comunidade científica deste século, é que os parasitas dominam o mundo. eles estão e vão sempre estar entre nós, nos animais, nas plantas e até em estruturas construídas pelo homem. tem uma reportagem de capa super interessante que saiu na super interessante (hehe!) sobre os mais bizarros parasitas e como eles estão presentes em tudo que fazemos. é de assustar! :shock: hehe!

grande abraço pessoal!
Caterva é cultura.... .....mandou bem parceiro
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Dom Jul 10, 2005 10:24 pm

Show de explicação Cota, Parabéns!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
dudu
CALOURO
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Abr 04, 2005 3:06 pm
Cidade:

pÔ!

Mensagem por dudu » Qui Set 01, 2005 7:01 pm

pô os caras são douto!!!!
valeu pela bela esplanação!
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”