Memória na linha de fly

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Carlos Cacosa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 875
Registrado em: Qui Set 09, 2004 9:18 pm
Cidade:

Memória na linha de fly

Mensagem por Carlos Cacosa » Qua Fev 09, 2005 2:38 pm

Caros amigos,
Como faço para tirar ou diminuir a memória da linha de fly???
E por quê isto ocorre??? Coloquei uma linha top nova na carretilha e mau usei ela e a danada ficou cheia de memória.
Obrigado
Cacosa
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Qua Fev 09, 2005 2:52 pm

Fala seu Cacosa.

Bom. Pra minimizar os efeitos da memoria na linha de fly eu faço o seguinte. Antes ou depois de cada pescaria dou uma esticada na linha.
Que faço da seguinte forma:

-sempre utilizo um apoio como uma arvore, um corrimão de escada, ou qualquer barra que esteja bem firme e que seja bem limpa e lisa e sem cantos.

_dou uma meia volta na linha sobre a barra.

-vou mais ou menos cinco metros. segure os dois extremos e de uma puxada continua não brusca. pois pode comprometer a linha. solte um pouco e veja se a mesma ainda apresenta memoria. Repita o mesmo procedimento ate chegar ao backing.

-depois use silicone(line dressing) ao recolher a linha.

-isso serve tb para os lideres mason.

Um abraço.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Fev 09, 2005 3:00 pm

Cacosa
O que eu costumo fazer é apenas limpar e lubrificar a linha após cada pescaria. Quando vou pescar, vou esticando a linha metro a metro com um puxão, quando tiro ela da carretilha. Normalmente a memória sai se ela não estiver ressecada.
Abs
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Fev 09, 2005 4:38 pm

Para evitar a memória, antes da pescaria eu retiro toda a linha do carretel e passo silicone e logo em seguida uma flanela seca ... Ao passar o silicone, exerço uma levre pressão, o que faz com que a linha seja esticada metro à metro e perca boa parte da memória. A vantagem de passar silicone antes, é que ela corre melhor pelos passadores.
Ao retornar da pescaria, se necessário lavo a linha e após passo silicone para guardá-la ...
Muitas vezes, se estiver um dia quente, só retirar a linha e deixar um pouco no sol já resolve ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Se vc reparar...

Mensagem por José Zuanon » Qua Fev 09, 2005 8:57 pm

Se vc reparar, nas revistas importadas, os gringos tem até um apetrecho (gambiarra Chique) pra ser usada após a pescaria, onde a linha é enrolda em voltas maiores do que o carretel da carretilha, para guardar a linha e minimizar esse efeito. Eu desenrolo toda a linha, se o efeito "mola" for muito grande, eu até separo do backing. Primeiro eu pego um pano macio e molhado em água (tipo fralda de bebê, ou malha de camiseta), esparramo a linha pelo chão (limpo), seguro firme a linha e vou puxando.... Dá pra ver as voltas se desfazendo e a sugeira ficando no pano... Mudo o pano, e repito a operação até a linha não apresentar mais as curvas... Dai passo Silicone. Como não tenho mais encontrado por aqui o Line dressing, tenho usado o Silicone ProAuto. As vezes uso uma vazilha de cozinha, tipo esses guarda mantimentos pra enrolar a linha apos uma passada de silicone. Deixo a linha descançar um pouco, repito a aplicação de silicone.... Um ótimo passatempo pros dias de chuva...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

O Nelson...

Mensagem por José Zuanon » Qua Fev 09, 2005 9:02 pm

O lance de deixar no sól não é muito aconselhavel, dependendo da qualidade da linha. Algumas são produzidas especificamente pra suportar temperaturas mais altas (equatoriais e tropicais). Outras linhas que não tem essas características podem deformar ao Sol... pelo menos o Sol daqui de Arararquara não é de brincadeira não...
Algumas vezes eu já prendi uma das pontas num poste, e fuiesticando ao mesmo tempo que passava um pano molhado, sem deixar encostar no chão sujo... também funcionou....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Fev 09, 2005 9:35 pm

Bom ... O sol de Curitiba é ameno ..rs... Ontem estava 14°C ...rs... E evite utilizar silicone automotivo ... Utilize silicone encontrado em farmácias, aqueles utilizados para reparar pontas de cabelos, custa R$ 3,50 o vidrinho com 35 ml e dá conta do serviço ... E não tem o cheiro forte do silicone automotivo ... Estes dias, achei um fornecedor de silicone industrial, puro, sem odor algum e comprei meio litro, à R$ 40,00 o litro ... Tenho silicone até o resto da vida ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Qui Fev 10, 2005 12:00 am

NELSON MACIEL escreveu:Bom ... O sol de Curitiba é ameno ..rs... Ontem estava 14°C ...rs... E evite utilizar silicone automotivo ... Utilize silicone encontrado em farmácias, aqueles utilizados para reparar pontas de cabelos, custa R$ 3,50 o vidrinho com 35 ml e dá conta do serviço ... E não tem o cheiro forte do silicone automotivo ... Estes dias, achei um fornecedor de silicone industrial, puro, sem odor algum e comprei meio litro, à R$ 40,00 o litro ... Tenho silicone até o resto da vida ...rs...
meio litro.... ....já dá pra fazer aquele tão sonhado implante de 250ml cada lado..rssssss

tem uma estrovenga sendo vendida na net bem interessante.
olha a foto:

Imagem
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Re: Memória na linha de fly

Mensagem por Rick Morais » Qui Fev 10, 2005 12:05 am

Carlos Cacosa escreveu:Caros amigos,
Como faço para tirar ou diminuir a memória da linha de fly???
E por quê isto ocorre??? Coloquei uma linha top nova na carretilha e mau usei ela e a danada ficou cheia de memória.
Obrigado
Cacosa
Linhas com alma de monofilamento, propria para climas quentes ou para água salgada tendem a ter uma leve memória.
Esticando a linha vc diminui bastante....e com a temperatura ambiente ajuda mais ainda.

Qto mais quente melhor

Abração

Rick
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Fev 10, 2005 5:34 am

Rick Morais escreveu: meio litro.... ....já dá pra fazer aquele tão sonhado implante de 250ml cada lado..rssssss

tem uma estrovenga sendo vendida na net bem interessante.
olha a foto:




...Putz ... Esta foi boa ... Ri à beça aqui ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Gostei

Mensagem por José Zuanon » Qui Fev 10, 2005 7:35 am

Das dicas do silicone de cabelo e industrial... e da "estrovenga"

Como já tenho a parafusadeira elétrica... e os carreteis parecem feiros com ralo de banheiro (aqueles de 150mm) Já fiquei animado pra construir mais uma gambiarra... Só preciso pensar num lugar pra guardar mais coisas.... ....
Vivendo e aprendendo.... Não sabia que a alma dessas linhas era de monofilamento!!!
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”