Opinião do Pessoal da Caterva

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Opinião do Pessoal da Caterva

Mensagem por Rafael Fernandes » Sex Mar 11, 2005 10:54 am

Eu estava conversando com um amigo meu, aqui de Joinville, que é dono de uma loja de pesca, ele me contava que nos locais onde ele ia frequentemente pescar robalos, a cada pescaria ele montava uma estrutura, derrubava uma arvore seca da margem sobre a agua, ou arrastava um coqueiro pra dentro dágua, ou bambus, por dois motivos, primeiro pra servir de estrutura pros robalos, onde 3 ou 4 meses depois já se podia pescar em cima, e 2º pra conter um pouco os tarrafeiros que ficam tarrafeando no rio, geralmente bem em cima dos pontos bons de pesca, até hoje, ele tem uma chácara e o rio cubatão passa bem no lado, quando a gente vai pescar sempre encontra ele lá... e ele joga alguns bambus na frente da casa pra que não fiquem tarrafeando por ali...

eu estava pensando em começar a fazer umas estruturas legais tbm.. levar umas pedras, amarrar na paulada, e mandar ela pro fundo do rio.. é legal tbm.. pois só a gente saberia que tem a estrutura lah...

Alguém já fez isso, ou acha isso certo ou errado??? gostaria da opinião de vcs!!

Grande Abraço!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Mar 11, 2005 12:06 pm

Ja ouvi falar disso.. pode funcionar...rs
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Sex Mar 11, 2005 12:10 pm

Oga escreveu:Ja ouvi falar disso.. pode funcionar...rs
Na represa de Atibainha um guia de pesca derrubou várias árvores dentro dágua numa seca que deu....

Qdo a represa subiu e os paus ficaram encobertos formou um dos melhores pontos de Bass da represa...

Mas hj todo mundo tá sabendo e o lugar tá muito batido...mas sempre sai umzinho lá...
Avatar do usuário
edyfuku
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 294
Registrado em: Qua Set 22, 2004 9:53 am
Cidade:

Mensagem por edyfuku » Sex Mar 11, 2005 12:34 pm

Sei de muita gente que faz isto, ecologicamente acho incorreto derrubar arvores para fazer pesqueiro, mas, para atrapalhar os tarrafeiros e o pessoal de rede vale tudo.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Mar 11, 2005 1:40 pm

EDYFUKU escreveu:Sei de muita gente que faz isto, ecologicamente acho incorreto derrubar arvores para fazer pesqueiro, mas, para atrapalhar os tarrafeiros e o pessoal de rede vale tudo.
Edy... se as árvores estiverem secas e mortas, não acho tão incorreto assim...

Agora se as árvores estiverem vivas :evil: :evil: :evil: ... tô fora... nem que me pague!!!

E as estruturas ficariam legais... aquela galhada seca na margem... hummm... deu vontade de pescar...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Mar 11, 2005 1:51 pm

to ateh vendo qndo for pescar com esse maluco em Sao chico..rs..

vou chegar no rio e soh vai ter troncos pra tudo qnto eh lado com marca de serra..rs..

vou me c**** de rir..rs
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Sex Mar 11, 2005 2:10 pm

Oga escreveu:to ateh vendo qndo for pescar com esse maluco em Sao chico..rs..

vou chegar no rio e soh vai ter troncos pra tudo qnto eh lado com marca de serra..rs..

vou me c**** de rir..rs
HaHAhAHAHA :D :D :D
vo fazer as galhadas só em pontos estratégicos... locais com no máximo 2m de profundidade.. e que elas fiquem totalmente abaixo dágua.. nem que eu tenha que arrastar os paus com o motor do barco!!

Tem um monte de pé de silva, aqueles espinhentos secos nas margens do rio.. vo derrubar uns daqueles.. pq daih os tarrafeiros não vão querer tirar!!
Abração!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Alysson Siqueira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Nov 12, 2004 9:51 am
Cidade:

Mensagem por Alysson Siqueira » Sex Mar 11, 2005 3:16 pm

Numa das últimas Pesca e Cia, acho que de dezembro, saiu um matéria sobre recifes artificiais marinhos. Quem ainda não ouviu falar no assunto dê uma olhada em http://www.ecoplan.org.br e procure pelo Programa RAM.

A idéia de criar estes pesqueiros no mangue é correlata. Em muitos países grupos se reúnem e criam seus próprios pesqueiros no mar. A idéia de se estender para os rios não parece má. Claro, desde que não se sacrifiquem árvores por isso e nem se prejudique a navegação.

Abraço
Alysson
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Sex Mar 11, 2005 3:56 pm

Alysson Siqueira escreveu:Numa das últimas Pesca e Cia, acho que de dezembro, saiu um matéria sobre recifes artificiais marinhos. Quem ainda não ouviu falar no assunto dê uma olhada em http://www.ecoplan.org.br e procure pelo Programa RAM.

A idéia de criar estes pesqueiros no mangue é correlata. Em muitos países grupos se reúnem e criam seus próprios pesqueiros no mar. A idéia de se estender para os rios não parece má. Claro, desde que não se sacrifiquem árvores por isso e nem se prejudique a navegação.

Abraço
Alysson

Sim.... ... seria muito legal jogar uns 10 caminhões desses no nhundiaquara!!!!!! hehehehe!!!
Iríamos pegar pevão de 4 kilos em poucos anos!

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Sex Mar 11, 2005 4:07 pm

Joao Rogério, estes da foto seriam os ideais!! :)
Só que deve ser muito caro conseguir um desses, e também muito dificil de transportar até no mangue... teria que ter um barco enorme.. mais imagina.. esse aih no fundão.. ng ia saber.. ia criar peixe adoidado!!!
abração!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Sex Mar 11, 2005 4:35 pm

Rafael Fernandes escreveu:Joao Rogério, estes da foto seriam os ideais!! :)
Só que deve ser muito caro conseguir um desses, e também muito dificil de transportar até no mangue... teria que ter um barco enorme.. mais imagina.. esse aih no fundão.. ng ia saber.. ia criar peixe adoidado!!!
abração!!
É verdade! Por isso que eu postei a foto aí! hehhe!!!!
Dá até vontade de tentar construir alguns! heheheeh!!!!!
Tem todos os dados dos projetos do CPPOM, inclusive resistência de materiais, tipo de cimento utilizado, etc.
Teoricamente... bastaria atingir um PH do material o mais parecido possível com o do mangue para que o recife possa ter uma vida útil longa, e não afugentar os peixes que irão morar dentro dele!

Para o transporte até não seria muito difícil, o problema dele é que ele é bastante volumoso, mas não pesa muito.
Parece que os maiores pesam cerca de 40Kg, o que me faz pensar que com uma correnteza mais forte é facilmente arrastado, portanto precisa de uma poita fixa na sua base. Tipo um pedaço de trilho de trem! hehehhe!!! Quem fabrica esses blocos utiliza uma liga de cimento que a votorantim desenvolveu exclusivamente para esse projeto. Mas aposto que muito em breve eles lançarão no mercado um cimento especial para uso submerso. Eles não iriam gastar milhões em pesquisas só para ter o prazer de dizer que desenvolveram o cimento para o projeto, logo eles começarão a vender esse cimento em escala comercial! aposto!
Daí ficaria barato fazer alguns e povoar os mangues de robalos!

Abraços,
J R
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Mar 11, 2005 4:39 pm

João Rogério escreveu:
Rafael Fernandes escreveu:Joao Rogério, estes da foto seriam os ideais!! :)
Só que deve ser muito caro conseguir um desses, e também muito dificil de transportar até no mangue... teria que ter um barco enorme.. mais imagina.. esse aih no fundão.. ng ia saber.. ia criar peixe adoidado!!!
abração!!
É verdade! Por isso que eu postei a foto aí! hehhe!!!!
Dá até vontade de tentar construir alguns! heheheeh!!!!!
Tem todos os dados dos projetos do CPPOM, inclusive resistência de materiais, tipo de cimento utilizado, etc.
Teoricamente... bastaria atingir um PH do material o mais parecido possível com o do mangue para que o recife possa ter uma vida útil longa, e não afugentar os peixes que irão morar dentro dele!

Para o transporte até não seria muito difícil, o problema dele é que ele é bastante volumoso, mas não pesa muito.
Parece que os maiores pesam cerca de 40Kg, o que me faz pensar que com uma correnteza mais forte é facilmente arrastado, portanto precisa de uma poita fixa na sua base. Tipo um pedaço de trilho de trem! hehehhe!!! Quem fabrica esses blocos utiliza uma liga de cimento que a votorantim desenvolveu exclusivamente para esse projeto. Mas aposto que muito em breve eles lançarão no mercado um cimento especial para uso submerso. Eles não iriam gastar milhões em pesquisas só para ter o prazer de dizer que desenvolveram o cimento para o projeto, logo eles começarão a vender esse cimento em escala comercial! aposto!
Daí ficaria barato fazer alguns e povoar os mangues de robalos!

Abraços,
J R
J R... pelo que ouvi falar da Votorantim... eles gastariam um bom tanto de grana em pesquisa...

Se a grana gasta na pesquisa não precisasse virar impostos... hehehehehehehehehehe... só prá não dar o gostinho do governo ver a grana deles...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Sex Mar 11, 2005 4:41 pm


J R... pelo que ouvi falar da Votorantim... eles gastariam um bom tanto de grana em pesquisa...

Se a grana gasta na pesquisa não precisasse virar impostos... hehehehehehehehehehe... só prá não dar o gostinho do governo ver a grana deles...
É verdade! Matam dois coelhos com uma caixa d'água só! hehhehe!!!!!
Não pagam imposto pro governo e ainda irão ter lucro quando venderem o resultado da pesquisa!


Abração,
J R
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Mar 11, 2005 4:43 pm

hehehehehehehehehehehehehe...

Um dos caras mais inteligentes do Brasil:
Antônio Ermirio de Moraes...


heheheheheheheheheh....
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Sex Mar 11, 2005 4:52 pm

Diego escreveu:hehehehehehehehehehehehehe...

Um dos caras mais inteligentes do Brasil:
Antônio Ermirio de Moraes...


heheheheheheheheheh....
Mais inteligentes e mais ricos!!! 8) :lol: :twisted:
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Alysson Siqueira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Nov 12, 2004 9:51 am
Cidade:

Mensagem por Alysson Siqueira » Sex Mar 11, 2005 5:48 pm

João Rogério escreveu:
Rafael Fernandes escreveu:Joao Rogério, estes da foto seriam os ideais!! :)
Só que deve ser muito caro conseguir um desses, e também muito dificil de transportar até no mangue... teria que ter um barco enorme.. mais imagina.. esse aih no fundão.. ng ia saber.. ia criar peixe adoidado!!!
abração!!
É verdade! Por isso que eu postei a foto aí! hehhe!!!!
Dá até vontade de tentar construir alguns! heheheeh!!!!!
Tem todos os dados dos projetos do CPPOM, inclusive resistência de materiais, tipo de cimento utilizado, etc.
Teoricamente... bastaria atingir um PH do material o mais parecido possível com o do mangue para que o recife possa ter uma vida útil longa, e não afugentar os peixes que irão morar dentro dele!

Para o transporte até não seria muito difícil, o problema dele é que ele é bastante volumoso, mas não pesa muito.
Parece que os maiores pesam cerca de 40Kg, o que me faz pensar que com uma correnteza mais forte é facilmente arrastado, portanto precisa de uma poita fixa na sua base. Tipo um pedaço de trilho de trem! hehehhe!!! Quem fabrica esses blocos utiliza uma liga de cimento que a votorantim desenvolveu exclusivamente para esse projeto. Mas aposto que muito em breve eles lançarão no mercado um cimento especial para uso submerso. Eles não iriam gastar milhões em pesquisas só para ter o prazer de dizer que desenvolveram o cimento para o projeto, logo eles começarão a vender esse cimento em escala comercial! aposto!
Daí ficaria barato fazer alguns e povoar os mangues de robalos!

Abraços,
J R
A Ecoplan tem um monte desses aí prontos esperando autorização do Ibama.
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Complicado...

Mensagem por E.Labatut » Sex Mar 11, 2005 8:56 pm

é complicado opinar...

- Legalmente falando é crime ambiental, se a polícia ambiental ou o IBAMA ou outro órgão ambiental pegar, é rolo na certa.

- Ecologicamente não acho correto, mesmo que as árvores estejam mortas, pois antes de cair no rio, elas servem de abrigo pra uma série de insetos que são a base da alimentação de muitas aves.

- Pra atrapalhar os tarrafeiros e as redes, acho que vale a pena, se bem que teria que ser árvores com espinhos e nos locais onde eles já batem, ou seja já são estruturas.

- Pra criar estruturas... pode ser que funcione, mas eu prefiro ir naqueles dias de maré bem baixa (-0.2), bem devagarzinho por causa de baixios e pedras, e localizar as estruturas que já existem. E numa maré melhor insistir nestes pontos. (tem uns lugarzinhos em Antonina... hum... a mão coça só de lembrar)
Eloy Labatut
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”