A IMPORTANCIA DAS FARPAS AMASSADAS...

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

A IMPORTANCIA DAS FARPAS AMASSADAS...

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Mar 01, 2005 6:55 pm

Na ultima pescaria .. domingo dia 27/02, passamos por uma situacao dificil. Em um determinado lance da pescaria, o amigo JR acabou se ferindo com uma garateia (que por sorte, estava com suas garateias amassadas), a qual um anzol da garateia do meio encravou diretamente na sua bochecha.

O anzol para vcs terem ideia, penetrou na face do amigo, ficando a ponta inteira ateh a sua curvatura...

O q o JR comentou no post no caterva news de q eu fiquei branco, ele nao mentiu e de fato, fiquei super preocupado. Sao essas situacoes:

- Um anzol penetrado na face, fiquei imaginando a dor do amigo...
- Anzol farpado ? ou ja amassado ? (rezando para q esteja amassado) ...
- A minha preocupacao em relacao a extracao do anzol...
- E a minha responsabilidade para fazer essa extracao...

Apos algumas tentativas frustradas .. finalmente consegui fazer a extracao do anzol.. e eh claro.. estava nervoso e preocupado pois controlava a forca para extrair o anzol para nao fazer o amigo sofrer mais do q ja estava....e outra.. o proprio cuidado em eu manusear a isca na hora da retirada (q diga-se de passagem deveria ter feito com um alicate pois corria o mesmo risco no momento no manuseio).

Ainda bem q o Jr estava usando oculos escuros pois imagino o estrago q uma isca daquelas, pequena e com garateias afiadas e finas poderia fazer num olho, numa palpebra..

Portanto.. peco a todos para que amassem as farpas de suas garateias. Nao se preocupem q a farpa nao irah influenciar na fisgada... pode-se perder peixes (com ou sem farpas) mas com certeza, se o anzol fosse farpado, a cara do JR nao estaria inteira como deve estar hoje pois ao forcar a primeira vez e ver q o anzol nao saiu, cheguei a cogitar atravessar o anzol e cortar a ponta da garateia..

Como ja foi comentado no forum.... uma garateia amassada irah servir para sua propria protecao, para a protecao do parceiro e guia, e depois , o peixe.

Eh legal salientar, o uso de bones (ateh aqueles com uma aba mais longa) pois pode-se proteger melhor o rosto abaixando a cabeca - se der tempo - e claro... o oculos (escuro ou nao) pois nao gosto nem de imaginar uma garateia no olho.. etc..

Outro fator importante.. saber se na localidade ou cidade mais proxima, existe um pronto socorro proximo para q em casos mais graves, possa-se fazer essa extracao. E Antitetanica para evitar maiores problemas.

Eh isso aih!!
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Ter Mar 01, 2005 7:26 pm

Metade das minhas já estão amassadas.... ... aos poucos vou amassando o resto....
Abraço,
Avatar do usuário
Antonio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 534
Registrado em: Sex Set 10, 2004 10:58 am
Cidade:

isso

Mensagem por Antonio » Ter Mar 01, 2005 8:23 pm

é de muita importância, manter as vacinas em dia também é bem recomendavel!!!
BRASIL - O PAÍS DA IMPUNIDADE...
“Viver bem é a melhor vingança. Mas arrancar o coração
ainda pulsante dos inimigos também é bem bacana.”
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Ter Mar 01, 2005 8:40 pm

Concordo com o nosso amigo Oga... q por sinal fez um "tutorial" excelente sobre a questão das garatéias... :wink:

Mas um dia é do peixe, e outro do pescador...e vice-versa...essa foi a vez do nosso amigo ser o peixe...kkkkkkkkkhehehehehehhekia kia kia kia.... ...... :twisted: Fiz só de zueira...

Já perdi muitos peixes por isso...muito mesmo...por conta de garatéias amassadas, mas entre o peixe, e o nosso rosto...qual vc prefere???

Outra coisa...aposto q dificilmente o nosso amigo irá se ferir com uma garatéia novamente...afinal...toda vez q uma isca engarranchar...ele se lembrará desse episódio, e conduzirá o barco até o local para retirar a isca calmamente...

Usei nosso amigo apenas como exemplo...nem sei se ele estava de barco, ou no barranco...ou se puxou uma isca engarranchada....QUiz apenas dar um exemplo...Já q eu sou um dos q faz isso...hehehehheeeee..

Abraços...e melhoras...

Pô Oga...vc nem tirou uma foto??? :twisted:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Ter Mar 01, 2005 9:01 pm

Oga.
P/ não correr risco de esquecer, eu amasso as farpas quando tiro a isca da embalagem.
1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Mar 01, 2005 9:22 pm

Marcos Goncalves escreveu:Oga.
P/ não correr risco de esquecer, eu amasso as farpas quando tiro a isca da embalagem.
1 abraço.
Marcos.
Perfeito Marcos.. faco isso sempre.. acabei de fazer em 4 iscas agora mesmo..

ah.. Fabricio.. na hora nem pensei em tirar foto..rs..vendo o JR como estava.. pensei em ajuda-lo....depois q vi q tava tudo bem queria avacalhar um pouco.rs
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Mar 01, 2005 9:41 pm

Eu amasso todas as farpas ... Das garatéias, dos anzóis, das iscas de Fly ... Minha segurança é mais importante que tudo ... Depois, a dos meus companheiros ... A facilidade de liberação da boca dos peixes completa os motivos para fazer assim ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Nilton
NOVATO
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Fev 04, 2005 8:57 am
Cidade:

Mensagem por Nilton » Ter Mar 01, 2005 10:56 pm

Pessoal, vai uma dica, após amassar a farpa faça um teste na sua camiseta, passe a ponta da garatéia/anzol e tente voltar, se enroscar, amasse melhor ou lima nele. Abç
Nilton
Avatar do usuário
Cezar Augusto(Pudim)
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 377
Registrado em: Sex Out 29, 2004 7:46 pm
Cidade:

Mensagem por Cezar Augusto(Pudim) » Ter Mar 01, 2005 11:25 pm

Muito legal Oga !
Eu não amasso as farpas,quem sabe eu aprendo um dia...mas o óculos e o Boné é de LEI ! Não entrando a garatéia no olho ja está bom hehehehe,mas que dói uma gatatéia cravada em qualquer lugar DÓI e muito !
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Eu já testei...

Mensagem por E.Labatut » Ter Mar 01, 2005 11:35 pm

Eu já testei na carne, o quanto é problemático enfiar uma garatéia com farpas.

O pior, foram 2 anzóis de uma mesma garatéia, não tinha nem como terminar de atravessar e cortar a farpa do outro lado. A garatéia fincada até que não doía tanto, mas pra tirar não tinha como, insuportável.

Resultado, pescaria acabando antes, pra ir no PS fazer um corte na carne e tirar a garatéia, 2 pontinhos na perna.

Amasso todas, e quem não amassa ainda, não espere o primeiro acidente pra amassar, não vale a pena.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Mar 02, 2005 12:05 am

Eu geralemente amasso, mas as vezes passa uma sem... mas é mais comum amassar. Já tive uma isca cravada no rosto tb e não é bom. Só que eu estava sozinho, pois como sou fominha, mesmo quando ninguem vai eu vou sozinho - o que pode ser perigoso. Pois no caso de algum acidente (queda ou mesmo uma garateia) vc estará em sérios apuros.

E aqui uma pergunta - eu não amasso a farpa dos anzois off set para bass, alguem aqui o faz?

Já fiz algumas vezes e geralmente a minhoca se solta, e o anzol acaba prendendo no fundo.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Qua Mar 02, 2005 12:09 am

zeca escreveu:Eu geralemente amasso, mas as vezes passa uma sem... mas é mais comum amassar. Já tive uma isca cravada no rosto tb e não é bom. Só que eu estava sozinho, pois como sou fominha, mesmo quando ninguem vai eu vou sozinho - o que pode ser perigoso. Pois no caso de algum acidente (queda ou mesmo uma garateia) vc estará em sérios apuros.

E aqui uma pergunta - eu não amasso a farpa dos anzois off set para bass, alguem aqui o faz?

Já fiz algumas vezes e geralmente a minhoca se solta, e o anzol acaba prendendo no fundo.
Essas não amasso pois ao meu ver se tratam de iscas "anti-enrosco".
Abraço,
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Qua Mar 02, 2005 12:13 am

zeca escreveu:Eu geralemente amasso, mas as vezes passa uma sem... mas é mais comum amassar. Já tive uma isca cravada no rosto tb e não é bom. Só que eu estava sozinho, pois como sou fominha, mesmo quando ninguem vai eu vou sozinho - o que pode ser perigoso. Pois no caso de algum acidente (queda ou mesmo uma garateia) vc estará em sérios apuros.

E aqui uma pergunta - eu não amasso a farpa dos anzois off set para bass, alguem aqui o faz?

Já fiz algumas vezes e geralmente a minhoca se solta, e o anzol acaba prendendo no fundo.
Zeca.
Eu amasso, mas as vezes a minhoca escapa. Principalmente depois de algumas fisgadas, quando já começa formar um folga em torno do furo do anzól na minhoca (vou girando a minhoca para tentar evitar esse problema). Mas continuo amassando, prefiro perder um jogo de minhoca, anzól e peso num enrosco. No caso do bass com minhoca, ainda existe a chance do pescador bobear e ele embuchar o anzól. Numa situação dessas, uma pinça curva, um pouquinho de cuidado e o anzól sem farpa, ajudam a soltar o peixe sem grandes problemas, mas se estiver com farpa, o anzól sai rasgando o bicho!
1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Mar 02, 2005 6:54 am

É importante amassar as farpas de TODOS os anzóis, inclusive, dos anzóis de minhoca. Neste tipo de isca, a falta de farpas mantém a integridade da minhoca por muito mais tempo, pois a farpa, como rasga a pele e a carne dos peixes, rasga muito mais o silicone das minhocas e salamandras, já que pra serem retirados dentro delas, precisam ser puxados e a isca é muito mais fraca.
É só ver o estado que elas ficam depois de um dia de pescaria onde se tem muitas ações ...
E tem o lance do embuchamento, aí com farpa, danou-se ...
É preferível perder chumbo, anzol e minhoca do que ter um anzol farpado cravado no corpo ... Com certeza ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Mar 02, 2005 8:07 am

zeca escreveu:Eu geralemente amasso, mas as vezes passa uma sem... mas é mais comum amassar. Já tive uma isca cravada no rosto tb e não é bom. Só que eu estava sozinho, pois como sou fominha, mesmo quando ninguem vai eu vou sozinho - o que pode ser perigoso. Pois no caso de algum acidente (queda ou mesmo uma garateia) vc estará em sérios apuros.

E aqui uma pergunta - eu não amasso a farpa dos anzois off set para bass, alguem aqui o faz?

Já fiz algumas vezes e geralmente a minhoca se solta, e o anzol acaba prendendo no fundo.
eu amasso todas...mesmo pq.. a durabilidade da minhoca será maior..
Avatar do usuário
Alysson Siqueira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Nov 12, 2004 9:51 am
Cidade:

Mensagem por Alysson Siqueira » Qua Mar 02, 2005 10:32 am

Taí um bom tema pra matéria do site. Dicas de Segurança. Farpas, vacinas, material (estojo de primeiros socorros básicos para pescaria).

Abraço,
Alysson
Avatar do usuário
Zé Bernardes
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 465
Registrado em: Sex Set 24, 2004 2:10 am
Cidade:

Farpas

Mensagem por Zé Bernardes » Qua Mar 02, 2005 12:36 pm

E quanto a fisgada, há uma melhora com a farpa amassada. Simplesmente porque com o anzol/garatéia farpada, a fisgada não for com força suficiente, não passa da ponta da farpa. Se ela estiver amassada, uma fisgada com menos força terá chances maiores de ser mais profunda. nem sempre estamos com a linha na tensão perfeita, sem barriga, pois estamos sempre trabalhando a isca.
Depois de fisgado, se mantivermos a linha sempre tensa, dificilmente perderemos o peixe. Novamente a técnica apurada dará mais resultado que um deficit de material.
Amassem sempre e todas as farpas pois vale muito a pena. Lembrem-se sempre da Lei de Murph... há pouco tempo um amigo estava pescando e acabou se fisgando justamente com uma mosca ganha de presente e que não estava de farpa amassada. A única na caixa...
Abraços!
Avatar do usuário
Mauro Novalo
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2280
Registrado em: Sex Set 17, 2004 8:53 am
Cidade:

Mensagem por Mauro Novalo » Qua Mar 02, 2005 2:52 pm

Concordo com o amigo Ze Bernardes
Não dá para brincar ou deixar a Deus dará. Previnam-se sempre!
Nós vamos para participar de um hobby, para distrair, para aliviar o estresse e não para termos dor de cabeça ou em qualquer lugar que o anzol fique pendurado he he.
Mas mais importante do que amassar as farpas é:
Pescar sempre com bonés e oculos (sejam escuros ou não). E sempre com camisa ou camiseta, para proteger também o corpo... não se iludam, a isca bate e enrosca em qualquer lugar...

até
abraço

Mauro
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Mar 02, 2005 6:47 pm

NELSON MACIEL escreveu:É importante amassar as farpas de TODOS os anzóis, inclusive, dos anzóis de minhoca. Neste tipo de isca, a falta de farpas mantém a integridade da minhoca por muito mais tempo, pois a farpa, como rasga a pele e a carne dos peixes, rasga muito mais o silicone das minhocas e salamandras, já que pra serem retirados dentro delas, precisam ser puxados e a isca é muito mais fraca.
É só ver o estado que elas ficam depois de um dia de pescaria onde se tem muitas ações ...
E tem o lance do embuchamento, aí com farpa, danou-se ...
É preferível perder chumbo, anzol e minhoca do que ter um anzol farpado cravado no corpo ... Com certeza ...
Acrescento que o anzol atravessa a minhoca mais fácil, e também a boca do peixe, se estiver sem farpa, principalmente se entrar uma traíra que tem a boca mais dura.
Eloy Labatut
Thiago

Mensagem por Thiago » Sex Mar 04, 2005 5:01 pm

e se o anzol tiver micro farpas, tipo os gamakatsu. Coisa de louco.

acho que esse tipo de anzol pro fly nao precisa tirar, pq sendo ultra afiado se penetrar, faz sair do outro lado mais facil, se der, e tira a farpa.

estou certo ou errado?
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Mar 04, 2005 5:08 pm

THIAGO WINSTON DA SILVA escreveu:e se o anzol tiver micro farpas, tipo os gamakatsu. Coisa de louco.

acho que esse tipo de anzol pro fly nao precisa tirar, pq sendo ultra afiado se penetrar, faz sair do outro lado mais facil, se der, e tira a farpa.

estou certo ou errado?
Errado ...rs...
Tem situações onde o anzol não pode dar a volta ... Aí ferrou ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Sex Mar 04, 2005 6:30 pm

O ponto importante é que um pescador dito esportista, seja ele mosqueiro ou baiter, NÃO precisa das farpas! Onde fica a esportividade?? E a competencia como pescador??? E o aprimoramento???
Muitas vezes, esquecemos aquele peixe que pegamos!... .... mas aquele que escapou...NUNCA!!! Esta é a prova que é válido para o crescimento perder peixes de vez em quando!!!! Assim crescemos como pescadores!
Sob a otica de segurança, então nem se fala!!! Nestes últimos anos como guia de pesca, lhes conto que perdi a conta de mosqueiros "pescados" por si mesmos e por companheiros! Eu mesmo como guia, ja fui espetado algumas vezes por clientes descuidados. A fora que acidentes acontecem!!!
Meu colete ja possui um bolso com seringas e cloridrato de lidocaína 2% para sacar anzóis....
Sejamos esportistas!!!
A favor da natureza, e não do nosso ego!!!
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Cezar Augusto(Pudim)
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 377
Registrado em: Sex Out 29, 2004 7:46 pm
Cidade:

Mensagem por Cezar Augusto(Pudim) » Sex Mar 04, 2005 8:09 pm

Não acho que tirando uma farpa o pescador seja mais esportista doque um pescador que não tira !!!!
Minha opnião !
Avatar do usuário
Zé Bernardes
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 465
Registrado em: Sex Set 24, 2004 2:10 am
Cidade:

Esportividade...

Mensagem por Zé Bernardes » Sáb Mar 05, 2005 6:49 am

Acho que amassar a farpa seja uma atitude esportiva sim. A farpa é um recurso que traz mais prejuízo que benefício. Mas há quem pense que evita que o peixe se desfaça da isca com mais facilidade. O homem troca o apuro técnico, o aprimoramento por uma muleta.
Uma característica do esporte é a possibilidade real de que ambos os lados vençam. Na caça se fala que o arco e flecha é mais esportivo que a arma de fogo, pois exige mais do caçador, que tem que se aproximar mais, ser mais cauteloso, se arrisca mais. Se o tiro não for perfeto, adeus a caça.
Mas tudo isso é conceito, e conceito mude de indivíduo para indivíduo. Acho que há motivos suficientes para que se tire a farpa do anzol e não vejo nenhum benefício em se manter a farpa. A esportividade é somente mais uma, pelo menos para mim...
Abraço.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Mar 05, 2005 8:50 am

Que fala bagual, chiru ! Penso que nem ti, gaudério ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Zé Bernardes
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 465
Registrado em: Sex Set 24, 2004 2:10 am
Cidade:

Gracias...

Mensagem por Zé Bernardes » Sáb Mar 05, 2005 2:57 pm

Tchê gaudério, um quebra costela!
Gracias!
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Sáb Mar 05, 2005 4:15 pm

Por um lado, acredito que a esportividade esta na consiencia de cada um, e não no equipo que utiliza! Desta forma creio que é melhor pescar com anzól com farpa e soltar o peixe, que pescar sem farpas e MATAR TUDO...
Mas vamos ser justos! A farpa, já está mais que comprovado que é uma grande responsavel por morte de peixes. Rasgam, aumentando o ferimento no peixe, e também demoram na retirada do anzol. É mais ou menos como te segurar pelo pescoço, asficciando para tirar um sisco do olho... quanto mais rápido melhor!!!!! rssssss
Neste ponto não há discução! Fato comprovado! Farpas aumentam as chances do peixe não viver! E Lembrem-se... o peixe sair da tua mão nadando.... não significa que ele viverá...
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Thiago

Mensagem por Thiago » Seg Mar 07, 2005 10:26 pm

acho que tem situacoes que nao da pra nao usar farpa
Avatar do usuário
Zé Bernardes
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 465
Registrado em: Sex Set 24, 2004 2:10 am
Cidade:

Farpa...

Mensagem por Zé Bernardes » Ter Mar 08, 2005 12:37 pm

Eu acho que nenhuma situação justifica o uso de farpa.
Abraço.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Mar 08, 2005 3:34 pm

Só botando lenha na fogueira....
Acredito que a grande maioria dos pescadores que praticam o pesque e solte amassem a farpa do anzol, visando principalmente machucar ao mínimo o peixe. Contudo, não é um entedimento geral que o anzol com farpas amassadas ou limadas causem menos danos aos peixes.
Em reportagens que já sairam em revistas internacionais (já vi na FlyFisherman e na Saltwater Flyfishing), alguns especialistas comentaram que num estudo inverso, constataram que o anzol sem farpa tem um coeficiente de penetração muito superior ao do anzol com farpa, o que causa danos mais profundos, ao atingir com mais facilidade órgãos vitais do peixe. O estudo se baseou no monitoramento de peixes capturados em anzóis com e sem farpa e o índice de sobrevivência manteve-se aproximadamente igual nos dois casos, ocorrendo às vezes do peixes capturados em anzóis sem farpa terem sobrevivido menos.
Segundo as reportagens, o melhor método é amassar a farpa do anzol o suficiente apenas para que ele não crie resistência ao ser puxado da boca do peixe, mas mantendo ainda uma protuberância razoável onde estava a fisga. Isso dificulta o anzol escapar da boca do peixe e minimiza o efeito de penetração dos anzóis totalmente lisos.
Eu costumava limar ou amassar as farpas das moscas que ato, mas depois passei a usar o procedimento acima. Nas iscas de bait, tenho algumas com farpas amassadas, outras limadas, e outras do jeito que vieram.
Abs
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”