Jacundás.

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Jacundás.

Mensagem por Marcos Goncalves » Seg Jun 06, 2005 7:51 pm

No relato feito pelo Oga em sua última pescaria, ele nos mostra 3 fotos de jacundás diferentes. O primeiro mais colorido, bem pintado. O segundo é meio albino. O terceiro é escuro (meio cor de petróleo) sem pintas ou manchas, apenas o ocelo. Em algumas fotos de pescarias da Amazônia, já vi uns bem coloridos em tons de vermelho e laranja.
A represa de Igaratá aqui perto de SP é infestada de jacundás, porém apenas desse último. Nunca vi nenhum de outra cor.
Alguém sabe dizer se as diferenças de cores são variações da mesma espécie, ou são várias espécies diferentes?
As espécies (ou variações) estão ligadas a alguma região geográfica, clima, etc?
Obrigado.
1 abraço.
Marcos.

Editado para corrigir a grafia da palavra: ocelo
Editado pela última vez por Marcos Goncalves em Seg Jun 06, 2005 9:14 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Seg Jun 06, 2005 8:43 pm

Nome comum: Jacundá.
Nome científico: Crenicichla spp.
Família: Cichlidae, de peixes de água doce da América do Sul, Central e África.

Características: Corpo alongado de coloração esverdeada-amarronzada, coberto de escamas e com boca grande onde a mandíbula é maior que o maxilar superior. A coloração e a disposição das manchas e faixas escuras é aleatória, variando conforme a espécie, embora a faixa longitudinal ao longo do corpo seja comum a todas elas. Ocelo na parte superior do pedúnculo da nadadeira caudal. Atingem até 40 cm.
Ocorrência: Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco, onde vivem em águas paradas como todos os ciclídeos. Alimentam-se de pequenos peixes, camarões e outros crustáceos.


Equipamento: Varas leve ou média, linhas de 12 a 14 lb e anzóis 1 ou 2/0.

Iscas: Naturais: Pequenos peixes e camarões.
Artificiais: Plugs de meia água ou superfície, e Streamers

segue umas fotos....
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E a mais linda....
Imagem
sem duvida um dos mais belos peixes de agua doce...tenho um marmorata, lindo a bravo pra kct, tá no meu aqua à uns 2 anos e tá ficando gigante, já tá com 22cm...depois de um tempo vai pra minha lagoa junto com o tucuna e o meu baby bass que está por vir....
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Jun 06, 2005 8:47 pm

vamos ver ..rs.. vou postar umas fotos.. se alguem puder ajudar.. faz favor..rs..

tipos de jacundas do rio Nhundiaquara

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Jacunda de Formoso do Araguaia

Imagem

Legal essa questao ... se alguem tiver fotos de mais jacundas de outros locais do pais.. eh bacana ..[/img]
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Seg Jun 06, 2005 8:50 pm

Este ultimo parece um marmorata...muito lindo...
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Seg Jun 06, 2005 8:59 pm

Aí vão algumas fotos de jacundás com algumas variações.
Todos foram pescados na represa de Igaratá:

Imagem

Imagem

Imagem

1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

.

Mensagem por José Zuanon » Seg Jun 06, 2005 8:59 pm

A forma certa de escrever é ocelo. Serve pra designar qualquer pinta arredondada, tanto em peixes, aves, mamíferos, etc.
Se vc colocar no Google ou Altavista a palavra Crenicichla e procurar imagens, vai aparecer um monte de bichos diferentes, e geralmente com uma referencia a alguma região. São espécies diferentes, mas dentro de uma mesma espécie, os padrões de cores variam de acordo com a idade do bicho, maturidade sexual, cor da água, etc.
O primeiro bicho desses natural desta região que vi, foi no Clube Náutico de Araraquara, há muitos anos... nós o chamávamos de "boca de bolsa"... na realidade "boca de borsa". Depois encontrei no Tiete... todos com o padrão de cor verde/camuflado. No ano passado comprei dois jacundas laranja. Tinham uns 6 ou 7 cm e de uma coloração laranja muito bonita.... ...
Os dias foram passando... os outros habitantes do aquário forama sumindo... sumindo... os jacundas crescendo... crescendo.... até que o que estava um pouco maior tentou engolir o outro. Perdi os dois: Um comido e o outro engasgado!
Vou falar com meu irmão que trabalha com taxonomia de peixes na Amazonia e ver se ele manda alguma referência ou artigo que fale mais desses bichos.[/i]
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Re: .

Mensagem por Marcos Goncalves » Seg Jun 06, 2005 9:02 pm

José Zuanon escreveu:A forma certa de escrever é ocelo.
Zuanon.
Estava em dúvida se o correto era océolo ou ocelo.
Obrigado.
1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Seg Jun 06, 2005 9:14 pm

Jacundá é um bicho muito bravo...o meu já me mordeu e já mordeu o Zeca tambem, pode perguntar à ele...hahahaha(foi muito engraçado)
o meu até se adaptou ao tucuna, mas não entra peixe que entre na boca dele...vai pro saco com certeza...
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Jacundas

Mensagem por E.Labatut » Seg Jun 06, 2005 10:32 pm

Bom como aquarista, pescador, por desde pequeno ter nadado nos rios de Morretes (com uma mascara de mergulho), e por ser MUITO curioso, posso dizer o seguinte:

1. Existem diversas espécies do genero Crenicichla;

2. Uma mesma especie pode ter variações de cor, desde a diferenciação sexual (os machos geralmente são mais coloridos e menores, nos do Nhundiaquara geralmente tem ocelo na dorsal), tamanho do peixe (menores são menos coloridos), época do ano, e atitude (é nitido a mudança de cor enquando o peixe segue a isca ou está fisgado pra quando está nadando calmamente);

3. Tenho quase certeza que os que pegamos em Morretes são da mesma espécie;

4. Os que o Marcos mostrou são de outra especie diferente dos de Morretes (formato do corpo, das nadadeiras), e que o Oga pegou em Formoso, certamente também é outro. Os primeiros que o Oga mostrou, são machos (mais coloridos) e fêmeas (menos coloridos).

5. Os mais brancos, nunca tinha visto, mas acho dificil ser outra especie, mas não impossível. Pode ser o "tal do mimetismo" (hehe quem é de Curitiba vai entender), pois na ultima vez que fui lá, vi que a água estava extremamente limpa, e que o rio mudou muito, tem muito mais areia no fundo.

6. Quando pequenos nadam em cardumes, quando adultos, em casal. Muito curiosos, muitas ações antes de fisgar o primeiro. Tem uma isca natural que é fatal, é só jogar que se tiver peixe perto ele pega. Mas não vou contar aqui... pode ter assassino lendo. :?

7. Outros nomes: nhacundá, iacundá, jacundá, joaninha, truta caipira.

Quem quiser ver muitas variedades de nhacundás vá no http://www.fishbase.org. O site listou 80 ESPÉCIES .

OU cliquem direto neste link enorme: http://www.fishbase.org/NomenClature/Sc ... ackstep=-2
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Re: Jacundas

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Jun 06, 2005 10:37 pm

Eloy Labatut escreveu:Bom como aquarista, pescador, por desde pequeno ter nadado nos rios de Morretes (com uma mascara de mergulho), e por ser MUITO curioso, posso dizer o seguinte:

1. Existem diversas espécies do genero Crenicichla;

2. Uma mesma especie pode ter variações de cor, desde a diferenciação sexual (os machos geralmente são mais coloridos e menores, nos do Nhundiaquara geralmente tem ocelo na dorsal), tamanho do peixe (menores são menos coloridos), época do ano, e atitude (é nitido a mudança de cor enquando o peixe segue a isca ou está fisgado pra quando está nadando calmamente);

3. Tenho quase certeza que os que pegamos em Morretes são da mesma espécie;

4. Os que o Marcos mostrou são de outra especie diferente dos de Morretes (formato do corpo, das nadadeiras), e que o Oga pegou em Formoso, certamente também é outro. Os primeiros que o Oga mostrou, são machos (mais coloridos) e fêmeas (menos coloridos).

5. Os mais brancos, nunca tinha visto, mas acho dificil ser outra especie, mas não impossível. Pode ser o "tal do mimetismo" (hehe quem é de Curitiba vai entender), pois na ultima vez que fui lá, vi que a água estava extremamente limpa, e que o rio mudou muito, tem muito mais areia no fundo.

6. Quando pequenos nadam em cardumes, quando adultos, em casal. Muito curiosos, muitas ações antes de fisgar o primeiro. Tem uma isca natural que é fatal, é só jogar que se tiver peixe perto ele pega. Mas não vou contar aqui... pode ter assassino lendo. :?

7. Outros nomes: nhacundá, iacundá, jacundá, joaninha, truta caipira.

Quem quiser ver muitas variedades de nhacundás vá no http://www.fishbase.org. O site listou 80 ESPÉCIES .

OU cliquem direto neste link enorme: http://www.fishbase.org/NomenClature/Sc ... ackstep=-2
Eh massa ver os jacundas atacando em duplas.. o Jota chegou a comentar q uma vez.. o peixe foi ateh a borda e ele sem linha, ficou carregando a isca dentro da agua com a ponta da vara..rs.. o bicho seguia..eta peixinho curioso..rs
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Seg Jun 06, 2005 10:53 pm

Outro bom local pra pesquisa, http://www.cichlidae.com

Fotos de alguns sites:

PEIXE SURREAL!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

com filhotes:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Se procurar bem, vai achar um zilhao de fotos diferentes.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Seg Jun 06, 2005 11:18 pm

Valeu Eloy.
Muito legais as suas explicações e os links.
As fotos dessa última mensagem são demais!
1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Seg Jun 06, 2005 11:52 pm

peixinho bacana esse.... quero pegar outro!! rs...

vai aí a albina que eu peguei lá....

Imagem
Abraço,
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

...

Mensagem por José Zuanon » Ter Jun 07, 2005 11:57 am

Eu não lembro mais onde peguei esta foto, para poder colocar os créditos do autor.... mas com certeza é o mais bonito na minha opnião....

Imagem

Em relação ao link fishbase.org, vale salientar que esse total de espécies inclui a America Central e do Sul...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Ter Jun 07, 2005 12:12 pm

Com certeza um peixe lindo, bom de ver e bom de pegar, bom tbm de soltar,
ele tem hábitos mto próximos do tucunaré, anda em casal,
eu conheço como joana, ou joaninho, o pessoal caiçara chama de badejo do rio, e pescam eles com camarão vivo, boiado no rio, um pecado,
matam mtos jacundás, e robalos tbm,
eh triste, tomara que eles resitam
abração
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Ter Jun 07, 2005 1:00 pm

Ainda bem que eles não sabem a técnica/isca que meu pai me ensinou, se soubessem não tinha mais um...

Me falaram que é ruim de comer pois tem muitos espinhos. Tomara que seja mesmo, mas eu não vou matar nunca desses peixes, são muito lindos, e excelente de pescar.
Rafael Fernandes escreveu:Com certeza um peixe lindo, bom de ver e bom de pegar, bom tbm de soltar,
ele tem hábitos mto próximos do tucunaré, anda em casal,
eu conheço como joana, ou joaninho, o pessoal caiçara chama de badejo do rio, e pescam eles com camarão vivo, boiado no rio, um pecado,
matam mtos jacundás, e robalos tbm,
eh triste, tomara que eles resitam
abração
Eloy Labatut
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

.

Mensagem por José Zuanon » Ter Jun 07, 2005 2:06 pm

Como havia dito, falei com meu irmão, Jansen Zuanon, e ele me escreveu o seguinte:

"Sobre os jacundás; atualmente, quase todas as espécies estão classificadas no gênero Crenicichla. Antigamente algumas eram incluídas no gênero Batrachops (hoje considerado sinônimo de Crenicichla); a situação do gênero Teleocichla (alguns jacundazinhos especializados, que vivem principalmente em corredeiras) ainda é dúbia, mas eu tenho considerado-o como válido (já descrevi uma nova espécie, e estou preparando a descrição de outra).

As espécies de jacundá ocorrem em quase toda a América do Sul, desde a Colômbia até o Uruguai. Há pelo menos 75 espécies válidas (descritas) e mais um tanto por descrever.A grande diversidade de espécies está na Amazônia. Algumas espécies atingem cerca de 40 cm e são explortadas na pesca de subsistência e pequena pesca comercial. Espécies de menor porte são muito apreciadas na aquariofilia, e são comumente exportadas da Amazônia. A maioria das espécies alimenta-se de pequenos peixes, insetos e camarões. Formam casais estáveis e criam os filhotes até um tamanho grande (cerca de 12-15 cm), o que não é muito comum entre peixes. A única revisão (e que contém diversos erros, principalmente tipográficos) é a seguinte:

Ploeg, A. 1991. Revision of the South American cichlid genus Crenicichla Heckel, 1840, with descriptions of fifteen new species and consideration on species groups, phylogeny and biogeography (Pisces, Perciformes, Cichlidae). Academisch Proefschrift, Universiteit Amsterdam, 153 pp."


De uma maneira geral, as informações bateram com o que rolou no tópico.... Achei interessante esse lance dos filhotes.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Jun 07, 2005 2:23 pm

interessante..!!
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Ter Jun 07, 2005 5:36 pm

Legal o lance dos filhotes, mas das de Morretes eu ja observei:

pequenos cardumes (4 a 8 peixes) de peixes com uns 12 cm.

um casal grande, uns 30 cm, com uma grande mancha preta embaixo... centenas de alevinos.
Eloy Labatut
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”