Engrenagens shimano, Daiwa em Duraluminio tratado.

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
ueber gilly
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Jul 04, 2006 12:02 pm
Cidade:

Engrenagens shimano, Daiwa em Duraluminio tratado.

Mensagem por ueber gilly » Qua Abr 16, 2008 10:02 am

Bom dia Pessoal!
Acho que nunca postei nada aqui, só comprei ou troquei. Fico sempre aprendendo, lendo os relatos e opiniões dos amigos.

Depois de ter pescado com caretilhas mg (somente em agua doçe é claro, para agua salgada existem outras mil opções) estou muito empolgado com a leveza e sensibilidade ao menor toque que elas proporcionam (essa ultima ,acho, que é o verdadeiro e legítimo objetivo da construção de carretilhas superleves, pois 30grms a mais não procaria tendinite em ninguem) , mas utilizam engrenagens de duraluminio para compor tal conjunto.

Pois bem,após algumas pesquisas não encontrei resposta definitiva para a questão:

-As novas engrenagens (principalmente Shimano) em duraluminio estão realmente dando problemas?
-Não achei nada em sites estrangeiros ,que citassem o problema.Será que eu não soube procurar? Reviews de usuarios etc.. não achei mensão alguma sobre tal problema, afinal ja faz um bom tempinho do lançamento das curados 100D e Chronarch 50mg etc.. esqueçamos a agua salgada,falemos só de engrenagens

- Os casos relatados ,acho que foram somente aqui no caterva, ou estou enganado?

E aí vem a pergunta: Seria um lote com problemas? Seria uso totalmente indevido do equipamento? Será que nos enviaram carretilhas rejeitadas pelo controle de qualidade? (caso não haja relatos no exterior)

Será que a shimano,ou Daiwa jogariam seus nomes, fama e suas posições no lixo, lançando sem testar exaustivamente um novo mecanismo incluindo os do molinete stella e outras carretilhas.

Porque outras marcas como Daiwa também estão usando duraluminio (steez, alphas Ito etc), se este fosse realmente mais fraco, menos duradouro em equipamentos top de linha e consequentememente mais caros?

É dificil acreditar que o carbono e alguns plasticos industriais são mais resistentes que o aço em diversas aplicações (nem todas) ,mas isso é verdade. As novas tecnologias em metais também estão aí, ex. o antigo ferro fundido cinza e o nodular. Sera que a nova tecnologia em duraluminio não esta sendo utilizada em outros maquinarios com sucesso,sem abrir mão da durabilidade e confiabilidade?

Fora os relatos de algumas oficinas e usuarios, alguem sabe de mais alguma coisa ocorrida em outros paises?

Quantas duvidas rs..rs..

Abraço a todos!
Os politicos e as fraldas são subistituidos constantemente pelo mesmo motivo.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Abr 16, 2008 10:30 am

É ...

São dúvidas as quais dificilmente teremos respostas ...rs..
É como o caso de generalizar e condenar todas as carretilhas que utilizem peças em liga de duralumínio ...

Lembro-me quando surgiram no mercado,as primeiras carretilhas de grafite ... De plástico, arvoraram os mais tradicionalistas ... Outros, complementavam ... Plástico vagabundo ...rs...

E elas estão aí, firmes e mais resistentes que as carretilhas fabricadas em determinadas Ligas não metálicas que sofrem ação da salinidade ...

Quem irá nos mostrar a verdade ? ...rs...

Ditado antigo diz que o tempo é o senhor da razão ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
ueber gilly
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Jul 04, 2006 12:02 pm
Cidade:

engrenagens em duraluminio

Mensagem por ueber gilly » Qua Abr 16, 2008 11:01 am

Pois é Nelson! Somente o tempo mostrará a aplicabilidade ou não do duraluminio nas engrenagens das carretilhas de pesca. Mas como ja tem alguns anos de lançamento,já era para estar cheio de reclamações em sites estranjeiros, uma vez que, eles são realmente bem mais imparciais ou seja, não escolhem uma marca e a defendem como fosse seu time de futebol (ganhando ou perdendo) .Ou eu não soube procurar (só se houver muitissimos poucos casos) ou realmente a coisa (ou o coisa rs..) é aqui. De toda forma as oficinas vivem cheias de carretilhas ,varas, molinetes etc.. quebrados ,afinal é disso que elas vivem .Não podemos condenar um material com base em raros relatos, onde não sabemos ao certo de quem foi a culpa.Se houver muitas reclamações no exetrior ,onde elas já estão ha muito mais tempo, aí sim!
Gostaria de contar com a ajuda dos amigos para uma pesquisa (principalmente os que são bons em inglês) sobre esse assunto de interesse de todos nós.
Os politicos e as fraldas são subistituidos constantemente pelo mesmo motivo.
Avatar do usuário
Welington Araujo Rodarte
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1847
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Welington Araujo Rodarte » Qua Abr 16, 2008 11:35 am

Eu acredito, não na deficiência dos materiais e sim que a tendencia atual é de equipamentos especificos para certos tipos de pescaria.

Carretilhas como a Steez, Crhonarch 50, Curado D, etc são mais indicadas para uma pescaria leves (Bass e cia). Caso se utilize estes equipamentos em pescarias mais pesadas (tucunanes e cia) com certeza vai forçar o equipamento.
CATERVA MINEIRO
WRODARTE@OI.COM.BR
Avatar do usuário
ueber gilly
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Jul 04, 2006 12:02 pm
Cidade:

engrenagens

Mensagem por ueber gilly » Qua Abr 16, 2008 12:39 pm

Oi Welington! Eu também acredito numa tendencia de especialização da tralha,o que não é novidade, apenas não acredito que especialidade, durabilidade e confiança andem separados.
Um exemplo seria a pequenina e especifica Calcutta CT50, pelo tamanho ,ninguem ousaria dizer que ela foi desenvolvida para peixes como tucunaré açu, anchovas etc.. Mas o fato de ser pequenina ,não a fez menos duravel e confiavel que qualquer outra,muito pelo contrario, proporcionalmente falando e pescando :lol: ela é tão duravel quanto a CT200 ou CT250.

Imagine só, uma carretilha concebida mais fraca, em material ( não em tamanho) para peixes menos brigadores ou menores, não passaria confiança alguma a quem quer que fosse, pois se não quebrasse na 2º ou 3ª pescaria, também não duraria nada pois de desgastaria ou quebraria ,era só uma questão de tempo ( carretilhas descartáveis ja existem aos montes e são bem baratinhas, não era preciso lançar outras e caras) e essa certeza faria com que ninguem tivesse coragem de invertir o suado $$ nela e ainda mais ficar na mão no meio da pescaria.

abraço!
Os politicos e as fraldas são subistituidos constantemente pelo mesmo motivo.
Avatar do usuário
Welington Araujo Rodarte
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1847
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:47 pm
Cidade:
Contato:

Re: engrenagens

Mensagem por Welington Araujo Rodarte » Qua Abr 16, 2008 3:00 pm

ueber gilly escreveu:Oi Welington! Eu também acredito numa tendencia de especialização da tralha,o que não é novidade, apenas não acredito que especialidade, durabilidade e confiança andem separados.
Um exemplo seria a pequenina e especifica Calcutta CT50, pelo tamanho ,ninguem ousaria dizer que ela foi desenvolvida para peixes como tucunaré açu, anchovas etc.. Mas o fato de ser pequenina ,não a fez menos duravel e confiavel que qualquer outra,muito pelo contrario, proporcionalmente falando e pescando :lol: ela é tão duravel quanto a CT200 ou CT250.

Imagine só, uma carretilha concebida mais fraca, em material ( não em tamanho) para peixes menos brigadores ou menores, não passaria confiança alguma a quem quer que fosse, pois se não quebrasse na 2º ou 3ª pescaria, também não duraria nada pois de desgastaria ou quebraria ,era só uma questão de tempo ( carretilhas descartáveis ja existem aos montes e são bem baratinhas, não era preciso lançar outras e caras) e essa certeza faria com que ninguem tivesse coragem de invertir o suado $$ nela e ainda mais ficar na mão no meio da pescaria.

abraço!



Não acho que se trata de uma questão de de tamanho e sim de peso, leveza e resistencia geralmente são duas caracteristicas que dificilmente andam juntas.

A falta de resistencia para uma briga maior é o preço que o pescador paga, para ter um equipamento leve e confortavel para pesca de peixe menores.
CATERVA MINEIRO
WRODARTE@OI.COM.BR
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Qua Abr 16, 2008 5:16 pm

Como o Nelsão quis dizer...eu acho bem complicada essa questão. Estava até para abrir um novo tópico lá no Turma do Biguá a esse respeito.

Eu, particularmente, acho q existe muita mística em torno desse assunto. Eu tenho uma 51Mg acho que há uns 3 anos, e essa carretilha, tirando a parte de descascar o verniz quando em contato com protetores solares, é demais. Leve, resistente, pois já peguei açus de 5Kg com ela, já usei iscas de 30g nela durante vários dias seguidos e nada...Usei-a na SM por várias vezes. Nenhum barulhinho estranho...e a carretilha nunca foi aberta pra nada.

Tb tenho uma Steez...e já peguei alguns peixões com ela...Posso dizer q a carretilha é excepcional. Já havia visto alguns comentarem q a engrenagem dela, essa q estamos falando, dá problemas e tals...mas decidi comprar a minha apenas depois de ver um grande pescador usá-la por duas vezes seguidas na AM. Tb tive um outro amigo q usou-a por lá, e recomendou.

Claro q não vou usar uma carretilha desse porte para pescar com grandes hélices durante dias, afinal, ajudo a trazer a isca com a carretilha...realmente vai força-la. Quem deve trabalhar o peixe quase sempre é a vara, por tanto, não sei q tanta diferença é essa q comentam sobre peixes de pequeno porte q a turma se refere?!?!? :shock:
Se vc usa iscas lentas, como poppers e zaras...acho q a carretilha não sofre nada com iscas de até 40g (estou chutando)...usaria uma "superleve" sem problemas na SM.

Outra coisa q não faço nem lascando é ficar abrindo carretilhas para limpar, lubrificar e tals...Se a carretilha cai na areia, lama, ou algum material entre no interior dela, sim...eu abro ou mando abrir sem problemas...mas acho q abrir e fechar a carretilha a cada pescaria esculhamba ela mais q qualquer outra coisa....hehee.... :wink:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
eduardoamaral
CALOURO
Mensagens: 29
Registrado em: Sex Out 13, 2006 10:23 pm
Cidade:

Mensagem por eduardoamaral » Qua Abr 16, 2008 5:55 pm

Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.

O pessoal tem falado aí abertamente e com toda a certeza que o material é duralumínio, embora nos sites das marcas e reviews nos sites que testam nada conste.

Inclusive no tackletour.com consta uma foto comparativa entre a Curado nova e a antiga, que mostra claramente ser o mesmo material das engrengens. Mas como digo, nos sites oficiais nada consta sobre material da construção delas.

O duralumínio é um metal de aplicações muito específicas, embora esse nome comercial, essa liga é dura mas para certas aplicações. NÃO SEI se realmente seria ideal para microengrenagens como as das carretilhas.

Pode-se ver que inclusive o material usado nos barcos de duralumínio, que amassam facilmente, é duro mas nem tanto.

Foi dito aqui que as Curados novas tinham uma engrenagem preta e não sei o quê. Isso não é verdade.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Abr 16, 2008 9:33 pm

eduardoamaral escreveu:Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.

O pessoal tem falado aí abertamente e com toda a certeza que o material é duralumínio, embora nos sites das marcas e reviews nos sites que testam nada conste.

Inclusive no tackletour.com consta uma foto comparativa entre a Curado nova e a antiga, que mostra claramente ser o mesmo material das engrengens. Mas como digo, nos sites oficiais nada consta sobre material da construção delas.

O duralumínio é um metal de aplicações muito específicas, embora esse nome comercial, essa liga é dura mas para certas aplicações. NÃO SEI se realmente seria ideal para microengrenagens como as das carretilhas.

Pode-se ver que inclusive o material usado nos barcos de duralumínio, que amassam facilmente, é duro mas nem tanto.

Foi dito aqui que as Curados novas tinham uma engrenagem preta e não sei o quê. Isso não é verdade.
As ligas de metais não ferrosos podem ser constituídas por diferentes porcentagens de materiais diferentes. Cada qual para uma aplicação pré determinada. E todas são chamadas comumente de duralumínio, embora possam se tratar de outras ligas ... Mas que usam o alumínio como base ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ricardo Truite
ANZOL DE OURO
Mensagens: 707
Registrado em: Seg Mar 19, 2007 7:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Truite » Qua Abr 16, 2008 10:42 pm

eduardoamaral escreveu:Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.
.
Já enviei um email pro representando dos eua da abu garcia e ele me afirmou que a engrenagem da revo é de uma liga de aluminio.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Abr 17, 2008 12:07 am

Truite escreveu:
eduardoamaral escreveu:Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.
.
Já enviei um email pro representando dos eua da abu garcia e ele me afirmou que a engrenagem da revo é de uma liga de aluminio.
Quando comentei aqui coisa semelhante, me malharam pra caramba ... ......
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
João Reis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1511
Registrado em: Qui Abr 21, 2005 6:54 am
Cidade:

Mensagem por João Reis » Qui Abr 17, 2008 6:25 am

Truite escreveu:
eduardoamaral escreveu:Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.
.
Já enviei um email pro representando dos eua da abu garcia e ele me afirmou que a engrenagem da revo é de uma liga de aluminio.
É como o cumpadi Nerso fala, existem ligas e ligas e neste caso(se for verdade) a liga da Revo é o bicho, arrastar 24 Lb não é mole. Já tenho uma Revo STX-HS e estou negociando uma Premier. O tio ficou de me mandar umas MS pra teste mas nunca mandou rsrsrsrsrs!!!
Avatar do usuário
ueber gilly
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Jul 04, 2006 12:02 pm
Cidade:

engrenagens

Mensagem por ueber gilly » Qui Abr 17, 2008 8:22 am

Pessoal ,esse tópico tem a finalidade de desmestificar ou esclarecer sobre as (novas?) ligas de duraluminio utilizadas em carretilhas.
Se ficarmos na duvida, apenas por puro desconhecimento,poderemos estar deixando de usufruir desta nova tecnologia por causa do "achismo".
Eu não sabia que a revo também utilizava liga de duraluminio,até a Abu Garcia! Ontem, em mais uma pesquisa por engrenagens de aluminio quebradas no exterior, apenas confirmei que as shimanos superleves ,realmente se utilizam desta nova liga.Mas nada de reclamações, mas continuarei pesquizando.

Outra coisa, como o Nelson disse, existem muitas combinações que resultam em ligas diferentes, e tais ligas são desenvolvidas por industrias metalurgicas com seus engenheiros e pesquizadores e finalmente utilizadas pelos fabricantes de equipamentos diversos.

Aí e que entra a qualidade, grau de pureza, nobreza etc. do material encomendado para ser usinado ou fundido e ulizado para seu devidos fins.

Como acontece como os rolamentos das carretilhas, onde existem "rolamentos e rolamentos" com preços e qualidades totalmente diferentes.
O que podemos observar é a qualidade desses componentes que são utilizados por determinada marca,o que forma um conjunto harmonioso e de qualidade,daí concluirmos se tal marca tem a intensão de fazer o que ha de melhor ou simplesmente fazer "o que há de mais fino em materia de grossura".

Com a nova tendencia de se explorar a "aparência" vê-se muita coisa "bonitinha,mas ordinária" por ai, puro plastico de 3ª pintado no lugar de grafite ou carbono como queira, e outras porcarias por dentro incluindo liga das engrenagens e os rolamentos, com a intensão de vender um "igualzinho ao outro ,por um preço muuuuuuito menor! Exemplo: molinetes em que voce ao manivelar , a aste baçança toda fazendo o molinete dançar para cima e para baixo.

Então, concluindo, acho que merecem confiança, as marcas que tem tradição em qualidade e durabilidade,e até mesmo ninguem esta livre de um recall rs.rs..

E a pesquiza continua...
Os politicos e as fraldas são subistituidos constantemente pelo mesmo motivo.
Avatar do usuário
Ricardo Truite
ANZOL DE OURO
Mensagens: 707
Registrado em: Seg Mar 19, 2007 7:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Truite » Qui Abr 17, 2008 11:31 am

João Reis escreveu:
Truite escreveu:
eduardoamaral escreveu:Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.
.
Já enviei um email pro representando dos eua da abu garcia e ele me afirmou que a engrenagem da revo é de uma liga de aluminio.
É como o cumpadi Nerso fala, existem ligas e ligas e neste caso(se for verdade) a liga da Revo é o bicho, arrastar 24 Lb não é mole. Já tenho uma Revo STX-HS e estou negociando uma Premier. O tio ficou de me mandar umas Marine Sports pra teste mas nunca mandou rsrsrsrsrs!!!

A revo premier que me falaram que a engrenagem é de aluminio. As outras eu não perguntei, mas acho que é só a premier.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Abr 18, 2008 9:33 am

João Reis escreveu:
Truite escreveu:
eduardoamaral escreveu:Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.
.
Já enviei um email pro representando dos eua da abu garcia e ele me afirmou que a engrenagem da revo é de uma liga de aluminio.
É como o cumpadi Nerso fala, existem ligas e ligas e neste caso(se for verdade) a liga da Revo é o bicho, arrastar 24 Lb não é mole. Já tenho uma Revo STX-HS e estou negociando uma Premier. O tio ficou de me mandar umas Marine Sports pra teste mas nunca mandou rsrsrsrsrs!!!
Estas da Abu que vc tem, foram enviadas por eles ? ...rs.... :twisted: :twisted:
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
João Reis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1511
Registrado em: Qui Abr 21, 2005 6:54 am
Cidade:

Mensagem por João Reis » Sex Abr 18, 2008 9:26 pm

NELSON MACIEL escreveu:
João Reis escreveu:
Truite escreveu:
eduardoamaral escreveu:Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.
.
Já enviei um email pro representando dos eua da abu garcia e ele me afirmou que a engrenagem da revo é de uma liga de aluminio.
É como o cumpadi Nerso fala, existem ligas e ligas e neste caso(se for verdade) a liga da Revo é o bicho, arrastar 24 Lb não é mole. Já tenho uma Revo STX-HS e estou negociando uma Premier. O tio ficou de me mandar umas Marine Sports pra teste mas nunca mandou rsrsrsrsrs!!!
Estas da Abu que vc tem, foram enviadas por eles ? ...rs.... :twisted: :twisted:
Claro que foram...como sou garoto propaganda da Abu só paguei o valor simbólico de 600,00 rssssrsrrs!!!elas valem muito mais KKKKKK...
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Re: Engrenagens shimano, Daiwa em Duraluminio tratado.

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Abr 18, 2008 10:30 pm

ueber gilly escreveu:...Pois bem,após algumas pesquisas não encontrei resposta definitiva para a questão:
-As novas engrenagens (principalmente Shimano) em duraluminio estão realmente dando problemas?...
Veja esta foto...
Esta é uma engrenagem de uma Curado 100-D e não é o único caso... eu acho que isso é um problema...
Imagem
ueber gilly escreveu:...Não achei nada em sites estrangeiros ,que citassem o problema.Será que eu não soube procurar? Reviews de usuarios etc.. não achei mensão alguma sobre tal problema, afinal ja faz um bom tempinho do lançamento das curados 100D e Chronarch 50mg etc.. esqueçamos a agua salgada,falemos só de engrenagens[/u]
- Os casos relatados ,acho que foram somente aqui no caterva, ou estou enganado?
Não acho que é falta de procura, mas falta de divulgação. Tenho um amigo chamado Gastão que está com duas Curado 100-D com as coroas assim... e não é o único... daqui tem alguns usuários que já relataram problemas...
José Eduardo Ramos escreveu:...sem dúvida depende da estrutura e do pescador. Pesco somente Tucunas aqui na região de Panorama/Paulicéia, e utilizo carretilhas Mg, e realmente ja detonei uma Scorpion. Houve a necessidade de trocar coroa e pinhão, substitui por cobre, mas ficou caro pra caramba.Elas realmente não aguentam um ritimo forte e contínuo de pescaria...
Este comentário foi feito neste tópico:
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=22808
ueber gilly escreveu:...E aí vem a pergunta: Seria um lote com problemas? Seria uso totalmente indevido do equipamento? Será que nos enviaram carretilhas rejeitadas pelo controle de qualidade? (caso não haja relatos no exterior)...
Acredito que não seja um lote com problemas, mas uso indevido. Lá fora não são comuns peixes brigadores e que jogam sujo como os nossos tucunarés, só pra citar o peixe mais pescado atualmente.
ueber gilly escreveu:...Será que a shimano,ou Daiwa jogariam seus nomes, fama e suas posições no lixo, lançando sem testar exaustivamente um novo mecanismo incluindo os do molinete stella e outras carretilhas.
Porque outras marcas como Daiwa também estão usando duraluminio (steez, alphas Ito etc), se este fosse realmente mais fraco, menos duradouro em equipamentos top de linha e consequentememente mais caros?...
Como disse antes, não acredito que seja falta de qualidade dos materiais, mas uso indevido por nossa parte.
ueber gilly escreveu:...Fora os relatos de algumas oficinas e usuarios, alguem sabe de mais alguma coisa ocorrida em outros paises?
Quantas duvidas rs..rs..
Abraço a todos!
Acho que se uma oficina relata estes fatos, é para informar os seus clientes, para que eles não apareçam lá com peças que são de difícil reposição quebradas. Não vejo motivo em fazer isso de má fé, qual seria o objetivo de espalhar difamações? E vejo da seguinte maneira: se uma oficina de pesca comenta sobre o assunto, é como um médico comentando sobre uma doença. Se buscarmos opiniões de leigos, é como uma pessoa que já teve uma doença e comentasse sobre ela: já passou a experiência, sabe mais do que quem nunca teve, mas não tem o conhecimento do médico que o tratou.
Obs.: todos aqui estão enjoados de saber que eu sempre falo a mesma coisa em todos os tópicos semelhantes a este. Eu sou fã da Shimano, gosto mais das carretilhas Shimano do que as Daiwa. Não comento isso de má fé ou por diversão, mas tentando ajudar os amigos.
Como já disse dezenas de vezes, vai do peixe, linha, vara, estruturas e do jeito de pescar. Eu digo que eu não usaria pra pescar tucunas e traíras, que são peixes mais brutos, mas tem gente que usa e nunca relatou problemas, assim como tem gente que já relatou. A opção é pessoal, os comentários só têm o objetivo de informar, nunca de mudar opiniões. Espero ter ajudado em algo.
Abraço!!![/url]
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Abr 18, 2008 10:33 pm

Welington Araujo Rodarte escreveu:Eu acredito, não na deficiência dos materiais e sim que a tendencia atual é de equipamentos especificos para certos tipos de pescaria.

Carretilhas como a Steez, Crhonarch 50, Curado D, etc são mais indicadas para uma pescaria leves (Bass e cia). Caso se utilize estes equipamentos em pescarias mais pesadas (tucunanes e cia) com certeza vai forçar o equipamento.
Sensatíssimo, Wellington.
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Abr 18, 2008 10:41 pm

Fabrício Biguá escreveu:...Quem deve trabalhar o peixe quase sempre é a vara, por tanto, não sei q tanta diferença é essa q comentam sobre peixes de pequeno porte q a turma se refere?!?!?...
Grande Fabrício, baita pescador
Eu vejo da seguinte forma: com a vara envergada como fica na pesca de peixes grandes e brigadores, acho que mesmo tentando trabalhar o peixe somente com a vara, a carretilha será exigida, não muito, mas um pouco. E com o tempo esse "pouco" poderá prejudicar as engrenagens, minha opinião, ok?
Fabrício Biguá escreveu:...Outra coisa q não faço nem lascando é ficar abrindo carretilhas para limpar, lubrificar e tals...Se a carretilha cai na areia, lama, ou algum material entre no interior dela, sim...eu abro ou mando abrir sem problemas...mas acho q abrir e fechar a carretilha a cada pescaria esculhamba ela mais q qualquer outra coisa... ...hehee.... :wink:
Desculpe, mas nãos segui seu raciocínio... como acontece de abrir a todo instante uma carretilha poderia prejudicar suas peças?
Abração!
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sáb Abr 19, 2008 12:20 am

eduardoamaral escreveu:Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.
O pessoal tem falado aí abertamente e com toda a certeza que o material é duralumínio, embora nos sites das marcas e reviews nos sites que testam nada conste.
Inclusive no tackletour.com consta uma foto comparativa entre a Curado nova e a antiga, que mostra claramente ser o mesmo material das engrengens. Mas como digo, nos sites oficiais nada consta sobre material da construção delas.
A única foto comparativa que eu achei foi esta daqui, que é da 200 DHSV, bem diferente da 100-D, que não foi aberta pelos "testadores".
Imagem
eduardoamaral escreveu:...O duralumínio é um metal de aplicações muito específicas, embora esse nome comercial, essa liga é dura mas para certas aplicações. NÃO SEI se realmente seria ideal para microengrenagens como as das carretilhas.
Pode-se ver que inclusive o material usado nos barcos de duralumínio, que amassam facilmente, é duro mas nem tanto...
eduardoamaral escreveu:...Foi dito aqui que as Curados novas tinham uma engrenagem preta e não sei o quê. Isso não é verdade.
Coroa da Curado 100-D... poutz, sempre achei que esta cor das fotos fosse a cor preta, material que a Shimano chama de "black almite"... :shock: :?:
Imagem
Imagem
Imagem

Uma pequena observação: no review da Curado 100-D, bem no final, em "application": lê-se o seguinte: "A reel for every application and then some. The Curado 100D is your best all around choice but if you want more power or more speed their is a bigger Curado with your name on it. The Curado also is also a better reel to fish saltwater inshore than the Chronarch Mg". A nota deste quesito é 10.
Parece-me que o que eles consideram como "every application" é todo tipo de pescaria "leve", caso contrário, recomenda-se uma carretilha maior, embora eles não tenham aberto a carretilha. É o que eu entendi.
Novamente: eu adoro a Shimano, gosto mais das Shimano que das Daiwa e não falo isso de má fé ou tentando prejudicar imagem desses produtos. Apenas tento alertar os amigos, pois podem ocorrer problemas com essas coroas, como pelo menos uma meia-dúzia que eu já vi detonadas. Mas é mais questão de gosto pessoal e jeito de usar. Isso já foi exaustivamente discutido aqui no site e já deu pra perceber que esse tipo de discussão não leva a lugar nenhum, ok? De repente eu falo que não recomendo uma Mg pros tucunas e o cara compra e nunca terá problemas. Mas e se eu, ao invés de contra-indicar, recomendar, e essa pessoa detonar a coroa, eu irei comprar uma coroa nova pra pessoa que comprou a carretilha porque confiou em mim? Por isso que eu sempre digo que o que falo aqui é opinião pessoal, embora baseada em fatos que presenciei. Cada um toma a decisão que quer em cima da opinião de amigos. Eu não faço comentários pra mudar a opinião das pessoas, mas para informar.
Abraços!
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Re: engrenagens

Mensagem por Ricardo Haruo » Sáb Abr 19, 2008 12:24 am

Welington Araujo Rodarte escreveu:...Não acho que se trata de uma questão de de tamanho e sim de peso, leveza e resistencia geralmente são duas caracteristicas que dificilmente andam juntas.

A falta de resistencia para uma briga maior é o preço que o pescador paga, para ter um equipamento leve e confortavel para pesca de peixe menores.
Grande Wellington, :wink:
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sáb Abr 19, 2008 12:26 am

NELSON MACIEL escreveu:
Truite escreveu:
eduardoamaral escreveu:Nunca li nada oficial da Shimano nem Abu Garcia, afirmando que a engrenagem de suas novas carretilhas (Curado, Citica, Revo) seja de duralumínio.
.
Já enviei um email pro representando dos eua da abu garcia e ele me afirmou que a engrenagem da revo é de uma liga de aluminio.
Quando comentei aqui coisa semelhante, me malharam pra caramba ... ......
Pode colocar o link onde te malharam?
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Welington Araujo Rodarte
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1847
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Welington Araujo Rodarte » Sáb Abr 19, 2008 7:41 am

Acho que a durabilidade de um equipamento mais light, depende muito da habilidade do pescador em poupar o equipamento.

No tópico "mulheres no Itapará", a pescadora é totalmente inexperiente, o que ela força a carretilha (Curado100B) não é brincadeira. É nesta hora que a engrenagem de alumínio sofreria mais.

Por outro lado, tenho um amigo que usa um molinete, que se chamar de "ching-ling", seria um baita elogio, e cara pega muito peixe sem danificar o equipamento.
CATERVA MINEIRO
WRODARTE@OI.COM.BR
Avatar do usuário
eduardoamaral
CALOURO
Mensagens: 29
Registrado em: Sex Out 13, 2006 10:23 pm
Cidade:

Mensagem por eduardoamaral » Sáb Abr 19, 2008 10:07 pm

Caras,

p/ haruo:
black almite nunca foi nem nunca vai signifcar alumínio, isto é um tipo de acabamento utilizado contra a corrosão superficial de certos metais. Até aí nada me diz que a coroa das curado 100 sejam de alumínio, continuo acreditando que seja falta de informação de quem está divulgando isso. Não sei se essa engrenagem preta é mesmo das curado 100.


p/ truite:
velho, o teu representante nos eua está mal informado cara, as revo tem BRASS GEARS, como está divulgado em todos lugares, e brass gears são engrenagens de latão, e não alumínio.
Olha na descrição das revo no site:

http://www.abugarcia.com/prod.php?k=785 ... 0(1130163)

including a Duragear™ oversized BRASS main gear


Tá difícil pessoal, parece que tem gente aqui só afim de complicar.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Sáb Abr 19, 2008 10:21 pm

eduardoamaral escreveu:Caras,

p/ haruo:
black almite nunca foi nem nunca vai signifcar alumínio, isto é um tipo de acabamento utilizado contra a corrosão superficial de certos metais. Até aí nada me diz que a coroa das curado 100 sejam de alumínio, continuo acreditando que seja falta de informação de quem está divulgando isso. Não sei se essa engrenagem preta é mesmo das curado 100.


p/ truite:
velho, o teu representante nos eua está mal informado cara, as revo tem BRASS GEARS, como está divulgado em todos lugares, e brass gears são engrenagens de latão, e não alumínio.
Olha na descrição das revo no site:

http://www.abugarcia.com/prod.php?k=785 ... 0(1130163)

including a Duragear™ oversized BRASS main gear


Tá difícil pessoal, parece que tem gente aqui só afim de complicar.
Eduardo, acho que internet ajuda a promover uma boa parte desses desencontros de informação. Muitas vezes vejo dados postados errados sobre equipamentos em lojas virtuais, talvez pela tradução incorreta. Isso vai passando de um lado pro outro e distorcendo aos poucos até chegar aqui por exemplo.
Acho que não é culpa de ninguém, ao menos aqui. Acredito mais ser problema de tradução e propaganda mal feita. O problema é que isso abre espaço pra discussões às vezes polêmicas e no final ninguém sabe o que é verdade e o que não é.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
eduardoamaral
CALOURO
Mensagens: 29
Registrado em: Sex Out 13, 2006 10:23 pm
Cidade:

Mensagem por eduardoamaral » Sáb Abr 19, 2008 10:22 pm

Concordo contigo cara.
Avatar do usuário
ueber gilly
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Jul 04, 2006 12:02 pm
Cidade:

carretilha engranagens de aluminio

Mensagem por ueber gilly » Sáb Abr 19, 2008 11:10 pm

Boa noite!
Primeiramente ,gostaria agradeçer a todos a atenção ao topico e pedir ao Sr. Ricardo haruo, que relesse com bastente atenção o topico que iniciei,pois deve ter havido algum engano em sua interpretação de minha intensão.Primeiramente gostaria de citar que esse assunto não foi debatido exaustivamente como disse,é so fazer uma simples pesquisa.Alias o assunto foi tão pouco discutido que não achei mais em lugar nenhum,como ja disse!!!!! Só aqui no caterva é que houve "alguns raros comentarios em alguns topicos e nenhuma conclusão real". Se ja se tem uma conclusão, uma análise técnica, laudo etc.. por favor me passem.

2º a intensão não é gerar discussão sobre essa ou aquela marca e sim sobre a nova tecnologia. .Apenas nós pescadores é que seremos beneficiados com informação e informação não faz mal a ninguem ,a não ser a alguem que tenha interesse em que informação desse tipo não seja divulgada.

3º Em momento algum eu sequer dei a entender que oficinas ou quem quer que seja estava divulgando isso para difamar ou prejudicar imagem ou venda de alguma marca.Citei apenas a fonte das informações primarias sobre o assunto .só isso.

4º Acho que o assunto é de grande interesse de todos nós uma vez que uma enorme quantidade de modelos e marcas estão aderindo cada vez mais ao uso desse material e justamente em seus equipamentos de ponta!E acho que este no lugar certo,pois existem outros topicos sobre outros assuntos, deixemos esse topico para quem se interessou sobre o assunto.


---------------

Welington Araujo Rodarte escreveu:
...Não acho que se trata de uma questão de de tamanho e sim de peso, leveza e resistencia geralmente são duas caracteristicas que dificilmente andam juntas.

A falta de resistencia para uma briga maior é o preço que o pescador paga, para ter um equipamento leve e confortavel para pesca de peixe menores.

Grande Wellington,
Abs.


Só gostaria de lembrar que os carros de formula 1 utilizam de TUDO o que é leve e resistente como o carbono,titanio,magnesio etc...etc.. Naves espaciais ,satélites ,aviões etc.etc.. não levantam voo e nem são lançadas ao espaço com carcaças, fuzelagem etc. de aço,chumbo,bronze e outros e sim de aluminio,kevlar,titanio,grafite,carbono e outros materias d extrema leveza e extremamnte resistentes.Leveza e resistencia andam juntos sim e ja faz muiiiitos anos.E as nosas varas de pescar de que são feitas? porque?

Dizer que equipamento leve é para peixes menores e menos brigadores,(trairas,black bass e tucunaré amarelo) é chover no molhado.Porque será que existe essa classificação? Quem reclamaria de ter quebrado um equipamento ultralevre pescando Tucunaré açu ou grandes dourados? Se o equipamento quebrou por uso indevido, não é falha de material ora.O material leve era fraco?

Mais uma vez ,novamente, reinterando etc...Equipamento leve é equipamento leve e não equipamento fraco.Equipamento fraco é equipamento ruim e não necessariamente leve ou pesado . Leveza e resistencia podem andar juntos e andam em muiiiitas coisas,basta olhar em volta ,ja citei exemplos.Não dá para quebrar uma zilion por ex. pescando piraíba e depois dizer que equipamento leve é pouco resistente!
Considerando um pescador razoavel (não precisa ser o expert) é inadmissível se quebar uma curadinhoD, Chronarch 50mg, scorpoim 1000 ou mg,Daiwa Fuego, sol, CT 50 , Steez e outras pequenas ou superleves pescando tucunarés amarelo ou traíras e outros do porte (fora restrições à agua salgada). Se quebrou o tem coisa errada no equipamento ou é pura incopetencia mesmo, não ha outra hipotese.Essas carretilhas são para pesca leve/media e não especificas para pescar lambari ,tilapia guaru!

Não vamos perder tempo discutindo ponto de vista, eu acho, tu acha ele acha! Nos todos achamos, que bom!! estamos numa democracia!!!Mas seria bem melhor discutimos sobre a parte tecnica e cientifica da coisa.Esse é o objetivo do topico pesquisar juntos!.Vamos pesquizar para saber sobre o que estamos falando é só isso que eu gostaria para todos nós.Isso aqui é um forum,onde se troca informações , conversa, discussões ,bate boca etc. deixemos para MSN , chat etc..

6º Fiquei até mais tranquilo ao ver que pelas fotos das coroas aqui mostradas ,nota-se claramente na foto mais nitida principalmente ,que o centro da coroa e adjacentes encontra-se totalmente danificado por corosão,inclusive em diversas partes e dentes, cada um pode tirar sua conclusão eu ja começo a formar a minha,pelo menos com essas informações.
Os politicos e as fraldas são subistituidos constantemente pelo mesmo motivo.
Avatar do usuário
ueber gilly
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Jul 04, 2006 12:02 pm
Cidade:

Re: carretilha engranagens de aluminio

Mensagem por ueber gilly » Sáb Abr 19, 2008 11:29 pm

ueber gilly escreveu:Boa noite!
Primeiramente ,gostaria agradeçer a todos a atenção ao topico e pedir ao Sr. Ricardo haruo, que relesse com bastente atenção o topico que iniciei,pois deve ter havido algum engano em sua interpretação de minha intensão.Primeiramente gostaria de citar que esse assunto não foi debatido exaustivamente como disse,é so fazer uma simples pesquisa.Alias o assunto foi tão pouco discutido que não achei mais em lugar nenhum,como ja disse!!!!! Só aqui no caterva é que houve "alguns raros comentarios em alguns topicos e nenhuma conclusão real". Se ja se tem uma conclusão, uma análise técnica, laudo etc.. por favor me passem.

2º a intensão não é gerar discussão sobre essa ou aquela marca e sim sobre a nova tecnologia. .Apenas nós pescadores é que seremos beneficiados com informação e informação não faz mal a ninguem ,a não ser a alguem que tenha interesse em que informação desse tipo não seja divulgada.

3º Em momento algum eu sequer dei a entender que oficinas ou quem quer que seja estava divulgando isso para difamar ou prejudicar imagem ou venda de alguma marca.Citei apenas a fonte das informações primarias sobre o assunto .só isso.

4º Acho que o assunto é de grande interesse de todos nós uma vez que uma enorme quantidade de modelos e marcas estão aderindo cada vez mais ao uso desse material e justamente em seus equipamentos de ponta!E acho que este no lugar certo,pois existem outros topicos sobre outros assuntos, deixemos esse topico para quem se interessou sobre o assunto.


---------------

Welington Araujo Rodarte escreveu:
...Não acho que se trata de uma questão de de tamanho e sim de peso, leveza e resistencia geralmente são duas caracteristicas que dificilmente andam juntas.

A falta de resistencia para uma briga maior é o preço que o pescador paga, para ter um equipamento leve e confortavel para pesca de peixe menores.

Grande Wellington,
Abs.


Só gostaria de lembrar que os carros de formula 1 utilizam de TUDO o que é leve e resistente como o carbono,titanio,magnesio etc...etc.. Naves espaciais ,satélites ,aviões etc.etc.. não levantam voo e nem são lançados ao espaço com carcaças, fuzelagem etc. de aço,chumbo,bronze e outros e sim de aluminio,kevlar,titanio,grafite,carbono e outros materias d extrema leveza e extremamnte resistentes.Leveza e resistencia andam juntos sim e ja faz muiiiitos anos.E as nosas varas de pescar de que são feitas? porque?

Dizer que equipamento leve é para peixes menores e menos brigadores,(trairas,black bass e tucunaré amarelo) é chover no molhado.Porque será que existe essa classificação? Quem reclamaria de ter quebrado um equipamento ultralevre pescando Tucunaré açu ou grandes dourados? Se o equipamento quebrou por uso indevido, não é falha de material ora.O material leve era fraco?

Mais uma vez ,novamente, reinterando etc...Equipamento leve é equipamento leve e não equipamento fraco.Equipamento fraco é equipamento ruim e não necessariamente leve ou pesado . Leveza e resistencia podem andar juntos e andam em muiiiitas coisas,basta olhar em volta ,ja citei exemplos.Não dá para quebrar uma zilion por ex. pescando piraíba e depois dizer que equipamento leve é pouco resistente!
Considerando um pescador razoavel (não precisa ser o expert) é inadmissível se quebar uma curadinhoD, Chronarch 50mg, scorpoim 1000 ou mg,Daiwa Fuego, sol, CT 50 , Steez e outras pequenas ou superleves pescando tucunarés amarelo ou traíras e outros do porte (fora restrições à agua salgada). Se quebrou o tem coisa errada no equipamento ou é pura incopetencia mesmo, não ha outra hipotese.Essas carretilhas são para pesca leve/media e não especificas para pescar lambari ,tilapia guaru!

Não vamos perder tempo discutindo ponto de vista, eu acho, tu achas ele acha! Nos todos achamos, que bom!! estamos numa democracia!!!Mas seria bem melhor discutimos sobre a parte tecnica e cientifica da coisa.Esse é o objetivo do topico pesquisar juntos!.Vamos pesquizar para saber sobre o que estamos falando é só isso que eu gostaria para todos nós.Isso aqui é um forum,onde se troca informações , conversa, discussões ,bate boca etc. deixemos para MSN , chat etc..

6º Fiquei até mais tranquilo ao ver que pelas fotos das coroas aqui mostradas ,nota-se claramente na foto mais nitida principalmente ,que o centro da coroa e adjacentes encontran-se totalmente danificados por corosão,inclusive em diversas partes e dentes, cada um pode tirar sua conclusão eu ja começo a formar a minha,pelo menos com essas informações.
Corrigindo aguns erros de digitação ,pois não achei o modo de edição e aproveitando para agradecer a participação da turma, pois afinal estamos vendo que o assunto é novo e bastante desconhecido.
Os politicos e as fraldas são subistituidos constantemente pelo mesmo motivo.
Avatar do usuário
Ricardo Truite
ANZOL DE OURO
Mensagens: 707
Registrado em: Seg Mar 19, 2007 7:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Truite » Dom Abr 20, 2008 12:19 am

eduardoamaral escreveu:
p/ truite:
velho, o teu representante nos eua está mal informado cara, as revo tem BRASS GEARS, como está divulgado em todos lugares, e brass gears são engrenagens de latão, e não alumínio.
Olha na descrição das revo no site:

http://www.abugarcia.com/prod.php?k=785 ... 0(1130163)

including a Duragear™ oversized BRASS main gear


Tá difícil pessoal, parece que tem gente aqui só afim de complicar.
Infelizmente não tenho o email salvo aqui, mas eu enviei a pergunta ao email fornecido no site da abu garcia logo quando apresentaram a revo premier em uma feira.
Avatar do usuário
ueber gilly
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Jul 04, 2006 12:02 pm
Cidade:

engrenagens

Mensagem por ueber gilly » Dom Abr 20, 2008 12:15 pm

Esclarecendo: Balck Almite

Almite é um termo japones que se refere a anodização do aluminio,portanto ,black almite = aluminio anodizado em preto.
Os politicos e as fraldas são subistituidos constantemente pelo mesmo motivo.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”